[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Se esses desempenhos forem confirmados e o 13700k custar na faixa de $400, esse 7700x necessariamente precisará estar abaixo dos $350
Preço vazado quando tinha saido as caixas era de 300$

Vai depender o Uso, em jogos futuros talvez 6/12 vai deixar a desejar.
Isso ai eu dúvido muito linha de base essa gen são cpus 8/16 Zen 2 mobile, que são mais fracas em ST/MT quanto ao zen 3 6/12, quanto mais os Zen 4 6/12

Isso ai eu dúvido muito linha de base essa gen são cpus 8/16 Zen 2 mobile, que são mais fracas em ST/MT quanto ao zen 3 6/12, quanto mais os Zen 4 6/12
Vamos aguardar claro que as versão mobile é um pouco mais fraca mas a tendência pro futuro deve ser essa.

Pior que último rumor de preço era 7600x custando 330 dólares e não o 7700x
Mas era pré-lançamento de uma loja na gringa, costumam meter a faca mesmo

Vai depender o Uso, em jogos futuros talvez 6/12 vai deixar a desejar.
Temos que levar em conta que hoje a referência (console) usa um 8/16 customizado zen2, então talvez no fim da geração o 7600x comece a sofrer.

Última edição:
Mas era pré-lançamento de uma loja na gringa, costumam meter a faca mesmo

Temos que levar em conta que hoje a referência (console) usa um 8/16 customizado zen2, então talvez no fim da geração o 7600x comece a sofrer.
Sim foi como eu disse, futuramente deve ser essa a tendência talvez pra próxima geração mas isso vai depender muito dos jogos também ''otimizado''.
Até isso acontecer e sair de sair uma próxima gen muitos já terão trocado , eu pelo menos pessoalmente não costumo fazer esse tipo de escolha a longo prazo, prefiro gastar menos e trocar mais e sempre estar atualizado, isso quando se trata de CPU, gpu eu ja troco a cada 2 ou 3 gen.
Devo pular a serie 7000, não me impressionou nada mostrado
Na 8000 irei trocar de plataforma novamente, sendo ela intel 14 gen ou AMD 8000 vou escolher quem estiver entregando mais.

Eu sempre torço pra vir com saltos absurdos de desempenho, mas acabo sempre quebrando a cara, achei massa o desempenho mostrado em cima do Zen 3 achei legal os ganhos, o que me faz pular essa gen é não terem evoluído na quantidade de núcleos, mais uma geração parada no tempo...

o que me faz pular essa gen é não terem evoluído na quantidade de núcleos, mais uma geração parada no tempo...
Acho desnecessário só ficar subindo a quantidade de núcleos também quando a maioria dos usuários não vão precisar disso. Lembre que mais núcleos traria maior consumo de energia e clocks menores.

Talvez o 7800x3D mude a nossa opinião, caso confirmem o +30% em cima do zen4. Também achei o 7700x apenas "ok", apesar de ser mais consistente que o 5800x3D

Interpretando o dito:
7600X 6c/12t turbo all-core = 5.6GHz (~1GHz a mais que o 5600X)

image.png

---

Primeiro que um resultado no CB20/CB23 não vai mostrar o verdadeiro ganho do Zen4 em cima do Zen3, pois a uArch da Intel evoluiu muito em cálculos de ponto flutuante, enquanto que a AMD decidiu priorizar o ganho em INT, que era seu ponto fraco perante a rival. Já o outro tweet é simples: Problemas na BIOS (ou seria uma trava proposital?) impedem que os Raphael concluam o teste do CPU-Z, por isso ninguém vazou números nesse bench ainda. Além disso, o Harukaze informou números interessantes:
- 7950X ES (Rev.B1) 5.5GHz @1.428v não passou no P95, já em 5.2GHz all-core passou.
- Config: FCLK em 2600MHz, DDR5-5200 CL30, latência de 48ns
- Cooler: Deepcool LS720 360mm AIO

Última edição:
1k fps no Cs com esse single core :yeah:

Interpretando o dito:
7600X 6c/12t turbo all-core = 5.6GHz (~1GHz a mais que o 5600X)

image.png

---

Aqui é simples: Problemas na BIOS (ou seria uma trava proposital?) impedem que os Raphael concluam o teste do CPU-Z, por isso ninguém vazou números nesse bench ainda. Além disso, o Harukaze informou números interessantes:
- 7950X ES (Rev.B1) 5.5GHz @1.428v não passou no P95, já em 5.2GHz all-core passou.
- Config: FCLK em 2600MHz, DDR5-5200 CL30, latência de 48ns
- Cooler: Deepcool LS720 360mm AIO

A cada leak novo que sai, só fico pensando que o único upgrade que faria sentido pra mim seria um threadripper/xeon-w daqui a uns 3~4 anos.

Parece que os Zen4 com seus PL mais frouxos vai ser uma maquina de OC, bem provável que a limitação vai ser na refrigeração do sistema.

Galera, fui dando uma olhada na conversa de vocês, tentando pescar alguma informação aqui!
Estou no seguinte cenário: um FX6300 com 8GB RAM 1866Mhz single channel! Minha VGA é uma HD5450 1GB.

Não é novidade que estou precisando fazer um upgrade, até pq eu á pulei sei lá umas 3 ou 4 gerações? Estava pensando em umas possibilidades, defini que o máximo que quero investir na VGA é uma RTX 3060 TI. Ai eu fiquei por conta do restante do kit. Pensei em um I5 12400f com DDR5 32GB 4800 (PQ não vi muita diferença de preço par 16GB), Pensei em um kit R5 5600x com 16GB DDR4 3200, e ainda pensei em um kit com R7 3700x e 16GB de RAM.

Visto que provavelmente a série 7000 vai chegar bem caro! Eu considerei o I5 com DDR5 não levando em consideração só a performance, mas a possibilidade de upgrade já que vou estar usando uma plataforma mais nova, coisa que eu não conseguiria fazer com a AM4.

O que vocês acham?

Galera, fui dando uma olhada na conversa de vocês, tentando pescar alguma informação aqui!
Estou no seguinte cenário: um FX6300 com 8GB RAM 1866Mhz single channel! Minha VGA é uma HD5450 1GB.

Não é novidade que estou precisando fazer um upgrade, até pq eu á pulei sei lá umas 3 ou 4 gerações? Estava pensando em umas possibilidades, defini que o máximo que quero investir na VGA é uma RTX 3060 TI. Ai eu fiquei por conta do restante do kit. Pensei em um I5 12400f com DDR5 32GB 4800 (PQ não vi muita diferença de preço par 16GB), Pensei em um kit R5 5600x com 16GB DDR4 3200, e ainda pensei em um kit com R7 3700x e 16GB de RAM.

Visto que provavelmente a série 7000 vai chegar bem caro! Eu considerei o I5 com DDR5 não levando em consideração só a performance, mas a possibilidade de upgrade já que vou estar usando uma plataforma mais nova, coisa que eu não conseguiria fazer com a AM4.

O que vocês acham?
A única plataforma que poderia ser um "investimento" usando DDR5 seria a AM5.
AM4 está em fim de linha e usa DDR4, LGA1700 vai morrer com a 13ª geração.

Hoje pra jogar e ter um PC de qualidade gastando o justo, pegaria um 5600x/5700x e uma B550 razoável. Se quiser intel, o 12400f com DDR4.

A única plataforma que poderia ser um "investimento" usando DDR5 seria a AM5.
AM4 está em fim de linha e usa DDR4, LGA1700 vai morrer com a 13ª geração.

Hoje pra jogar e ter um PC de qualidade gastando o justo, pegaria um 5600x/5700x e uma B550 razoável. Se quiser intel, o 12400f com DDR4.
Eu acabei de montar um orçamento aqui:

Processador Intel Core i5-12400F​

Placa Mãe MSI PRO B660M-A, LGA 1700, mATX, DDR4​

MEMÓRIA DDR4 XPG SPECTRIX D50, 16GB (2x8GB), 3200MHz, RGB, WHITE​

Ficou um valor até razoavel R$2477

Eu fiquei pensando no 12400f depois de um vídeo que vi aqui no Adrenaline sobre estabilidade (Aquele 1% Low) E em uns comparativos ele fica com mais fps no 1% do que o proprio 5600x/5700x. Mas ai não sei dizer se isso é realmente válido!! O valor do kit eu gostei!

Eu acabei de montar um orçamento aqui:

Processador Intel Core i5-12400F​

Placa Mãe MSI PRO B660M-A, LGA 1700, mATX, DDR4​

MEMÓRIA DDR4 XPG SPECTRIX D50, 16GB (2x8GB), 3200MHz, RGB, WHITE​

Ficou um valor até razoavel R$2477

Eu fiquei pensando no 12400f depois de um vídeo que vi aqui no Adrenaline sobre estabilidade (Aquele 1% Low) E em uns comparativos ele fica com mais fps no 1% do que o proprio 5600x/5700x. Mas ai não sei dizer se isso é realmente válido!! O valor do kit eu gostei!
O 12400f é bom pra gaming em geral, e acaba trocando farpas com o 5600x em tudo. O 5700x tem um desempenho multithread melhor, pode ser que seja mais garantido pro futuro.
Pode pegar o intel sem medo, é um excelente processador.

O 12400f é bom pra gaming em geral, e acaba trocando farpas com o 5600x em tudo. O 5700x tem um desempenho multithread melhor, pode ser que seja mais garantido pro futuro.
Pode pegar o intel sem medo, é um excelente processador.
Poo pra quem ta com um FX6300 até hoje!! Qualquer um mais novo vai dar muita diferença, estou pendendo pra esse I5 por conta do Custo X Beneficio, vai ser meu primeiro Intel, tomara que de bom! MAs eu acredito que vai ficar ainda para o ano que vem! Ai já vai ter lançado as novas tecnologias, se abaixar o valor das atuais, quem sabe da pra pensar em algo ainda melhor!

até pq eu á pulei sei lá umas 3 ou 4 gerações?
Se vc for considerar gerações da intel, vc pulou umas 10 (sdds do meu fx)

Se for só pra jogos, vai de 5600x ou 12400f mesmo, oq tiver mais barato, não tem pra que investir mais que isso.

Se vc for considerar gerações da intel, vc pulou umas 10 (sdds do meu fx)

Se for só pra jogos, vai de 5600x ou 12400f mesmo, oq tiver mais barato, não tem pra que investir mais que isso.
No máximo eu trabalho com programação web (visual studio code) e vou fazer umas stream, eu faço do switch com placa de captura, mas nos jogos de pc, acho que o nvenc da conta, nem que eu precise diminuir a qualidade dos graficos!

Users who are viewing this thread

Voltar