[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Minha meta é dual pra deixar 16gb, então por enquanto 16gb me atende super bem só pra jogar.
Então a kabum te ferrou msm ein, deixando single channel. Estou comprando duas crucial 8gb pelo mercado livre e como lá possui a política de 7 dias para devolver, vou testar e ver se vai resolver meus problemas. Paguei R$940, em até 12x sem juros, nas duas. Até tinha olhado de uma cara mais barato (postei o link em páginas anteriores), mas o vendedor começou a vender esse mês e o Vulturex me deu um toque na questão de ser OEM, então desconfiei. Já esse cara que comprei é mercado lider premium, vendendo no mercado livre há mais de 5 anos.
 
Acho que esse AGESA e o trablho nos Bios dessa vez foram excelentes. Aqui, confirmo grande melhora na Prime B350-Plus com 3803.
A única ressalva é que continua sem funcionar o "load" em "OC profile" para restaurar as configs. do setup. Em verdade, digo-vos, em nenhuma versão de bios que usei funcionou.
Setei tudo manualmente e.. voilà!... subiu lindamente, sem beeps, sem training... vou voltar a "espremer" a DRAM pra ver se é essa maravilha toda.

Judit:
Expliquei errado, foi mal... é na opção de salvar suas configs em arquivo .CMO no pendrive. Salva ok, mas, dá erro ao carregar de volta.

.
 
Última edição:
Senhores,
tava fazendo nada mesmo, calorão, resolvi atualizar a BIOS da MoBo e ver de qual que é das memórias.
Tentei do jeito mais simples: usei a opção Try it! da MoBo e coloquei 3333Mhz 18-18-18-36 com 1.37V e deu boot (KIT GEIL EVO X - XMP nominal 3200 16-16-16-36)

Pergunta agora: como faço pra testar a estabilidade delas funcionando assim? É melhor 3200Mhz 16-16-16-36 ou 333 18 18 18 36 ?
6VeFHQ1.jpg

 
adicionando informações:
ujb2MY7.jpg
 
Última edição:
Pessoal.

Testando a bios para as Rock X370 Taichi e Pro Gaming, já com suporte Pinnacle Ridge, agesa 1.0.0.0 .

Interessante os novos parâmetros.
F1SNlix.png



lEcFdcq.png

XA0Jj7h.png

c5ieg56.png

fbBH5Ga.png

Agora vou testar no OC.

@Edno01

Vou dar uma olhada.
 
Overclock agora é feito no AMD CBS ou pelo modo "AsRock", a bios tem diversos novos parâmetros de ajuste nos APUs, Summit Ridge e Pinnacle Ridge.

Overclock na memória se mostra muito mais estável, overclock na CPU continua limitado mas acredito que na bios final essa questão vai estar resolvida.

Esse CPU faz 4.1GHz com 1.43V e 4GHz com 1.39V. Ainda tem alguma coisa errada no LLC da Taichi quando se ultrapassa 1.4V.

blrHQQI.png
Testei essa Bios e gostei dela, mas ela tem um Bug que eu não curti porque acho ele bem relevante... Ela não seta a voltagem da memória se for maior que a do Perfil X.M.P da memória. :/ Queria que você confirmasse isso pra mim depois, talvez seja um caso isolado. :D

Edit: CBS funciona normal, só modo Asrock que tá bugado.
 
Última edição:
Testei essa Bios e gostei dela, mas ela tem um Bug que eu não curti porque acho ele bem relevante... Ela não seta a voltagem da memória se for maior que a do Perfil X.M.P da memória. :/ Queria que você confirmasse isso pra mim depois, talvez seja um caso isolado. :D
Sim, é verdade, esqueci de mencionar. É uma versão de testes, na versão final acredito e espero que estes detalhe estejam resolvidos.
Outro bug é que o perfil salvo no AMD CBS não carrega da maneira "tradicional". Você tem que carregar ele, , altere o OC Mode Change para "AsRock Setting", salve, reinicie. Ao retornar na bios habilite novamente o CBS e os valores da memória vão estar todos lá em UMC Common options>DRAM Timing Configuration .
 
Última edição:
Sim, é verdade, esqueci de mencionar. É uma versão de testes, na versão final acredito e espero que estes detalhe estejam resolvidos.
Outro bug é que o perfil salvo no AMD CBS não carrega da maneira "tradicional". Você tem que carregar ele, entrar no AMD CBS> UMC Common options>DRAM Timing Configuration e habilitar o overclock. Vai estar tudo em alto, como se não tivesse salvo nenhum timing - Salve, reinicie, entre na bios novamente. Dai carregue o perfil novamente e então os valores vão estar lá.
Exatamente, resumiu muito bem resumido. Tá bem trabalhoso e cansativo por causa disso, mas é uma bios beta, então paciência. :feelbad::vinho:
Obrigado por postar essa BIOS aqui. :)
 
