[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Eu estava com essa mesma dúvida e acabei indo para o AM5. Na minha cabeça não vejo sentido em migrar para uma plataforma EOL, portanto isso já descarta AM4 e Intel 13th gen.

O plano é um 7700X agora e um "8800X3D" da próxima geração ou sei lá como devem chamá-lo.
você ja comprou o kit ? Se sim, quais config ? Pensei em esperar o proximo ano pra ver se abaixa mais.

você ja comprou o kit ? Se sim, quais config ? Pensei em esperar o proximo ano pra ver se abaixa mais.

Sim, mas ainda não chegou. Peguei um 7700X + AsRock B650E Riptide + 32GB G.Skill 6000 C30.

Eu estava com essa mesma dúvida e acabei indo para o AM5. Na minha cabeça não vejo sentido em migrar para uma plataforma EOL, portanto isso já descarta AM4 e Intel 13th gen.

O plano é um 7700X agora e um "8800X3D" da próxima geração ou sei lá como devem chamá-lo.
Cara pior que até então eu estava na mesma que você, inclusive eu estou saindo de uma config semelhante a sua que por sinal o processador é o mesmo.

Só que no meu caso é visando mais produtividade, eu estava entre o 13900K e o 7950X, pensei em ir no 13900K mas é delicado porque ele já nasceu com placa mãe morta*, então pra valer mesmo o ideal seria esperar o 14900K já com o novo socket.

Mas como eu preciso fazer esse upgrade em janeiro, não vai dar jeito, vou de AM5 e 7950X, só espero que até lá, abaixe o valor das mobo, por que ta facada uma mobo do jeito que eu preciso com pelo menos 8 entrada USB no painel traseiro e saida SPDIF.

Última edição:
Cara pior que até então eu estava na mesma que você, inclusive eu estou saindo de uma config semelhante a sua que por sinal o processador é o mesmo.

Só que no meu caso é visando mais produtividade, eu estava entre o 13900K e o 7950X, pensei em ir no 13900K mas é delicado porque ele já nasceu com placa mãe nova, então pra valer mesmo o ideal seria esperar o 14900K já com o novo socket.

Mas como eu preciso fazer esse upgrade em janeiro, não vai dar jeito, vou de AM5 e 7950X, só espero que até lá, abaixe o valor das mobo, por que ta facada uma mobo do jeito que eu preciso com pelo menos 8 entrada USB no painel traseiro e saida SPDIF.

Pra que tanto USB? Vai carregar o celular de todo mundo da empresa?

Sim, mas ainda não chegou. Peguei um 7700X + AsRock B650E Riptide + 32GB G.Skill 6000 C30.
vc comprou no BR ou importou ? Vi aqui que essa placa só tem no aliexpress, acreditou que importou o kit todo ?

vc comprou no BR ou importou ? Vi aqui que essa placa só tem no aliexpress, acreditou que importou o kit todo ?

Estou importando dos EUA, tudo comprado na Newegg. Ainda deve demorar chegar, mas não tenho pressa, só espero que a receita não me sacaneie.

Pra que tanto USB? Vai carregar o celular de todo mundo da empresa?
Mesa Digitalizadora (USB), Mesa de som (SPDIF+USB), Camlink (USB), Stream deck (USB), Microfone (USB), Teclado, Mouse e um Dock pra SSD e HDs.
Isso ai vai tudo nas USB, a maquina vai ser literário pra produtividade e games (pq sim KEK), coisas empresariais de onde eu trampo CLT, mas ela também vai comportar meu hobby que é live streams e games XD e nisso vai USB infinito bro.

Última edição:
Estou importando dos EUA, tudo comprado na Newegg. Ainda deve demorar chegar, mas não tenho pressa, só espero que a receita não me sacaneie.
Então, esse é meu medo kkk estou olhando no aliexpress e fica em um preço mt bom um kit 7700x + b650 + ddr5

Mesa Digitalizadora (USB), Mesa de som (SPDIF+USB), Camlink (USB), Stream deck (USB), Microfone (USB), Teclado, Mouse e um Dock pra SSD e HDs.
E os USB do gabinete não ajudariam a reduzir isso (ou um hub)? Aí talvez facilitaria pra escolher mobo

E os USB do gabinete não ajudariam a reduzir isso (ou um hub)? Aí talvez facilitaria pra escolher mobo
Pra ser sincero eu nunca nem pensei em usar uma HUB e nem faço ideia de como elas funcionam, mas na teoria isso não da sobrecarga na USB alvo da HUB?

Ajudar com certeza ajuda, se conseguir livrar 2 ou 3 USB por conta de HUB uma placa comum com umas 5 ou 6 saídas já daria conta.

Porque pra ser bem franco, até o momento só tem uma mobo que me atende a AsRock X670E Steel Legend, porque, Asus TUF, Prime e as Aorus Elite, não tem nem o SPDIF que é necessário para minha mesa de som, a única que tem bastante saídas USB e SPDIF até o momento no meu radar é a Steel Legend.

USB frontal vai depender muito de chipset e mobos, por exemplo no caso na placa mãe vai ter de ter 2x USB interno um pro gabinete e um pro Watercooler, caso só tenha 1 que é o caso da minha mobo atual, eu desativo as USB do painel frontal pro waltercooler funcionar tranquilo.

Pra ser sincero eu nunca nem pensei em usar uma HUB e nem faço ideia de como elas funcionam, mas na teoria isso não da sobrecarga na USB alvo da HUB?

Ajudar com certeza ajuda, se conseguir livrar 2 ou 3 USB por conta de HUB uma placa comum com umas 5 ou 6 saídas já daria conta.

Porque pra ser bem franco, até o momento só tem uma mobo que me atende a AsRock X670E Steel Legend, porque, Asus TUF, Prime e as Aorus Elite, não tem nem o SPDIF que é necessário para minha mesa de som, a única que tem bastante saídas USB e SPDIF até o momento no meu radar é a Steel Legend.

USB frontal vai depender muito de chipset e mobos, por exemplo no caso na placa mãe vai ter de ter 2x USB interno um pro gabinete e um pro Watercooler, caso só tenha 1 que é o caso da minha mobo atual, eu desativo as USB do painel frontal pro waltercooler funcionar tranquilo.
HUB pra tudo que não e transferência de dados e valido
se o dispositivo usa muita energia usa com fonte
pra aumentar dentro do pc

Caceta!, ai tu foi além eu nem sabia dessa parada ai pra por dentro do PC e fazer nascer um segundo USB interno <3

alguém já disse que ti ama hoje? hahahahaha

Serio, isso dai deve me salvar de verdade.

Os chineses fazem de tudo, pqp...kkkkkkkkkkk

Pessoal, vcs pegariam um 5800x3d ou iriam pra am5 mesmo sendo o processador de entrada ? Vou trocar completamente minha confi agora esse final de ano, só que com esses lançamentos novos eu não sei o que fazer, o 5800x3d me atenderia muito bem por mts anos, mas pensando em longevidade, o am5 seria mais negocio, mas não sei se compensa o investimento, visto as ddr5, placa mãe am5, tudo mt caro, pelo que vi na kabum, daria quase 2k a mais eu montando um setup am5. Valeria o investimento ?
vá de 5800x3d ou Intel, esse R$2k de diferença vc usa pra pegar uma GPU melhor(da mais fps).

Novo visual, novo preço? — AMD atualiza a embalagem da CPU para desktop​

Como parte de suas ofertas de fim de ano, a AMD está oferecendo a série Ryzen 7000 a preços com desconto.

eKLzu6u.png

Os negócios da Black Week e da Cyber Monday podem ter acabado, mas os preços do AMD Ryzen 7000 ainda estão tão bons quanto há 2 semanas. O banner oficial da loja virtual agora mudou para 'Ofertas de fim de ano', o que pode significar que esses preços podem estar aqui para ficar durante toda a temporada de compras natalinas.

Aqui está um lembrete de que a AMD baixou o preço de sua série Ryzen 7000 há 2 semanas. A onda de descontos maciços que chegam a 20% começou na China e foi rapidamente seguida por varejistas europeus e americanos. No momento da redação deste artigo, a série AMD Ryzen 7000 ainda é oferecida a preços mais baixos.

IZh4sBM.png

O principal CPU de desktop Zen4 de 16 núcleos, o Ryzen 9 7950X foi oferecido por apenas US $ 550 na Amazon, infelizmente esta oferta não está mais disponível (mas a loja da AMD ainda mostra que é o preço mais baixo). A boa notícia é que o Ryzen 9 7900X, que é um SKU de 12 núcleos, ainda está disponível por US$ 440. O preço do 7700X de 8 núcleos e do 7600X de 6 núcleos é tão bom quanto há 2 semanas, em US$ 350 e US$ 250, respectivamente.

Preços do AMD Ryzen 7000 na Amazon

Outra coisa que alguns clientes já notaram é a nova embalagem. O contorno do logotipo icônico da AMD é mais grosso e atraente. Pelo que parece, todas as grandes lojas (incluindo a loja oficial) já implementaram o novo design da caixa. Definitivamente, não se deve se preocupar com o fato de a caixa da CPU Ryzen parecer diferente agora.

W9AHN1s.png

E pra ajudar, os preços das placas mãe x670 estão aumentando, sem razão aparente, ao invés de baixar. Pelo o que li, o preço das placas é maior que o normal pq a construção das placas veio mais robusta que a x570 e as equivalentes da Intel.

Se conseguissem baixar o valor das placas mãe, talvez mais pessoas poderiam considerar a plataforma am5 ao invés de am4 + 5800x3d ou intel 13th com z690 ddr4 (o que eu acho uma marmota enorme, diga-se de passagem)

Aproveitando, o pessoal das lojas postam placa mãe com o preço bem menor na madrugada como fazem com placa de vídeo?

Pessoal, vcs pegariam um 5800x3d ou iriam pra am5 mesmo sendo o processador de entrada ? Vou trocar completamente minha confi agora esse final de ano, só que com esses lançamentos novos eu não sei o que fazer, o 5800x3d me atenderia muito bem por mts anos, mas pensando em longevidade, o am5 seria mais negocio, mas não sei se compensa o investimento, visto as ddr5, placa mãe am5, tudo mt caro, pelo que vi na kabum, daria quase 2k a mais eu montando um setup am5. Valeria o investimento ?
Minha lógica em ir no AM5 foi ter uma plataforma que dure4-5 anos.
Então se pegar uma placa mãe bacana agora e uma memória boa, deve dar pra segurar boa parte da geração.

Se eventualmente vai mudar pra am5, talvez seria melhor agilizar logo, por conta das incertezas que a gente vai ter no dia primeiro de janeiro em diante. Pra esse dólar bater 6+ reais, não precisa de muito.

Minha lógica em ir no AM5 foi ter uma plataforma que dure4-5 anos.
Então se pegar uma placa mãe bacana agora e uma memória boa, deve dar pra segurar boa parte da geração.
Na minha humilde opinião de leigo, um 5800X3D deve durar uns 4 anos.

Também acho apesar de variar muito de pessoa pra pessoa o que é "durar", e se lançarem um jogo que o 5800x3D e o 13900k só fazem 30fps automaticamente o benchmark de desempenho vira esse e todo o resto das CPUs vira lixo na hora pra alguns kkkkk

E também não vejo motivos pra gastar a mais em placa-mãe sem necessidade também, se tem as conexões necessárias pra atender o usuário é o que importa, não vejo como pegar uma X670E Extreme Plus Ultra XXT Hero vai dar mais longevidade que uma B650 bem construída

Depende do seu nível de exigência.

Algum processador de 2018 se mantém em linha com um 7700x/13900k?

Um 8700k (que é de 2018 perde em media de 40% pra um 13700k
E o 2700x quase 75%.

Depende do seu nível de exigência.

Algum processador de 2018 se mantém em linha com um 7700x/13900k?

Um 8700k (que é de 2018 perde em media de 40% pra um 13700k
E o 2700x quase 75%.
Perder desempenho perde, isso é normal, mas continua garantindo bons fps

Perder desempenho perde, isso é normal, mas continua garantindo bons fps
Eu concordo.

Eu acho que se a pessoa for comprar do 0 eu iria de AM5.

Pra dar up eu iria de 5800x3d.

Users who are viewing this thread

Voltar