[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
a questão e que isso seria caro :haha:
então usar a solda ja e o melhor mesmo
quem sabe no futuro o IHS não fosse de cobre não ajudaria

Verdade, seria caro, mas toda tecnologia inicial é cara até que o uso extenso barateie, posso estar falando merda (bem provável), mas por exemplo as impressoras tanque de tinta aqui tem um local certo para inserir as garrafinhas, se não colocar de forma correta a tinta não sai, então evita espirrar. Minha ideia era que ficasse fechado até que um cooler com o formato de entrada compatível fizesse contato dando acesso ao chip. Ah mano, sei lá, tamo todo mundo fudido com esses chip fazendo fusão nuclear, kkkkkkkkkkk

Verdade, seria caro, mas toda tecnologia inicial é cara até que o uso extenso barateie, posso estar falando merda (bem provável), mas por exemplo as impressoras tanque de tinta aqui tem um local certo para inserir as garrafinhas, se não colocar de forma correta a tinta não sai, então evita espirrar. Minha ideia era que ficasse fechado até que um cooler com o formato de entrada compatível fizesse contato dando acesso ao chip. Ah mano, sei lá, tamo todo mundo fudido com esses chip fazendo fusão nuclear, kkkkkkkkkkk
calma foi so -10ºC de diferença
vai ver nei vai fazer diferença

A questão aqui não é a solda (os Ryzen 7000 usam até uma fina folha de ouro), a AMD aumentou o máximo que pode a transferência de calor entre o die e o IHS, o problema é o IHS em si: No caso dos Raphael, seu heatspreader é muito espesso e isso dificulta que o calor passe por ele.

Como o IHS serve para 1) aumentar a área de contato do dissipador com o processador, 2) proteger o die e capacitores e 3) permitir uma padronização de dissipadores/coolers, fica difícil lançar hoje um CPU sem ele, até porque a densidade térmica atual só dificultaria para o usuário médio (necessário coolers de alta qualidade, contato de cobre). Some isso ao fato dos die atuais serem montados de cabeça para baixo (com as trilhas metálicas mais próximas do contato com o IHS) e temos chips extremamente frágeis, não é como nos tempos do Duron/Athlon XP.

Mas os IHS já são de cobre, só que niquelados, se você lixar/polir ele verá a cor característica do cobre xD

9v2T434WcwdiSp5yqUNyob.png
e de cobre nei sabia :haha: afinal nunca lixei um
mais e puro ou e tantos %
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu entendo, eu só queria um avanço na tecnologia :(
mais ta evoluindo vai ver ele volta a ser fininho ai faz menos diferença

Agora você me pegou, não faço ideia, mas dada a rigidez do IHS creio não ser puro xD

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mais ta evoluindo vai ver ele volta a ser fininho ai faz menos diferença

Agora você me pegou, não faço ideia, mas dada a rigidez do IHS creio não ser puro xD

Abaixo assinado pra pedir pra skynet criar um chip de metal líquido :|

Problema do 7000 foi manter o suporte com os cooler AM4, não? Isso fez com que o IHS ficasse mais expesso que os do AM4.

Acho que foi isso que o Der8auer mencionou no video de delidding.

Problema do 7000 foi manter o suporte com os cooler AM4, não? Isso fez com que o IHS ficasse mais expesso que os do AM4.

Acho que foi isso que o Der8auer mencionou no video de delidding.
Exato. A AMD podia ter pensado nisso, AM4 já rendeu tudo que tinha pra render, não precisava em nada de compatibilidade anterior.

o gamers nexus havia testado um IHS de cobre puro em substituição ao de fábrica e teve diferença na temperatura
Ou seja, há margem para melhorias: solda -> metal líquido e cobre niquelado -> cobre puro (niquelado?), mas além de um gasto maior colocar um IHS não rígido dará problemas (sabemos que o usuário padrão consegue coisas incríveis), o e metal líquido é de difícil manuseio. Sabe onde esse custo todo extra iria parar, não é? xD

Ainda acho a ideia de lançar uma versão sem IHS apenas para usuários experientes (a um preço mais alto) melhor :v

Quero uma X670E Strix. A única HERO que têm em estoque tá o olho da cara....

o gamers nexus havia testado um IHS de cobre puro em substituição ao de fábrica e teve diferença na temperatura
e o custo ele não comentou
assim eu concordo com um modelo "diferenciado"

7950x R$ 3.732,29 à vista no pix na HDSTORE

Essa loja é confiável?
Vi no reclameaqui VÁRIAS reclamações de pessoas que não receberam o produto, e depois ainda demoraram pra receber o estorno... preço tentador mas fico preocupado

Essa loja é confiável?
Vi no reclameaqui VÁRIAS reclamações de pessoas que não receberam o produto, e depois ainda demoraram pra receber o estorno... preço tentador mas fico preocupado
Vc mesmo já se respondeu haha.

Vc mesmo já se respondeu haha.
É porque se vc pesquisar qualquer loja no reclame aqui, todas possuem diversos relatos negativos
Por exemplo, essa HDstore e a Pichau possuem a MESMA nota e alguns relatos semelhantes. E aí a dúvida, elas são do "mesmo nível"? Pq se for, com esse preço, vale a pena.

