[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Galera vcs me recomendam essa placa ou até 1000 reais tem alg melhor ?



pretendo usar com um Ryzen 2600+ não vou fazer OC mas quero um bom boost clock e o visual é importante pois meu gabinete tem a frete e lateral em vidro e estou investindo em um WC custom tb

E mais uma coisa as minhas memórias 16gb3200mhz corsair led funcionam deboa nessa placa ? pois a minha atual Biostar x370 foi um inferno pra achar memórias q funcionassem de boa
 
quando se faz ajustes nos tempos primários e deixa os demais em auto, o sistema tenta escolher um valor compatível para dar boot, o problema é que algum tempo secundário pode estar apertado demais (elevado demais ou baixo demais) e, daí, você pode ter estabilidade em um momento (quando os tempos estão dentro da faixa suportada pela memória) e instabilidade noutro. Então, nas DDR3 que tenho já tive esse problema, em um momento o boot funcionava bem e não havia travamentos, mas em outras inicializações já dava erro. E não adianta deixar algum ou alguns tempos em auto porque podem também deixar o sistema instável em alguma nova carga. Outra coisa que percebi nessas DDR3 é que os testes de memória reportavam desempenho diferente em cada boot, mas quando ajustei todos os tempos o desempenho dos benchmarks praticamente "travou" no mesmo patamar, ou seja, o BIOS carregava tempos secundários diferentes a cada novo boot.

quando se faz overclock, os chips mais fracos são mais exigentes quanto a configurar TODOS os tempos. Memórias mais caras e melhores aguentam um leque maior de tempos que o boot carrega a cada nova inicialização (uma forma de tentar encontrar tempos mais estáveis é verificar, se possível, quais os tempos ajustados em um boot que não teve problema algum durante o dia inteiro de trabalho e com os jogos).

De fato, ao overclocar as memórias, ainda que apenas apertando os tempos, é necessário também ajustar a Controladora de Memória RAM para que possa trabalhar com estabilidade e com ganho de desempenho com as memórias mais rápidas. Ao menos no meu caso, um i7 4790k em uma GA-Z97X-UD3H-BK, é necessário subir um pouco a tensão offset do Uncore e do controlador de RAM. Também observe se não há ajustes importantes na própria controladora, pois, na minha placa-mãe eu tenho de tomar cuidado com um ajuste semiautomático que joga a velocidade da memória RAM para valores muito acima de sua especificação, causando instabilidade no sistema, e isto é um "truque" da Gigabyte para que seu produto supere os demais concorrentes em um benchmark, mas na prática é um péssimo negócio para o usuário comum.
Eu fiz todos os ajustes, com exceção do tRFC, que utilizei um timing alternativo (400) em vez do recomendado (479), é um gap bem grande pelo que pesquisei, as vezes o ajuste fica na casa de 5 pra cima ou pra baixo, mas no meu caso são 80 de diferença... E agora não estou lembrado se quando tentei subir pra @2933 eu não usei um alternativo também, por isso não subiu. Isso vou testar amanhã.
 
Bom, cheguei em casa há pouco, estou usando @2666MHz CL14 com tRFC 479, por enquanto tudo OK. Testei @2933 com timings relaxados, e tRFC em 527, resultado: PC não deu boot, tive que resetar a BIOS na mão, acredito que as memórias não aceitem um tRFC tão alto por serem @2133 CL14 com tRFC base de 313, cara de restrição do chip mesmo, ficando estável da forma que está rodando agora, está ótimo.
 
Galera vcs me recomendam essa placa ou até 1000 reais tem alg melhor ?



pretendo usar com um Ryzen 2600+ não vou fazer OC mas quero um bom boost clock e o visual é importante pois meu gabinete tem a frete e lateral em vidro e estou investindo em um WC custom tb

E mais uma coisa as minhas memórias 16gb3200mhz corsair led funcionam deboa nessa placa ? pois a minha atual Biostar x370 foi um inferno pra achar memórias q funcionassem de boa

Acho besteira de atualizar a placa mãe, você tentou descobrir qual é chip da memória e usar o ryzen dram calculator?

A sua memoria tem cara de ser hynix ou micron.
 
Acho besteira de atualizar a placa mãe, você tentou descobrir qual é chip da memória e usar o ryzen dram calculator?

A sua memoria tem cara de ser hynix ou micron.
Minha placa atual é uma Biostar ITX sendo q agora estou com um gabinete Lian Li O11 e está horrível de ridículo uma placa minuscula dessa em um gabinete enorme kkkkkk, sem contar q estou montando um WC custom já até comprei bomba, CPU block e Radiadores mas estou pensando em colocar um waterway e nenhum dá compartibilidade com placas ITX ou seja não é uma atualização e sim q não vai ter como usar essa mobo msm

Quanto a questão da memória eu levei 2 meses pra montar o PC pois memória nenhuma acima de 3000mhz dava compartibilidade com essa merda de mobo e olha q eu testei 4 kits, 1 corsair LPX, 2 corsair led e 1 da Crucial e a unica q rodou tranquilo foi essas q estou usando agora corsair led 3200mhz mas fiquei com trauma dessas incompartibilidades de memórias por isso perguntei

E pra finalizar atualizo o PC em no maximo 2 anos desde 2001 e já nem tenho idéia de quantos mobos passaram na minha mão mas uma coisa eu digo essa biostar foi de longe a pior de todas só de abrir a bios já dá vontade de chorar
 
Minha placa atual é uma Biostar ITX sendo q agora estou com um gabinete Lian Li O11 e está horrível de ridículo uma placa minuscula dessa em um gabinete enorme kkkkkk, sem contar q estou montando um WC custom já até comprei bomba, CPU block e Radiadores mas estou pensando em colocar um waterway e nenhum dá compartibilidade com placas ITX ou seja não é uma atualização e sim q não vai ter como usar essa mobo msm

Quanto a questão da memória eu levei 2 meses pra montar o PC pois memória nenhuma acima de 3000mhz dava compartibilidade com essa merda de mobo e olha q eu testei 4 kits, 1 corsair LPX, 2 corsair led e 1 da Crucial e a unica q rodou tranquilo foi essas q estou usando agora corsair led 3200mhz mas fiquei com trauma dessas incompartibilidades de memórias por isso perguntei

E pra finalizar atualizo o PC em no maximo 2 anos desde 2001 e já nem tenho idéia de quantos mobos passaram na minha mão mas uma coisa eu digo essa biostar foi de longe a pior de todas só de abrir a bios já dá vontade de chorar

Tenta utilizar no 2 e 4 slot, eu consegui 3200 com 1600, antes que estava no 1 e 3 mal chegava a 2933. Pode ser kit de memoria, pouca tensão do soc, até bios bugada.

Eu iria de alguma x570, o preço é bem próximo desse K4 que não tem um vrm bom como das x570 que suportam 200A.
 
Tenta utilizar no 2 e 4 slot, eu consegui 3200 com 1600, antes que estava no 1 e 3 mal chegava a 2933. Pode ser kit de memoria, pouca tensão do soc, até bios bugada.

Eu iria de alguma x570, o preço é bem próximo desse K4 que não tem um vrm bom como das x570 que suportam 200A.
Não cara as memórias q eu estou usando agora nessa mobo está funcionando de boa em 3200 e mobo ITX só tem 2 slots de memória então não tem pra onde correr, e os 3 kit anteriores q eu mencionei eu fiz de tudo, mudei frequência, coloquei timings tudo manualmente, troquei de bios e driver mas nada funcionou a mobo não dava compartibilidade, só de olhar a lista de compartibilidade de memórias no site da Biostar vc já ver q é dor de cabeça pois a lista é minuscula em vista de outras marcas

Quanto a placa eu estou mais preocupado com visual e não com o VRM pois o maximo q vou usar é um 3600x e em hipotipose nenhuma vou fazer over pois jogo em 4k e o uso de CPU é bem baixo tanto q talvez em nem troque o meu atual 2600x, pra dizer a verdade se aparecer até uma B450 bonita e boa eu aceito só não quero passar do valor de 1000
 
Uma coisa que estava vendo, e tenho quase certeza que era isso. Nesse meio tempo atualizei para o W10 1903, ele de alguma forma deve ser mais sensível com as memórias.

Estava usando o tRFC em 400, sendo que é um valor alternativo no DRAM Calculator, e aconteceu exatamente o sintoma de ter tRFC baixo, que é Data Corrompida, estava jogando LOL, deu BSOD, e simplesmente corrompeu o jogo e teve que baixar novamente na hora que entrei. Agora subi para 479 que é o valor padrão indicado... E justamente vi que o tRFC é um timing que é muito difícil de pegar em memtest, é um timing que se tiver errado, você acha que está estável, e aos poucos vai corrompendo dados e você nem vê. Estranho que no 1803 não dava isso, agora só vou conseguir ver se resolveu na próxima semana.
Cara, estou perdendo a sanidade com esse 1903. Já relatei num grupo de Whats App em que estou e que tambem estão varios users daqui, e mais alguns You Tubers e produtores de conteudo (Pc Facts, Lock Gamer, o Kerber do Staff), o meu caso, na maquina da Sig, já vinha tendo resets aleatórios com o Ryzen 1700, na at. 1903, e trocando pro 3700X os mesmos continuam.
Infelizmente perdi o prazo de retornar pro 1809, e agora não sei mais o que fazer, estou até pensando em abrir tipo um "Reclame Aqui" com a Microsoft, o problema é bizarro porque ocorre em jogos especificos (mas que são muitos) , o uso de Overclock na Vga agrava o problema, mas ao menos no Gears Ultimate o sistema vem reiniciando a cada 10 mins de gameplay, mesmo com a 1080ti em default. Pra agravar, nesse jogo há pessimo aproveitamento da VGA, os clocks ficam lá embaixo e o uso baixo, e acontece, então não dá pra culpar a fonte porque por exemplo jogando Division 2 com Over na Vga e consumo da mesma passando dos 300 watts não acontece, rodando 3D Gamer Mark, Superposition, FURMARK, também nada, sistema aguenta por muito tempo e termina todos os testes (tenho videos).
A primeira vez que instalei o 1903 foi em meados de junho, depois percebendo esses resets e na época o Division 2 nem iniciava nele, acabei o desinstalado, e voltando pro 1809, só que quando chegou a Beta do Gears 5 precisava dessa at., então reinstalei a 1903, e como só estava jogando Division 2 e nele não acontecia o problema, deixei rolar e quando fui experiemntar Far Cry 5, Rise of Tomb raider, Gears Ultimate, simplesmente em todos esses jogos venho enfrentando resets aleatórios. Já tentei até rodar as memos em 2133 e mesmo assim acontece. Vou fazer depois um post sobre esse problema pra ver quantos mais usuários estão sofrendo com essa combinação dos infernos, Ryzen + W10 1903 At.
 
Cara, estou perdendo a sanidade com esse 1903. Já relatei num grupo de Whats App em que estou e que tambem estão varios users daqui, e mais alguns You Tubers e produtores de conteudo (Pc Facts, Lock Gamer, o Kerber do Staff), o meu caso, na maquina da Sig, já vinha tendo resets aleatórios com o Ryzen 1700, na at. 1903, e trocando pro 3700X os mesmos continuam.
Infelizmente perdi o prazo de retornar pro 1809, e agora não sei mais o que fazer, estou até pensando em abrir tipo um "Reclame Aqui" com a Microsoft, o problema é bizarro porque ocorre em jogos especificos (mas que são muitos) , o uso de Overclock na Vga agrava o problema, mas ao menos no Gears Ultimate o sistema vem reiniciando a cada 10 mins de gameplay, mesmo com a 1080ti em default. Pra agravar, nesse jogo há pessimo aproveitamento da VGA, os clocks ficam lá embaixo e o uso baixo, e acontece, então não dá pra culpar a fonte porque por exemplo jogando Division 2 com Over na Vga e consumo da mesma passando dos 300 watts não acontece, rodando 3D Gamer Mark, Superposition, FURMARK, também nada, sistema aguenta por muito tempo e termina todos os testes (tenho videos).
A primeira vez que instalei o 1903 foi em meados de junho, depois percebendo esses resets e na época o Division 2 nem iniciava nele, acabei o desinstalado, e voltando pro 1809, só que quando chegou a Beta do Gears 5 precisava dessa at., então reinstalei a 1903, e como só estava jogando Division 2 e nele não acontecia o problema, deixei rolar e quando fui experiemntar Far Cry 5, Rise of Tomb raider, Gears Ultimate, simplesmente em todos esses jogos venho enfrentando resets aleatórios. Já tentei até rodar as memos em 2133 e mesmo assim acontece. Vou fazer depois um post sobre esse problema pra ver quantos mais usuários estão sofrendo com essa combinação dos infernos, Ryzen + W10 1903 At.
Meu caso era overclock mal feito mesmo, o 1809 devia ser mais compreensível quanto a isso. Até agora, depois que mudei os timings parece estar bom. Em questão de desempenho, achei até melhor em jogos do que o 1809.
 
Meu caso era overclock mal feito mesmo, o 1809 devia ser mais compreensível quanto a isso. Até agora, depois que mudei os timings parece estar bom. Em questão de desempenho, achei até melhor em jogos do que o 1809.
O desempenho é melhor mesmo, até qyando saiu essa At. se propagandeou isso, porem a estabilidade é PÉSSIMA...
 
O desempenho é melhor mesmo, até qyando saiu essa At. se propagandeou isso, porem a estabilidade é PÉSSIMA...
Amigo, eu acho que 99% dos usuários de Ryzen 3000 estão usando o 1903, e o seu relato é o primeiro que eu vejo do tipo. Claro que pesquisando por ai deve vir mais coisa, mas o que eu quero dizer é que é minoria, então a causa mais provável deve ser hardware. Eu faria o teste de bancada, utilizaria o PC com o mínimo do mínimo necessário, com tudo fora do gabinete mesmo, utilizando, claro, somente software original e tudo em stock. Se mesmo assim o problema persistir, eu acho mais fácil simplesmente identificar a fonte do problema e trocar a peça.
 
Amigo, eu acho que 99% dos usuários de Ryzen 3000 estão usando o 1903, e o seu relato é o primeiro que eu vejo do tipo. Claro que pesquisando por ai deve vir mais coisa, mas o que eu quero dizer é que é minoria, então a causa mais provável deve ser hardware. Eu faria o teste de bancada, utilizaria o PC com o mínimo do mínimo necessário, com tudo fora do gabinete mesmo, utilizando, claro, somente software original e tudo em stock. Se mesmo assim o problema persistir, eu acho mais fácil simplesmente identificar a fonte do problema e trocar a peça.
Sim, tambem queria testar assim, mas nl maximo vou conseguir daqui a alguns dias uma outra fonte, MB e VGA, sem chances. O que eu queria desesperadamente porem parece que sumiu do Universo, seria uma Iso/pen bootable do Windows 1809, pra tirar a prova novamente. Confome citei, qua do eu tinha atualizado ha meses atras, tudo que está acontecendo agora ja tinha acontecido, e ate pior (na época o Division 2 nem iniciava, tinha essa questão do reset em varios jogos tambem), e foi eu voltar pro 1809 e os problemas acabaram.
Ontem joguei o Rise of Tomb Raider, e foi questão de poucos minutos de gameplay e mesmo sem over algum na VGA, resetou novamente. Depois fui jogar um pouco do superpesado G R Wildlands, usando over moderado na 1080 TI inclusive, e la sw foram quase duas horas de gameplay sem nada de crash ou reset. Nao sei se serei atendido, mad entre hoje ou amanha vou abrir uma reclamação no Reclame Aqui, pleiteando que eles me forneçam uma Iso do 1809.
 
Sim, tambem queria testar assim, mas nl maximo vou conseguir daqui a alguns dias uma outra fonte, MB e VGA, sem chances. O que eu queria desesperadamente porem parece que sumiu do Universo, seria uma Iso/pen bootable do Windows 1809, pra tirar a prova novamente. Confome citei, qua do eu tinha atualizado ha meses atras, tudo que está acontecendo agora ja tinha acontecido, e ate pior (na época o Division 2 nem iniciava, tinha essa questão do reset em varios jogos tambem), e foi eu voltar pro 1809 e os problemas acabaram.
Ontem joguei o Rise of Tomb Raider, e foi questão de poucos minutos de gameplay e mesmo sem over algum na VGA, resetou novamente. Depois fui jogar um pouco do superpesado G R Wildlands, usando over moderado na 1080 TI inclusive, e la sw foram quase duas horas de gameplay sem nada de crash ou reset. Nao sei se serei atendido, mad entre hoje ou amanha vou abrir uma reclamação no Reclame Aqui, pleiteando que eles me forneçam uma Iso do 1809.
Imagina @brtoledo se eu já não tivesse atualizado pra 1903 enquanto usava o R7 1700, e já não tivesse visto esse comportamento, se eu tivesse apenas atualizado agora junto com o 3700X, ou eu ia achar que minha MB não estava aguentando o mesmo, ou ia achar que minha unidade estava com defeito. Por sorte eu já tinha percebido esse problema, e apenas constatei que ele se manteve entre um processador e outro, mesmo com formatação do zero e 1903 ativado tudo nos conformes.
 
Sim, tambem queria testar assim, mas nl maximo vou conseguir daqui a alguns dias uma outra fonte, MB e VGA, sem chances. O que eu queria desesperadamente porem parece que sumiu do Universo, seria uma Iso/pen bootable do Windows 1809, pra tirar a prova novamente. Confome citei, qua do eu tinha atualizado ha meses atras, tudo que está acontecendo agora ja tinha acontecido, e ate pior (na época o Division 2 nem iniciava, tinha essa questão do reset em varios jogos tambem), e foi eu voltar pro 1809 e os problemas acabaram.
Ontem joguei o Rise of Tomb Raider, e foi questão de poucos minutos de gameplay e mesmo sem over algum na VGA, resetou novamente. Depois fui jogar um pouco do superpesado G R Wildlands, usando over moderado na 1080 TI inclusive, e la sw foram quase duas horas de gameplay sem nada de crash ou reset. Nao sei se serei atendido, mad entre hoje ou amanha vou abrir uma reclamação no Reclame Aqui, pleiteando que eles me forneçam uma Iso do 1809.

Depois do leite derramado, fica facil achar solução...

Mas bora lá:
Use um aplicativo de backup amigável (não aquele LIXO que vinha/vem no Windows) tipo "EaseUs Todo Backup" e faça imagens mensais do seu sistema (no EasyUs é "Backup de Sistema") e um disco de recuperação USB.

Assim dá pra recuperar o OS inteiro sem muitos traumas, a qualquer tempo.

O Windows tem uns tais de "Pontos de Recuperação", mas em 99% das vezes que vc precisa dele nunca tem um "Ponto de Recuperação" disponível. Engana trouxa.
 
Última edição:
Depois do leite derramado, fica facil achar solução...

Mas bora lá:
Use um aplicativo de backup amigável (não aquele LIXO que vinha/vem no Windows) tipo "EaseUs Todo Backup" e faça imagens mensais do seu sistema (no EasyUs é "Backup de Sistema") e um disco de recuperação USB.

Assim dá pra recuperar o OS inteiro sem muitos traumas, a qualquer tempo.

O Windows tem uns tais de "Pontos de Recuperação", mas em 99% das vezes que vc precisa dele nunca tem um "Ponto de Recuperação" disponível. Engana trouxa.
DriverImageXML era bom.. mas, depois, do Acronis, não uso outro.. sempre "caço" um nos torrents da vida..
Faz clone de todo tipo.. Linux, RAID, NVMe (a partir do 15.08/16.02 acho). Salvou-me várias vezes, em Windows e Linux (servidor Oracle, etc..)

.
 
.
 
Adquiri recentemente uma Prime B450M Gaming/BR, mas não estou achando no site da asus as atualizações da BIOS, alguém sabe onde posso achar as atualizações?
 
O site tá bagunçado. Já reclamei lá.
Tente aqui:

Que tenso em... que site zoado, estava usando esse:


Muito obrigado pela ajuda!
 
depois, do Acronis, não uso outro
Acronis é vida, uso há mais de 10 anos e nunca tive problema. Não há nada melhor que uma formatação e logo após fazer aquele backup maroto, após isso qualquer cagada é só restaurar o backup.
 


AMD R9 3900X;
$ 600
Clock em todos os nucleos 3.8Ghz
12/24
105W

Intel i9 9920X;
$ 1100
Clock em todos os nucleos 3,5Ghz
12/24
165W

Sério que essa galera esta preocupada com Clock Booster de UM UNICO NUCLEO ?

Quando vão aprender que a linha WorkStation da AMD e Intel NÃO VISÃO O CLOCK BOOSTER ?
 


AMD R9 3900X;
$ 600
Clock em todos os nucleos 3.8Ghz
12/24
105W

Intel i9 9920X;
$ 1100
Clock em todos os nucleos 3,5Ghz
12/24
165W

Sério que essa galera esta preocupada com Clock Booster de UM UNICO NUCLEO ?

Quando vão aprender que a linha WorkStation da AMD e Intel NÃO VISÃO O CLOCK BOOSTER ?

Ué, mas a própria AMD não compara esse 3900X com o 9900k e diz que é um processador gamer?
Tenho Ryzen desde a 1° geração, e sim, acho que é propaganda enganosa o que fizeram com os ryzen 2 em relação ao boost
edit: nem vi o que o cara do video falou.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo