[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
@VultureX
Enfim chegaram :D
Oque será que a gente vai conseguir com elas na Crosshair VI Hero? (CH6 chega quarta na loja segundo o vendedor!)



 
Não sei se ja postaram a questão de overclock com série B as Gigabyte e a questão do clock ficar "sempre no alto" e cravado em alguns casos, mas segue a dica encontrada lá mesmo no fórum oficial da gigabyte: colocar o multiplicador sempre fracionado, nunca redondo.

Ex: Overclock para 3500? Então colocar 3525, 3550, 3575.... isso vale pra qualquer caso de over com outros valores. Com isso não vai ficar consumindo direto "65W".

Ainda assim, também tem que mexer com a parte do gerenciamento de energia no sistema, ver se os planos de energia estão "correspondendo", caso no gerenciador de tarefas do windows não note que o clock do processador passou a diminuir.
Criar um plano de energia personalizado é uma saída, ou modificar algum existente.

A alternativa que seria de forma manual sem ser usando o plano balanceado do Ryzen da AMD (com os drivers de chipset), que seria o seguinte: baixar o registro do windows que habilita conseguir "ver" nas opções de energia a questão do core parking: https://bitsum.com/files/parking_in_power_options.zip (retirado daqui o link: http://www.overclock.net/t/1544554/core-parking-in-windows-disable-for-more-performance).

Depois disso em qualquer plano de energia criado ou que for criado passará a ter no "gerenciamento de energia do processador" a aparecer a opção " Núcleos mínimos de estacionamento do núcleo de desempenho do processador", que no caso "hibernaria" núcleos ociosos pra economizar um pouco de energia.
Dá pra brincar com core parking caso queira pra diminuir mais o consumo, porém ainda em 100% essa opção (50% como exemplo pra um economia de energia moderado), aliada a questão de "estado de desempenho minimo do processador" ao menos em 5% (e desempenho máximo em 100%), acontece de o clock do processador passa a cair até bem menos que 1.90ghz, jogando o consumo pra baixo quando não tem necessidade.... mesmo em overclock, já que não temos p-state.

Não sei se outras placas de série B ou outros fabricantes, ou de modelos acima sofrem, mas por experiência na minha aqui: a média no idle em 34w "package" (em 100% o parking), com over em 3.450, indo pra casa dos 1.5ghz em vários momentos, e mantendo uma média de 2.47ghz em uso normal ~48w "package".
 
@VultureX ... Como explica minhas memórias TridentZ RGB 3866, possivelmente dual rank rodando acima de 3200mhz? Como estávamos discutindo a pouco, elas estavam rodando a 3460mhz, com latências 16-18-18-38.
Teste no AIDA64 https://img42.com/kRRwp+
Etiqueta da memória https://img42.com/XiYt2+
 
Não sei se ja postaram a questão de overclock com série B as Gigabyte e a questão do clock ficar "sempre no alto" e cravado em alguns casos, mas segue a dica encontrada lá mesmo no fórum oficial da gigabyte: colocar o multiplicador sempre fracionado, nunca redondo.

Ex: Overclock para 3500? Então colocar 3525, 3550, 3575.... isso vale pra qualquer caso de over com outros valores. Com isso não vai ficar consumindo direto "65W".

Ainda assim, também tem que mexer com a parte do gerenciamento de energia no sistema, ver se os planos de energia estão "correspondendo", caso no gerenciador de tarefas do windows não note que o clock do processador passou a diminuir.
Criar um plano de energia personalizado é uma saída, ou modificar algum existente.

A alternativa que seria de forma manual sem ser usando o plano balanceado do Ryzen da AMD (com os drivers de chipset), que seria o seguinte: baixar o registro do windows que habilita conseguir "ver" nas opções de energia a questão do core parking: https://bitsum.com/files/parking_in_power_options.zip (retirado daqui o link: http://www.overclock.net/t/1544554/core-parking-in-windows-disable-for-more-performance).

Depois disso em qualquer plano de energia criado ou que for criado passará a ter no "gerenciamento de energia do processador" a aparecer a opção " Núcleos mínimos de estacionamento do núcleo de desempenho do processador", que no caso "hibernaria" núcleos ociosos pra economizar um pouco de energia.
Dá pra brincar com core parking caso queira pra diminuir mais o consumo, porém ainda em 100% essa opção (50% como exemplo pra um economia de energia moderado), aliada a questão de "estado de desempenho minimo do processador" ao menos em 5% (e desempenho máximo em 100%), acontece de o clock do processador passa a cair até bem menos que 1.90ghz, jogando o consumo pra baixo quando não tem necessidade.... mesmo em overclock, já que não temos p-state.

Não sei se outras placas de série B ou outros fabricantes, ou de modelos acima sofrem, mas por experiência na minha aqui: a média no idle em 34w "package" (em 100% o parking), com over em 3.450, indo pra casa dos 1.5ghz em vários momentos, e mantendo uma média de 2.47ghz em uso normal ~48w "package".
Ou... Só usar o Ryzen master.
 
Da mesma maneira que que eu explico as minhas 3466 16-18-18-38-2T etiqueta rodando a 3600 15-15-15-35-1T...
É só ler o suporte oficial da AMD para memórias no AM4 que tudo vai fazer sentido. Primeiro post, spoiler memórias.

rLV7xd4.png


@VultureX ... Como explica minhas memórias TridentZ RGB 3866, possivelmente dual rank rodando acima de 3200mhz? Como estávamos discutindo a pouco, elas estavam rodando a 3460mhz, com latências 16-18-18-38.
Teste no AIDA64 https://img42.com/kRRwp+
Etiqueta da memória https://img42.com/XiYt2+
 
Última edição:
Complicado escolher. Estou pensando em pegar uma Taichi, acabei vendo uns vídeos e acabei gostando dela, problema é não ter suporte para a quantidade de fans que eu tenho no gabinete.
Não sei se vendo as minhas memórias e pego outras, nem saberia em quais investir, porque tá um rolo essa compatibilidade de memórias. Tô pensando em vender inclusive o Corsair 570x e usar um Phantom 410 que estou customizando.
Gastei com muita firula e não gostei tanto como eu pensava que iria gostar.
 
Complicado escolher. Estou pensando em pegar uma Taichi, acabei vendo uns vídeos e acabei gostando dela, problema é não ter suporte para a quantidade de fans que eu tenho no gabinete.
Não sei se vendo as minhas memórias e pego outras, nem saberia em quais investir, porque tá um rolo essa compatibilidade de memórias. Tô pensando em vender inclusive o Corsair 570x e usar um Phantom 410 que estou customizando.
Gastei com muita firula e não gostei tanto como eu pensava que iria gostar.
Tu consegue uma boa grana nestes pentes. Nessa frequência ( 3866MHz ) muito provavelmente sejam B-Die/SR ou E-Die-DR. Roda o Thaiphoon burner pra conferir.

Pra mim valeu a pena ficar com C6H justamente pela quantidade de portas USB que já vem na placa.
 
Complicado escolher. Estou pensando em pegar uma Taichi, acabei vendo uns vídeos e acabei gostando dela, problema é não ter suporte para a quantidade de fans que eu tenho no gabinete.
Não sei se vendo as minhas memórias e pego outras, nem saberia em quais investir, porque tá um rolo essa compatibilidade de memórias. Tô pensando em vender inclusive o Corsair 570x e usar um Phantom 410 que estou customizando.
Gastei com muita firula e não gostei tanto como eu pensava que iria gostar.
A minha Taichi chegou hoje, só estou esperando chegar o resto do meu Kit...
Foi cara, é verdade... mas é uma coisa linda, aqui combinou muito com o meu gabinete preto e branco, a qualidade é excepcional, já sei e todos sabem, mas quando testar saberei melhor.
Enfim, achei que valeu a pena o investimento, vou ficar com essa plataforma por anos, então vale o investimento.

 
Última edição:
Parabéns pela iniciativa do post.

Estou cogitando a compra de um kit Ryzen 1700 e a parte das RAMs me deixou um pouco confuso ... eu entendi que tenho que priorizar a compra de memória single ranked, mas ficaram as dúvidas:

  • Eu só consigo saber se a memória é single/dual ranked somente comprando a RAM e analisando pelo programa que o @VultureX recomendou no primeiro post? Eu consigo saber se a memória é single/dual somente lendo as informações técnicas da RAM?
  • Eu devo ou comprar RAMs de frequência alta ou "overclockar" a RAM com uma frequência menor para uma melhor performance do processador? Ou uma RAM single ranked de 2400MHz, por exemplo, já entregaria bons resultados para o sistema?
Abraços
 
Parabéns pela iniciativa do post.
Obrigado.


Eu só consigo saber se a memória é single/dual ranked somente comprando a RAM e analisando pelo programa que o @VultureX recomendou no primeiro post? Eu consigo saber se a memória é single/dual somente lendo as informações técnicas da RAM?
Então, tem uma lista de memórias e seus respectivos chips/Rank. O diferencial dessa lista em relação as outras é que ela trabalha com dados confirmados e vai lhe indicar exatamente o chip e Rank daqueles pentes específicos. As memórias corsair são dependentes da versão, as G.skill do serial.

Parabéns pela iniciativa do post.Eu devo ou comprar RAMs de frequência alta ou "overclockar" a RAM com uma frequência menor para uma melhor performance do processador? Ou uma RAM single ranked de 2400MHz, por exemplo, já entregaria bons resultados para o sistema?
Abraços
Fica a critério. Eu consegui chegar a 3000MHz+ com memórias Single Rank 2666MHz lá em maio, hoje temos usuários que receberam os novos chips micron em memórias 2400MHz e chegaram facilmente em 3200/3333MHz. Claro, colocar uma memória de 2400 em 3200MHz é overclock e pode vir a exigir conhecimento e um pouco de dedicação do usuário.
Se você que se você quer memórias plug play com frequências altas e considerando 16GB as samsung B-die ( K4A8G085WB ) ainda são as memórias a se comprar. As GeIL 3200 Hynix podem necessitar ( dependendo da placa mãe ) da mesma dedicação que se overclockar memórias de velocidades mais baixas.
 
Obrigado.



Então, tem uma lista de memórias e seus respectivos chips/Rank. O diferencial dessa lista em relação as outras é que ela trabalha com dados confirmados e vai lhe indicar exatamente o chip e Rank daqueles pentes específicos. As memórias corsair são dependentes da versão, as G.skill do serial.


Fica a critério. Eu consegui chegar a 3000MHz+ com memórias Single Rank 2666MHz lá em maio, hoje temos usuários que receberam os novos chips micron em memórias 2400MHz e chegaram facilmente em 3200/3333MHz. Claro, colocar uma memória de 2400 em 3200MHz é overclock e pode vir a exigir conhecimento e um pouco de dedicação do usuário.
Se você que se você quer memórias plug play com frequências altas e considerando 16GB as samsung B-die ( K4A8G085WB ) ainda são as memórias a se comprar. As GeIL 3200 Hynix podem necessitar ( dependendo da placa mãe ) da mesma dedicação que se overclockar memórias de velocidades mais baixas.

Obrigado pela resposta! Só pra ver se eu entendi, uma RAM Corsair Vengeance LPX 3000MHz CMK16GX4M2B3000C15, de acordo com sua tabela é single ranked somente se ao comprar, for verificado que a versão dela é v5.30. Eu entendi certo? Você recomenda essa RAM que eu citei?

Mais uma pergunta, sem ser a Asrock Taichi e a Asus Crosshair Hero VI, você recomenda alguma outra placa-mãe? Pois essas duas que eu citei estão esgotadas em algumas lojas e eu tenho medo de pegar alguma que não dê pra sustentar um bom overclock. Estava de olho na MSI x370 Krait e na Asus X370 Prime PRO.

Abraços!
 
Última edição:
Obrigado pela resposta! Só pra ver se eu entendi, uma RAM Corsair Vengeance LPX 3000MHz CMK16GX4M2B3000C15, de acordo com sua tabela é single ranked somente se ao comprar, for verificado que a versão dela é v5.30. Eu entendi certo? Você recomenda essa RAM que eu citei?

Mais uma pergunta, sem ser a Asrock Taichi e a Asus Crosshair Hero VI, você recomenda alguma outra placa-mãe? Pois essas duas que eu citei estão esgotadas em algumas lojas e eu tenho medo de pegar alguma que não dê pra sustentar um bom overclock. Estava de olho na MSI x370 Krait e na Asus X370 Prime PRO.

Abraços!
Sim, v5.30. Para rodar na velocidade padrão é interessante, overclock nas Hynix+AM4 é meio inviável. As Hynix tem sub-timings bastante altos se comparadas com as Micron e Samsung, dependendo do ponto de vista dá pra dizer que elas vem overclockadas de fábrica.

Eu recomendo qualquer placa mãe que preencha as suas necessidades.
Para quem pretende tentar 4GHz@1.40V as únicas que eu recomendo são Taichi, C6H, Strix X370, GAX370 K7, Prime Pro, Biostar GT7 e MSI Xpower. O restante das placas vai fazer 4GHz com temperaturas acima dos 90ºC e algumas bem acima disso, não tem mágica.
Vale lembrar que eu achei a bios da K7 simplesmente insuportável mas a placa subiu 3600 nas minhas memórias de primeira e sem stress.

No Final das contas a escolha para quem quer OC fica limitada a quantidade:

Número de portas USB - C6H
Número de slots m.2 - Taichi
Quantidade de leds - GA K7
Placa branca ? - Xpower
Custo benefício - Prime Pro
Meio termo geral se o valor for correto - Strix

Alguns vão questionar a diferença no Áudio das placas e isso é bem pessoal - Eu pessoalmente utilizo a saída ótica ( sem perdas ) e para mim, DTS é infinitamente superior aos Supreme-FX da vida ou qualquer outra firula com nome exótico. O Suporte para dolby é apenas uma questão de licenciamento, todos os realtek existente nas AM4 são capazes do ponto de vista do hardware.
 
:joia:
Não vá esquecer de reportar os resultados no tópico. ;)
@VultureX
Enfim chegaram :D
Oque será que a gente vai conseguir com elas na Crosshair VI Hero? (CH6 chega quarta na loja segundo o vendedor!)






Ele elogiou seu trabalho aqui, tu viu cara? kkkk

Sem querer desvirtuar.
Não ví mas agradeço.
Quanto mais gente estiver disseminando informação melhor o nível da discussão.
 
 
A minha Taichi chegou hoje, só estou esperando chegar o resto do meu Kit...
Foi cara, é verdade... mas é uma coisa linda, aqui combinou muito com o meu gabinete preto e branco, a qualidade é excepcional, já sei e todos sabem, mas quando testar saberei melhor.
Enfim, achei que valeu a pena o investimento, vou ficar com essa plataforma por anos, então vale o investimento.


Que gabinete MONSTRO! A Taichi fica minuscula ai dentro kkkkkk
 
Que gabinete MONSTRO! A Taichi fica minuscula ai dentro kkkkkk
é um 780T da Corsair, ele é caro... (Hoje custa 1K mais ou menos, acho até que tem opção melhor do que ele nessa faixa hoje, bem mas caro do que na minha época), mas sou daqueles que acha que todo produto que dura muito tempo vale o investimento, o Gabinete no caso, talvez seja um dos mais duráveis desse mercado. Enfim, a foto da essa sensação mesmo, mas pessoalmente, fica bem proporcional. O que gostei muito, é que esteticamente parece que foram feitos um pro outro. (Esperando chegar o resto). Eu queria mesmo era mostrar a mobo com melhor foco, mas o da minha câmera é ruim. Enfim, ela é muito bonita e tem cara de produto premium, fora a qualidade que tenho certeza que vai ser boa.
 
Estou com o mesmo gabinete e mesma placa mãe.

Gabinete Corsair 780T, MONSTRO!! haha
Tu deve ta encantando igual eu, e olha que já tenho essa Gabinete a anos. Eu ainda peguei Kits de memórias com dissipador branco, vai ficar bonito; sim ou claro? :haha:
Sério, eu tô babando com o kit esteticamente, e nem é meu primeiro PC, ou um projeto entusiasta.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: ehs
Tu deve ta encantando igual eu, e olha que já tenho essa Gabinete a anos. Eu ainda peguei Kits de memórias com dissipador branco, vai ficar bonito; sim ou claro? :haha:
Sério, eu tô babando com o kit esteticamente, e nem é meu primeiro PC, ou um projeto entusiasta.

Já tenho a alguns anos também, é o segundo kit que monto nesse gabinete (o anterior era um I7 4770k).
Até o mês passado eu estava com uma Asus GTX 1070 Dual OC, toda branca... ficou bem bonito... mas acabei trocando.
 
A minha Taichi chegou hoje, só estou esperando chegar o resto do meu Kit...
Foi cara, é verdade... mas é uma coisa linda, aqui combinou muito com o meu gabinete preto e branco, a qualidade é excepcional, já sei e todos sabem, mas quando testar saberei melhor.
Enfim, achei que valeu a pena o investimento, vou ficar com essa plataforma por anos, então vale o investimento.


A Taichi parece um mini-ITX dentro do gabinete, está longe de ser uma placa feia... acho que dá pra esconder um corpo Chinês ai dentro...55 milhões não dá. Lembrei de um full tower que tive no início dos anos 2000. Tinha uns 70cm de altura, era a prova de balas, tinha chave e pesava uns 25 quilos. Guardava Yahweh dentro dele :D:john:
 
legal isso ai, um banco de dados de modulos de ram 100% compativeis com AM4, encontrei isso no forum da Asrock https://rymem.vraith.com/specific/6
O problema desse banco é justamente a falta de precisão na informação que acaba induzindo o usuário ao erro, tal como tantos outros que temos por ai. Perceba que no banco que você postou não existe nenhuma informação sobre a versão dos pentes corsair, serial das g.skill ou geil. Justamente ass informações que definem o chip utilizado estão faltando.
 
O problema desse banco é justamente a falta de precisão na informação que acaba induzindo o usuário ao erro, tal como tantos outros que temos por ai. Perceba que no banco que você postou não existe nenhuma informação sobre a versão dos pentes corsair, serial das g.skill ou geil. Justamente ass informações que definem o chip utilizado estão faltando.
Tem sim cara, olha la direitinho, tem ate validação em algumas delas. Mas tipo, eu posso validar minha ram a 3600MHz@CAS14, que seja 100% estavel ja é outra historia...
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo