[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Olha, a primeira parece ótima mas só se for single rank. A segunda certamente é b-die e single rank mas o preço do meu ponto de vista, é absurdo. A terceira é a menos interessante das três pois corre o risco de ser dual rank e nesse caso o custo benefício seria horrrendo.

Para 8GB de memória no sistema procure pela Crucial ble4g4d26afea que funciona a 2933MHz sem stress, tanto nas asus quanto nas asrock sem problemas.

Obrigado, fera!
E agora não tem volta (e nem quero que tenha mesmo)... meu R5 1600X tá a caminho :cool:
Estava disposto a gastar mais em memória, devido à tal dependência do Ryzen. Lembro que quando troquei as antigas Corsair LP do meu Phenom pelas atuais Mushkin (que infelizmente os modelos DDR4 nem são listados nas mobos AM4 e possuem velocidades baixíssimas em comparação com a concorrência) e mexi levemente nos tempos delas, senti muita difefença. Foi tipo: "VALEU O INVESTIMENTO"
Por isso, fiquei de olho nesse modelo , que anunciam como "primeira RAM otimizada pro Ryzen" http://www.performancesolutions.com.br/Kit-G-Skill-Flare-DDR4-16GB-2x8GB-3200Mhz/prod-4758184/
Mas ao que parece, não justifica o investimento. Inclusive, esse review acabou de sair http://www.legitreviews.com/g-skill-flare-x-series-16gb-ddr4-3200mhz-amd-memory-kit-review_194153
Devo ficar com esse modelo, provavelmente http://www.kabum.com.br/produto/796...-16gb-2x8gb-2666mhz-ddr4-cl16-ble2k8g4d26afea
E estou em contato com a Noctua, para solicitar os tais adaptadores AM4 pro CPU cooler. Assim que reunir todas as peças, atualizo com o status aqui no fórum :)
 
@VultureX, olhando com mais calma na tabela, tem 4 placas da Asrock que se repetem, mas com fabricantes de VRM diferentes. Tipo, isso ai é loteria ou tem como identificar?
 
Então, na newegg a 350 carbon está $ 134,00, a X370 Sli $ 139,00. Eu pessoalmente pegaria a Prime X370 por $ 144.00 sem jamais olha pra tras.



O clock da Infinity Fabric está atrelado ao bus da memória. Como você disse, memórias com clocks mais altos lhe trarão um ganho também no desempenho do processador, latências mais baixas vão interagir diretamente com a performance da memória, não alteram o desempenho geral do processador.

O pessoal fala tanto no Ryzen vs depencia da memória que já assume que é uma fragilidade. Será ? Dependendo do contexto até pode ser considerada uma fragilidade, mass....

No contexto que nós tinhamos no lançamento do processador 90% dos sites fizeram testes com memórias de clocks baixos e ainda assim a maioria considerou o Ryzen uma ótima opção na sua faixa de preço.

Pergunto qual a vantagem de se ter memórias mais rápidas no X99 ?
Com o perdão da palavra eu mesmo respondo; Tive duas plataformas X99, um Xeon E5-2667V3 e um 5820K. Nesta plataforma o aumento do clock nas memórias não significa basicamente nada no desempenho do processador.

Na minha opinião a tão falada dependência dos Ryzen vs clock da memória esta muito mais para uma virtude.

A maior cagada da AMD no lançamento dos R7 foi enviar kits com memórias dual-rank, eles poderiam ao invez disso ter enviado simplesmente uma nota sugerindo memória 1rx4 ou 1rx8 para se ter um melhor desempenho na plataforma. O X99 também tem suas peculiaridades de memória mas ninguém fala disso pois ninguém fez m**** no lançamento. Mas agora já era, a grande maioria dos sites de review não vai refazer os testes, os resultados com memórias lentas vão ficar encravados na internet por um bom tempo.

GeiL é uma boa marca, se estiver em um preço legal e exaltar as virtudes da plataforma vá sem medo.

Verdade x99, é o cape*** pra memoria.... È só olhas As BIOS de cada Fabricante de mobo, todas se refere a compatibilidade, e melhora em memoria...( engraçado que ninguem falou nada rs rs)
 
https://www.bit-tech.net/news/bits/2017/05/02/cpu-z-1-79-benchmark/1

Sobre a mudança do Bench do CPU-Z
 


Quem montou x99 sofria mto com instabilidade, quad channel era triste de funcionar, bem mais complicado que o tri channel das X58 e quad da x79

Esse negócio do CPU-Z é sinistro - Software de benchmark ajustado para degradar a pontuação final do processador pq os softwares do mercado estão pouco optimizados para o processador.:salario:

@VultureX, olhando com mais calma na tabela, tem 4 placas da Asrock que se repetem, mas com fabricantes de VRM diferentes. Tipo, isso ai é loteria ou tem como identificar?

Eu acrescentei os Nikos na tabela pq foi reportado que algumas placas destes modelos traziam estes fets, nos EUA eu não tive ninguém reportando nikos, apenas Sinopower.
Só olhando no VRM da placa, o local de mais fácil acesso está no VRM da memória, justamente onde não existe dissipador escondendo os fets.

Neste local deve-se ter SM4337 para sinopower ou PK618BA para os nikos. A referência a localização na imagem abaixo serve para todos modelos asrock.

lEFi2rX.jpg
 
Esse negócio do CPU-Z é sinistro - Software de benchmark ajustado para degradar a pontuação final do processador pq os softwares do mercado estão pouco optimizados para o processador.:salario:

Mais ou menos, pelo que eu entendi só a ALU do Ryzen conseguia otimizar a sequencia de instruções completas.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Mais ou menos, pelo que eu entendi só a ALU do Ryzen conseguia otimizar a sequencia de instruções completas.
Eu não me recordo de ter visto uma bobagem dessas sendo feita em outros softwares de benchmark. Pelo menos não publicamente.
 
Brincando um pouquinho com SMT off :wololo:

http://valid.x86.fr/wykwvl

wykwvl.png
 
Pra quem tiver A AsRock X370 Taichi e for fazer update pra bios 2.2

Se você antes setava a voltagem da memória para 1.38V agora deve setar para 1.36V. Este update corrigiu alguns problemas, trouxe mais estabilidade para o OC mas trouxe outros.
Então sempre voltagem da ram deve estar 20/25mV abaixo da voltagem pretendida, Outro detalhe é que essa bios tem um terrível habito de resetar a voltagem da Ram para default se algo falhar então sempre verifique se está correta quando for salvas as configurações, antes de sair da bios.
 
Pra adicionar informações sobre a capacidade dos VRMs, segue um video interessante focado nas placas mid range com o B350:
 
Pra adicionar informações sobre a capacidade dos VRMs, segue um video interessante focado nas placas mid range com o B350:


Agradeço mas é meio redundante pois a tabela já tem as considerações reelevantes e modestia parte elas já estão mastigadas - No post principal, no spoiler que trata do VRM, tem uma explicação bem detalhada das situações que a tabela reflete e dos cenários que foram considerados.
 
O quê que é nikos e sinopower?

Esse negócio do CPU-Z é sinistro - Software de benchmark ajustado para degradar a pontuação final do processador pq os softwares do mercado estão pouco optimizados para o processador.:salario:



Eu acrescentei os Nikos na tabela pq foi reportado que algumas placas destes modelos traziam estes fets, nos EUA eu não tive ninguém reportando nikos, apenas Sinopower.
Só olhando no VRM da placa, o local de mais fácil acesso está no VRM da memória, justamente onde não existe dissipador escondendo os fets.

Neste local deve-se ter SM4337 para sinopower ou PK618BA para os nikos. A referência a localização na imagem abaixo serve para todos modelos asrock.

lEFi2rX.jpg
 
O quê que é nikos e sinopower?

Fabricantes dos reguladores de voltagem do tipo MOSFET, geralmente chamados só de FETs.

Resumidamente e de forma simplificada, o Low side FET e High side FET formam as phases da Mobo, algumas marcas usam capacitores e/ou indutores para melhorar as phases.
 
Valeu pela explicação brother. :vinho:

Fabricantes dos reguladores de voltagem do tipo MOSFET, geralmente chamados só de FETs.

Resumidamente e de forma simplificada, o Low side FET e High side FET formam as phases da Mobo, algumas marcas usam capacitores e/ou indutores para melhorar as phases.
 
A Asrock AB350M-HDV está no mesmo nível na tabela que a AB350M mesmo ? Pois aparenta ser bem inferior, no site fala q só segura CPU 65W( são suporta o 1600x , 1700x e 1800x), acredito ser mais voltada pra uso com as APUs.
 
Resumidamente e de forma simplificada, o Low side FET e High side FET formam as phases da Mobo, algumas marcas usam capacitores e/ou indutores para melhorar as phases.

Na realidade os indutores e capacitores na saída do VRM formam um filtro low-pass, nestes circuitos VRM você trabalha com uma média de 300 kHz, o filtro na saída se faz necessário para atenuar estas frequências. Os capacitores eletrolíticos na saída também funcionam como uma reserva rápida de energia para a CPU.

A Asrock AB350M-HDV está no mesmo nível na tabela que a AB350M mesmo ? Pois aparenta ser bem inferior, no site fala q só segura CPU 65W( são suporta o 1600x , 1700x e 1800x), acredito ser mais voltada pra uso com as APUs.

Tirando a MSI B350 Gaming pro Carbon, o restante das placas B350 são mais iguais que diferentes na questão da eficiência. Sendo assim, dentre estas fica na frente aquela que tiver a melhor relação de eficiência com dissipadores capazes.

Existe uma diferença entre capacidade de corrente, capacidade térmica e eficiência.
Se a placa tem folga na sua capacidade de corrente e ainda assim é eficiente então ela é plenamente capaz naquele determinado cenário. Se ela falha em algum quesito então você tem os asteriscos.
Não adianta a placa ser capaz de 320A@125 se ela tem VRM ineficiente - apresentando em 150A eficiencia de apenas 75%, o VRM vai estar fritando e as temperaturas do sistema vão ser absurdamente altas.
Nesse ponto algumas placas em 150A vão estar gerando quase tanto calor quanto um R7 1700 em full load, e isso é um absurdo.

Na tabela o sinal de X*** significa possível mas não recomendado.
 
Última edição:
Pessal estou com problemas

Ao chegar umas memorias q comprei no Ml estou tendo problemas com blue screen memory management.

Instalei o windows 10 normalmente, atualizei ele e estava rodando a 5 horas mais ou menos. Ai fui abrir um jogo e do nada deu tela azul, Agora ele nao entra nem no windows fica dando blue scren no loguin.

Atualizei a bios e a memoria esta em default

Mobo B350 pc mate
Memoria 2x8 CMK16GX4M2A2400C16
Ryzen 5 1600

Pessoal preciso de uma grande ajuda de vcs!
 
Seria possível acrescentar um passo a passo de como fazer over nos Ryzen? E como subir a frequência das memórias?
 
Seria possível acrescentar um passo a passo de como fazer over nos Ryzen? E como subir a frequência das memórias?
http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-socket-am4-summit-ridge-e-bristol-ridge.598126/
Nesse tópico tem muita gente participando e mandando as configurações que estão usando. Uma pergunta interessante é.. qual o processador e mobo que vc ta usando?

Mas o básico vai ser o seguinte:

1 - Aumentar o Multiplicador pra um número que multiplicado por 100 de o clock que você pretente atingir. No meu caso estou usando 38 que sobe meu 1600 pra 3.8Ghz.
2 - Ativar o DOCP pra habilitar o perfil XMP das memórias e você poder setar uma velocidade acima da que ela está funcionando. Os padrões pra o Ryzen são 2133, 2400, 2666, 3000, 3200.

Depois disso aí, deixa as voltagens em auto e ve se ele inicia, se iniciar abre o HWInfo e olha as voltagens que ele setou lá e tenta ir baixando elas depois.
 
Pessal estou com problemas

Ao chegar umas memorias q comprei no Ml estou tendo problemas com blue screen memory management.

Instalei o windows 10 normalmente, atualizei ele e estava rodando a 5 horas mais ou menos. Ai fui abrir um jogo e do nada deu tela azul, Agora ele nao entra nem no windows fica dando blue scren no loguin.

Atualizei a bios e a memoria esta em default

Mobo B350 pc mate
Memoria 2x8 CMK16GX4M2A2400C16
Ryzen 5 1600

Pessoal preciso de uma grande ajuda de vcs!

1- Essas memos estão no QVL da mobo?

2 - Verificou no manual se tem slot certo pra usar com 2 módulos?

3 - Se não tem slot específico, tenta outras configurações / posições.
 
1- Essas memos estão no QVL da mobo?

2 - Verificou no manual se tem slot certo pra usar com 2 módulos?

3 - Se não tem slot específico, tenta outras configurações / posições.

1 Entao eu comprei no ml esse kit dr 16gb era de 32 ele me vendeu "quebrado" esse kit de 32 consta no site , o cara é gente boa, ele disse que testou as memórias antes de enviar

2 sim no slot 2 e 4

3 tentei no 1 e 3 e nao deu video
 
1 Entao eu comprei no ml esse kit dr 16gb era de 32 ele me vendeu "quebrado" esse kit de 32 consta no site , o cara é gente boa, ele disse que testou as memórias antes de enviar

2 sim no slot 2 e 4

3 tentei no 1 e 3 e nao deu video

Tenta uma memória por vez em todos os slots.

Você não respondeu se as memos estão na lista de compatibilidade da mobo, checa lá porque pode ser incompatibilidade apenas.
 
poderia criar um top 10 de melhores placas para o Ryzen, melhores na questão tecnica
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo