[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Minha lógica em ir no AM5 foi ter uma plataforma que dure4-5 anos.
Então se pegar uma placa mãe bacana agora e uma memória boa, deve dar pra segurar boa parte da geração.
acabei indo de 5800x3d, estou com o meu i5 4670k a 8 anos ( claro q n com a mesma performance, vários jogos n roda igual antes ), mas até ano passado me atendia mt bem no cs/valorant, então creio que esse 5800x3d irá me atender 4-5 anos de boas, pra quem ficou 8 com um que nem era top de linha, esse vai segurar mt e a tendencia é eu tambem não demorar mais 8 anos pra trocar de pc novamente kk

E fora a economia bem grande em relação a ter am5, pensei em importar, mas a chance de ser taxado é grande, não iria resolver mt, se eu tivesse com mais tempo até tentaria importar aos poucos pra ver como ficaria.

acabei indo de 5800x3d, estou com o meu i5 4670k a 8 anos ( claro q n com a mesma performance, vários jogos n roda igual antes ), mas até ano passado me atendia mt bem no cs/valorant, então creio que esse 5800x3d irá me atender 4-5 anos de boas, pra quem ficou 8 com um que nem era top de linha, esse vai segurar mt e a tendencia é eu tambem não demorar mais 8 anos pra trocar de pc novamente kk

E fora a economia bem grande em relação a ter am5, pensei em importar, mas a chance de ser taxado é grande, não iria resolver mt, se eu tivesse com mais tempo até tentaria importar aos poucos pra ver como ficaria.
Se bobear dura mais.

Pessoal, uma memoria 5600c28 pega 6000c30?

E no geral, como está overclock de memória nos novos Ryzens?

teste em Ryzen 9 7950x com até 128GiB DDR5

no canal do Hat Rat, que não é esse do vídeo acima, é demonstrado como contornar problemas de desempenho com as memórias e de consumo principalmente, no geral, os Ryzens estão mal configurados e a IMC com muita tensão sem necessidade, mas carece de mais testes. Talvez se as configurações do Hat Rat fossem aplicadas no vídeo acima, então a percepção seria bem melhor.

se sair o R9 7950x3D, então a AMD vai ter um problema na próxima geração, terão de já ir lançando também com mais cache ou o desempenho pode não corresponder ao de uma nova linha. Esse cache vale muito a pena, vai reduzir bastante o problema da latência e disparará o desempenho. E o precinho desse modelo vai ser salgado, ao menos os demais vão ter margem de queda. Como tá sobrando estoque de Ryzen 7000 em todos os níveis, é bem provável que já tenha disponibilidade na data do lançamento, vamos ver. E a AMD poderia transformar o excedente em EPYCs e ThreadRippers, mais grana e menos cortes.

E tem que melhorar essa abordagem na DDR5 para justificar a troca de plataforma, ao menos o Hat Rat pode ter encontrado um set capaz de deixar o Ryzen 7000 interessante sendo menos quente e mais rápido. E com um OC na memória.

Esse processador vai matar os futuros upgrades no AM5.
Depende do que está por vir, afinal de contas o Zen5 é do zero/não-Keller, e com ele virá o Zen5c e não duvido que venha como núcleos eficientes na próxima geração. Se o salto for grande essa versão X3D funcionará como meio termo entre as 7000 e 8000. Difícil é acreditar que o Zen5 seja esse salto todo...

Depende do que está por vir, afinal de contas o Zen5 é do zero/não-Keller, e com ele virá o Zen5c e não duvido que venha como núcleos eficientes na próxima geração. Se o salto for grande essa versão X3D funcionará como meio termo entre as 7000 e 8000. Difícil é acreditar que o Zen5 seja esse salto todo...
acho que pode seguir pros 2 caminhos
um pra quem fica "farpando fps" os 3D menos núcleos porem mais cache
e os normais que tem mais núcleos porem em jogos não da pra "farpar" tantos fps mais ganha no resto
tem Athlon hoje em dia ?

192 porque seriam 96 por CCX, o que efetivamente daria na mesma em jogos comparando com o modelo de 8 núcleos.
Eu sei, mas se olhar as cpus epycs que ganharam 96mb de cache 3D por ccd. Eles tiveram aumento de 40% de performance com isso.

Há rumores de que as CPUs AMD Ryzen 7000X3D 3D V-Cache serão reveladas na CES em versões de 16, 12 e 8 núcleos

Essa projeção está equivocada, nem tudo ficou estupidamente rápido com o 3d cache porque depende do projeto do software que nem sempre vem com grande otimização e, no máximo, otimizam para a plataforma Intel©. Ao menos foram conservadores na comparação usando o ganho do 5800X3D, que perdeu clock e esquentou mais, já nos ryzen 7000 a gente não sabe do impacto no clock e na temperatura ainda.

já os ryzen 8000 vão ter de suportar toda esse pressão de um Intel© 13900 no talo à 6000MHz ou mais, a coisa vai evoluir bastante

é isso que vai fazer a grande diferença: https://wccftech.com/pcie-gen5-ssd-...b-for-800-4-tb-for-1600-at-japanese-retailer/
a série FX não foi não-Keller? e deu no que deu :fire: não teve ganho algum de IPC, nem clock e exigia uma otimização no software que praticamente deu um ganho pequeno, mas a única grande vantagem técnica, o XOP, foi excluído (não sei se por bem ou por mal, porque o desempenho contra o AVX é o mesmo)

e por falar em EPYC
9935e41fea9a9f781cdd63074a955a7d-9513145.jpg

Última edição:
Essa projeção está equivocada, nem tudo ficou estupidamente rápido com o 3d cache porque depende do projeto do software que nem sempre vem com grande otimização e, no máximo, otimizam para a plataforma Intel©. Ao menos foram conservadores na comparação usando o ganho do 5800X3D, que perdeu clock e esquentou mais, já nos ryzen 7000 a gente não sabe do impacto no clock e na temperatura ainda.

já os ryzen 8000 vão ter de suportar toda esse pressão de um Intel© 13900 no talo à 6000MHz ou mais, a coisa vai evoluir bastante.
Mas já dá para ter uma noção do salto que vai ser. Os novos Epycs vêm com este cache 3D de 96mb em cada ccd e usa os cores zen 4. O ganho foi de 40% nas cpus Epycs.
Sobre otimização, os jogos pelo menos, não precisam de otimização para isso. Para eles e praticamente um cache L3 maior. Para a CPU e um cache empilhado em cima da cpu com acesso + rápido, que o cache L3 normal. Junta os ganhos que já temos do Zen 4 + os ganhos do Cache 3D e vamos ter um cpu monstra.
Não acho que este 13900 de 6ghz vai fazer muita coisa. CPU normal já tá batendo o que? 5.7ghz? Mais 300mhz não vai fazer milagre e ainda + uma cpu que já tá beirando aos 100ºc normalmente. Ryzen 8000 vai se preocupar com a 14º gen.

já os ryzen 8000 vão ter de suportar toda esse pressão de um Intel© 13900 no talo à 6000MHz ou mais, a coisa vai evoluir bastante

é isso que vai fazer a grande diferença: https://wccftech.com/pcie-gen5-ssd-...b-for-800-4-tb-for-1600-at-japanese-retailer/

a série FX não foi não-Keller? e deu no que deu :fire: não teve ganho algum de IPC, nem clock e exigia uma otimização no software que praticamente deu um ganho pequeno, mas a única grande vantagem técnica, o XOP, foi excluído (não sei se por bem ou por mal, porque o desempenho contra o AVX é o mesmo)

e por falar em EPYC
9935e41fea9a9f781cdd63074a955a7d-9513145.jpg
Não sei se estou certo, mas olha o salto de um 5800X para o 5800X3D acredito que os ganhos de um 7800X3D vai estar por aí, imagina como um game tipo FS vai ficar com esse cache em um zen4

e por falar em EPYC [...]
A AMD teve muitos processadores não-Keller, a série FX foi apenas a pior delas xD

Mas sério, a uArch do Keller mesmo acabou no Zen+, todas as demais são expansões em cima do feito dele e equipe: Zen2 tornou-a modular/chiplets, Zen3 eliminou o CCX e a Zen4 otimizou a arquitetura ao seu potencial. Mas enquanto duas equipes trabalhavam nessas iterações, outra trabalhava no Zen5 em paralelo, e esse resultado vamos conhecer em 2023 e ver se será uma mudança radical ou não em cima do Zen, mas promte, afinal de contas a Intel virá forte e a AMD sabe que contra ela não dá para dormir no ponto (vide os ZenC, para abocanhar a área de eficiência por mm²).

--
Quanto à essa placa-mãe ai, não sei se fico mais impressionado com o tamanho diminuto da danada ou com o tamanho gigante do socket (quase do comprimento do DIMM) xD

--
CPUs AMD Ryzen 7000 ‘Zen 4’ Não-X para desktop serão lançadas em 10 de janeiro

Já descobri o que era, um cabo estava embaixo da placa de vídeo atrapalhando o fluxo de ar..valeu galera..

Última edição:
@igormp

No AM5 o controlador da memória ta na CPU igual no AM4 ou na placa mãe?

@igormp

No AM5 o controlador da memória ta na CPU igual no AM4 ou na placa mãe?

Todas as CPUs modernas tem o controlador na cpu.

É o vídeo só confirma oq eu achava antes: ddr5 ainda é bem inútil pra uso profissional mais pesado, infelizmente.

Eu estava com essa mesma dúvida e acabei indo para o AM5. Na minha cabeça não vejo sentido em migrar para uma plataforma EOL, portanto isso já descarta AM4 e Intel 13th gen.

O plano é um 7700X agora e um "8800X3D" da próxima geração ou sei lá como devem chamá-lo.
Eu vou para um 7700x, e quando rolar o final de vida do AM5, pego um CPU top. Por isso estou investindo em uma Placa Mãe top para aguentar. Outro ponto é que vou poder aproveitar o meu H100i que serve no AM4 e ja economizo. Se fosse continuar na Intel, teria q trocar o WC e ainda estaria com uma plataforma morta.
Resumo de tudo: Compro uma MB parruda + 7700x e daqui 4 anos troco de CPU e continuo ainda no AM5 por mais uns 3 ou 4 anos.

Users who are viewing this thread

Voltar