Daqui 2 anos se lançarem tecnologias novas e usuário AMD quiser, vai ter que comprar nova mobo ou ficar enjaulado no sandbox do passado.
No fim, da na mesma se quiser se manter atualizado, terá que comprar, sendo AMD ou Intel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Que lógica tosca é essa?
Se trocar 5600X por 5800X3D não é disperdício, mas se trocar de geração intel no mesmo socket é?
Ou pior, gastar uma puta grana com ddr5 e mobo cara do AM5, aí tudo bem...
Como assim ?? KKK x370 roda até 5800x 3D, tem investimento melhor que esse ? Quantos Chipsets diferentes Intel lançou sem tecnologia alguma? Kkkkk, 2 anos tecnologia nova pra jogar ? Qual ? Galera fica triste em ver Intel perder o monopólio
Se for pensar assim, nada é uma comparação justa...
Ou a tecnologia é diferente ou o preço é diferente e vão dizer que são de categorias diferentes pelo preço..
O preço de lançamento do 12900K = 13900K.
O seu comentário não faz sentido.
Apenas usei a própria comparação da Intel, e adicionei outras informações baseando-me na adição de mais núcleos eficientes para um ganho de performance por watt, o que achei injusto foi... deixa para lá, manipular gráficos é habilidade obrigatória para qualquer empresa do ramo, nem sei porque to reclamando ainda :v
[...] o que entendi é que o 13900K não é assim tão mais eficiente que o 12900K, e que o aumento de núcleos do 13900K é que permitiu ele manter um desempenho semelhante com menos energia, e não uma muito maior eficiência dele em relação ao antecessor.
A comparação é justa, é o modelo top x top, mid x mid, entrada x entrada.
São produtos diferentes de empresas diferentes, uma usa 2 tipos de cores x 1 tipo de core, a outra é 5nm x 10nm, uma é single die, a outra chiplets.
O gráfico e % é sobre a geração da Intel vs ela mesma. Se aumentar 41% em cima do que já existe... Já já saem os testes...
Foram dois assuntos distintos ali, o primeiro disse que não era justo no sentido de comparar 8+8 com um 8+16, como houve um aumento de núcleos de eficiência um gráfico sobre eficiência claramente mostraria um ganho alto, dando a entender que a arquitetura é mais eficiente quando na verdade não é, se retirarmos os 50% a mais de núcleos o ganho torna-se muito pequeno (e não usaram o 12900K limitado em outros PL, só para ressaltar ainda mais o ganho).
O segundo assunto eu comparei com a AMD só para mostrar que a intenção desse slide foi abafar o ganho da série 7000 no modo em 65W, mostrando que "ei, eu também consigo isso e sou melhor" quando na verdade em 65W o 7950X acaba tendo mais desempenho tanto que o 13900K quanto o 12900K.
--- Análise do IHS e resfriamento do AMD Ryzen 7000 – temperaturas, hotspots e problemas
Today’s article will focus exclusively on the heatspreader of the Ryzen 7000 CPUs and, of course, on cooling, the optimal application of thermal paste and the question of where the nasty hotspots…
www.igorslab.de
"O novo Ryzen 7xxx possui um dissipador de calor altamente estável com um topo de 3,42 mm de espessura na tampa. Se a espessura foi deliberadamente escolhida como um reforço de compatibilidade ou para proteger os CCDs muito finos e no final disse que os 2 mm necessários seriam simplesmente enxertados à altura antiga para matar dois coelhos com uma cajadada só – quem sabe. Você deve perguntar ao departamento de P&D da AMD, mas duvido que você receba uma resposta. O soquete LGA não pode ser infinitamente mais alto devido aos contatos e não pode ser movido para longe da PCB.
O fato é que o projeto atual com a área do IHS muito menor e os CCDs menores por si só já é um obstáculo real para a alta densidade de fluxo de calor. Portanto, um buzzkill como o IHS extra grosso com seus 3,42 mm chega em um momento inoportuno. É a soma dos dois, que representa cerca de 20 Kelvin de diferença aqui como o delta entre o pacote e a superfície IHS, não importa o quão grande e frio você realmente esfrie de cima."
Daqui 2 anos se lançarem tecnologias novas e usuário AMD quiser, vai ter que comprar nova mobo ou ficar enjaulado no sandbox do passado.
No fim, da na mesma se quiser se manter atualizado, terá que comprar, sendo AMD ou Intel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Que lógica tosca é essa?
Se trocar 5600X por 5800X3D não é disperdício, mas se trocar de geração intel no mesmo socket é?
Ou pior, gastar uma puta grana com ddr5 e mobo cara do AM5, aí tudo bem...
Sim, mas vc pode trocar o seu 7000 pelo novo 9000 e manter a x670 e depois trocar pela x770 sem precisar ficar com máquina parada.
Se por um acaso a Intel não aproveitar a chance e manter o compatibilidade entre 12, 13 e 14 geração, vai precisar trocar o sistema inteiro de uma vez entre a 13 e 14, e ainda tem chance do cooler não ser compatível, precisando de um adaptador.
E aproveitando, o que o pessoal do x370 e x470 perderam em relação ao x570? (é uma pergunta autêntica mesmo, não retórica lol)
Você incluiu o preço, só piora, pq o 7950x é mais caro que 13900k. São 3 modelos, top, mid e low, é só comparar os 3. Igual qdo lançou o X3D com o KS é o novo top x novo top
Você incluiu o preço, só piora, pq o 7950x é mais caro que 13900k. São 3 modelos, top, mid e low, é só comparar os 3. Igual qdo lançou o X3D com o KS é o novo top x novo top
Acho que tu não entendeu o ponto, o ponto não é comparar um com dois, o ponto é fazer um comparativo e descartar as mudanças de um para o outro para fazer o mais novo parecer muito melhor que o mais antigo, no caso não é nem comparando com AMD e sim Intel x Intel.
Acho que tu não entendeu o ponto, o ponto não é comparar um com dois, o ponto é fazer um comparativo e descartar as mudanças de um para o outro para fazer o mais novo parecer muito melhor que o mais antigo, no caso não é nem comparando com AMD e sim Intel x Intel.
Eficiência é eficiência, não tem muito o que fazer e o 13900k melhorou bastante. O problema é atribuir esse feito à arquitetura, o que não é o verdade. Se formos comparar o 5950x com o 5800x a diferença é gritante, apesar de ser o mesmo die repetido 2 vezes.
Eficiência é eficiência, não tem muito o que fazer e o 13900k melhorou bastante. O problema é atribuir esse feito à arquitetura, o que não é o caso. Se formos comparar o 5950x com o 5800x a diferença é gritante, apesar de ser o mesmo die repetido 2 vezes.
Houve melhora, mas não foi tanta como fizeram parecer, mas pelo que vi na verdade um 13700K seria o equivalente ao 12900K, já que quase todas as especificações entre os dois batem, o 13900K acho que seria algum HEDT que foi colocado no soquete 1700, algo parecido com a primeira geração de Ryzen da AMD, de qualquer maneira eu não vou comprar nenhuma das duas novas arquiteturas (AMD e Intel), vou continuar com meu Intel por mais algum tempo.
Houve melhora, mas não foi tanta como fizeram parecer, mas pelo que vi na verdade um 13700K seria o equivalente ao 12900K, já que quase todas as especificações entre os dois batem, o 13900K acho que seria algum HEDT que foi colocado no soquete 1700, algo parecido com a primeira geração de Ryzen da AMD, de qualquer maneira eu não vou comprar nenhuma das duas novas arquiteturas (AMD e Intel), vou continuar com meu Intel por mais algum tempo.
Para quem não puder ver o vídeo peguei as imagens em outro fórum. Com esses ajustes eu teria coragem de usar uma dessas CPUs já que eu nunca usaria nos mais 90 graus na configuração padrão.
O seu também não faz, o que entendi é que o 13900K não é assim tão mais eficiente que o 12900K, e que o aumento de núcleos do 13900K é que permitiu ele manter um desempenho semelhante com menos energia, e não uma muito maior eficiência dele em relação ao antecessor.
Eu não entendi em nenhum momento como comentário de fanboy defendendo a AMD, mas parece que você pensou isso.
Agora eu que não entendi, não to criticando nada de fanboy...
Meu comentário é não faz sentido dizer que não é mais eficiente só porque tem mais núcleos.
Thermal trolling você diz? Ai como falei, vai influnciar na performance... Enfim, quem curtiu e for arriscar boa sorte, vou passar longe dessa primeira leva, mesmo pq não vejo necessidade alguma de trocar agora. Mas mesmo se tivesse condição ou estivesse montando hoje uma máquina, eu não escolheria estes novos CPUs apresentados pela AMD. E uma pena eles não terem vindo ao menos com um modelo com 3D cache pra ja arrebentar com tudo.
Primeiro ponto, eu PERGUNTEI para o user que estava conversando comigo, não afirmei nada. Segundo, se você assistir o video abaixo vai ver que aos 7:51 o Diego utiliza o mesmo termo (Thermal throttling). Portanto, descabido é alguém querer cagar regra e se achar o dono da verdade em um fórum onde deveriamos estar compartilhando nosso conhecimento e contribuindo com o próximo.
Primeiro ponto, eu PERGUNTEI para o user que estava conversando comigo, não afirmei nada. Segundo, se você assistir o video abaixo vai ver que aos 7:51 o Diego utiliza o mesmo termo (Thermal throttling). Portanto, descabido é alguém querer cagar regra e se achar o dono da verdade em um fórum onde deveriamos estar compartilhando nosso conhecimento e contribuindo com o próximo.
Ele pega o cooler NOCTUA U12S, diz que a CPU chega perto dos 95º C com o uso deste cooler, e também comenta que não dá Thermal throttling no teste que fizeram utilizando esse cooler.