• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Vi uma X370 de 1200, mil fuking 200 o_O.. e as B450 tudo de entrada
variedade baixíssima ainda... nego tudo foi seco nos 2700x a 1350 e nao rola de colocar em MoBo que nem dissipador no VRM tem...
Cara acho que vc procurou em outros sites, Pq de 1200 é uma x470 strix, as x370 estão tudo por menos de 900. Detalhe hj já é domingo quando vi era na quinta, pessoal levou as mobos melhores tudo já, mas tem muita B450, nem todas são horríveis como Vc tá dizendo aí.
 
Cara acho que vc procurou em outros sites, Pq de 1200 é uma x470 strix, as x370 estão tudo por menos de 900. Detalhe hj já é domingo quando vi era na quinta, pessoal levou as mobos melhores tudo já, mas tem muita B450, nem todas são horríveis como Vc tá dizendo aí.
Quais lojas vc tem procurado? to olhando nas mais populares..

tipo Pichau , Terabyte e Kabum..

único lugar q eu vi uma variedade grande foi na WAZ, mas estoque velho de B350 e X370 com preços impraticávies, tipo B350 GAMING PRO CARBON por 1400, Asrock X370 Gaming K4 por 1800...
 
Acho que vou ficar com o 2700 mesmo, pelo fato do upgrade futuro também, a moba vai ser suportada até 2020.
Vou com Asrock b450Pro, andei vendo review é considerada uma das melhores no mercado em questão de VRM seguraria um 2700 em stock tranquilo.

Então o valor de um Ryzen 2700 com essa placa + memoria 3000mz, sai por 2500, enquanto intel 2800
Só espero n me arrepender, nunca tive um processador AMD, vai ser minha primeira experiencia.

Também tô na primeira CPU AMD, pelo que li, essa geração atual de Ryzen tá bem mais suave, com meu 1700 aqui penei um pouco pra chegar ao over de CPU e memos que tenho hoje.
 
Eu pego mais de 300 FPS no bench do CS go com o 1400 aqui

O jogo é muito antigo, até processadores velhos como um i7 2600 consegue bater os 300

Acho que o 8700 e o 9900 são mais indicados pra 1080p @144 em jogos mais novos

Dei esse exemplo porque, na única vez que testei com meu 1700, peguei na casa dos 260 a 270 fps, mas isso foi lá atrás no lançamento da primeira geração de Ryzen, bom saber que é possível.
 
Sobre a opção performance bias da Asus.
Veja a explicação e teste onde demonstra que o 1800x fica igual ao 2700x estando no mesmo clock.


O meu ficou muito legal, não estou usando memoria Samsung B-Die e isto eh mais que o maximo previsto para Hynix.

GKiw5dk.png


MCP

o que seria DRAM:FSB Raito ?
seu tempo de acesso esta muito menor que o meu porem a leitura escrita esta parecida
916nNiy.png

 
Olá, obrigado por responder. <3
Atualmente eu tenho um Water cooler que utilizou no meu i5 da quarta geração que é Corsair Hydro Series H60, então vou reutilizar.

Pensei no 2700x, o problema com ele é a placa mãe, pelo o que eu andei lendo você precisa de uma boa placa para aguentar esse processador parrudo, e as mobas recomendadas estão com preço acima de 1k (n rola)

Então sobrou 2700 e i7 8700.
O meu foco é jogar, capturar e editar.
Então bate a minha a duvida, afinal ter fps em jogo também é necessário pra mim ter uma captura fluida.
eu pegaria o 2700x e qualquer placa que de no bolso não precisa ficar de noia na mob isso so fez algumas placas subirem o valor la pra cima
 
Vi uma X370 de 1200, mil fuking 200 o_O.. e as B450 tudo de entrada
variedade baixíssima ainda... nego tudo foi seco nos 2700x a 1350 e nao rola de colocar em MoBo que nem dissipador no VRM tem...
rola rola sem over ou vc mesmo coloca um
não sei por que esse desespero todo em achar que o processador so presta se rodar em 4.0 GHZ
 
Gostei to tópico, logo posto as informações da minha memoria.
 
Faz muita diferença eu montar um junto de um R5 2600

1° Mobo 320 + DDR4 2400 ou 2666 ou 3200 ?
2° Mobo 350 + DDR4 2400 ou 2666 ou 3200 ?
 
Quais lojas vc tem procurado? to olhando nas mais populares..

tipo Pichau , Terabyte e Kabum..

único lugar q eu vi uma variedade grande foi na WAZ, mas estoque velho de B350 e X370 com preços impraticávies, tipo B350 GAMING PRO CARBON por 1400, Asrock X370 Gaming K4 por 1800...
strix de 1200
https://www.terabyteshop.com.br/produto/10283/placa-mae-asus-rog-strix-x370-f-gaming-ddr4-amd-am4
vários modelos b350/450 entre 500 e 600 reais, tem até um x370 por 700

Pichau fizeram a limpa, mas ainda tem 3 b450 entre 512 e 744
https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e?socket=539
 
Alguém pode me ajudar para comprar memoria samsung b-die no ebay? sabem quais modelos não custam um rim?
 
strix de 1200
https://www.terabyteshop.com.br/produto/10283/placa-mae-asus-rog-strix-x370-f-gaming-ddr4-amd-am4
vários modelos b350/450 entre 500 e 600 reais, tem até um x370 por 700

Pichau fizeram a limpa, mas ainda tem 3 b450 entre 512 e 744
https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e?socket=539
 
Alguém pode me ajudar para comprar memoria samsung b-die no ebay? sabem quais modelos não custam um rim?

Então.. justamente o que te falei.. uma X370 que nem é mais fabricada, pois foi substituída pela X470 que já teve por menos de 1000 aparecendo por 1200 e as B450 de entrada...

Tirando essa X370 que é uma boa placa, apesar de ser de serie passada e preço superfaturado, as opções que sobraram são somente placas mais simples pra sistemas mais modestos. Meter um 2700X numa B450M dessas ai é correr o risco de viver sofrendo throttling com os VRM fritando.
 
rola rola sem over ou vc mesmo coloca um
não sei por que esse desespero todo em achar que o processador so presta se rodar em 4.0 GHZ
um 2700X mesmo em stock exige uma VRM bem construído. Ainda mais se for ser usado em longas cargas de trabalho.
 
strix de 1200
https://www.terabyteshop.com.br/produto/10283/placa-mae-asus-rog-strix-x370-f-gaming-ddr4-amd-am4
vários modelos b350/450 entre 500 e 600 reais, tem até um x370 por 700

Pichau fizeram a limpa, mas ainda tem 3 b450 entre 512 e 744
https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e?socket=539
 
Alguém pode me ajudar para comprar memoria samsung b-die no ebay? sabem quais modelos não custam um rim?

Então.. justamente o que te falei.. uma X370 que nem é mais fabricada, pois foi substituída pela X470 que já teve por menos de 1000 aparecendo por 1200 e as B450 de entrada...

Tirando essa X370 que é uma boa placa, apesar de ser de serie passada e preço superfaturado, as opções que sobraram são somente placas mais simples pra sistemas mais modestos. Meter um 2700X numa B450M dessas ai é correr o risco de viver sofrendo throttling com os VRM fritando.

Eu posso estar enganado, mas eu ACHO que o VRM dessa Strix especificamente é o mesmo da B350 Prime Plus. Não tenho certeza, mas não custa confirmar. As duas são praticamente "irmãs".
 
Eu posso estar enganado, mas eu ACHO que o VRM dessa Strix especificamente é o mesmo da B350 Prime Plus. Não tenho certeza, mas não custa confirmar. As duas são praticamente "irmãs".
Eu acho que a X370-F são 6 fases e a B350 Plus são 4 fases (com 2 fets por fases pra dar uma amenizada)
 
Segue um print do Aida do Threadripper 1900x com memórias em Quad, G.skill 3200 C16 deu pra subir pra 3400 sem muita dor de cabeça. B-die o kit era pelo menos 50% mais caro... acho que na serie 2000 essas A-die devem ir ainda melhor.

bj5w7l.png
 
Então.. justamente o que te falei.. uma X370 que nem é mais fabricada, pois foi substituída pela X470 que já teve por menos de 1000 aparecendo por 1200 e as B450 de entrada...

Tirando essa X370 que é uma boa placa, apesar de ser de serie passada e preço superfaturado, as opções que sobraram são somente placas mais simples pra sistemas mais modestos. Meter um 2700X numa B450M dessas ai é correr o risco de viver sofrendo throttling com os VRM fritando.
 

um 2700X mesmo em stock exige uma VRM bem construído. Ainda mais se for ser usado em longas cargas de trabalho.

A Asus Prime B450 por R$ 520 na Pichau é uma ótima pedida. A B350 custava mais que isto em Out 2018.
MCP
 
A Asus Prime B450 por R$ 520 na Pichau é uma ótima pedida. A B350 custava mais que isto em Out 2018.
MCP

Qqer placa pode ser uma ótima pedida dependendo do seu objetivo e qual CPU vc vai colocar nela. Pra um 2400G ela é perfeita.. a B450 que esta disponível é uma versão mini-ATX com VRM dimensionado pra CPU que exige menos energia..
Mas vai lá... se vcs acham que ter 2 modelos capenga de MoBo, sem nenhuma opção de alto desempenho é OK... blz... mesma coisa da galera querendo defender o preço da RTX 2060...
Nem falo mais nada...
 
o que seria DRAM:FSB Raito ?
916nNiy.png

É basicamente divisor de memória que é usado para determinar a frequência de clock da memória para com o FSB.

Por exemplo, a foto acima do bench do AIDA:
DRAM:FSB Ratio (44:3)

Pega-se 44/3 = 14,66
14,66 x o FSB 200 = 2933


Um exemplo de ram a 3200
Seria: 48/3

RAM a 3400: 51/3

Antigamente eu usava muito disso pra prever como ficaria o clock final das memórias, no caso utilizando CPU amd sem ser Black Edition, a qual só se era permitido fazer OC via FSB.
 
Não encontrei em lugar algum falando em xfr na minha bios.
Outra coisa estou pensando em vender minhas memórias e pegar umas Samsung b-die importadas.
Esse modelo aqui é bom para ryzen ? O preço está bom Tbm?
https://www.ebay.com/itm/G-SKILL-16...461105?hash=item1ee7695df1:g:CS0AAOSwiKlbZmon
Olha, não sei como é na Bios da sua mobo, mas toda bios tem um lugar para ativar o XFR nos Ryzen de Segunda Geração.
Sobre memória B-Die, de forma geral, todas dão bem com Ryzen, todas apresentam resultado satisfatórios, agora a B-Die ideal vai depender do QVL da sua placa mãe.
Mais você tendo uma memória B-Die; é provável que terá um resultado excelente.
 
Olha, não sei como é na Bios da sua mobo, mas toda bios tem um lugar para ativar o XFR nos Ryzen de Segunda Geração.
Sobre memória B-Die, de forma geral, todas dão bem com Ryzen, todas apresentam resultado satisfatórios, agora a B-Die ideal vai depender do QVL da sua placa mãe.
Mais você tendo uma memória B-Die; é provável que terá um resultado excelente.
Comprei umas b-die hj no mercado livre f4-3200c15d-16gvk esperar chegar pra ver se consigo uns 3400 com latência boa, mas acho que no pior caso deva dar 3200 cl14
 
Rapaz, com essa onda de calor aqui no nordeste com a temperatura ambiente beirando os 40ºc o wraith prism não ta dando conta de segurar o 2700x não.. ta ficando ~55ºc em idle e passando dos 70ºc jogando fácil.. Qual o water cooler mais em conta que posso pegar pra resolver esse problema?
 
Rapaz, com essa onda de calor aqui no nordeste com a temperatura ambiente beirando os 40ºc o wraith prism não ta dando conta de segurar o 2700x não.. ta ficando ~55ºc em idle e passando dos 70ºc jogando fácil.. Qual o water cooler mais em conta que posso pegar pra resolver esse problema?

Eu sugiro mais um ar condicionado.

Sem zoeira, quando vivia no Rio de Janeiro não havia cooler que desse jeito com 40º de ambiente.
 
Rapaz, com essa onda de calor aqui no nordeste com a temperatura ambiente beirando os 40ºc o wraith prism não ta dando conta de segurar o 2700x não.. ta ficando ~55ºc em idle e passando dos 70ºc jogando fácil.. Qual o water cooler mais em conta que posso pegar pra resolver esse problema?

Por falar nisso, alguém aqui sabe a temperatura que os Ryzen entram em throttling?
 
falando em temperaturas, que valor é o ideal para o ryzen 7 2700x considerando o Tctl?
 
É basicamente divisor de memória que é usado para determinar a frequência de clock da memória para com o FSB.

Por exemplo, a foto acima do bench do AIDA:
DRAM:FSB Ratio (44:3)

Pega-se 44/3 = 14,66
14,66 x o FSB 200 = 2933


Um exemplo de ram a 3200
Seria: 48/3

RAM a 3400: 51/3

Antigamente eu usava muito disso pra prever como ficaria o clock final das memórias, no caso utilizando CPU amd sem ser Black Edition, a qual só se era permitido fazer OC via FSB.
:bat: eu nei sabia fazer esse calculo mais over via bios subindo a base era ate 'fácil no amd"
 
Por falar nisso, alguém aqui sabe a temperatura que os Ryzen entram em throttling?
talvez nos 85ºC ja que 95ºC pra ele e o limite máximo
 
Então.. justamente o que te falei.. uma X370 que nem é mais fabricada, pois foi substituída pela X470 que já teve por menos de 1000 aparecendo por 1200 e as B450 de entrada...

Tirando essa X370 que é uma boa placa, apesar de ser de serie passada e preço superfaturado, as opções que sobraram são somente placas mais simples pra sistemas mais modestos. Meter um 2700X numa B450M dessas ai é correr o risco de viver sofrendo throttling com os VRM fritando.
 

um 2700X mesmo em stock exige uma VRM bem construído. Ainda mais se for ser usado em longas cargas de trabalho.
cara se o fabricante diz que suporta não tem isso de VRM bem construido usei por muito tempo um 1090T em uma mob de 95W via att de bios e ela não subia nada de over 200mhz e ja dava tela azul vmr 95ºC mesmo com dissipador e ventilação forçada mais em stock rodou pro anos e a placa foi vendida funcionando.
se ele so vai usar pra trabalho e não vai fazer over "qualquer placa serve"
 
Segue um print do Aida do Threadripper 1900x com memórias em Quad, G.skill 3200 C16 deu pra subir pra 3400 sem muita dor de cabeça. B-die o kit era pelo menos 50% mais caro... acho que na serie 2000 essas A-die devem ir ainda melhor.

bj5w7l.png
B-die se tornou artigo de luxo so pelo fato de subir um pouco mais fácil
por que o L3 e +/- parecido pra todos qual frequência que altera ele ?
 
cara se o fabricante diz que suporta não tem isso de VRM bem construido usei por muito tempo um 1090T em uma mob de 95W via att de bios e ela não subia nada de over 200mhz e ja dava tela azul vmr 95ºC mesmo com dissipador e ventilação forçada mais em stock rodou pro anos e a placa foi vendida funcionando.
se ele so vai usar pra trabalho e não vai fazer over "qualquer placa serve"

ahh cara.... ta bom então..
mas recentemente tivemos alguns testes ai mostrando B360 peidando e segurando o desempenho do 9900k e A320 com VRM à 120C com um 2700X em stock, dropando o clock pra 500Mhz. O fato de ligar não quer dizer que vai suportar.. Vc dizer que a parte que alimenta o processador nao importa.. quem sou eu pra discutir.... nunca mais toco no assunto.
 
Eu acho que você deve testar a memória separado do processador para você ter precisão sobre onde surge a instabilidade.... Para fazer isso eu recomendo você usar o XFR sem alterar nada nele, porque aí é certeza que o CPU é estável, depois teste sua memória e logo em seguida tente criar um parâmetro estável no XFR + memória, a partir daí você muda para o over manual no CPU e tenta ver se mantem estável, senão ficar, você já sabe que é o CPU/SOC, mas não a memória. Em relação aos timmings, cada memória, cada placa mãe possui um ajuste e amadurecimento do firmware, o que posso recomendar é que você siga a calculadora do usmus como uma base( De forma geral, todos meus perfis estáveis foram semelhantes aos timmings da calculadora) e tente ir fazendo testes até tentar reduzir esses erros ao mínimo ao ponto de faltar apenas um detalhe para a estabilidade. Claro, na prática é mais difícil, mas não há muito o que dizer, tem que ir testando.

Dicas básicas:

Um SOC estável em tal valor tende a ser o ideal para os outros parâmetro de overclock.
Descubra um Clock e um Vcore 100% estável para o seu CPU.
Se a memória começa a dar tela azul na inicialização, aumente a voltagem da memória.
Se você testar um perfil e ele tiver erros mínimo, ative o GMD e veja se os erros persistam...
etc...

Consegui estabilizar em 3400 14-14-15-14-30-44 com 1.42V. Em 1.41V ele apresenta muitos erros.
O CLDO_VDDP em 866 me ajudou a estabilizar também.

Agora estou tentando subir em 3400 14-14-14-14-28-42 com 1.43 a 1.45v e nos primeiros segundos de testes dá uma porrada de erros.
Parti então para 3466 14-14-15-14-30-44 com 1.45v (depois vou tentar baixar) e deu apenas 3 erros com 15min de testes.

O que eu poderia tentar para ao menos estabilizar em 3466 14-14-15-14? Está quase redondo! É um detalhe.

 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo