Essas missões são tipo "survival" com um objetivo central, lembra o S.T.A.L.K.E.R.
"12 Monkeys" passei umas duas semanas jogando - uma seção tentando invadir uma posição inimiga no modo "hardcore" * foi umas 6 horas de tentativas frustradas

- mais por não ter experiência prévia com as mecânicas do jogo.
Antes só tinha jogado algumas das missões SP (fracas) do showcase, e feito umas tentativas frustradas em MP em missões sem pé nem cabeça... O jogo estava na "prateleira" a mais de ano.
Então na "12 Monkeys" devido a randomização de eventos acabei fazendo errado tudo o que poderia, fui procurar insistentemente no lugar errado, que por estar bem defendido (fato gerado por uma situação anterior) deu a impressão de que ali estaria o objetivo.
Por fim acabei com uma meia dúzia de 6 patrulhas OPFOR me "seguindo" pelo mapa, era demorar mais de 3 minutos num lugar e logo era cercado, só depois de enfrentar de uma posição conveniente e eliminar estes bandos tive condições de prosseguir na busca.
Além disso o personagem deve seguir regime especial de alimentação, pois tem que comer de hora em hora...
Me enrrolei até para consegui reabastecer o carro... fui procurar Jerry Can, que achei mas não tinha como pegar... e no final reabastecer no jogo é coisa mais fácil que em videogames.
Se soubesse que tinha que reabastecer e como desde o inicio teria poupado um bom tempo e muito aperto.
Então dependendo de onde começar no mapa (é randômico) e as decisões que tormar pode terminar em 2/3 horas. Acabei foi "fazendo turismo" pela maior parte da ilha.
Já na "Patient Zero" também devido a randomização dos eventos, uma situação ruim acabou gerando um evento fortuito e permitiu terminar a missão depois de procurar em 1/3 terço da ilha.
Dependendo do rumo que tomar inicialmente pode ser menos, ou mais tempo.
* Jogando em "harcore" é quase impossível, pois só tem 2 saves, um do jogo e o da barraca quando dormir - o que avança o tempo em 1 hora.
Este save pode usar indefinidamente, mas não é conveniente num aperto.
Tive que jogar em "custom" para ter mais saves (5 ou 6).