[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
mas isso porque sua placa mãe não suporta os mhz máximo que o seu pente promete... correto?

A minha não consta ou eu vi errado no site da minha mobo, mas, consta que aceita 3600(oc)

É uma limitação do processador. Com Ryzen Gen+ a mobo vai até 3.466Mhz tranquilo.
DDR4 @3600Mhz só com Ryzen 3X00.
 
Ta saindo vários videos do pessoal ensinando a fazer over nos Ryzens, mas quero lembrar e parabenizar o @VultureX que foi o primeiro a fazer isso criando esse tópico em 2017. Na época saí de um 2600K para um 1700 e este tópico me ajudou muito.:true::bat:
 
Ta saindo vários videos do pessoal ensinando a fazer over nos Ryzens, mas quero lembrar e parabenizar o @VultureX que foi o primeiro a fazer isso criando esse tópico em 2017. Na época saí de um 2600K para um 1700 e este tópico me ajudou muito.:true::bat:

Overclock no 3700X é totalmente inútil. Pelo menos no meu. Com overclock eu mal consigo manter 4.2 estáveis, enquanto com PBO ele dá picos de 4.4 e mantém 4.3 em jogos. A AMD tirou boa parte da graça da galera entusiasta heheh.
 

Amigos, comprei esta memória, ela é compatível com Ryzen 7 + x570 aorus?

Caso não, o que fazer? AHHA
É DDR4? então é compatível.
Eu não sou fan dessa lista de compatibilidade de memória que a fabricante faz pras placas mães. pois, e eu to me baseando no que um carinha famoso, o buildzoid, pelo seu conhecimento no assunto falou: essas lista não são definitivas e são incompletas pra caraio. Tanto que eu nem liguei de ver ela quando comprei minhas peças. E olha minha assinatura. são dois pentes de memória completamente diferente um do outro, e um nem está na lista da minha placa mãe.
Não faz mal olhar a lista, mas ela Não vai refletir a experiencia na vida real 100%. Garanto que algum infeliz que teve insucesso com peças em tese compatíveis, por simples azar.
Ela é basicamente uma lista de pentes que a fabricante testou e o sistema deu, se me lembro bem, POST (que é antes do boot) então não quer dizer que é 100% estável, pois pra averiguar isso, pra cada kit, ia demorar muuuuito tempo.
A moral é que se é DDR4, tem que funcionar em slot DDR4 e ponto final.
AGORA OS CLOCKS, é outra história. Lembrem que a controladora de memória está no processador, e não na placa mãe. O próprio ryzen é que é o maior limitador do clock da ram máximo possível. e vou relembrar que isso varia com a qualidade da CPU que tu tem, o mesmo modelo de processador, como um 2600, pode conseguir chegar em 3200mhz ou não passar de 2666.
E além disso, a AMD garante as seguintes velocidades de ram com os ryzen. 2400mhz pros ryzen de primeira geração, 2666 pra segunda geração e 2933 pra terceira (sendo que muita gente ta conseguindo resultados muito além de 2933 com os de terceira geração). Acima disso é sempre considerado overclock. Tanto que o padrão é sempre um novo sistema iniciar com as memórias em 2133mhz, necessitando ativar o perfil de clock maior na UEFI/BIOS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Overclock no 3700X é totalmente inútil. Pelo menos no meu. Com overclock eu mal consigo manter 4.2 estáveis, enquanto com PBO ele dá picos de 4.4 e mantém 4.3 em jogos. A AMD tirou boa parte da graça da galera entusiasta heheh.
bom, agora o entusiasta pode focar em outras configurações, como timing das memórias, overclock de barramento principal e ou do infinity fabric, undervolt ou overvolt de diferentes partes do processador...e melhoria da dissipação de calor, que ajuda no auto overclock.
 
Última edição:
É DDR4? então é compatível.
Eu não sou fan dessa lista de compatibilidade de memória que a fabricante faz pras placas mães. pois, e eu to me baseando no que um carinha famoso, o buildzoid, pelo seu conhecimento no assunto falou: essas lista não são definitivas e são incompletas pra caraio. Tanto que eu nem liguei de ver ela quando comprei minhas peças. E olha minha assinatura. são dois pentes de memória completamente diferente um do outro, e um nem está na lista da minha placa mãe.
Não faz mal olhar a lista, mas ela Não vai refletir a experiencia na vida real 100%. Garanto que algum infeliz que teve insucesso com peças em tese compatíveis, por simples azar.
Ela é basicamente uma lista de pentes que a fabricante testou e o sistema deu, se me lembro bem, POST (que é antes do boot) então não quer dizer que é 100% estável, pois pra averiguar isso, pra cada kit, ia demorar muuuuito tempo.
A moral é que se é DDR4, tem que funcionar em slot DDR4 e ponto final.
AGORA OS CLOCKS, é outra história. Lembrem que a controladora de memória está no processador, e não na placa mãe. O próprio ryzen é que é o maior limitador do clock da ram máximo possível. e vou relembrar que isso varia com a qualidade da CPU que tu tem, o mesmo modelo de processador, como um 2600, pode conseguir chegar em 3200mhz ou não passar de 2666.
E além disso, a AMD garante as seguintes velocidades de ram com os ryzen. 2400mhz pros ryzen de primeira geração, 2666 pra segunda geração e 2933 pra terceira (sendo que muita gente ta conseguindo resultados muito além de 2933 com os de terceira geração). Acima disso é sempre considerado overclock. Tanto que o padrão é sempre um novo sistema iniciar com as memórias em 2133mhz, necessitando ativar o perfil de clock maior na UEFI/BIOS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


bom, agora o entusiasta pode focar em outras configurações, como timing das memórias, overclock de barramento principal e ou do infinity fabric, undervolt ou overvolt de diferentes partes do processador...e melhoria da dissipação de calor, que ajuda no auto overclock.

Concordo, com algumas ressalvas.
Mobos middle e high end tocam facil qq DDR4 com um mínimo de qualidade e a elas pode se aplicar as teses do seu post.

Mas algumas mobos low end tem uma enorme dificuldade para rodar uma memória boa, se botar uma ruim lascou tudo.
Há limitações de toda ordem nesse placas:
  • VRM fraco, com baixa capacidade de entregar energia na voltagem e amperagem necessária, como 1,35V e acima;
  • Componentes de 3º linha, pontas de estoque na China;
  • BIOS LIXO, que não comporta ou não sabe sequer ler os perfis XMP da memória.
Então nesse caso, a QVL de memória é questão de vida ou morte pra essas placas.
 
Concordo, com algumas ressalvas.
Mobos middle e high end tocam facil qq DDR4 com um mínimo de qualidade e a elas pode se aplicar as teses do seu post.

Mas algumas mobos low end tem uma enorme dificuldade para rodar uma memória boa, se botar uma ruim lascou tudo.
Há limitações de toda ordem nesse placas:
  • VRM fraco, com baixa capacidade de entregar energia na voltagem e amperagem necessária, como 1,35V e acima;
  • Componentes de 3º linha, pontas de estoque na China;
  • BIOS LIXO, que não comporta ou não sabe sequer ler os perfis XMP da memória.
Então nesse caso, a QVL de memória é questão de vida ou morte pra essas placas.
Placa Mãe Gigabyte X570 Aorus Elite, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4
E essa placa acima? Será que terei problema com está memória, ou ela é boa e não preciso me preocupar? A VGA 5700xt que comprei chegará hoje, e amanhã o restante da build.

Memória DDR4 G.Skill Trident Z Royal, 16GB (2X8GB) 3600MHz, F4-3600C18D-16GTRG
 
Realmente acabou toda a graça do over , seja com amd, seja com intel.
Tive athlon, opteron, athlon x2 e tantos outros processadores intel e amd que sempre me divertiam nas tentativas bem sucedidas de over.
Ainda tenho um atlhon 3000+ que usava de 1800mhz para 2700mhz.
Meu i7 4790k, chego até 5ghz. Fora outros processadores q subiam 50% ou até mais do clock padrão.
Agora fica-se brigando com o hardware para alcançar 100 a 200mhz de over?
Esquece. Não compensa mais gastar com boas placas e sistema de refrigeração com intenção de over.
 
Placa Mãe Gigabyte X570 Aorus Elite, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4
E essa placa acima? Será que terei problema com está memória, ou ela é boa e não preciso me preocupar? A VGA 5700xt que comprei chegará hoje, e amanhã o restante da build.

Memória DDR4 G.Skill Trident Z Royal, 16GB (2X8GB) 3600MHz, F4-3600C18D-16GTRG

Dificilmente vc terá sustos com essa placa top. E as memórias são muito boas. Acho que aguentam CL16 tranquilamente

Mas não custa conferir o QVL , só pra ter certeza.

O que eu escrevi se refere a placas low end, aquelas baratas demais pra serem boas.
 
Dificilmente vc terá sustos com essa placa top. E as memórias são muito boas. Acho que aguentam CL16 tranquilamente

Mas não custa conferir o QVL , só pra ter certeza.

O que eu escrevi se refere a placas low end, aquelas baratas demais pra serem boas.

Te entendo amigo, apenas perguntei porque, verifiquei no site lá da placa no manual qvl blablabla, e não consta tais pentes de memoria,
 
É normal uma mobo só da imagem quando quando as memórias estão em determinados slots?, no caso , adquiri uma x470 prime pro da Asus e ela só da imagem quando as memórias estão nos slots 2 e 4, minhas memórias constam no qvl da mobo
 
É normal uma mobo só da imagem quando quando as memórias estão em determinados slots?, no caso , adquiri uma x470 prime pro da Asus e ela só da imagem quando as memórias estão nos slots 2 e 4, minhas memórias constam no qvl da mobo
No manual recomenda 2 e 4 pra melhor compatibilidade...
 
É normal uma mobo só da imagem quando quando as memórias estão em determinados slots?, no caso , adquiri uma x470 prime pro da Asus e ela só da imagem quando as memórias estão nos slots 2 e 4, minhas memórias constam no qvl da mobo

Leia o manual da sua placa mãe, lá vai estar especificado que estes são os slots a serem utilizados quando se usa 2 pentes de memória, então sim, normal.
 
Fala galera..Minha placa mãe deu problema e gostaria de montar uma máquina a partir dos hardwares que tenho aqui ou montar uma do zero aproveitando somente a fonte, quem sabe até um da serie Ryzen da AMD. Minha configuração atual e:

I5 4670k
Cooler: SilverStone Argon Series AR01
16gb DDR3 2400mhz G.Skill Trident
HD: 1Tb + 1Tb WD
SSD 120gb Samsung Evo 840
GTX 770 Gigabyte Windforce
EVGA 850w Gold - Modular

A placa mãe que deu problema era uma Gigabyte G1.sniper z87

Esse PC na época foi montado com o foco para os mais variados tipos de jogos. Hoje eu já não jogo quase nada. Apenas League of Legends e World of Warcraft. Utilizo mais para trabalho (principalmente Excel) estudos, seriados e navegação.

A minha ideia e ter um computador com o mesmo desempenho de antes ou acima disso e pensando a longo prazo, pra não precisar fazer upgrade tão cedo.

Valeu
 
Fala galera..Minha placa mãe deu problema e gostaria de montar uma máquina a partir dos hardwares que tenho aqui ou montar uma do zero aproveitando somente a fonte, quem sabe até um da serie Ryzen da AMD. Minha configuração atual e:

I5 4670k
Cooler: SilverStone Argon Series AR01
16gb DDR3 2400mhz G.Skill Trident
HD: 1Tb + 1Tb WD
SSD 120gb Samsung Evo 840
GTX 770 Gigabyte Windforce
EVGA 850w Gold - Modular

A placa mãe que deu problema era uma Gigabyte G1.sniper z87

Esse PC na época foi montado com o foco para os mais variados tipos de jogos. Hoje eu já não jogo quase nada. Apenas League of Legends e World of Warcraft. Utilizo mais para trabalho (principalmente Excel) estudos, seriados e navegação.

A minha ideia e ter um computador com o mesmo desempenho de antes ou acima disso e pensando a longo prazo, pra não precisar fazer upgrade tão cedo.

Valeu

Rafael,
este forum aqui é um pouco mais técnico, acho que a sua questão é mais adequada para o forum https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/duvidas-sobre-upgrade-de-pecas-poste-aqui.633752/

Dito isso, upgrade é uma questão de orçamento e oportunidades. Pode ser desde uma promoção de Ryzen 1600 + mobo A320 até um 3900x + placa B570.
O meio termo seria Ryzen 3600 + mobo B450.
Mémorias são DDR4 compatíveis com sua placa mãe (veja a lista QVL de memórias da sua mobo ANTES de compras DDR!), com 3000Mhz ou acima. Ideal 3200Mhz CL 14 a 16
 
Rafael,
este forum aqui é um pouco mais técnico, acho que a sua questão é mais adequada para o forum https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/duvidas-sobre-upgrade-de-pecas-poste-aqui.633752/

Dito isso, upgrade é uma questão de orçamento e oportunidades. Pode ser desde uma promoção de Ryzen 1600 + mobo A320 até um 3900x + placa B570.
O meio termo seria Ryzen 3600 + mobo B450.
Mémorias são DDR4 compatíveis com sua placa mãe (veja a lista QVL de memórias da sua mobo ANTES de compras DDR!), com 3000Mhz ou acima. Ideal 3200Mhz CL 14 a 16

Obrigado pela resposta. E desculpa em postar no lugar errado. Vou migrar o post pra lá. Valeu
 
Senhores, curiosidade é uma merd*. Fazia tempo que estava usando em 2666Mhz CL14, porém de umas 2 semanas pra cá, observei alguns crashs ou freezes, pois bem, achei que fosse a memória, subi de 1.32V pra 1.35V. E por coincidência, também upei o driver de um 411.xx pra um 417.xx, os crashs pararam. Porém semana passada tive mais 2 crashs novamente, isso no Windows sem fazer nada, aí estava achando que era memória, porém não ocorreu novamente, deixei quieto. Hoje deu um erro escabroso "ATTEMPT TO WRITE ON READ ONLY MEMORY", pois bem fui aumentar a voltagem de 1.35V pra 1.38V e um pouco do VSOC 1.020V pra 1.044V, resultado, o Windows nem abre.
Voltei para 1.32V, rodou normalmente. Baixei agora pra 1.28V, ainda normal.

-Será que não é aquele caso de faixa de voltagem que a memória funciona? Esse chip Micron-A Die preferir voltagens menores? Pode ser que com voltagens menores na casa de 1.25~1.30V eu consiga chegar a @2933?
 
Senhores, curiosidade é uma merd*. Fazia tempo que estava usando em 2666Mhz CL14, porém de umas 2 semanas pra cá, observei alguns crashs ou freezes, pois bem, achei que fosse a memória, subi de 1.32V pra 1.35V. E por coincidência, também upei o driver de um 411.xx pra um 417.xx, os crashs pararam. Porém semana passada tive mais 2 crashs novamente, isso no Windows sem fazer nada, aí estava achando que era memória, porém não ocorreu novamente, deixei quieto. Hoje deu um erro escabroso "ATTEMPT TO WRITE ON READ ONLY MEMORY", pois bem fui aumentar a voltagem de 1.35V pra 1.38V e um pouco do VSOC 1.020V pra 1.044V, resultado, o Windows nem abre.
Voltei para 1.32V, rodou normalmente. Baixei agora pra 1.28V, ainda normal.

-Será que não é aquele caso de faixa de voltagem que a memória funciona? Esse chip Micron-A Die preferir voltagens menores? Pode ser que com voltagens menores na casa de 1.25~1.30V eu consiga chegar a @2933?

Seria o caso de testar na prática, aqui também, não adianta socar voltagem nas SK Hynix AFR que elas simplesmente espanam, deve haver sim algo como uma relação de voltagens x frequência x timings ideal.
 
Seria o caso de testar na prática, aqui também, não adianta socar voltagem nas SK Hynix AFR que elas simplesmente espanam, deve haver sim algo como uma relação de voltagens x frequência x timings ideal.
Uma coisa que estava vendo, e tenho quase certeza que era isso. Nesse meio tempo atualizei para o W10 1903, ele de alguma forma deve ser mais sensível com as memórias.

Estava usando o tRFC em 400, sendo que é um valor alternativo no DRAM Calculator, e aconteceu exatamente o sintoma de ter tRFC baixo, que é Data Corrompida, estava jogando LOL, deu BSOD, e simplesmente corrompeu o jogo e teve que baixar novamente na hora que entrei. Agora subi para 479 que é o valor padrão indicado... E justamente vi que o tRFC é um timing que é muito difícil de pegar em memtest, é um timing que se tiver errado, você acha que está estável, e aos poucos vai corrompendo dados e você nem vê. Estranho que no 1803 não dava isso, agora só vou conseguir ver se resolveu na próxima semana.
 
Senhores, curiosidade é uma merd*. Fazia tempo que estava usando em 2666Mhz CL14, porém de umas 2 semanas pra cá, observei alguns crashs ou freezes, pois bem, achei que fosse a memória, subi de 1.32V pra 1.35V. E por coincidência, também upei o driver de um 411.xx pra um 417.xx, os crashs pararam. Porém semana passada tive mais 2 crashs novamente, isso no Windows sem fazer nada, aí estava achando que era memória, porém não ocorreu novamente, deixei quieto. Hoje deu um erro escabroso "ATTEMPT TO WRITE ON READ ONLY MEMORY", pois bem fui aumentar a voltagem de 1.35V pra 1.38V e um pouco do VSOC 1.020V pra 1.044V, resultado, o Windows nem abre.
Voltei para 1.32V, rodou normalmente. Baixei agora pra 1.28V, ainda normal.

-Será que não é aquele caso de faixa de voltagem que a memória funciona? Esse chip Micron-A Die preferir voltagens menores? Pode ser que com voltagens menores na casa de 1.25~1.30V eu consiga chegar a @2933?

Já tirou as memos para limpeza?
Mau contato também pode resultar em crashs aleatórios.
 
Já tirou as memos para limpeza?
Mau contato também pode resultar em crashs aleatórios.
Nunca cheguei a nem desmontar as memórias, uma vez que fiz, realizei limpeza padrão, mas já faz mais de ano. Acredito que o problema seja em questão de timings mesmo.
 
A primeira coisa que faço quando suspeito de problemas de memória em meu pc, é retirar as memos e as limpar. Procedimento muito simples de fazer e pode trazer bons resultados.
 
TR4 3rd gen chegando, nem acredito que vai rolar upgrade no X399... fora mais 3 chipsets novos, sendo 02 destes com octa channel:

amd-threadripper-3000_tex0.jpg


Se isto se concretizar vai ser muito TOP, fico feliz "somente"com 4 canais na X399 + CPU 32c/64t sem capar o I/O de memória, certeza que os preços do novo HEDT com 8 canais será bem salgado pra competir com o Xeon W-3175X.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma coisa que estava vendo, e tenho quase certeza que era isso. Nesse meio tempo atualizei para o W10 1903, ele de alguma forma deve ser mais sensível com as memórias.

Estava usando o tRFC em 400, sendo que é um valor alternativo no DRAM Calculator, e aconteceu exatamente o sintoma de ter tRFC baixo, que é Data Corrompida, estava jogando LOL, deu BSOD, e simplesmente corrompeu o jogo e teve que baixar novamente na hora que entrei. Agora subi para 479 que é o valor padrão indicado... E justamente vi que o tRFC é um timing que é muito difícil de pegar em memtest, é um timing que se tiver errado, você acha que está estável, e aos poucos vai corrompendo dados e você nem vê. Estranho que no 1803 não dava isso, agora só vou conseguir ver se resolveu na próxima semana.

Software influi mesmo....

Outro fator a se considerar é a versão AGESA usado, muda o comportamento também.
 
Senhores, curiosidade é uma merd*. Fazia tempo que estava usando em 2666Mhz CL14, porém de umas 2 semanas pra cá, observei alguns crashs ou freezes, pois bem, achei que fosse a memória, subi de 1.32V pra 1.35V. E por coincidência, também upei o driver de um 411.xx pra um 417.xx, os crashs pararam. Porém semana passada tive mais 2 crashs novamente, isso no Windows sem fazer nada, aí estava achando que era memória, porém não ocorreu novamente, deixei quieto. Hoje deu um erro escabroso "ATTEMPT TO WRITE ON READ ONLY MEMORY", pois bem fui aumentar a voltagem de 1.35V pra 1.38V e um pouco do VSOC 1.020V pra 1.044V, resultado, o Windows nem abre.
Voltei para 1.32V, rodou normalmente. Baixei agora pra 1.28V, ainda normal.

-Será que não é aquele caso de faixa de voltagem que a memória funciona? Esse chip Micron-A Die preferir voltagens menores? Pode ser que com voltagens menores na casa de 1.25~1.30V eu consiga chegar a @2933?
quando se faz ajustes nos tempos primários e deixa os demais em auto, o sistema tenta escolher um valor compatível para dar boot, o problema é que algum tempo secundário pode estar apertado demais (elevado demais ou baixo demais) e, daí, você pode ter estabilidade em um momento (quando os tempos estão dentro da faixa suportada pela memória) e instabilidade noutro. Então, nas DDR3 que tenho já tive esse problema, em um momento o boot funcionava bem e não havia travamentos, mas em outras inicializações já dava erro. E não adianta deixar algum ou alguns tempos em auto porque podem também deixar o sistema instável em alguma nova carga. Outra coisa que percebi nessas DDR3 é que os testes de memória reportavam desempenho diferente em cada boot, mas quando ajustei todos os tempos o desempenho dos benchmarks praticamente "travou" no mesmo patamar, ou seja, o BIOS carregava tempos secundários diferentes a cada novo boot.

quando se faz overclock, os chips mais fracos são mais exigentes quanto a configurar TODOS os tempos. Memórias mais caras e melhores aguentam um leque maior de tempos que o boot carrega a cada nova inicialização (uma forma de tentar encontrar tempos mais estáveis é verificar, se possível, quais os tempos ajustados em um boot que não teve problema algum durante o dia inteiro de trabalho e com os jogos).

De fato, ao overclocar as memórias, ainda que apenas apertando os tempos, é necessário também ajustar a Controladora de Memória RAM para que possa trabalhar com estabilidade e com ganho de desempenho com as memórias mais rápidas. Ao menos no meu caso, um i7 4790k em uma GA-Z97X-UD3H-BK, é necessário subir um pouco a tensão offset do Uncore e do controlador de RAM. Também observe se não há ajustes importantes na própria controladora, pois, na minha placa-mãe eu tenho de tomar cuidado com um ajuste semiautomático que joga a velocidade da memória RAM para valores muito acima de sua especificação, causando instabilidade no sistema, e isto é um "truque" da Gigabyte para que seu produto supere os demais concorrentes em um benchmark, mas na prática é um péssimo negócio para o usuário comum.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo