[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
O contexto do vídeo é o seguinte

Ele pega o cooler NOCTUA U12S, diz que a CPU chega perto dos 95º C com o uso deste cooler, e também comenta que não dá Thermal throttling no teste que fizeram utilizando esse cooler.
Ou seja, ele deixa subentendido que poderia ocorrer o Thermal Throttling, afinal ele disse "Ele não chega a dar Thermal Throttling mas ele é só o suficiente" inclusive dizendo que talvez a recomendação da AMD não seja suficiente, portanto, não há nenhum absurdo em termos comentado aqui tal possibilidade.

Agora se existe um recurso incorporado aos Ryzen 7000 que impede tal possibilidade, não é mais facil compartilhar o conteúdo no fórum e colaborar com mais informação do que ser mal-educado e querer cagar regra para aos outros?!

Simples assim, esse é meu ponto.

Eu me nego a gastar 500 reais num cooler, sem condições..

Se nao for bem com um de 120 reais, vou ficar com am4 até 2027!! haha

Primeiro ponto, eu PERGUNTEI para o user que estava conversando comigo, não afirmei nada. Segundo, se você assistir o video abaixo vai ver que aos 7:51 o Diego utiliza o mesmo termo (Thermal throttling). Portanto, descabido é alguém querer cagar regra e se achar o dono da verdade em um fórum onde deveriamos estar compartilhando nosso conhecimento e contribuindo com o próximo.

Eu acho engraçado essa galera que lê um posto na internet, por algum motivo imagina um tom agressivo e assume postura defensiva... Eu simplesmente falei que é descabido e falei pra ver um Review, simples assim.
A CPU vai pra 95° e trabalha com os outros limites mantendo os 95°, ela foi projetada pra trabalhar nos 95°, o que é completamente diferente de quando uma cpu atinge seu limite térmico e abaixa clock e voltagem pra abaixar a temperatura.
120km/h é muito rápido? Um golzinho já vai estar com o motor fundido, uma Ferrari chega bem mais longe...

Para quem não puder ver o vídeo peguei as imagens em outro fórum. Com esses ajustes eu teria coragem de usar uma dessas CPUs já que eu nunca usaria nos mais 90 graus na configuração padrão.

0621m6q6_o.png

YckGOaNv_o.png

HhTE4byU_o.png

vYKySCIO_o.png

TU2s5Z82_o.png

troijPZT_o.png

40bWkhPD_o.png

Ishox8V9_o.png
7700x em PBO2 c/ 85W de limite melhorou bastante a eficiência. 5800X3D reina pra quem pretende fazer o upgrade de quem já tem plat. am4 antiga (de zen 2 pra baixo) e não pretende deixar um "rim" trocando pra um novo combo.

Lenda d+ :yeah::yeah::yeah:.

CPU AMD Ryzen Threadripper 7000 “Storm Peak” com 64 núcleos Zen 4 detectados

CPU AMD Ryzen Threadripper 7000 "Storm Peak" detectada, possui 64 núcleos e 128 threads com base na arquitetura Zen 4 de 5 nm​

A CPU Ryzen Threadripper 7000 da AMD com o codinome "Storm Peak" apareceu no banco de dados Einstein @home e possui até 64 núcleos Zen 4, conforme descoberto pelo Benchleaks. Dentro do banco de dados, há uma nova entrada enviada para um chip com o código OPN "100-000000454-20_Y" e esse chip se enquadra no "Family 25 Model 24 Stepping 1", o que indica que ele é baseado na arquitetura de núcleo Zen 4. De acordo com o código OPN e a plataforma em que foi testado, esta parece ser a primeira entrada de um CPU AMD Ryzen Threadripper 7000 com a arquitetura Zen 4 core.

Não há especificações mencionadas, mas a CPU está listada para apresentar 128 "Número de Processadores". Indo pelas entradas anteriores, esses parecem ser o número de threads para que a CPU tenha um total de 64 núcleos Zen 4. Agora, isso é menor do que os 96 núcleos apresentados nos chips EPYC Genoa. Esta pode ser apenas uma das várias variantes, mas não podemos apontar com certeza se os Threadripper da próxima geração serão lançados no soquete SP5/TR5 que Génova e Bergamo utilizam ou no soquete SP6 que é projetado em torno das CPUs EPYC Siena.

AMD-Ryzen-Threadripper-7000-64-Core-Zen-4-Desktop-CPU-740x516.png

As CPUs AMD EPYC Siena são otimizadas em torno de menor TCO e maior desempenho por watt e vêm em sabores de 32 núcleos "Zen 4" ou 64 núcleos "Zen 4C". Mas como este chip aqui possui 64 núcleos e também está utilizando um nó de 5 nm, é improvável que seja um design SP6 ou Zen 4C.

Mais uma vez, a AMD marcará seus processadores Ryzen Threadripper 7000 de última geração "Storm Peak" sob o apelido "PRO", o que significa que a disponibilidade DIY será limitada, a menos que a Intel consiga oferecer uma mudança de mercado com seus chips Xeon Workstation que também parecem estar indo para o lançamento no próximo ano.

AMD-Ryzen-Desktop-CPU-Roadmap-2021-2024-740x416.png

Segue a lista de CPUs de desktop confirmadas pela AMD:
  • Ryzen 7000 'Raphael' (Zen 4) - 2022
  • Ryzen 7000X 'Raphael-X' (Zen 4 V-Cache) - 2023
  • Ryzen Threadripper 7000 (Zen 4) - 2023
  • Ryzen 8000 'Granite Ridge' (Zen 5) - 2024

Espera-se que as CPUs de desktop AMD Ryzen Threadripper 7000 sejam lançadas no próximo ano e utilizarão o nó de processo de 5 nm.

Misericórdia, e a Intel tá patinando nos Sapphire Rapids desde o que? 2017?

Misericórdia, e a Intel tá patinando nos Sapphire Rapids desde o que? 2017?

2019, qdo lançou o ice lake... Se esse ano não sair os Sapphire, coitada da divisão Enterprise/Corporate.

Pq os Epic já estão dominando o mercado.

EKeOW4t.png

diferenca ate q grande, so vai empatar com intel quando tiver cpus com cache maior?

CPU AMD Ryzen Threadripper 7000 “Storm Peak” com 64 núcleos Zen 4 detectados

CPU AMD Ryzen Threadripper 7000 "Storm Peak" detectada, possui 64 núcleos e 128 threads com base na arquitetura Zen 4 de 5 nm​

A CPU Ryzen Threadripper 7000 da AMD com o codinome "Storm Peak" apareceu no banco de dados Einstein @home e possui até 64 núcleos Zen 4, conforme descoberto pelo Benchleaks. Dentro do banco de dados, há uma nova entrada enviada para um chip com o código OPN "100-000000454-20_Y" e esse chip se enquadra no "Family 25 Model 24 Stepping 1", o que indica que ele é baseado na arquitetura de núcleo Zen 4. De acordo com o código OPN e a plataforma em que foi testado, esta parece ser a primeira entrada de um CPU AMD Ryzen Threadripper 7000 com a arquitetura Zen 4 core.

Não há especificações mencionadas, mas a CPU está listada para apresentar 128 "Número de Processadores". Indo pelas entradas anteriores, esses parecem ser o número de threads para que a CPU tenha um total de 64 núcleos Zen 4. Agora, isso é menor do que os 96 núcleos apresentados nos chips EPYC Genoa. Esta pode ser apenas uma das várias variantes, mas não podemos apontar com certeza se os Threadripper da próxima geração serão lançados no soquete SP5/TR5 que Génova e Bergamo utilizam ou no soquete SP6 que é projetado em torno das CPUs EPYC Siena.

AMD-Ryzen-Threadripper-7000-64-Core-Zen-4-Desktop-CPU-740x516.png

As CPUs AMD EPYC Siena são otimizadas em torno de menor TCO e maior desempenho por watt e vêm em sabores de 32 núcleos "Zen 4" ou 64 núcleos "Zen 4C". Mas como este chip aqui possui 64 núcleos e também está utilizando um nó de 5 nm, é improvável que seja um design SP6 ou Zen 4C.

Mais uma vez, a AMD marcará seus processadores Ryzen Threadripper 7000 de última geração "Storm Peak" sob o apelido "PRO", o que significa que a disponibilidade DIY será limitada, a menos que a Intel consiga oferecer uma mudança de mercado com seus chips Xeon Workstation que também parecem estar indo para o lançamento no próximo ano.

