[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Bom, depois de vários testes, eis a configuração final que encontrei para o PBO. Pra mim não tá fazendo sentido nenhum, mas foi a melhor combinação que encontrei até agora.


Desse jeito o 3700X se comporta da seguinte maneira:

Multi thread:
Carga leve e mediana (jogos): 4.3 GHz
Carga pesada (benchmark, renderização, etc): entre 4.2 GHz e 4.25 GHz

Single thread:
Carga leve e mediana (utilização normal do PC): 4.375 GHz
Carga pesada: entre 4.3 GHz e 4.35 GHz

Dessa maneira é muito melhor do que fazer overclock manual porque, mesmo se eu conseguir deixar todos os núcleos em 4.3 GHz, eu ainda perco quase 100 MHz por core nas tarefas cotidianas, enquanto em jogos eu consigo manter os mesmos 4.3 GHz. Enfim, é o que tá todo mundo falando mesmo: não tem sentido nenhum fazer overclock nesse processador.


Isso não significa, no entanto, que é só ligar e sair usando. Se quiser fazer ajuste fino, vai precisar se debruçar sobre os parâmetros do PBO e ajustá-los conforme o seu PC, o que no final dá mais trabalho do que fazer o overclock tradicional.

Os gráficos abaixo mostram o salto de desempenho que tive em relação ao meu antigo processador, o 1800X (na verdade era 1700 mas eu igualava os clocks aos do 1800X).

Tudo isso foi feito com o PC da assinatura, com memórias horrívels de 2666C16 e o cooler stock.


O 3700X é um processador sensacional.

Voce pode substituir o Max CPU Overdrive, coloca 200Mhz, vai te dar um boost a mais

Rapaz, trocando o 2600X pelo 3600, foi um salto e tanto, principalmente nos games da Ubisoft onde eu tinha muito gargalo, praticamente agora ta liso, AC Odyssey foi o que mais melhorou, junto a The division 2 que jogo no low pra bater 144FPS, com o 2600X, eu não conseguia 144FPS, com o 3600 ta liso!!
 
Voce pode substituir o Max CPU Overdrive, coloca 200Mhz, vai te dar um boost a mais

Rapaz, trocando o 2600X pelo 3600, foi um salto e tanto, principalmente nos games da Ubisoft onde eu tinha muito gargalo, praticamente agora ta liso, AC Odyssey foi o que mais melhorou, junto a The division 2 que jogo no low pra bater 144FPS, com o 2600X, eu não conseguia 144FPS, com o 3600 ta liso!!

Brother, quando eu coloco 200MHz ali, meu score diminui. Por isso que eu disse que não faz sentido nenhum...

Eu tambem percebi uma boa melhor em alguns jogos, especialmente aqueles pequenos travamentos, todos sumiram.
 
latencia esta em 17-23-23-42 elas e E-die e single.

testmem5 assim o teste ?

s1OGaVI.png

Nem esquentou CPU e VRM!
 
Como assim amigo tem que esquentar mais ?

Tô elogiando, brother!
Sem stress! Na Paz! Amigo! Amigo!

Minha temperaturas são por ai, também. WC é show!
 
Bom, depois de vários testes, eis a configuração final que encontrei para o PBO. Pra mim não tá fazendo sentido nenhum, mas foi a melhor combinação que encontrei até agora.


Desse jeito o 3700X se comporta da seguinte maneira:

Multi thread:
Carga leve e mediana (jogos): 4.3 GHz
Carga pesada (benchmark, renderização, etc): entre 4.2 GHz e 4.25 GHz

Single thread:
Carga leve e mediana (utilização normal do PC): 4.375 GHz
Carga pesada: entre 4.3 GHz e 4.35 GHz

Dessa maneira é muito melhor do que fazer overclock manual porque, mesmo se eu conseguir deixar todos os núcleos em 4.3 GHz, eu ainda perco quase 100 MHz por core nas tarefas cotidianas, enquanto em jogos eu consigo manter os mesmos 4.3 GHz. Enfim, é o que tá todo mundo falando mesmo: não tem sentido nenhum fazer overclock nesse processador.


Isso não significa, no entanto, que é só ligar e sair usando. Se quiser fazer ajuste fino, vai precisar se debruçar sobre os parâmetros do PBO e ajustá-los conforme o seu PC, o que no final dá mais trabalho do que fazer o overclock tradicional.

Os gráficos abaixo mostram o salto de desempenho que tive em relação ao meu antigo processador, o 1800X (na verdade era 1700 mas eu igualava os clocks aos do 1800X).

Tudo isso foi feito com o PC da assinatura, com memórias horrívels de 2666C16 e o cooler stock.


O 3700X é um processador sensacional.
Estou pensando no mesmo up, (tenho atualmente o R7 1700@3,8 GHZ 100% estável), ao invés da Taichi tenho a Asus X 370 Pro!
Será que funcioná bem nessa MB???
Recomendam o upgrade?
 
Brother, quando eu coloco 200MHz ali, meu score diminui. Por isso que eu disse que não faz sentido nenhum...

Eu tambem percebi uma boa melhor em alguns jogos, especialmente aqueles pequenos travamentos, todos sumiram.
Outra questão que me afligue, sobretudo games em Dx 12 tenho muitas micro travadas (Division 2, Gears of War Ultimate, BF V), então estou esperançoso que o 3700X acabasse com esses problemas.
 
Outra questão que me afligue, sobretudo games em Dx 12 tenho muitas micro travadas (Division 2, Gears of War Ultimate, BF V), então estou esperançoso que o 3700X acabasse com esses problemas.
Muito provavelmente vai acabar sim. O single thread dos novos Ryzen está bem mais forte
 
Outra questão que me afligue, sobretudo games em Dx 12 tenho muitas micro travadas (Division 2, Gears of War Ultimate, BF V), então estou esperançoso que o 3700X acabasse com esses problemas.

Microstutter também pode ser causado por timer ruim, que por sua vez são quase sempre culpa do famigerado e maldito HPET.
Outro dia postei sobre um utilitário que checa seu timer e o impacto nos FPS:

Tema recorrente: HPET bugando games.

Achei um utilitário bem interessante chamado TimerBench que testa como o seu sistema fica com ou sem HPET.
Ele tem um bench gráfico fera, com Unreal Engine DX 11 - emulando Ray Tracing então é um teste bem interessante:

TimerBench - https://translate.google.com/translate?sl=de&tl=en&u=https://www.overclockers.at/articles/timerbench-ein-benchmark-fuer-windows-timer
(translate do alemão)

HPet04.png


Tá. E ai?

Bom, eu testei no meu sistema da assinatura, com G-Sync desligado pra não dar caps em 144Hz e o resultado foi interessante.
Os dois quadros menores à esquerda são os resultados com HPET ligado (de baixo) e sem HPET ( Unknown quer dizer timer desconhecido, mas já se sabe que é o timer TSC - CPU Timestamp Counter - 10Mhz do Windows 10 r.1809 em diante.

Sem HPET a resposta ao timer é muito mais rápida: 0,048 microssegundos contra 2,426 microssegundos e o FPS médio foi de 283 para 307.


Nota Salvo Melhor juizo o HPET já vem OFF em algumas instalações, mas não custa conferir.

O botão "Disable/Enable HPET" liga e desliga o HPET, então não precisa ficar mexendo na BIOS ou BCEedit. Mas tem que fazer reboot!

HPET03.png
 
Considerações a cerca da troca do meu Ryzen 5 1600 pelo Ryzen 7 3700X -> Memória -> 2400Mhz@2666Mhz no Ryzen 5 1600 , 2400@2933Mhz com Ryzen 7 3700X. Cinebench R15 -> Single Core -> 148 foi para 191. Multi Core de 1161 foi para 2107 pontos. CPU-Z -> Single Core de 364 para 493.5 _ Multi-Core -> 3108 para 5338.7 pontos. Cinbench R20 -> Single Core -> 378 para 476 pontos. Multi Core -> De 2224 para 4860 pontos. Tive 6% de ganho no benchmark do Final Fantasy XV em 1080p Standard. Tive uma média de ganho entre 5% e 10% nos jogos na Resolução 2560x1080(Ultra-Wide) com gráficos sempre no ultra ou muito alto. Mas teve um jogo que a melhora foi sensacional -> CSGO, agora não tem mais as "travadas" que tinham antes e chego a bater próximo dos 300 fps no ultra-wide sempre com gráficos no máximo. E a gameplay tanto em CSGO quanto nos outros jogos está mais estável. Nada de travadas ou perca de fps e a placa de vídeo sempre operando próximo aos 100%. Resumindo , era a troca de processador que eu estava precisando! Vou ficar com meu setup pelo menos uns 2 anos agora. Quem pegou Ryzen 3000 deve ter percebido a melhora em benchmarks e jogos. É comprar e testar pra saber do que estou falando. Melhorou em tudo! Muito feliz aqui!
 
nova bios 3.60 asrock x470 taichi

1. Atualize o AMD AGESA Combo-AM4 1.0.0.3 ABB
2. Melhore a experiência de jogo do Destiny2 com o Matisse CPU.


 
Nessa tabela alguém pode me falar qual mobo tem um conjunto melhor de phases:
ASUS TUF Gaming X570 Plus WiFi
MSI MPG X570 Gaming Edge WiFi

Tô de olho nessas duas (apesar das BIOS da MSI serem uma porcaria), iria pegar uma da Gigabyte, mas ela tem 16MiB(128Mb), enquanto as outras duas tem 32MiB(256Mb).

Poisé tava vendo aquela planilha super maneira que opolones enviou e notei que tem várias X570 com apenas 16MB de Flash Rom Bios e todos sabem que são totalmente compatíveis com os novos Zen, no entanto tem todo este reboliço com as placas antigas que estão tendo que instalar BIOS com funcionalidades capadas por não ter 32MB de espaço e sim apenas 16MB...
:hmm:
 
Poisé tava vendo aquela planilha super maneira que opolones enviou e notei que tem várias X570 com apenas 16MB de Flash Rom Bios e todos sabem que são totalmente compatíveis com os novos Zen, no entanto tem todo este reboliço com as placas antigas que estão tendo que instalar BIOS com funcionalidades capadas por não ter 32MB de espaço e sim apenas 16MB...

Pois é, felizmente não são todas as placas X570 que são de 16MiB, mas pelo menos é certeza que comprando uma delas, independente da quantidade de EPROM, será compatível com os Ryzen 4000 que serão a última geração do soquete AM4.

ERRATA: Corrigido o "infelizmente" no começo do texto para "felizmente". erro de digitação que poderia dar problemas de contexto.
 
Última edição:
Pois é, infelizmente não são todas as placas X570 que são de 16MiB, mas pelo menos é certeza que comprando uma delas, independente da quantidade de EPROM, será compatível com os Ryzen 4000 que serão a última geração do soquete AM4.

Poisé, só não entendo porque tem umas MSI X370, B350 que estão com problemas de atualizar a BIOS para os novos Zen, sendo que a alegação seria que a BIOS é pequena, cabendo somente 16MB, que deveriam ser 32MB, sendo que tem estas X570 com 16MB e são compatíveis de boas.
 
Poisé, só não entendo porque tem umas MSI X370, B350 que estão com problemas de atualizar a BIOS para os novos Zen, sendo que a alegação seria que a BIOS é pequena, cabendo somente 16MB, que deveriam ser 32MB, sendo que tem estas X570 com 16MB e são compatíveis de boas.

É porque alguma placas X570 não estão sendo compatíveis com os Ryzen 1000, por isso "dá espaço" pra colocarem compatibilidade dos Ryzen 2000 e 3000. Tmb pode ser palhaçada pra te "obrigar" a migrar pra X570 e futura B550.
 
É porque alguma placas X570 não estão sendo compatíveis com os Ryzen 1000, por isso "dá espaço" pra colocarem compatibilidade dos Ryzen 2000 e 3000. Tmb pode ser palhaçada pra te "obrigar" a migrar pra X570 e futura B550.

Ah, bom aí tem sentido, tem uns casos que eles desabilitaram cool'n'quite da BIOS para ficar compatível com os novos Ryzen, ridículo isso, é só tirar a compatibilidade dos Ryzen1x e fica tudo de boas, deixa o usuário escolher se quer ter compatibilidade com os antigos ou se abdicar, porque fez um up pro novo e nem vai querer mais usar os anteriores.

Só pode ser palhaçada mesmo, como tu disse, para obrigar a ir pros X570 e futuras B550.
 
Última edição:
Ah, bom aí tem sentido, tem uns casos que eles desabilitaram cool'n'quite da BIOS para ficar compatível com os novos Ryzen, ridículo isso, é só tirar a compatibilidade dos Ryzen1x e fica tudo de boas, deixa o usuário escolher se quer ter compatibilidade com os antigos ou se abdicar, porque fez um up pro novo e nem vai querer mais usar os anteriores.

Só pode ser palhaçada mesmo, como tu disse, para obrigar a ir pros X570 e futuras B550.

Essa putaria poderia mto bem ter acabado se a AMD fosse criteriosa nessa parte da memória EPROM, tomara que no próximo soquete isso seja colocado em prova. 32MiB ou 64MiB pra não ter estes tipos de problemas, pois dar suporte à 4 gerações no mesmo soquete não é fácil. Seria de bom útil tmb darem a opção padrão pra atualizar a BIOS sem a necessidade do CPU, pois somente em placas high end e entusiasta que tem essa opção e nem é com todas as fabricantes.
 
Essa putaria poderia mto bem ter acabado se a AMD fosse criteriosa nessa parte da memória EPROM, tomara que no próximo soquete isso seja colocado em prova. 32MiB ou 64MiB pra não ter estes tipos de problemas, pois dar suporte à 4 gerações no mesmo soquete não é fácil. Seria de bom útil tmb darem a opção padrão pra atualizar a BIOS sem a necessidade do CPU, pois somente em placas high end e entusiasta que tem essa opção e nem é com todas as fabricantes.

Ah, poisé, tem isso também, o normal é atualizar com a CPU, e se tira o suporte o cara dá uma rasteira em si mesmo, sahsahsahsahs....
 
Ah, bom aí tem sentido, tem uns casos que eles desabilitaram cool'n'quite da BIOS para ficar compatível com os novos Ryzen, ridículo isso, é só tirar a compatibilidade dos Ryzen1x e fica tudo de boas, deixa o usuário escolher se quer ter compatibilidade com os antigos ou se abdicar, porque fez um up pro novo e nem vai querer mais usar os anteriores.

Só pode ser palhaçada mesmo, como tu disse, para obrigar a ir pros X570 e futuras B550.
Mas isso nao tem nada a ver com o tamanho em si, tema ver com a pressa que as fabrcantes tem q ter pra aprontar os coisas antes do lançamento.
A AMD entrega a AGESa sempre em cima da hora e as fabricantes que se virem nos 30, ai pra adequar a BIOS no tamanho da EPROM elas fazem nas coxas e depois vai ajeitando aos poucos.
 
Exatamente, a MSI mesmo lançou uma bios capada sem RAID e OC Profile, e agora que conseguiu ajeitar tudo já adicionou essas features novamente.
 
Exatamente, a MSI mesmo lançou uma bios capada sem RAID e OC Profile, e agora que conseguiu ajeitar tudo já adicionou essas features novamente.

Legal, que eu tinha visto até agora era só notícia de BIOS capada, não vi nehuma notícia de eles terem "ajeitado tudo".
 
Taichi X570 por 250 Trump, compensa? Eu tô ligado nos problemas do chipset dela, mas será que foi em mtas ou minoria?
 
Taichi X570 por 250 Trump, compensa? Eu tô ligado nos problemas do chipset dela, mas será que foi em mtas ou minoria?
da uma pesquisada, parece que dessa vez o VRM dela ( que era o forte da series passadas) ta bem na media das outras...
Asus parece ter feito as melhores X570 ( apesar do exagero daquele auê que rolou nuns slides ai)
 
da uma pesquisada, parece que dessa vez o VRM dela ( que era o forte da series passadas) ta bem na media das outras...
Asus parece ter feito as melhores X570 ( apesar do exagero daquele auê que rolou nuns slides ai)
Vlw pelo feedback, acabei pegando uma Taichi X570 msm, por 255 Trumps acho que foi um bom negócio (aprox 1000 Reais). Tô agora na dúvida em qual redirecionador eu uso, já conheço a MyVipBox, mas queria testar a Box4World. Porém tô achando que vou de MyVipBox.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo