[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Por isso estou investindo em uma Placa Mãe top para aguentar.
Não sei qual pretende comprar mas provavelmente nem precisa gastar horrores nisso como vejo alguns considerando pegar X670E de 4-5k com medo da mobo não aguentar a CPU e fritar, nas B550 tem mobo mAtx barata que aguenta o 5950x em qualquer situação e pros 7000 deve ser a mesma coisa, deve ter várias B650 com construção totalmente overkill, a não ser pra quem pretende usar LN2 pra bater recorde

há rumores de que DDR6 pode ser lançada em 2024 (também dizem 2025) e reduzir a vida da DDR5 e que a DDR5 chegaria em 1TB RAM (a RAMBUS diz 256 GB) por módulo ou isso ficaria para as DDR6. Pelas mudanças colocadas nas DDR5, elas ainda estão meio imaturas, então, dizem que nesse próximo ano em diante vai evoluir. O potencial das DDR5 nem começou a ser explorado e ela tem melhor sensor de calor podendo também diagnosticar melhor uma falha no overclock por chip.

Já a controladora dos Ryzen 7000, por serem exclusivas, não estão demonstrando para que vieram e ainda estão overclocadas de fábrica na tensão de trabalho e isso pode ser a causa de instabilidade e artefatos quando se tem os quatros slots ocupados.

AM5 é interessante desde que se tenha PCI-E 5.0 disponível para ter gás, principalmente no M.2 NVME, sem isso vira uma AM4 cara e tem placa-mãe AM5 sem esse suporte como diferencial, então, tomem cuidado com certos descontos.

Já a controladora dos Ryzen 7000, por serem exclusivas, não estão demonstrando para que vieram e ainda estão overclocadas de fábrica na tensão de trabalho e isso pode ser a causa de instabilidade e artefatos quando se tem os quatros slots ocupados.
Isso acontece na intel também, acho que ambas as empresas só não deram muita bola em otimizar tanto o controlador. Nos EPYCs isso já não é problema.
principalmente no M.2 NVME
Pra maioria das pessoas acho que isso é inútil. Até mesmo de um nvme 3.0 pra um 4.0 a maioria nem vai notar diferença no uso.

Isso acontece na intel também, acho que ambas as empresas só não deram muita bola em otimizar tanto o controlador. Nos EPYCs isso já não é problema.
Servidores não costumam fazer overclock, a questão aqui é o usuário comum que pega um processador intel ou amd no talo e não vai descobrir o motivo dos artefatos na tela.

Pra maioria das pessoas acho que isso é inútil. Até mesmo de um nvme 3.0 pra um 4.0 a maioria nem vai notar diferença no uso.
HD mecânico tb não era problema, mas com a evolução dos softwares, não adianta mais adquirir um HD mecânico dos mais tops e a diferença para os SSDs é grande. No caso há também a diferença entre SSDs rápidos com mais lentos, já testei e senti, tanto é que não cogito plataforma velha. Você somente não vai sentir se o que importa é o que está carregado na RAM, desde que tenha de sobra para nem precisar de swap.
HD mecânico hoje eu uso apenas para armazenamento.

Servidores não costumam fazer overclock, a questão aqui é o usuário comum que pega um processador intel ou amd no talo e não vai descobrir o motivo dos artefatos na tela.
Não é overclock, os EPYCs suportam 4800mhz com todos os 24 slots ocupados (supostamente os sapphire rapids serão similareS), enquanto os Zen 4 não passam nem de 4400mhz direito com 4 pentes.
HD mecânico tb não era problema, mas com a evolução dos softwares, não adianta mais adquirir um HD mecânico dos mais tops e a diferença para os SSDs é grande. No caso há também a diferença entre SSDs rápidos com mais lentos, já testei e senti, tanto é que não cogito plataforma velha. Você somente não vai sentir se o que importa é o que está carregado na RAM, desde que tenha de sobra para nem precisar de swap.
HD mecânico hoje eu uso apenas para armazenamento.
A diferença de HD mecânico pra um SSD até mesmo sata é de ordem de magnitude de diferença. De um SSD sata pra um nvme 3.0 já deixa de ser uma discrepância tão grande assim, e de 3.0 até mesmo pra 5.0 a diferença é ainda mais ínfima.
Software nenhum pra uso doméstico faz diferença. E quanto a swap, nem o NVMe 5.0 mais rápido salva quando vc precisa, a diferença de velocidade da ram pra um ssd desses é da mesma ordem de um HD pra um NVMe 4.0.

, enquanto os Zen 4 não passam nem de 4400mhz direito com 4 pentes.
e com artefatos na tela, ao usar a iGpu. Estou querendo me referir a versão desktop onde o usuário vai ficar frustrado com uma queda brusca de clock com seus 4 pentes EXPO 6000MHz ou mais. Por isso eu disse que servidor não faz overclock, ao menos não vejo falar...

A diferença de HD mecânico pra um SSD até mesmo sata é de ordem de magnitude de diferença. De um SSD sata pra um nvme 3.0 já deixa de ser uma discrepância tão grande assim, e de 3.0 até mesmo pra 5.0 a diferença é ainda mais ínfima.
Software nenhum pra uso doméstico faz diferença. E quanto a swap, nem o NVMe 5.0 mais rápido salva quando vc precisa, a diferença de velocidade da ram pra um ssd desses é da mesma ordem de um HD pra um NVMe 4.0.
Não estou comparando com DDR algum o desempenho de SSD/NVME. Mas um swap em SSD SATA já é um alívio frente ao SATA em HD, e também já testei na transição HD(IDE/SATA)->SSD->NVME, então há um gargalo que eu já percebi e, claro, não estou me referindo ao usuário que já é suprido com um desktop da positivo da xuxa que abre uma aplicação por vez e não tem pressa no boot e no desligar, entretanto, refiro-me a quem não tem memória RAM infinita e está atualizando o software ao longo da vida do seu equipamento.

agora, se disser que é um usuário que troca de equipamento a cada ano, realmente, nem vai dar tempo de sentir na prática e fica no placebo dos testes sintéticos já que ele vai trocar de máquina rapidamente. Se for um ThreadRipper, é outra coisa. Se servidor, idem.

e com artefatos na tela, ao usar a iGpu. Estou querendo me referir a versão desktop onde o usuário vai ficar frustrado com uma queda brusca de clock com seus 4 pentes EXPO 6000MHz ou mais. Por isso eu disse que servidor não faz overclock, ao menos não vejo falar...
Exato, vai ter essa bronca, mas 4400MHz nem era pra ser OC, e sim padrão JDEC mesmo, do meso jeito que era 3200MHz no DDR4 (e mesmo assim alguns ryzens de primeira geração tinham dificuldade). Se nos Epyc conseguem VÁRIOS canais e pentes rodando acima disso, só assumo que a controladora que fizeram pros Ryzen é bem meia boca e não quiseram investir tanto.

Mas um swap em SSD SATA já é um alívio frente ao SATA em HD
Se vc usar pouco a swap, sim. Eu faço uso pesado de RAM e quando bato na swap, mesmo com um NVMe, ainda é terrível e não vale a pena fazer uso, prefiro matar a aplicação.
e também já testei na transição HD(IDE/SATA)->SSD->NVME
Sim, aí tem uma diferença que vá notar, mas de NVMe 3.0 pra 4.0, e até pra 5.0 vai ser uma diferença irrisória a não ser que vc tenha uso específico.
refiro-me a quem não tem memória RAM infinita e está atualizando o software ao longo da vida do seu equipamento.
Ainda sim garanto que 95% dos usuários não vão notar a diferença de um nvme 3.0 para um 5.0.

Exato, vai ter essa bronca, mas 4400MHz nem era pra ser OC, e sim padrão JDEC mesmo, do meso jeito que era 3200MHz no DDR4 (e mesmo assim alguns ryzens de primeira geração tinham dificuldade). Se nos Epyc conseguem VÁRIOS canais e pentes rodando acima disso, só assumo que a controladora que fizeram pros Ryzen é bem meia boca e não quiseram investir tanto.
pelo teste do Hat Rat há uma tensão extra na controladora e eu acho que a amd tenta esconder um pouco o jogo, isso porque o lançamento dos 7000 tem de desbravar nas DDR5, uma nova tecnologia que tem como vantagem e desvantagem gerar a tensão no próprio módulo e em cada um individualmente, se ajuda no sinal, obviamente piora no custo e esse problema no governo da china agrava ao afetar o fornecimento de componentes.

Se vc usar pouco a swap, sim. Eu faço uso pesado de RAM e quando bato na swap, mesmo com um NVMe, ainda é terrível e não vale a pena fazer uso, prefiro matar a aplicação.

Sim, aí tem uma diferença que vá notar, mas de NVMe 3.0 pra 4.0, e até pra 5.0 vai ser uma diferença irrisória a não ser que vc tenha uso específico.