AMD-Ryzen-Desktop-CPU-Roadmap-2021-2024-740x416.png

Segue a lista de CPUs de desktop confirmadas pela AMD:
  • Ryzen 7000 'Raphael' (Zen 4) - 2022
  • Ryzen 7000X 'Raphael-X' (Zen 4 V-Cache) - 2023
  • Ryzen Threadripper 7000 (Zen 4) - 2023
  • Ryzen 8000 'Granite Ridge' (Zen 5) - 2024

Espera-se que as CPUs de desktop AMD Ryzen Threadripper 7000 sejam lançadas no próximo ano e utilizarão o nó de processo de 5 nm.
De acordo com o slide só compensa partir para o AM5 quando sair o 3D-cache.

EKeOW4t.png

diferenca ate q grande, so vai empatar com intel quando tiver cpus com cache maior?

AMD sempre teve um desempenho mediano no CPU-Z, principalmente em 1T, inclusive a 11th gen Intel empata ou passa os Zen3 nesse benchmark, 12th ganha até dos Zen4.
A8uwkvC_d.webp

Com base nos slides da AMD no evento de lançamento dos Zen4, o ganho em IPC dos Zen4 frente aos Zen3 é de 1%, nesse benchmark em especifico.
sVK5WV9IRGujr8WR.jpg

Enquanto a Intel lançar processadores competitivos, esse é um benchmark que vai demorar pra AMD alcançar a Intel.

7700x em PBO2 c/ 85W de limite melhorou bastante a eficiência. 5800X3D reina pra quem pretende fazer o upgrade de quem já tem plat. am4 antiga (de zen 2 pra baixo) e não pretende deixar um "rim" trocando pra um novo combo.

Lenda d+ :yeah::yeah::yeah:.

Melhor coisa que eu fiz para o meu bolso nos últimos tempos foi me "contentar" com um monitor 60Hz.

A vida fica muito mais fácil nesse hobby de milionário.

Melhor coisa que eu fiz para o meu bolso nos últimos tempos foi me "contentar" com um monitor 60Hz.

S/ dúvida, "maluco" perde a sanidade rápido nessa de querer ser entusiasta, não vira Eu tbm tô pensando em pegar logo um monitor 4k 60Hz e me sossegar , + especificamente o UR550 :notbad: (só esperar a loja me estornar um monitor q devolvi), deixar em 1440p q dizem ficar mto bom e ficar de boa.

Última edição:

Pega uma oled c1 de 48" e esquece "monitor gamer"..
No Inter aparece direto abaixo de 4k.. Eu paguei 3400 ha uns 3 meses..

Vai ter uma tela 4k120 e contraste milhões de vezes melhor q um monitor led....

Aguardar dia 04/10 pra ver se as B650/B650E chegam com preços mais camaradas.

Bem vindo ao clube. Aproveita e curte gráfico ao invés de afterburner, vai se divertir muito mais.

Pega uma oled c1 de 48" e esquece "monitor gamer"..
No Inter aparece direto abaixo de 4k.. Eu paguei 3400 ha uns 3 meses..

Vai ter uma tela 4k120 e contraste milhões de vezes melhor q um monitor led....

Eu já tive, acabei vendendo. Muito grande, não consegui acostumar. E também a paranóia só burnin me incomodava. E o brilho automático também era um saco.

Eu já tive, acabei vendendo. Muito grande, não consegui acostumar. E também a paranóia só burnin me incomodava. E o brilho automático também era um saco.
Por essas aí, to pensando na 43qn90b que saiu esses dias, além de ser menor, não tem perigo de burnin, e falam que a qualidade de imagem é muito boa, e pra ambientes mais claros, ela até se sai melhor que a C1 por ter muito mais brilho.

Eu já tive, acabei vendendo. Muito grande, não consegui acostumar.

Monta resolução personalizada no windows.
Fica top. Vai dar umas 42"..

E qndo quiser 48" de novo, basta voltar ao normal..

E também a paranóia só burnin me incomodava. E o brilho automático também era um saco.

Na C1 isso?

O ABL pode ser chato em alguns momentos, mas a qualidade de imagem compensa; na minha opinião kkk

Aguardar dia 04/10 pra ver se as B650/B650E chegam com preços mais camaradas.
Acho que "preços camaradas" pra essa nova gen é uma expressão muito forte, mas a esperança é a última que morre né? :haha:

Be Quiet Anuncia a compatibilidade da CPU AMD Socket AM5.​

fabricante alemão de componentes premium para PC, declara que todos os seus coolers de CPU compatíveis com AM4 com montagem superior são compatíveis com o recém-lançado Socket AM5 da AMD para processadores Ryzen 7000. Graças aos esforços da AMD para manter as mesmas dimensões entre os soquetes AM4 e AM5, não é necessário um kit de conversão.

Os modelos emblemáticos Ryzen 9 7950X e Ryzen 9 7900X exigem uma solução de refrigeração de alto desempenho, como o water cooler fique quieto! Loop Silencioso 2 360 mm ou Loop Silencioso 2 280 mm. Para o Ryzen 7 7700X e Ryzen 5 7600X, fique quieto! recomenda que qualquer compatível com AM5 fique quieto! water cooler ou air cooler, exceto Pure Rock Slim 2 e Shadow Rock LP. Deve-se notar que superfícies de resfriamento maiores deixam mais espaço para overclock ou uso em casos com fluxo de ar restrito, portanto, na dúvida, os usuários devem optar por um cooler de CPU maior.

oH3dewY.jpg

A lista completa de fique quieto! coolers recomendados para soquete AM5 inclui:
  • Dark Rock Pro 4
  • Rocha Negra 4
  • Rocha Sombria TF 2
  • Dark Rock Magro
  • Rocha das Sombras 3
  • Shadow Rock Slim 2
  • Shadow Rock LP
  • Efeitos Puro Rock 2
  • Rocha pura 2
  • Puro Rock Slim 2
  • Loop Silencioso 2
  • Puro Loop 2 FX
  • Loop Puro

Concordo com o que ele disse, se os preços (lucros) forem reais do zen4, AMD vai cortar preços quando saírem as b650/a620, deixa pra comprar agora quem tem grana, lucrar mais e depois colocar os valores onde deveriam estar, já que a Intel não mostrou nada demais (em performance, mas o custo é inegavelmente mais baixo, mesmo lançando processador bem mais caro) , depois vem o zen4 3D e tudo volta ao normal desde Ryzen 5000 e intel 10 e 11 gen kk

Be Quiet Anuncia a compatibilidade da CPU AMD Socket AM5.​

fabricante alemão de componentes premium para PC, declara que todos os seus coolers de CPU compatíveis com AM4 com montagem superior são compatíveis com o recém-lançado Socket AM5 da AMD para processadores Ryzen 7000. Graças aos esforços da AMD para manter as mesmas dimensões entre os soquetes AM4 e AM5, não é necessário um kit de conversão.

Os modelos emblemáticos Ryzen 9 7950X e Ryzen 9 7900X exigem uma solução de refrigeração de alto desempenho, como o water cooler fique quieto! Loop Silencioso 2 360 mm ou Loop Silencioso 2 280 mm. Para o Ryzen 7 7700X e Ryzen 5 7600X, fique quieto! recomenda que qualquer compatível com AM5 fique quieto! water cooler ou air cooler, exceto Pure Rock Slim 2 e Shadow Rock LP. Deve-se notar que superfícies de resfriamento maiores deixam mais espaço para overclock ou uso em casos com fluxo de ar restrito, portanto, na dúvida, os usuários devem optar por um cooler de CPU maior.

"
oH3dewY.jpg

A lista completa de fique quieto! coolers recomendados para soquete AM5 inclui:
  • Dark Rock Pro 4
  • Rocha Negra 4
  • Rocha Sombria TF 2
  • Dark Rock Magro
  • Rocha das Sombras 3
  • Shadow Rock Slim 2
  • Shadow Rock LP
  • Efeitos Puro Rock 2
  • Rocha pura 2
  • Puro Rock Slim 2
  • Loop Silencioso 2
  • Puro Loop 2 FX
  • Loop Puro

"The flagship models Ryzen 9 7950X and Ryzen 9 7900X require a high-performing cooling solution, such as the water cooler be quiet! Silent Loop 2 360 mm or Silent Loop 2 280 mm."

E tinha gnt q ainda reclamava dos P4 Prescott.. Quem lembra dessa? kkkkkk

Era flop certeiro essas x670 nesse preço. Aí as b650 vem no valor que deveria ser as x670.
:haha:

Users who are viewing this thread

• RiPe
Voltar