Meus dois pés atrás ficam por nem saber da existência dessa loja HD, já outras mais conhecidas, caso criem problema, eu tenho conhecimento e meios conhecidos e mais fáceis pra resolver
(Resumindo: nas outras lojas, caso dê merda, eu teria um pouco menos dor de cabeça")

Última edição:
Ou seja, há margem para melhorias: solda -> metal líquido e cobre niquelado -> cobre puro (niquelado?), mas além de um gasto maior colocar um IHS não rígido dará problemas (sabemos que o usuário padrão consegue coisas incríveis), o e metal líquido é de difícil manuseio. Sabe onde esse custo todo extra iria parar, não é? xD

Ainda acho a ideia de lançar uma versão sem IHS apenas para usuários experientes (a um preço mais alto) melhor :v
o chato é que a compatibilidade com os coolers fica mais complicada, e não estou falando de retrocompatibilidade, mas de não ter de fazer gambiarra
e o custo ele não comentou
assim eu concordo com um modelo "diferenciado"
é, parece melhor vir com IHS de cobre mesmo com preço maior

Essa loja é confiável?
eles também tem Placa Mãe ASUS ROG STRIX B650-A GAMING, Wi-Fi, DDR5 e PCI-E 4.0 por um preço abaixo dos demais, é um chipset mais básico PCI-E 4.0 e não 5.0.

difícil dizer, muito barato sai caro. E DDR5 não EXPO é dor de cabeça.

Sinceramente não vale a pena, o ganho de desempenho iria ser zero, acho que eu partiria para 16gb 3600mhz ou ficaria nos 16gb 3000mhz mesmo.

Bom dia amigo.

O 5700x saiu de promoção, ainda tem o 5600x por 1300 e o 5500 por 700.

A diferença entre os dois é muito grande? Eu tenho um gabinete x3 mesh com 6 ventoinhas e um Gammax 400 Pro, eu conseguiria pegar esse 5500 e fazer um overclock? Acha que meu pc aguentaria?

Com a diferença de preço, eu ia pegar duas Memória XPG Spectrix D50, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18. Ia sair tudo por 1.100 reais.

Bom dia amigo.

O 5700x saiu de promoção, ainda tem o 5600x por 1300 e o 5500 por 700.

A diferença entre os dois é muito grande? Eu tenho um gabinete x3 mesh com 6 ventoinhas e um Gammax 400 Pro, eu conseguiria pegar esse 5500 e fazer um overclock? Acha que meu pc aguentaria?

Com a diferença de preço, eu ia pegar duas Memória XPG Spectrix D50, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18. Ia sair tudo por 1.100 reais.
Puts acho que não pagaria tanto no 5600x e nem optaria pelo 5500. Tentaria ir em algum 5600 então, ai a performance iria ser igual ao do X e muito próxima do 5700x. Se não estiver com pressa recomendo pegar cpu do Aliexpress.

Puts acho que não pagaria tanto no 5600x e nem optaria pelo 5500. Tentaria ir em algum 5600 então, ai a performance iria ser igual ao do X e muito próxima do 5700x. Se não estiver com pressa recomendo pegar cpu do Aliexpress.

Putz, pior que CPU eu não compro fora do país.

Eu pensei no 5500 pelo fato de ser barato e por eu não jogar acima do Full HD, único game que eu jogo em 144hz é o Lolzinho, o resto é tudo 60hz. E o 5600 sumiu da loja que explode. Eu ia comprar tudo lá porque foi uma das poucas lojas que não aumentaram os preços na black friday.

As memorias lá estão 200 reais a unidade.

Putz, pior que CPU eu não compro fora do país.

Eu pensei no 5500 pelo fato de ser barato e por eu não jogar acima do Full HD, único game que eu jogo em 144hz é o Lolzinho, o resto é tudo 60hz. E o 5600 sumiu da loja que explode. Eu ia comprar tudo lá porque foi uma das poucas lojas que não aumentaram os preços na black friday.

As memorias lá estão 200 reais a unidade.
sempre tem ha 1ºvez

É porque se vc pesquisar qualquer loja no reclame aqui, todas possuem diversos relatos negativos
Por exemplo, essa HDstore e a Pichau possuem a MESMA nota e alguns relatos semelhantes. E aí a dúvida, elas são do "mesmo nível"? Pq se for, com esse preço, vale a pena.

Meus dois pés atrás ficam por nem saber da existência dessa loja HD, já outras mais conhecidas, caso criem problema, eu tenho conhecimento e meios conhecidos e mais fáceis pra resolver
(Resumindo: nas outras lojas, caso dê merda, eu teria um pouco menos dor de cabeça")
Fui procurar umas infos sobre ela, vi um tópico no clubedohardware sobre ela. Pessoal recebeu certinho lá. Também fiquei tentado pelo 7900x lá....
O tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1504847-loja-hd-store-confiavel/
Engano meu ou eles estão usando o banner da Kabum?

Fui procurar umas infos sobre ela, vi um tópico no clubedohardware sobre ela. Pessoal recebeu certinho lá. Também fiquei tentado pelo 7900x lá....
O tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1504847-loja-hd-store-confiavel/
Engano meu ou eles estão usando o banner da Kabum?
Pesquisando pelo nome agora aqui mesmo pelo fórum, também se encontra relato positivo
Acho que vale a pena arriscar

Agora preciso achar a mobo Asrock Pg Riptide B650m por um preço bom (já é o modelo mais barato :limo: )
1.7k no Mercado Livre

Users who are viewing this thread

Voltar