Ainda sim garanto que 95% dos usuários não vão notar a diferença de um nvme 3.0 para um 5.0.
como falei, se trocar rápido de equipamento não nota, mas se permanecer vai sentir. Peguei um SSD mediano que foi um gás danado no início e nem era do bom porque precisava ajustar um buffer no sistema, pois é sem cache. Em seguida instalei um M.2 que dobrou o desempenho, mas usando 1/5 do desempenho máximo do NVME por gargalo da placa-mãe antiga, então, só não foi pior porque tinha bastante memória para evitar o swap. No trabalho a máquina é mais rápida e moderna, mas tem pouca RAM, então logo joga no swap e é claro que gargala, mas não é como os HDs. Há hoje em dia a necessidade de se abrir muitas janelas e aplicativos ao mesmo tempo e o nvme mais rápido vai fazendo diferença com o tempo, a menos que o software não evolua mais ou use uma distro leve do linux.
agora uma aplicação que precisa buscar muitos arquivos o tempo todo consumindo 1TB para rodar satisfatoriamente vai exigir outra plataforma, no atual momento o desktop está na promessa futura para oferecer isso que somente tem em servidores. Mas tem momentos que o pessoal tenta um milagre, como a galera da TI que adquiriu um iMAC que diz ser focado para IA por ter aceleração sei lá das quantas com incríveis 32GB, e devem estar trabalhando nisso.

Ryzen 5 7600X voa alto demais em games pqp, que monstro de processador e casou muito bem com a RX 6800XT, o único porém é que é um processador esquentado, de resto e pelos R$1500,00 que paguei nele novinho na hdstore, simplesmente foi um excelente negócio, crava 165fps em determinados pontos do lixo do jogo BF2042 no ultra, joguinho nojento cpu bound do inferno, me vinguei desse lixo de jogo que judiava do meu antigo core i9 9900K!:yeah:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aguardando aqui para possível upgrade do i7 6700k para nova gen dos AMD...
teve promo do R5 7600X nessa BF na HD Store por 1559 no pix, era pegar ou largar, agora outra dessa eu não sei qdo vai ter mais.
nesse preço até eu comprei pra substituir o meu i9 9900K e não me arrependo nem um pouco!

Ryzen 5 7600X voa alto demais em games pqp, que monstro de processador e casou muito bem com a RX 6800XT, o único porém é que é um processador esquentado, de resto e pelos R$1500,00 que paguei nele novinho na hdstore, simplesmente foi um excelente negócio, crava 165fps em determinados pontos do lixo do jogo BF2042 no ultra, joguinho nojento cpu bound do inferno, me vinguei desse lixo de jogo que judiava do meu antigo core i9 9900K!:yeah:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

teve promo do R5 7600X nessa BF na HD Store por 1559 no pix, era pegar ou largar, agora outra dessa eu não sei qdo vai ter mais.
nesse preço até eu comprei pra substituir o meu i9 9900K e não me arrependo nem um pouco!
já tentou ver se as dicas no canal do Hat Rat ajudam? isso é, se sua placa tem o set de ajustes

já tentou ver se as dicas no canal do Hat Rat ajudam? isso é, se sua placa tem o set de ajustes
Tem sim, mas o modo eco eu uso pelo Ryzen master mesmo.
Podia fazer undervolt, mas deixa rolar eu comprei um cooler mais parrudo e vou por nele, se for ver o 12400F roda a 3.9 GHz em load e chega a 80 graus TB então esse lance de temp é característica desses novos processadores, não tem que ficar queimando a cabeça pq eles foram projetados desta forma.

Tem sim, mas o modo eco eu uso pelo Ryzen master mesmo.
Podia fazer undervolt, mas deixa rolar eu comprei um cooler mais parrudo e vou por nele, se for ver o 12400F roda a 3.9 GHz em load e chega a 80 graus TB então esse lance de temp é característica desses novos processadores, não tem que ficar queimando a cabeça pq eles foram projetados desta forma.
no canal do Hat Rat ele mostra uma configuração que não tem nada a ver com o modo ECO, ele até diz que não vale a pena esse modo, então configura de modo a reduzir a tensão da controladora da memória mais outros poucos ajustes que o permite consumir 160w com drástica redução na temperatura.

no canal do Hat Rat ele mostra uma configuração que não tem nada a ver com o modo ECO, ele até diz que não vale a pena esse modo, então configura de modo a reduzir a tensão da controladora da memória mais outros poucos ajustes que o permite consumir 160w com drástica redução na temperatura.
E que vídeo seria esse? Como alterar a tensão da controladora de memória (no cIOD assumo) reduziria tanto assim o consumo/temperatura? Não creio que vai dar uma diferença tão significativa vs Eco Mode ou alterar PPT/TDC/EDC manualmente + CO

Última edição:
E que vídeo seria esse? Como alterar a tensão da controladora de memória (no cIOD assumo) reduziria tanto assim o consumo/temperatura? Não creio que vai dar uma diferença tão significativa vs Eco Mode ou alterar PPT/TDC/EDC manualmente + CO
/

acredito que seja esse video aqui, ontem eu procurei e acabei encontrando.
Realmente os resultados foram bem legais em relação ao 7950X.

.

Última edição:
/

acredito que seja esse video aqui, ontem eu procurei e acabei encontrando.
Realmente os resultados foram bem legais em relação ao 7950X.

Parece que ele simplesmente travou o Vcore, clock e trocou o LLC que é basicamente um OC fixo e não tem nada a ver com controladora de memória como foi falado, na prática os resultados deve dar a mesma coisa que fazer isso pelo PBO2 limitando PPT manualmente e fazendo CO, só que de forma dinâmica ainda conseguiria manter o clock mais alto em single, Eco Mode seria outro jeito pra quem quer algo ainda mais fácil e com 0 riscos de instabilidade como travar clock/Vcore pode trazer já que vai variar de sample pra sample e não sei se o setting de LLC varia de mobo pra mobo também, único porém é que o Eco Mode é limitado em 65w/105w acho (76w ou 88w e 142w de PPT provavelmente), alterando o PPT manualmente poderia fazer o ajuste de 1w em 1w se o usuário quiser, e tem gente que faz de outra forma ainda que é aplicando offset de Vcore na bios, basicamente vários métodos diferentes que no fim vai dar a mesma coisa pra multi mas se deixar tudo travado vai perder single-core, e usar o Eco Mode ou alterar PPT/TDC/EDC manualmente são os únicos que vão funcionar em 100% dos casos sem qualquer risco de instabilidade, ainda mais pra quem nunca mexeu nessas coisas pode não saber fazer o troubleshooting direito mexendo direto nas tensões/LLC

q doidera x670 usa 2 chipsets? antigamente era so 1 chipset agora 2

q doidera x670 usa 2 chipsets? antigamente era so 1 chipset agora 2

A 670e usa dois chipsets. Não sei o mesmo vale pra b650e (se são dois chipsets b650).

A 670e usa dois chipsets. Não sei o mesmo vale pra b650e (se são dois chipsets b650).
pelo q ele disse no video cada chipset controla 1 pcie ali, seria somente isso? ou controla mais coisas

pelo q ele disse no video cada chipset controla 1 pcie ali, seria somente isso? ou controla mais coisas
Não sei dizer quem controla o que :(

Preços e especificações da CPU AMD Ryzen 7900/7700/7600 foram confirmados.​

AMD Ryzen 7000 não-X começa em $ 229​

O preço das CPUs Ryzen 7000 non-X já foi confirmado.

Os rumores sobre o preço potencial do Ryzen 7000 estavam realmente corretos. Os slides da apresentação embargada mostram os preços e as especificações da próxima série Ryzen 7000, que deve ser lançada no próximo ano. Essas CPUs são as chamadas séries 7000 não-X operando com um TDP básico de 65W.

BWJNKxI.png

A AMD está preparando três SKUs: Ryzen 9 7900, Ryzen 7 7 7700 e Ryzen 5 7600. Começando com Ryzen 9 7900, esta é uma nova CPU de 12 núcleos com clock de até 5,4 GHz. O clock base é de 3,7 GHz, o que significa exatamente 1,0 GHz abaixo do 7900X. De acordo com o slide, essa CPU custaria US$ 429 e competiria com as CPUs Intel Core i9-13900 e i9-12900. O que é importante notar é que o primeiro ainda não foi lançado.

O Ryzen 7 7700 non-X de 8 núcleos tem um clock base de 3,8 GHz e aumento de 5,3 GHz. Isso é 700 MHz de base mais baixa e apenas 100 MHz de frequência máxima mais baixa em comparação com o modelo 7700X. Este processador competiria com o Core i7-13700 e i7-12700K da Intel com um preço de $ 329.

Por fim, o Ryzen 5 7600 não-X de 6 núcleos obtém um clock de impulso de até 5,1 GHz e base de 3,8 GHz (0,9 GHz mais lento que o 7600X). Essa CPU seria vendida por US$ 229 e competiria com os processadores Core i5-13600 e i5-12600.

xHhGYy4.jpg

Como os coolers AM4 são oficialmente compatíveis com o novo soquete AM5, os coolers existentes projetados e vendidos pela AMD também são compatíveis com a nova série Ryzen 7000. As CPUs de 65W serão agrupadas com os referidos coolers, chamados Wraith Prism e Wraith Stealth. O primeiro será adicionado aos processadores Ryzen 9 7900 e Ryzen 7 7700, enquanto o último será fornecido com o Ryzen 5 7600.

Dado o recente corte de preço da série Ryzen 7000, pode ser muito difícil para a AMD vender esses SKUs não X a esses preços sugeridos. Parece que por apenas $ 20-30 mais jogadores podem escolher modelos de 170/105W.

O embargo total da série Ryzen 7000 não X termina em 9 de janeiro, que deve ser a data de revisão ou a data de lançamento real. No entanto, a AMD anunciará essas CPUs na conferência CES 2023 alguns dias antes.

6mEw9Dk.png

Preços e especificações da CPU AMD Ryzen 7900/7700/7600 foram confirmados.​

AMD Ryzen 7000 não-X começa em $ 229​

O preço das CPUs Ryzen 7000 non-X já foi confirmado.

Os rumores sobre o preço potencial do Ryzen 7000 estavam realmente corretos. Os slides da apresentação embargada mostram os preços e as especificações da próxima série Ryzen 7000, que deve ser lançada no próximo ano. Essas CPUs são as chamadas séries 7000 não-X operando com um TDP básico de 65W.

BWJNKxI.png

A AMD está preparando três SKUs: Ryzen 9 7900, Ryzen 7 7 7700 e Ryzen 5 7600. Começando com Ryzen 9 7900, esta é uma nova CPU de 12 núcleos com clock de até 5,4 GHz. O clock base é de 3,7 GHz, o que significa exatamente 1,0 GHz abaixo do 7900X. De acordo com o slide, essa CPU custaria US$ 429 e competiria com as CPUs Intel Core i9-13900 e i9-12900. O que é importante notar é que o primeiro ainda não foi lançado.

O Ryzen 7 7700 non-X de 8 núcleos tem um clock base de 3,8 GHz e aumento de 5,3 GHz. Isso é 700 MHz de base mais baixa e apenas 100 MHz de frequência máxima mais baixa em comparação com o modelo 7700X. Este processador competiria com o Core i7-13700 e i7-12700K da Intel com um preço de $ 329.

Por fim, o Ryzen 5 7600 não-X de 6 núcleos obtém um clock de impulso de até 5,1 GHz e base de 3,8 GHz (0,9 GHz mais lento que o 7600X). Essa CPU seria vendida por US$ 229 e competiria com os processadores Core i5-13600 e i5-12600.

xHhGYy4.jpg

Como os coolers AM4 são oficialmente compatíveis com o novo soquete AM5, os coolers existentes projetados e vendidos pela AMD também são compatíveis com a nova série Ryzen 7000. As CPUs de 65W serão agrupadas com os referidos coolers, chamados Wraith Prism e Wraith Stealth. O primeiro será adicionado aos processadores Ryzen 9 7900 e Ryzen 7 7700, enquanto o último será fornecido com o Ryzen 5 7600.

Dado o recente corte de preço da série Ryzen 7000, pode ser muito difícil para a AMD vender esses SKUs não X a esses preços sugeridos. Parece que por apenas $ 20-30 mais jogadores podem escolher modelos de 170/105W.

O embargo total da série Ryzen 7000 não X termina em 9 de janeiro, que deve ser a data de revisão ou a data de lançamento real. No entanto, a AMD anunciará essas CPUs na conferência CES 2023 alguns dias antes.

6mEw9Dk.png

Nossa. Miraram o 7900 na lata do 13700K e ainda vem com o cooler...

A saída da Intel é colocar o 13700 non-K por 399

Guerra de preços de CPUs Intel/AMD continua, AMD Ryzen 5 7600X já está disponível por US$ 239

image.png

E os processadores continuam caindo de preço, e com a chegada das versões não-X naqueles preços vazados a briga será boa. Uma pena que a plataforma AM5 ainda continua salgada por causa das placas-mãe =/

Users who are viewing this thread

Voltar