Exatamente, resumiu muito bem resumido. Tá bem trabalhoso e cansativo por causa disso, mas é uma bios beta, então paciência. :feelbad::vinho:
Obrigado por postar essa BIOS aqui. :)
Resenha.
Carregue o perfil, altere o OC Mode Change para "AsRock Setting" salve, reinicie. Ao retornar habilite novamente o CBS e os valores da memória vão estar todos lá;
 
Resenha.
Carregue o perfil, altere o OC Mode Change para "AsRock Setting" salve, reinicie. Ao retornar habilite novamente o CBS e os valores da memória vão estar todos lá;
Eu já fiz isso e de fato está certo de alguma forma, o problema é que ele não aplica uma voltagem acima do X.M.P da Ram, mesmo salvando os timmings da memória. Se você colocar 1.37v na bios, por exemplo, ele não aplica mesmo dessa forma com citou. Até agora, só da para fazer overclock completo se você sempre recomeçar do zero por CBS via P-State, aí ele salva a Voltagem diferente e acima de 1.35v.
 
Essa ultima BIOS esta show, (pena que não resolveu meu problema de incompatibilidade com um dos pentes )
Essa RAM não passava de 2400Mhz nem ferrando, agora já consegui 2800 com as mesmas latências só subi a voltagem para 1.25



Over no processador tbm ficou legal, 3.7Ghz com 1.250V e soC em auto= 0.950 cooler box =/, temperatura não passa de 63° jogando e 72° no prime95 ( a placa mãe não tem leitura de VRM... mas aparece la no hwinfo64 temperatura 1 ate temperatura 5, um deles é do VRM, só não sei qual uma delas bate 63° no prime95 as outras não passam de 55°
Pena eu estar com um pente de memoria de escanteio para não passar raiva com as travadas
 
Ontem atualizei a bios, carreguei o xmp 3200 e subiu lindamente, joguei um pouco sem novidades, acho que agora vai!!!
 
Aqui, comemorei cedo demais... mesma config de antes, FIFA17 fechou 3 vezes, BF1 2 vezes e 2 telas azuis no Prime95 (blend e In-large).
subi o Vsoc 1,1750 >> 1,18125 V e rodei Prime95 in-large 10 min sem problema. Vamos ver como ficará em jogos...

off: alguém também com problema para copiar/colar no fórum (ex.: de um post para outro) com o EDGE ??
Estou tendo de copiar para bloco de notas e dele de volta pro tópico.

.
 
Eu já fiz isso e de fato está certo de alguma forma, o problema é que ele não aplica uma voltagem acima do X.M.P da Ram, mesmo salvando os timmings da memória. Se você colocar 1.37v na bios, por exemplo, ele não aplica mesmo dessa forma com citou. Até agora, só da para fazer overclock completo se você sempre recomeçar do zero por CBS via P-State, aí ele salva a Voltagem diferente e acima de 1.35v.
É, a voltagem da ram não tem jeito mesmo.
 
Essa ultima BIOS esta show, (pena que não resolveu meu problema de incompatibilidade com um dos pentes )
Essa RAM não passava de 2400Mhz nem ferrando, agora já consegui 2800 com as mesmas latências só subi a voltagem para 1.25



Over no processador tbm ficou legal, 3.7Ghz com 1.250V e soC em auto= 0.950 cooler box =/, temperatura não passa de 63° jogando e 72° no prime95 ( a placa mãe não tem leitura de VRM... mas aparece la no hwinfo64 temperatura 1 ate temperatura 5, um deles é do VRM, só não sei qual uma delas bate 63° no prime95 as outras não passam de 55°
Pena eu estar com um pente de memoria de escanteio para não passar raiva com as travadas


Brother, se só dá pau em um dos pentes independente dos timings utilizados então o problema não é compatibilidade. Seu pente tá bichado.
 
É, a voltagem da ram não tem jeito mesmo.
 


Brother, se só dá pau em um dos pentes independente dos timings utilizados então o problema não é compatibilidade. Seu pente tá bichado.

Eu pensava a mesma coisa, Mas fui testar o pente em um pc Intel, e la nada de erro, falha, rodou liso...
E tbm tem o fato do @Mathekta ter exatamente o mesmo problema
Entrei em contato com Asus e Corsair, Corsair diz que se funciona em Intel não podem dar RMA, e Asus não da RMA pq o modelo da RAM não esta no QVL...
Estou falando com um amigo meu que tem uma hiperX 8Gb 2133 Micron, para trocar meu pente com ele, já testei e funcionou, tenho duvida se pode dar problema a longo prazo, modelos e marcas diferentes de RAM?
 
Qual ou quais as melhores opções de refrigeração para o ryzen?To achando que meu water cooler não tá dando conta do recado.
Pensando em um air cooler top ou um water cooler melhor. Queria o noctua mas é dificil achar, já ouviram falar do Cryorig R1?

Quais os mais recomendados para segurar a menor temperatura possivel.
 
Qual ou quais as melhores opções de refrigeração para o ryzen?To achando que meu water cooler não tá dando conta do recado.
Pensando em um air cooler top ou um water cooler melhor. Queria o noctua mas é dificil achar, já ouviram falar do Cryorig R1?

Quais os mais recomendados para segurar a menor temperatura possivel.

Brother, eu sei que cada um é cada um, que a gente tem as nossas paranóias com o PC e tal, todo mundo tem, mas você já usa um WC de 240mm, será que vale MESMO a pena gastar mais grana ainda por causa de 100 MHz? Aqui no meu 1700 eu tô rodando em 3.8 GHz com cooler stock, acredito que em 3.9 GHz esse WC segura de boa, não?
 
Só pra confirmar o que os colegas já falaram, a nova BIOS da Asus, aceitou o OC de memórias via XMP (DOCP) pra 2933MHz.
Tenho uma Rog Strix B350, e 2x8gb Corsair Vengeance LPX 3000.
Na outra bios, não conseguia deixar nem em 2600MHz.
Ontem a noite só mexi no DOCP e testei no FH3. Joguei uns 20 minutos pq já estava tarde. Talvez no final de semana eu faça mais testes.
 
Pergunta simples: quem força mais o VRM das placas: Ryzen 7 1700 ou Ryzen 5 1600X?
 
@Edno01

Em stock executando AVX o R7 1700 deve soliticar um pouco mais do VRM.

Mas e em outros casos?

Na verdade eu queria saber a corrente e o consumo de cada um dos Ryzen, rs. Só sei que o 1800X em stock são ~80 A e a 4 GHz são ~100 A.
 
Mas e em outros casos?
Em cargas muito específicas ou em single core onde é permitido ao 1600X rodar um dos cores rodar a 4GHz o mesmo deve solicitar mais. De qualquer maneira em um cenário como renderização ou prime 95 o R7 deve judiar mais do VRM.

Os 1600X me parecem ser, na sua grande maioria, CPUs high leakage.
Os R7 mais recentes tem se mostrado overclockers muito melhores na questão Vcore, esse que tenho aqui estabiliza 3800Mhz com apenas 1.18V. Não tenho visto o mesmo nos R5.
 
@VultureX, @Dalai Brahma e demais colegas:

Estou em busca de um kit DDR4 (é, eu sei) de 16Gb B-die e de tamanho "pequeno" (máx 42mm de altura) e que não custe mais que USD 250. Tava vendo na bhphotovideo um kit Ballistix Elite que sai por $245.08 já com o imposto e frete. O modelo é o BLE2K8G4D32BEEAK 3200Mhz 15-16-16

E agora vem a questão: esse kit é B-die ou não? Sei que o 3466 é... E esse? Alguem viu um Thaiphoon Burner desses kits que estou querendo comprar?

Quem puder me ajudar informando, agradeço bastante!
 
@VultureX, @Dalai Brahma e demais colegas:

Estou em busca de um kit DDR4 (é, eu sei) de 16Gb B-die e de tamanho "pequeno" (máx 42mm de altura) e que não custe mais que USD 250. Tava vendo na bhphotovideo um kit Ballistix Elite que sai por $245.08 já com o imposto e frete. O modelo é o BLE2K8G4D32BEEAK 3200Mhz 15-16-16

E agora vem a questão: esse kit é B-die ou não? Sei que o 3466 é... E esse? Alguem viu um Thaiphoon Burner desses kits que estou querendo comprar?

Quem puder me ajudar informando, agradeço bastante!
Teve um ou dois usuários que compraram essa memória e ela era Dual Rank. A única crucial B-die é que tem velocidade XMP de 3466.
Pensando pelo lado da esperança pode ser que eles tenham mudado para os novos chips micron de 8gb mas eu não apostaria dinheiro nisso.
 
Teve um ou dois usuários que compraram essa memória e ela era Dual Rank. A única crucial B-die é que tem velocidade XMP de 3466.
Pensando pelo lado da esperança pode ser que eles tenham mudado para os novos chips micron de 8gb mas eu não apostaria dinheiro nisso.

Mercado americano é muito inteligente nesse quesito. Todas, TODAS as memórias B-die não saem por menos de $265... Hahahahaha.

Vou acabar ficando com um kit 2x4Gb mesmo e em 2019 faço um UP nas memórias, é o jeito.
 
Em cargas muito específicas ou em single core onde é permitido ao 1600X rodar um dos cores rodar a 4GHz o mesmo deve solicitar mais. De qualquer maneira em um cenário como renderização ou prime 95 o R7 deve judiar mais do VRM.

Os 1600X me parecem ser, na sua grande maioria, CPUs high leakage.
Os R7 mais recentes tem se mostrado overclockers muito melhores na questão Vcore, esse que tenho aqui estabiliza 3800Mhz com apenas 1.18V. Não tenho visto o mesmo nos R5.

Essa medida de "judiar" o VRM é diretamente relacionada com o consumo de energia do CPU? Ou é relacionada a corrente?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo