Com base na minha experiência no servidor coreano, vou citar alguns pontos grotescos que devem ser consertados urgentemente:
1- Combate. O jogo é bem caprichado no gráfico, na jogabilidade em geral, tudo muito bonito e bem feito, porém se tem uma coisa em que peca é o combate. MUITO travado, excesso de CC(Crowd Control) com milhões de stunlocks. Resumindo: quem ataca primeiro ganha porque o oponente não consegue sair do stun. É um dos principais erros do jogo, mas é consertável.
2- Batalha Naval. Na teoria é tudo lindo, construir navios, desbravar os mares, lutar contra os piratas ou ser um, saquear navio alheio, etc.. Porém na prática é um pouco diferente. Os barcos são bonitos, bem feitos, legais de controlar, bem divertido mesmo. Porém quando chega no combate contra outros navios, é uma porcaria. Isso pelo fato de que é EXTREMAMENTE fácil de invadir navio alheio e muito dificil de destruir. Pra vc destruir um navio barato(speedboat, o menor), parado, sem ninguem dentro, usando o canhão do seu navio, demora coisa de 10 minutos ou mais. Se parado demora tudo isso, imagina com outra pessoa controlando o barco.
Nada contra os navios serem resistentes, se fossem frágeis seria chato, tem que ser dificil de destruir mesmo, mas deveria haver algum tipo de proteção ou dificuldade em invadir navios alheios. No servidor coreano NINGUEM ficava atirando com canhão. o cara simplesmente encostava o navio perto do seu, usava o glider e caia em cima do seu navio, te matava em 20 segundos poupando toda a eternidade que seria pra destruir o navio.
Além disso soma-se o fato do glider ter uma skill de "pulo", que faz vc subir 15-20m independente de onde vc esteja. ou seja, vc pode sair do chão ou da agua e sair voando, completamente sem sentido. Os gliders eram pra serem usados apenas de certa altura, já que são planadores e não asas. Então, um cara no mar, nadando, pode usar o glider e usar essa skill, e consegue subir no seu navio na hora.
3- Siege. Não participei mas pelo que ouvi falar era fail. A situação é a seguinte: uma guilda detém um território, tem seu castelo e tal. Para que outra guild possa atacar esse castelo, precisa de um item excessivamente caro, que é vendido automaticamente pelo jogo 1x por semana na auction house. Como é leilão, chega a preços exorbitantes e só guilds milionárias podem comprar esse item. Logo, a siege se torna muito restrita para guilds com muito gold. E outra, apenas uma guild pode invadir por vez, logo não chega a ser uma siege e sim uma mera GVG.
Reduzir o que era pra ser uma guerra de grandes proporções a uma mera batalha entre dois clãs não me parece uma boa ideia, ainda mais com o fato de que o item pra participar é muito caro. Gosto mesmo é quando a siege é aberta a todos tipo a WoE na epoca do ragnarok.
4- Rice Cake. Os tais bolinhos de arroz são itens de donate que vc paga coisa de 5-10 dolares pra regenerar 1000 labour points instantaneamente, algo do tipo. Nada contra o sistema de labour points, acho até bem interessante, mas se limitado apenas ao regen comum da conta principal, que se nao me engano era 5 Labour Points a cada 5min e 0 LP pra contas free. Até ai acho justo, se vc paga a mensalidade vc regenera os pontos que são base de TUDO no jogo(sem LP vc não faz nada alem de upar, matar monstros), mas pagar dinheiro extra pra regenerar instantaneamente milhares de pontos é muito injusto, pois como LP são a base de tudo no jogo, acaba dando vantagem extrema aos donaters e tornando meio que p2w. Espero muito que sejam removidos na versão ocidental.
5- Craft End Game. Nesse ponto não vou explicar muito por preguiça, mas se baseia no sistema RNG(Random New Gear). Quem jogou outros mmos coreanos deve ser familiar a esse sistema. O craft até o lvl 40 é legal, porém, a partir desse lvl começa o RNG que caga tudo. Acredito 90% que a Trion vá mudar isso, pois pelo que os gringos me falaram, esse tipo de sistema só faz sucesso em servidores orientais mesmo, sempre mudam quando trazem pro ocidente.
É isso, consertando esses 5 pontos o jogo fica praticamente perfeito. Claro que existem outros erros menores, mas nada essencial para o sucesso do jogo. O jogo tem tudo pra dar certo, até porque em geral é bem divertido e as features sandbox são bem interessantes. Tomara que a Trion saiba ajeitar o que os coreanos fizeram de errado.