[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pega o mesmo clock com menos voltagem, esquenta menos, consequentemente tem clock máximo maior.
Isso aí é a loteria do silício, para vc ter uma ideia o meu pega 4.0 com a voltagem que o X de um amigo não pegava 3.7, pior ryzen 2 geração que J vi para over é esse dele.
Sobre wc testei inclusive esse X bizarro de ruim que falei no meu PC com minha mobo, e não tem jeito ele é ruim de over mesmo, é o wc dele é melhor que o meu, é a versão mais nova do h100
 
Bem sobre isso já sei a muito tempo que isso vai da sorte, a chance de pegar um chip melhor nas versões X em tese são maiores, mas não é regra, volta e meia passa um Gold para uma linha mais baixa o que em tese não deveria acontecer, já que era pra ser usado no cpu mais top e caro

Então, o seu caso é uma exceção, pq vc deu sorte de pegar uma boa CPU e ainda usa Watercooler. Um bom WC vai manter sua temperatura muito mais baixa que um air-cooler ordinário (tcham!) que vai permitir um bom OC automático (XFR/PBO), sem sobrecarregar Vcore.

O meu WC mantém as temperaturas entre 45°C (normal) e 55°C (pico), o que permite OC automático de até 4.100-4.250mhz, a depender da carga. BIOS stock, sem mexer em nada, exceto um downclock na DDR. (Vide assinatura, temp. ambiente ~25°C )
 
Última edição:
Então, o seu caso é uma exceção, pq vc deu sorte de pegar uma boa CPU e ainda usa Watercooler. Um bom WC vai manter sua temperatura muito mais baixa que um air-cooler ordinário (tcham!) que vai permitir um bom OC automático (XFR/PBO), sem sobrecarregar Vcore.

O meu WC mantém as temperaturas entre 45°C (normal) e 55°C (pico), o que permite OC automático de até 4.100-4.250mhz, a depender da carga. BIOS stock, sem mexer em nada, exceto um downclock na DDR. (Vide assinatura, temp. ambiente ~25°C )
cara isso chama-se loteria do silicio e sempre foi assim, sobre o over automatico é terrível a placa manda uma voltagem muito alta, melhor fazer manual mesmo com undervolt, na verdade não vejo pq pagar a mais em um processador x, o 2700x então ai é que não vale mesmo, quase o dobro do preço.
 
Com Ryzen, se quiser fazer OC, mesmo leve, considere seriamente:
(i) uma CPU serie X **
(ii) uma mobo B450, X470 ou X370;
(iii) um watercooler ou um aircooler top de linha - não se iluda, pois o Coolerbox é fraquinho;
>Considerando que minha cidade a temperatura média é 32° com picos de 39° em dias quentes.
Veja (iii) acima.

EDITADO:

** Se o preço valer a pena! Como bem lembrado pelo colega @davigotardo , hoje o 2700x está o dobro do preço do 2700 não X!​
e qual a diferença do 2700x pro 2700 além da frequência ?
 
e qual a diferença do 2700x pro 2700 além da frequência ?
o over automático além da frequência turbo se a temperatura estiver dentro do limite, que como ja disse antes é horrível pq joga uma voltagem altíssima ja vi mandando 1.51
 
Chegou a ver a Biostar X370GT7?
Está constantemente em promoção e é muito bem recomendada, possui ótimos VRMs. Na Na seção FOR SALE galera vive avisando das promoções que aparecem e ela volta e meia aparece por lá.

Vou ficar de olho nela, caso apareça promoção atraente. Agora pesquisando, melhor resultado ela sai por 799 bozos...

Com Ryzen, se quiser fazer OC, mesmo leve, considere seriamente:
(i) uma CPU serie X **
(ii) uma mobo B450, X470 ou X370;
(iii) um watercooler ou um aircooler top de linha - não se iluda, pois o Coolerbox é fraquinho;
>Considerando que minha cidade a temperatura média é 32° com picos de 39° em dias quentes.
Veja (iii) acima.

EDITADO:

** Se o preço valer a pena! Como bem lembrado pelo colega @davigotardo , hoje o 2700x está o dobro do preço do 2700 não X!

Meu foco, no caso em OC no processador, seria sem abusar, ir até onde o coolerbox manteria ele sem preocupações (em um gabinete muito bem ventilado). Além da frequência das RAM, queria bater os 3000mhz e só, não vejo ganho pegando mais que isso, ainda mais com DualChannel. (pesquisando RAM de 2666 ou 3000 nativo). GPU não estou muito interessado em OC, a não ser que veja necessidade no futuro.
 
Por isso tanta indecisão e dúvida (além de ansiedade) da minha parte, sobre Mobo. Pensando numa melhor CxB com qualidade. O foco é/era 500 réus pra gastar com ela. Mas to vendo que posso acabar gastando uns 50% a mais...
 
Vou ficar de olho nela, caso apareça promoção atraente. Agora pesquisando, melhor resultado ela sai por 799 bozos...



Meu foco, no caso em OC no processador, seria sem abusar, ir até onde o coolerbox manteria ele sem preocupações (em um gabinete muito bem ventilado). Além da frequência das RAM, queria bater os 3000mhz e só, não vejo ganho pegando mais que isso, ainda mais com DualChannel. (pesquisando RAM de 2666 ou 3000 nativo). GPU não estou muito interessado em OC, a não ser que veja necessidade no futuro.
 
Por isso tanta indecisão e dúvida (além de ansiedade) da minha parte, sobre Mobo. Pensando numa melhor CxB com qualidade. O foco é/era 500 réus pra gastar com ela. Mas to vendo que posso acabar gastando uns 50% a mais...

Considere a Asus Prime B450m Gaming/BR.
Estável, não esquenta VRM e talz. Já falei dela aqui então pesquise ai.
 
Considere a Asus Prime B450m Gaming/BR.
Estável, não esquenta VRM e talz. Já falei dela aqui então pesquise ai.

Tenho o modelo 350 dela, realmente a plaquinha é bem parruda e a Bios é bem tranquila de mexer.
 
e qual a diferença do 2700x pro 2700 além da frequência ?

Como bem lembrado pelo @davigotardo, tem o preço (que hoje está quase o dobro do 2700 normal) e ainda:

Quando fui montar o sistema da assinatura, eu considerei os 2700, mas optei pelo 2600X pelo menor preço na época e o maior desempenho em single e quadcore, apesar de perder feio em multicore ( -35% e -17% em relação aos 2700X e não X, respec.)
 
Considere a Asus Prime B450m Gaming/BR.
Estável, não esquenta VRM e talz. Já falei dela aqui então pesquise ai.

Isso, ela ta na lista também kkk
Mas agora minha dúvida maior, é entre Asus Prime B450m Gaming/BR (R$610,00+-) e a Gigabyte B450 Aorus Elite (R$680,00+-). Pensando em Durabilidade e usabilidade em Longo prazo...

Tenho o modelo 350 dela, realmente a plaquinha é bem parruda e a Bios é bem tranquila de mexer.

Asus é tranquila? Acho que sempre usei ASUS e só uma deu problema (mas era usada, a muito tempo atrás). Entre Gigabyte Aorus e Asus Prime, vou na mais barata, ou tem mais diferenças?
 
 
Meu 2600x estava querendo botar manual 4.2 o que preciso mexer de imediato para abaixar o vcore dele e tentar estabilizar .Ele fica jogando acima de 1.40 direto
 
Meu 2600x estava querendo botar manual 4.2 o que preciso mexer de imediato para abaixar o vcore dele e tentar estabilizar .Ele fica jogando acima de 1.40 direto

Não conheço a BIOS da sua Aorus X470, mas já tentou carregar as opções padrão da BIOS (que presumo, desligará qq ajuste OC) ?
 
Queria ver qual opção desabilitar e tipo vcore da opção de começar com + ou - alguns valores a dúvida maior e nessa parte .
 
Como bem lembrado pelo @davigotardo, tem o preço (que hoje está quase o dobro do 2700 normal) e ainda:

Quando fui montar o sistema da assinatura, eu considerei os 2700, mas optei pelo 2600X pelo menor preço na época e o maior desempenho em single e quadcore, apesar de perder feio em multicore ( -35% e -17% em relação aos 2700X e não X, respec.)
eu tenho que ver isso pois se o 3xxx vier na facada ou se a mob não suportar por alguma razão eu coloco o 2700x mesmo ele custando muito mais caro demoro mais pra trocar (ideia e ficar 10 anos no processador) vga e sempre +/- de 5 em 5
 
o over automático além da frequência turbo se a temperatura estiver dentro do limite, que como ja disse antes é horrível pq joga uma voltagem altíssima ja vi mandando 1.51
mais 1.51 em 1 segundo não mata ele e mostrar 1.51 no programa não significa que na saída do mosfet esteja 1.51
 
mais 1.51 em 1 segundo não mata ele e mostrar 1.51 no programa não significa que na saída do mosfet esteja 1.51

Seria estranho, algo que o fabricante colocou no processador como uma função original, e que vem assim de fabrica como padrão, sem o usuário ter alterado nada.
Causar algum dano ao componente, seria muita sacanagem.
Mas como tem placa mãe ai que diz suportar tal processador, mas na hora que o uso fica intenso, a plaquinha falta fritar, então também não coloco a mão no fogo.
Mas quero acreditar que não tem problema nesse over automático do processador.
 
Pessoal, estive me informando e tenho encontrado muita gente dizendo que instalar os jogos no SSD pode ajudar muito na fluidez, ou seja, diminuir ou até mesmo elimintar stutterings. Sabemos também que as vezes, dependendo do jogo, os sistemas com Ryzen dão umas travadinhas (ou micro stutterings), nada absurdo, mas que infelizmente acontece só com o Ryzen (dizem que por conta da latência interna do processador da AMD). Nessa caso, vocês acham jogar no SSD pode ajudar nesses problemas ? Fazer RAID 0 traria algum ganho (com relaçao somente a fluidez, estabilidade) em relação ao SSD sem RAID ou ao HD ? Não sei se compro 2 SSDs de 240GB ou um de 480GB (o preço sai muito próximo).
 
Pessoal, estive me informando e tenho encontrado muita gente dizendo que instalar os jogos no SSD pode ajudar muito na fluidez, ou seja, diminuir ou até mesmo elimintar stutterings. Sabemos também que as vezes, dependendo do jogo, os sistemas com Ryzen dão umas travadinhas (ou micro stutterings), nada absurdo, mas que infelizmente acontece só com o Ryzen (dizem que por conta da latência interna do processador da AMD). Nessa caso, vocês acham jogar no SSD pode ajudar nesses problemas ? Fazer RAID 0 traria algum ganho (com relaçao somente a fluidez, estabilidade) em relação ao SSD sem RAID ou ao HD ? Não sei se compro 2 SSDs de 240GB ou um de 480GB (o preço sai muito próximo).

Stutter em games normalmente decorrer de:
A) Carga de dados do disco (textura, cenários, modelos);
B) GPU com VRAM insuficiente, o que causa constantes swaps com a RAM principal;
C) sincronização falha de frames da GPU causando gargalos - Fast-Sync com FPS inadequado;WDM; frequência baixa; freesync bugado, etc.
D) DirectX 12. Os drivers estão muito bugados.

Eu consideraria problemas stutter devido a latência dos Ryzen algo mais difícil de avaliar.

SSD pode ajudar no primeiro caso, mas isso pode ser melhor resolvido se vc usar um cachê de disco como StoreMi ou PrimoCache (meu preferido). Eu ajustei 4gb da RAM para ser usado como cache L1 do disco (pode ser mais ou menos cache, depende do seu sistema). Antes de migrar SO para SSD, eu usava um drive SSD com cache L2 do HDD, quase igual ao modo usado pelo StoreMI.
O PrimoCache tem trial de 30 dias, então dá pra vc testar e ver se seu stutter é por problema de disco - item (A) acima.

No caso B) , o melhor é um upgrade de GPU com mais VRAM, mas pode experimentar reduzir as texturas. Não deve ser o seu caso, com 8GB de VRAM, certo?

No caso C) tem que investigar mais.
E D) só rezando por melhores drivers.

Editado.
 
Última edição:
eu tenho que ver isso pois se o 3xxx vier na facada ou se a mob não suportar por alguma razão eu coloco o 2700x mesmo ele custando muito mais caro demoro mais pra trocar (ideia e ficar 10 anos no processador) vga e sempre +/- de 5 em 5
 

mais 1.51 em 1 segundo não mata ele e mostrar 1.51 no programa não significa que na saída do mosfet esteja 1.51
Não falei que mata, mas esquenta bem mais e consome Tbm, a pergunta que não quer calar é, porque posso deixar funcionando a 1.3 ou menos deixaria funcionando a 1.5? Detalhe pra isso ainda pagaria mais caro em um processador X
 
Boa tarde, pessoal.

Saí recentemente de uma configuração intel (7 anos com meu 3570... velho guerreiro) pra um Ryzen 7 2700 + Aorus Elite + 2x8gb Crucial 3000mhz.
Como estou desde 2012 sem me inteirar muito sobre, e nunca me meti a fuçar em bios nem nada, estou com algumas dúvidas.

Fiz uma instalação limpa, mas não sei porque (pode ser só impressão), parece que está demorando mais que o antigo pra iniciar. (não a ponto de incomodar)
O que eu poderia checar com esse novo setup, pra ver se está tudo ok?

A única coisa que mexi, foi ativar o XMP, pras memórias pegarem 3000mhz. (nem sei se isso é o correto também) Isso pode afetar alguma coisa? (Nunca fui de fazer overclock em nada... tudo sempre full stock, mas sempre gostei que pelo menos entregasse o que eu paguei... huahauha)
 
Boa tarde, pessoal.

Saí recentemente de uma configuração intel (7 anos com meu 3570... velho guerreiro) pra um Ryzen 7 2700 + Aorus Elite + 2x8gb Crucial 3000mhz.
Como estou desde 2012 sem me inteirar muito sobre, e nunca me meti a fuçar em bios nem nada, estou com algumas dúvidas.

Fiz uma instalação limpa, mas não sei porque (pode ser só impressão), parece que está demorando mais que o antigo pra iniciar. (não a ponto de incomodar)
O que eu poderia checar com esse novo setup, pra ver se está tudo ok?

A única coisa que mexi, foi ativar o XMP, pras memórias pegarem 3000mhz. (nem sei se isso é o correto também) Isso pode afetar alguma coisa? (Nunca fui de fazer overclock em nada... tudo sempre full stock, mas sempre gostei que pelo menos entregasse o que eu paguei... huahauha)

Rode o Crystal Disk Bench e veja se os seus HD/SSD estão com desempenho esperado (tipo 100mb/s read/write pra HDD e ums 450mb/s pra SSD).

Rode a ferramenta de diagnóstico de disco do Windows.

Aproveite e Atualize os drivers do Chipset.
 
Última edição:
Rode o Crystal Disk Bench e veja se os seus HD/SSD estão com desempenho esperado (tipo 100mb/s read/write pra HDD e uma 450mb/s pra SSD).

Rode a ferramenta de diagnóstico de disco do Windows.

Aproveite e Atualize os drivers do Chipset.

Então, eu instalei o último driver do chipset do site da amd. É isso mesmo? Ou pego do site da gigabyte?

Vou testar com o crystal disk.

Obrigado! ^^
 
Então, eu instalei o último driver do chipset do site da amd. É isso mesmo? Ou pego do site da gigabyte?

Vou testar com o crystal disk.

Obrigado! ^^

No site do fabricante é interessante pq vc pode ser outras atualizações importantes, como LAN, Audio, etc.

Mas em geral do site da AMD resolve, que é um instalador padrão pro chipset: "Radeon Software Adrenalin Edition xx.xx.xx.xx".
Usando opção Instalaçao Personalizada vc pode ser o que está atualizado ou não:

ChipsetDriver.jpg
 
Não falei que mata, mas esquenta bem mais e consome Tbm, a pergunta que não quer calar é, porque posso deixar funcionando a 1.3 ou menos deixaria funcionando a 1.5? Detalhe pra isso ainda pagaria mais caro em um processador X
a questão e que hoje ninguém mais faz teste com o voltímetro na saida dos fets então esses 1.51 podem ser alguma coisa da bios que conforme for atualizando tende a sumir
pois quando vc entra na bios ta sempre acima de 1.4V porem no sistema sempre fica a baixo
 
Então, eu instalei o último driver do chipset do site da amd. É isso mesmo? Ou pego do site da gigabyte?

Vou testar com o crystal disk.

Obrigado! ^^
chipset e video caso use sempre no site da amd
o resto no fabricante
 
https://www.leak.pt/amd-ryzen-3000-zen-2-e-uma-besta-do-oc-de-memoria-ddr4-5000/?amp

Rumores dos Ryzen 3000 rodando DDR4 em 5.000Mhz...:eek::eek:

Será??

TechPowerUp é a fonte!
A coisa é séria!

https://www.techpowerup.com/255405/amd-ryzen-3000-zen-2-a-memory-oc-beast-ddr4-5000-possible

AMD Ryzen 3000 "Zen 2" a Memory OC Beast, DDR4-5000 Possible
by btarunr Yesterday, 14:29 Discuss (61 Comments)

AMD's 3rd generation Ryzen (3000-series) processors will overcome a vast number of memory limitations faced by older Ryzen chips. With Zen 2, the company decided to separate the memory controller from the CPU cores into a separate chip, called "IO die". Our resident Ryzen memory guru Yuri "1usmus" Bubliy, author of DRAM Calculator for Ryzen, found technical info that confirms just how much progress AMD has been making.

The third generation Ryzen processors will be able to match their Intel counterparts when it comes to memory overclocking. In the Zen 2 BIOS, the memory frequency options go all the way up to "DDR4-5000", which is a huge increase over the first Ryzens. The DRAM clock is still linked to the Infinity Fabric (IF) clock domain, which means at DDR4-5000, Infinity Fabric would tick at 5000 MHz DDR, too. Since that rate is out of reach for IF, AMD has decided to add a new 1/2 divider mode for their on-chip bus. When enabled, it will run Infinity Fabric at half the DRAM actual clock (eg: 1250 MHz for DDR4-5000).



This could turn into an additional selling point for AMD X570 chipset motherboards, as they'll have a memory frequency headroom advantage over boards based on older chipsets as their BIOS will include not just the increased memory clock limit, but also the divider mode. Of course, this doesn't mean that you can just magically overclock any memory kit to these 5 GHz speeds - it's probable that only the best of the best modules will be able to get close to these speeds.

1usmus also discovered that the platform adds an SoC OC mode and VDDG voltage control. We've heard from several sources that AMD invested heavily in improving memory compatibility, especially in the wake of Samsung discontinuing its B-die DRAM chips.
==============================================​

Dúvida:
Alguém consegue explicar esse "half clock" da Infinity Fabric?
 
Última edição:
Boa tarde, Estou montando meu primeiro Ryzen e gostaria de umas dicas se comprei corretamente.

Eu ia comprar um i5 9400f e novamente montar Intel etc

Então aproveitei a promoção do R7 2700 por 850 Reais e acabei comprando, sendo os outros itens do Setup:

MSI B450m Pro-m2

Memoria Corsair Dominator Platinum RGB 16GB (2x8) DDR4 3466MHz Preto, CMT16GX4M2C3466C16

GALAX GEFORCE RTX 2060 OC 6GB DDR6

Em relação ao setup completo, acredito que deu um bom equilíbrio, acabei perdendo provavelmente alguns FPS em jogos atuais por não ter pego o i5, porem em questão de longevidade e multi tarefa um PC muito melhor.

Foquei o máximo nas memorias, consegui um preço bacana nesse kit.

Só mesmo a placa mão que iria pegar a MSI Tomahawk, porem não encontrei em lugar algum, as opções estão escassas e o dinheiro não dava para uma X470 de 1000 reais.

Alguma dica para um Ryzen de primeira viagem ? algum driver ou config extra etc ?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo