[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Podem confirmar se essa BIOS grava a configuração de tensão DRAM corretamente? Na BIOS dos outros modelos ASRock X370, a tensão DRAM não mantém a tensão fixada voltando sempre para o valor padrão do perfil XMP.
 
Última edição:
Podem confirmar se essa BIOS grava a configuração de tensão DRAM corretamente? Na BIOS dos outros modelos X370, a tensão DRAM não mantém a tensão fixada voltando sempre para o valor padrão do perfil XMP.

Como assim? Na bios da minha asus x370 pro, matém a tensão que eu setar normalmente...
 
Podem confirmar se essa BIOS grava a configuração de tensão DRAM corretamente? Na BIOS dos outros modelos ASRock X370, a tensão DRAM não mantém a tensão fixada voltando sempre para o valor padrão do perfil XMP.
Na bios BETA não era possível alterar a tensão da ram, na 4.40 o recurso está funcional.
 
Na bios BETA não era possível alterar a tensão da ram, na 4.40 o recurso está funcional.
A ASRock lançou uma atualização 4.60 para a Pro4, uma três semanas depois que lançou a 4.50 para a própria e as demais. Se essa 4.60 está ok e agora a 4.40 da Taichi também, quem sabe saída uma 4.60 pras demais.
 
A ASRock lançou uma atualização 4.60 para a Pro4, uma três semanas depois que lançou a 4.50 para a própria e as demais. Se essa 4.60 está ok e agora a 4.40 da Taichi também, quem sabe saída uma 4.60 pras demais.
O q eu disse é que agora dá para alterar a voltagem da memória mas pessoalmente estou bastante decepcionado com a versão final da bios.
Tirando a voltagem da ram que agora está funcional e o bclk a bios ainda está lotada de bugs.
 
Última edição:
Bem sério isso.
1.55V é coisa demais para ram, ainda que muito bem ventilada.


Saiu a versão final, 4.40 para AsRock Taichi e Fatal1ty X370 Professional Gaming.

É compulsório proceder no update para a versão 3.30 antes de fazer o update para a 4.40. Faça pelo instant flash ( dentro da bios, em tools ) ou pelo DOS.

X370 Taichi


X370 Pro gaming

Vulturex, você faz ideia de onde está agora a opção BankGroupSwapAlt? O BGS eu achei; o alternativo, cacei e não estou encontrando.
 
O q eu dise é que agora dá para alterar a voltagem da memória mas pessoalmente estou bastante decepcionado com a versão final da bios.
Tirando a voltagem da ram que agora está funcional e o bclk a bios ainda está lotada de bugs.
O mesmo está ocorrendo com a 4.50, cheia de bugs. Voltei para a 3.40, onde consigo manter o OC da RAM estável.
 
Ae galera, tô acertando a mão com o meu kit. Nunca tinha conseguido passar dos 1700 cb. Acho que está excelente, com cooler stock, e memórias LPX...

CPU em x 38.25 @ 1.315V (~ 1.28 V após drop)
Memórias em 2933 MHz - 16-17-17-17-35-52 @ 1.2 V

 
Última edição:
Nessa bios ele foi removido.

Além dos bugs removeram opções. Que ótimo. 5 meses até lançarem uma nova bios. A Asrock está se superando.

Honestamente, essas bios da AMD são um convite para o sujeito ligar o "F0D@-S3" e pagar mais caro por produtos da Intel.
 
Não sei se mais alguém esta passando por problemas com a nova BIOS da MSI. Mas como vi alguém, alguns posts atras falando sobre problemas com as voltagens da nova BIOS... ai vai
Vi no fórum da MSIa traves dos moderadores, que ela já esta ciente dos problemas e algumas BSOD são causados pq, do nada, a voltagem da RAM vai pra 1.55. Orientaram a, mesmo com XMP ativo, setar manualmente a voltagem da ram na BIOS pra evitar esses saltos.

Ainda nao testei pra ver se da certo, mas vai a dica..


sim isso é fato, tive que manualmente setar a velocidade e os timmings, mas ela ja tinha aceitado a velocidade de 3000mhz de primeira, só a questao de voltagem e timmings que eu quis apertar mais e deu certo.
 
  • Curtir
Reações: wmh
sim isso é fato, tive que manualmente setar a velocidade e os timmings, mas ela ja tinha aceitado a velocidade de 3000mhz de primeira, só a questao de voltagem e timmings que eu quis apertar mais e deu certo.

Eu ainda carrego o XMP, mas fui lá no campo de voltagem, tirei de "auto" e forcei 1.36V ( que é oq o perfil A-XMP da placa insere). Depois disso eu não tive mais travamentos do Firefox ( que estavam frequentes).
Tela azul eu tb não tive, mas eles eram bem aleatórias, não da pra comemorar ainda. Qdo começava a dar tela azul era uma atras da outra e so parava qdo eu rodava o " default settings" na MoBo.

Ate desanimei de tentar ir além dos 3200Mhz, vai q vc forca uma voltagem lá e ela estupra sua RAM com 220V kkkk
 
  • Curtir
Reações: wmh
Finalmente os 300 fps vieram
Thank you Zen
ZCS4fST.png
 
Galera dá um help por favor...

Peguei a memoria F4-3600C16D-16GTZ 3600mhz e b die ... Logo de cara tentei fazer o xmp em 3600 e se quer deu boot, nem mexendo manualmente .

Até agora só consegui 3466 fazendo ajustes, porem fica instavel. O 3333 com timings menores completou 150% no hcitest numa boa. Porem por exemplo to usando 1.38- 1.39 para ela em 3333 mhz sendo que o padrão dela seria em 1.35v com xmp claro.

Já tentei o dram calculator e nada. Alguma dica? Achei que por ser b die e single rank iria subir facil a frequencia , de fato melhorou muito com a minha antiga, agora to fazendo 67.ns, será que não vou conseguir rodar a 3333+ ? Talvez só com a x470. Aceito dicas.
 
Bom dia, pessoal.

Não sei se o assunto é antigo e já foi discutido aqui, mas só conheci o aplicativo agora:

Asus Zenstates: http://www.mediafire.com/file/lynashsvd28nhhz/ASUS+ZenStates+0.2.2.zip

Ele faz overclock por P-States, alterando frequencia e voltagem do processador conforme a carga do sistema (como funciona originalmente). Achei muito bom e está funcionando perfeitamente na minha Asus Prime X370 Pro.
tpIJ46mwg0wtYO--iVmag7cE9kFbf2LQNGnEA8MNyp5bYkwk7Vwa40GbSNwERICsc4Y34lGVkmzoZB5NmBav_eu_SkQX5Rqe5gDabmdxsNvg4koTT8Ag1spnJdic7xoo1jeD0i9vyZS-XBPNElUaf0hQCwQK8D061tJM0GwjOcxIHLF_Ti19c8T-3wAcktoyKdmH09XHn4iISiduN1EMEbOajtppjlaE-Z86y068d-fPsTxxsBnbYI7hva_4imM8YL_9wiBaEy6thFgCHUBoUkEyJ-saae6xB7C6C9GhIlKaQW4CHjvoTE_uWZw3vjjGeed01iTS9e0n8WUwNtfTr0qtzetR77fHbw2ZnznnTaOzSOC6p2sJZjn8OB5ZTuk3C3n5pcLuxANq0FoZOcV2sgt3VAfVf6LYFHbJA1gjYZbbJfOJIUtSbz9v1yUSP9ProulmjgrxhtwwcXhy-Y1CFF37_pdLwWl_-wybME7E8WbFa8mnmxrmdLl0Aszp0OkGV90VJa_IjW58vSqCmtLJy6jg9gDnME7FeiFTqR8TO4NsSGuC9r19AD_3Dec44ZiXFZGhLs_aec7ygCk7wCgz9d_eJDy784AdVM7kMHA=w1167-h848-no

Recomendo.
 
Bom dia, pessoal.

Não sei se o assunto é antigo e já foi discutido aqui, mas só conheci o aplicativo agora:

Asus Zenstates:

Ele faz overclock por P-States, alterando frequencia e voltagem do processador conforme a carga do sistema (como funciona originalmente). Achei muito bom e está funcionando perfeitamente na minha Asus Prime X370 Pro.
tpIJ46mwg0wtYO--iVmag7cE9kFbf2LQNGnEA8MNyp5bYkwk7Vwa40GbSNwERICsc4Y34lGVkmzoZB5NmBav_eu_SkQX5Rqe5gDabmdxsNvg4koTT8Ag1spnJdic7xoo1jeD0i9vyZS-XBPNElUaf0hQCwQK8D061tJM0GwjOcxIHLF_Ti19c8T-3wAcktoyKdmH09XHn4iISiduN1EMEbOajtppjlaE-Z86y068d-fPsTxxsBnbYI7hva_4imM8YL_9wiBaEy6thFgCHUBoUkEyJ-saae6xB7C6C9GhIlKaQW4CHjvoTE_uWZw3vjjGeed01iTS9e0n8WUwNtfTr0qtzetR77fHbw2ZnznnTaOzSOC6p2sJZjn8OB5ZTuk3C3n5pcLuxANq0FoZOcV2sgt3VAfVf6LYFHbJA1gjYZbbJfOJIUtSbz9v1yUSP9ProulmjgrxhtwwcXhy-Y1CFF37_pdLwWl_-wybME7E8WbFa8mnmxrmdLl0Aszp0OkGV90VJa_IjW58vSqCmtLJy6jg9gDnME7FeiFTqR8TO4NsSGuC9r19AD_3Dec44ZiXFZGhLs_aec7ygCk7wCgz9d_eJDy784AdVM7kMHA=w1167-h848-no

Recomendo.


Com a volta do C&Q na BIOS 3803 não tem mais função, já que basta setar o clock máximo pro processador, e quando ele não estiver em uso reduz sozinho.
 
na minha, alterando o multiplicador na bios ficou sempre fixo dentro do windows.
 
na minha, alterando o multiplicador na bios ficou sempre fixo dentro do windows.
Sim, o C&Q estava desativado a muito tempo, voltou agora nessa última BIOS 3803
 
Mano, que lambança que estão essas BIOS, hein? Só digo uma coisa, se quando saírem as X470 as fabricantes abandonarem as X370 do jeito que estão hoje, não adianta nada não mudar o socket. Todo mundo vai migrar.
 
Galera dá um help por favor...

Peguei a memoria F4-3600C16D-16GTZ 3600mhz e b die ... Logo de cara tentei fazer o xmp em 3600 e se quer deu boot, nem mexendo manualmente .

Até agora só consegui 3466 fazendo ajustes, porem fica instavel. O 3333 com timings menores completou 150% no hcitest numa boa. Porem por exemplo to usando 1.38- 1.39 para ela em 3333 mhz sendo que o padrão dela seria em 1.35v com xmp claro.

Já tentei o dram calculator e nada. Alguma dica? Achei que por ser b die e single rank iria subir facil a frequencia , de fato melhorou muito com a minha antiga, agora to fazendo 67.ns, será que não vou conseguir rodar a 3333+ ? Talvez só com a x470. Aceito dicas.

Tente estes em 3466MHz, salve, reinicie e teste. Se estiver OK depois suba para 3600 e veja se o chip aguenta.
3600MHz não é fácil, geralmente tem um buraco nessa frequência e as vezes só usando bclk para mover o buraco e estabilizar.

DRAM Voltage 1.42V
VTT DDR 0.720V
SOC 1.12V
kU7KUAQ.png




ProcODT 53.3
Geardown Disabled
Powerdown Disabled
Bankgroupswap Disabled

CAD bus ClkDrv 24 Ohms
CAD bus AddrCmdDrv 24 Ohms
CAD CsOdtDrv 24 Ohms
CAD BUS CkeDRv 24 Ohms

RTT NOM Disabled
RTT WR OFF
RTT PARK RZQ/5
 
Última edição:
Legal! Onde fica essa opção?
Acho que cada placa é um caso, aqui fica na seção das configurações do CPU, mas já vem ativado por padrão em todas as placas, se você não desativou, pode só setar a freqüência máxima que ele diminui quando estiver em iddle
 
Tente estes em 3466MHz, salve, reinicie e teste. Se estiver OK depois suba para 3600 e veja se o chip aguenta.
3600MHz não é fácil, geralmente tem um buraco nessa frequência e as vezes só usando bclk para mover o buraco e estabilizar.

RTT PARK RZQ/5


Obrigado pela ajuda, aqui o sistema iniciou, e passou no realbench e occt com 3.9... Porem no hci test logo no começo aparece erros. Provavelmente vai dar problema em algum jogo acredito. Algum config especifica para arrumar? Achei o sistema normal, não ficou carregado e nem nada, porem deu esse erro.

Achei engraçado que no 2 testes de oc , tanto o realbench e occt passou numa boa.

Não sei é a nova bios, mas to com dificuldade em deixar em 4.0, altura passa dos limites. Mas em 3.9 to conseguindo abaixo dos 1.35 vai entender, porem no occt com tudo no maximo tá chegando a 80-82 graus, preocupante?
 
Obrigado pela ajuda, aqui o sistema iniciou, e passou no realbench e occt com 3.9... Porem no hci test logo no começo aparece erros. Provavelmente vai dar problema em algum jogo acredito. Algum config especifica para arrumar? Achei o sistema normal, não ficou carregado e nem nada, porem deu esse erro.

Achei engraçado que no 2 testes de oc , tanto o realbench e occt passou numa boa.

Não sei é a nova bios, mas to com dificuldade em deixar em 4.0, altura passa dos limites. Mas em 3.9 to conseguindo abaixo dos 1.35 vai entender, porem no occt com tudo no maximo tá chegando a 80-82 graus, preocupante?
Testa a temperatura nos aplicativos que você usa no dia a dia e vê quanto fica. Dificilmente um aplicativo esquenta tanto como esses testes de stress.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo