Esse vídeo aqui é mto bom pra se ter uma noção dessa sua dúvida e de mtos.Essa gen nova da AMD é a que mais está gerando duvidas se o potencial será minimamente competitivo.
Os números oficiais que temos os 15% up single core mau daria conta da 12gen, não tivemos incremento de núcleos, da impressão que AMD pegou o zen3 e elevou o máximo de clock possível e só.
Esse processador parece estar atrasado basicamente 1 ano, não vejo ele conseguindo competir com 13gen, isso falando de informações oficiais, porem tivemos aqueles bench vazados mostrando um cenário bem diferente, totalmente contrario ao mostrado pela AMD, ou o bench era uma situação muito fora da curva ou AMD está escondendo o jogo.
Antes a Intel percorria o lado de eficiência no single core e mais clocks enquanto a AMD era mais núcleos e clocks decentes. Hj já se inverteu e veremos mto mais disso nessas próximas gerações. De duas uma: ou a AMD vai aumentar os núcleos futuramente pra peitar a Intel ou vai migrar pra essa arquitetura de núcleos de performance e de eficiência só pr dizer que tem mais núcleos.
Pra PC isso é irrelevante pq geral gosta de desempenho, mas pra portáteis tem vantagem pela questão de energia e bateria.