[TÓPICO OFICIAL] Arma Reforger

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Jogando mais um pouco esse modo Conflict, comecei a entender melhor como funciona.

Basicamente o mapa começa com poucas bases capturadas para cada lado, e diversas cidades neutras com bots da FIA de guarda (representados por pontos verdes no mapa).

Você deve capturar as cidades e também capturar centrais de rádio.
Você só pode capturar bases que estão dentro do raio das suas torres de rádio, construídas ou capturadas. Estas torres de rádio também fornecem informações sobre os postos inimigos.

Nas cidades você pode dar spawn, rearmar ou montar kit, construir estruturas e solicitar veículos.
Para construir, você acessa o menu nas barras, posiciona a estrutura, e com ela posicionada e em posse de uma pá, você vai nela e terá a opção de construir.




Para construir e se armar, você precisa de recursos.
Estes recursos são gerados na sua Main e "fluem" automaticamente entre suas cidades conectadas. Entra aqui a importância de manter uma rota de suprimentos aberta ou de interromper a dos inimigos!
Outra forma de carregar recursos é utilizando veículos: pra isso você vai no porta malas de cada um e da um "Load Supplies", aí você pode levar grandes quantidades para onde quiser, mas manualmente.

Tudo isso é para formar um ambiente de conquista no mapa inteiro, gerando uma guerra contínua e persistente, onde tem até ganho de XP para subir patente e ter acesso a recursos melohres (veículos no caso. O jogo ainda conta com poucas armas e veículos para ambos os lados).

E tudo isso para um modo simples e padrão de jogo.



__________

O jogo tem crossplay com Xbox e nas últimas partidas dá pra dizer que tá dividido em quase 50% a relação entre PC e Consoles.... legal isso.

Também tem integração com o Workshop da Steam direto dentro do jogo, incluindo download e liga/desliga automatico de mods para entrar em servidores.

 
Estou apaixonado novamente 😍

Que joguinho gostosinho de jogar. Eles conseguiram capturar o espírito do OFP original e transformaram em algo moderno, ágil e bonito. A forma de interagir com o mundo deixou o jogo muito mais orgânico e fácil de se jogar, e ainda implementando recursos avançados de mods anteriores como os rádios e sistema médico no jogo vanilla.

Ontem depois de participar de uns assaltos, passei a me dedicar a brincar de logística. Vi que tinha uma base cortando a rota de suprimentos e carreguei um jipe de suplies e parti pra lá. Descarreguei mas não tinha suplies o suficiente, pedi boa radio para um Heli trazer pra mim. Como o pau estava comendo em outro lugar, demorou para o Helô vir, nisso eu cansei e sai pra dar uma volta. Aqui surgiu uma sidequest pois m u veículo ficou sem combustível. Tive que pegar uma jerrycan pra transferir combustível e fui atacado no processo.

Quando estava lá longe, o piloto avisou que estava vindo, mas nisso escureceu e eu não conseguia achar a base novamente. O helo ficou circulando, acompanhando meus faróis até eu achar a base.
Finalmente construí a base e em seguida liderei um ataque no escuro e, quando o grupo se separava, ficávamos piscando a lanterna para se achar.
Limpamos uma base e amanheceu, chovendo. Nisso veio um francês que não sabia pilotar com um helicoptero. Sem querer descobrimos um grande avanço do time adversário e o cara caiu com o helicóptero. FIM.








Claro, nem tudo são flores. Reforger conta com poucas armas, veículos (só tem um blindado, não tem Helô de ataque) e equipamentos; você não consegue atirar de veículos e o jogo continua sendo pesado (apesar de rodar bem aqui). Mas tudo isso é o propósito desse jogo e já havia sido divulgado.
Não dá pra recomendar a compra, mas eu tô achando demais.

Ah sim, mods estão comendo solto. Bohemia deu os templates e a engine, dessa vez mais que antes.

 
galera, curti mto os videos de gameplay mas sem ser a versão vanilla que tem Guerra fria como tema. Com os mods de Combate moderno atual achei bem top mesmo... A duvida é, tem servers BR rodando com esses mods de guerra atual??

E outra, alguém sabe se existe previsão pro lançamento do ARMA4? Todos nós sabemos que o Reforger é uma demonstração da Engine para lançar o A4... Mas comprar agora pra lançar o A4 daqui a 6 meses é tenso....
 
Tem UM server Br e rodando esses mods aí, mas deve estar hospedado lá fora.

Eu não acho que o ARMA4 seja lançado nos próximo 2 anos.
 
Historinha de ontem:

Joguinho normal e tal, até que descobrimos que o inimigo tinha capturado um rádio nosso e estava ouvindo toda nossa conversa, já sabendo onde estávamos planejando atacar.
A partir daí, começamos a usar exclusivamente o "codinome" de cada cidade do mapa (ao invés de Montinacg, era KABAN.... para os americanos era outro nome). Legal e realista ter essas opções no jogo. Também capturamos um rádio deles e aí o jogo inteiro virou uma confusão, de xingamentos anônimos nas ondas eletromagnéticas e muita mentira.

Pouco depois entrou a noite no jogo. No vanilla, não tem NVGs, só lanternas, então o combate noturno é muito confuso.
Dentro de uma cidade, vieram tiros na minha direção. Parei, esperei um pouco, me movi. Quando parei pra consultar a bússola, estava praticamente em cima do inimigo que acabou me matando.
Dei spawn novamente na mesma cidade em que morri, dessa vez sabendo a direção que o inimigo estava. Procurei uma posição que eu conseguia enxergar a linha do horizonte pra pegar o cara pela silhueta. Esperei um monte.... Aí resolvi colocar a arma na posição de descanso. Quando faz isso, o personagem aciona a trava de segurança, que faz um barulho.
E foi nesse clique que o adversário descobriu onde eu estava, pois imediatamente rolou um barulho de mato. Quando olhei na direção do som já apontando a arma, só vi o muzzle flash.

Morri de novo e fui dormir pois passou muito da minha hora e nem percebi.

Nas primeiras jogatinas não tive nenhum problema, mas nos últimos dias tomo uns kick aleatório de connection timeout, parece que é bug pois muita gente acaba sendo kickada assim. O bom que é só reconectar e você volta de onde estava.

Também cheguei a entrar um server rodando o DarkGru (mod pra guerra moderna), mas joguei bem pouco até tomar esse mesmo kick aí, nem voltei pois estava uma zoada enorme no rádio. Legal que o jogo baixou e ativou todos os mods sozinho, só fiquei esperando. Parece que o pessoal do Xbox também tem acesso a todos esses mesmos mods, pois tem muito jogador de console online.
 


Ontem fui jogar e os servidores da Bohemia estavam muito instáveis, não consegui (mas tava cheio de servidor lotado, então o problema era meu). Fiquei fazendo os tutoriais, que estão bem decentes.

Estão dizendo que semana que vem sai outra grande atualização, mas na build experimental.

These are the confirmed features by the devs on discord. I left left an * for what is my interpretation of the feature and not confirmed.

- defensive helicopter weapons (mounted guns)
- AKS-74U
- Bayonets
- Open Bolt Weapons. *(likely a rework of how open bolt machine guns actually work for simulation and modding)
- Explosive Charges
- Gamemaster Linking Waypoints
- Gamemaster Cycle Waypoint
- AI Vehicle Driving
- Commanding (A.I commanding in your own squad, and player commanding in your own squad)
- Flares (hand held and grenade launched flares for seeing at night)
- inventory polishing
- Pilot Gear. *(likely vests and rigs for pilots)
- Gloves *(likely new inventory slot)
- Civilian Faction (will not spawn dynamically but likely place able in workbench and game master)
- Copilot (Copilot can take controls and help fly)
- Vehicle Unflipping
 
48106cce-311f-414d-9f8e-cdbe7b582254-Sn%C3%83%C2%ADmek%20obrazovky%202024-05-09%20151344.jpg


Conforme o esperado, saiu o DevReport detalhando a próxima atualização:

De forma bem resumida, eles prometem em melhorias no som de projéteis viajando, da reverberação de som em interiores, do som de impactos de balas em veículos, na implementação parcial de flares (por algum motivo só estarão em UGL, mas não em pistolas sinalizadoras por enquanto), na introdução do sistema de comando de IAs (você comandará grupos inteiros que serão mais independentes, e não terá controle individual e granular dos bots, como era nos ARMA anteriores... pelo menos por enquanto), da adição de explosivos controlados remotamente que poderão ser colocados em diversas superfícies mas não em soldados e por fim na opção de desvirar veículos capotados, sendo que os mais pesados precisarão de várias pessoas para tal.

Tudo isso pode parecer muito simples, mas cada uma dessas "features" vem carregadas com códigos e atualizações de engine que permitem outras coisas mais, tanto para o futuro do jogo, mas principalmente para mods. Não deram uma data, mas chegaram a atualizar o roadmap, que infelizmente está quase completo......

Tem um tanto de parte técnica na leitura, então recomendo checar lá. Vou deixar os vídeos mais interessantes do post:





bfc83f61-8365-4da7-84e2-a0182a772774-2024.05.02%2012.18.37.601(super).jpg



O roadmap: https://reforger.armaplatform.com/roadmap

E eu não sabia, mas o Workshop do Arma não é o do Steam, e sim um próprio, por isso o pessoal do Xbox consegue acessar. Inclusive dá de olhar online aqui: https://reforger.armaplatform.com/workshop

impressionante, se passaram 20 anos e eu continuo sendo uma putinha de OFP\ARMA. Eu adoro saporra, estou ansioso com esse jogo agora.
 
Tive uma ereção ao ler o patch notes do branch experimental do jogo. Esse é o nível de doença.

Changelog completo pode ser acessado aqui, mas vou destacar o que me chamou atenção:




Attention Soldiers,

We updated the Experimental application. Check our web article for information.

1.2.0.12 Changelog

Assets
  • Added: UH-1H and MI-8MT (Armed Transport versions)
  • Added: AKS-74U and AKS-74UN
  • Added: M9, 6Kh4, and Sa-58 bayonets weapon attachments
  • Added: M112 demolition block with M34 detonator
  • Added: TNT block with KPM-3U1 detonator
  • Added: 40mm UGL flares (white for Soviets; red, green, and white for US)
  • Added: Pilot survival vests
  • Added: US pilot, woolen, and leather gloves
  • Added: IIFS backpack
  • Added: Ushanka hat
  • Added: Support for Open Bolt weapons

General
  • Added: Vehicles - Unflipping interaction, which may require multiple contributors depending on the vehicle weight
  • Added: Vehicles - Toggle handbrake interaction to allow passengers to operate it while there is no conscious driver
  • Added: Vehicles - Ability to push vehicles
  • Added: Commanding menu allows you to send orders to your group
  • Added: Visualization of commands in the world
  • Added: Added handwear slot
  • Added: Ability to switch control of aircraft between pilot and copilot seats
  • Added: Opening and closing doors on vehicles is now separated from getting in and out of vehicles
  • Added: Turrets - Unconscious gunners will elevate guns on pintle mounts while falling
  • Added: Improved ejecting from moving vehicles
  • Added: Realistic application of external forces on exposed occupants of vehicles experiencing unintended orientation changes
  • Added: Grass flattens under tripod turrets
  • Added: Ability to automatically adjust collimator brightness by environment light
  • Changed: Inventory visualization and operation was heavily polished
  • Changed: Weapon obstruction is now animation driven instead of IK driven and changed to 3 phases approach where there is more room for the character to shoot
  • Changed: Enabled player movement while using morphine, tourniquets, and bandages on the upper body
  • Changed: Reworked entire character damage implementation to use the new damageEffects system
  • Fixed: Turret-mounted weapons now support burst and semi-automatic fire mode
AI
  • Added: AI can drive vehicles now
  • Added: AI can be recruited to a player group and commanded
  • Added: Usage of suppression fire in combat
  • Added: Usage of vehicle lights at night
  • Changed: Reduced AI accuracy against poorly illuminated targets. Now, at night, AI accuracy is lower unless the target is illuminated by a light
Audio
  • Added: Projectile traveling sounds for rockets and UGL grenade


Fim de semana, em dois momentos eu me ferrei por sair do veículo sem puxar o freio de mão. Em um deles meu boneco estava com as pernas feridas, tive que ir andando morro abaixo pra buscar o caminhão.

Também joguei o DarkGru, legal a quantidade de mods modernos e algumas melhorias de QoL (tem muito mais slots de roupas, barra de stamina, o radar na tela), mas eu curti bem mais jogar o jogo normal, pois com DarkGru todo mundo é SpecOp fodão e tem acesso tudo de forma barata, aí o jogo se torna só um monte de babão se achando foda dando pop shot de scope da pqp. Um saco..... Pode ser só o ajuste do servidor deixando tudo muito barato também, aí o epssoal não da valor ao outfit.

Os uniformes muito parecidos também são um problema, meti alguns TK.
 
Tive uma ereção ao ler o patch notes do branch experimental do jogo. Esse é o nível de doença.

Changelog completo pode ser acessado aqui, mas vou destacar o que me chamou atenção:




Fim de semana, em dois momentos eu me ferrei por sair do veículo sem puxar o freio de mão. Em um deles meu boneco estava com as pernas feridas, tive que ir andando morro abaixo pra buscar o caminhão.

Também joguei o DarkGru, legal a quantidade de mods modernos e algumas melhorias de QoL (tem muito mais slots de roupas, barra de stamina, o radar na tela), mas eu curti bem mais jogar o jogo normal, pois com DarkGru todo mundo é SpecOp fodão e tem acesso tudo de forma barata, aí o jogo se torna só um monte de babão se achando foda dando pop shot de scope da pqp. Um saco..... Pode ser só o ajuste do servidor deixando tudo muito barato também, aí o epssoal não da valor ao outfit.

Os uniformes muito parecidos também são um problema, meti alguns TK.

cara isso só aumenta a minha vontade de comprar o game, mas tenho receio de comprar e 6 meses depois chegar o Arma4... E agora tbm chegando alguns jogos tipo Arena Breakout e Gray Zone fico meio em duvida mais ainda...
 
cara isso só aumenta a minha vontade de comprar o game, mas tenho receio de comprar e 6 meses depois chegar o Arma4... E agora tbm chegando alguns jogos tipo Arena Breakout e Gray Zone fico meio em duvida mais ainda...
ARMA 4 não vai chegar pelo menos pelos próximo 2 anos, sequer anunciaram ainda.
Os outros jogos são extraction shooters de proposta fechada, e mesmo que estejam em EA, estão "completos".

Reforger, se for olhar o roadmap, está chegando ao fim de desenvolvimento, eu acredito que até fim do ano darão ele como entregue, e aí focar 100% no A4.
Pouco conteúdo oficial deve ser adicionado ainda e se adicionar, é só o que estiver atrelado a features de desenvolvimento. Tanques e aviões eu creio que estão fora.

Dito isso, o ambiente de mods está bem recheado já, apesar da qualidade duvidosa de parte deles e sem saber o quanto de gambiarra debaixo do capô está envolvida para fazer funcionar (tipo os helos de ataque).

Já falei antes, esse é o melhor ARMA até hoje (como plataforma e MP) e sequer está completo ou é um jogo propriamente dito. Diversas pequenas features que eram de mods já estão dentro do jogo (rádios, sistema médico, melhorias no uso do mapa)
Se vamos evoluir a partir daqui, estamos muito bem servidos.

______

Pessoalmente, eu sinto um "conforto quentinho" ao jogar, parece algo natural e não um jogo, no sentido que entrou e tenho "algo a fazer" que vai além de atirar. O fato de você ter que abrir a porta do carro pra entrar, dar a partida, desengatar o freio e aí sim partir (com a opção de caixa manual); a interação com o ambiente; o controle de postura e velocidade; o uso de mapas,.bussupla, binoculos e a navegação; o próprio uso das armas... Tudo parece ser "físico" e te conecta ao jogo. Sei lá como explicar tudo isso, é único.

Por fim, as interações com outros jogadores é o que completa a experiência. Entrar pra jogar sozinho e calado não é legal.
Se comunicar com os outros estranhos localmente, tentar organizar uma atividade ou uma patota, ajudar o time... Tudo isso já é legal. Agora quando você pega um squad fechadinho e organizado, é outro nível.
Tenho praticado muito o inglês no jogo, o que é excelente.
 
Jogando agora o Experimental (dá pra deixar o jogo normal instalado e baixar o Experimental em paralelo), gostei muito dessas pequenas melhorias que colocaram, tipo o inventário um pouco mais útil e organizado, a baioneta (bom pra gibbar os inimigos depois de matar e deixar inconsciente... alias, dá pra considerar que o jogo tem melee agora também, antes era só coronhada) e principalmente os flares: ficaram demais! Muito bonito as sombras projetando enquanto eles caem entre as árvores. Nas imagens abaixo os inimigos estavam assaltando lá de baixo, fizemos uma fileira de flares e deu pra pegar uns 4 que estavam correndo pelo mato, só vendo as sombras tentando se esconder da luz. Finalmente combate a noite é uma possibilidade sem ter que ligar a lanterna, já que isso é entregar demais a posição.

Depois quando estavam mas próximos, joguei um flare por trás e só atirei na silhueta de dois deles.
Antes disso, ficou eu e esse gringo da imagem defendendo uma base que era basicamente só uma casa em cima da colina. Foram muitos combate, fora e dentro da casa. Finalmente dá pra fazer um CQB digno em ARMA sem ter uma movimentação toda truncada. Usar granadas dentro da casa ainda é complicado, mas jogar pela janela é tranquilo e muito eficaz.

No entanto, tá rolando muito disconect. De vez em quando cai metade do servidor de uma vez, e eu só estou aqui escrevendo pois o servidor caiu e mesmo depois de 3 reconects (você volta onde estava, um bot assume o seu boneco) o servidor caiu de vez, aí desisti.
Além disso entrar em metralhadoras fixas, sejam de veículo ou posicionadas, te deixam preso lá, não tem como sair mais.









 
Mãe, to no Youtube!

A partida que descrevi no post acima, o gringo que estava comigo gravou tudo e editou algumas partes, postou agora.
Apesar de ele jogar com um FOV maior, que dá a impressão de ser mais rápido o jogo, dá pra ter uma noção de como a jogabilidade está bem mais fluida e responsiva. Gostoso de jogar.
Também dá pra ver um pouco de gameplay com a lanterna e como a iluminação ficou belíssima no jogo;
Infelizmente ele saiu (parando pra se despedir de mim 😍) e não participou dos combates noturnos com flares, que também foram muito interessantes.



Em outra partida o Operator Drewski estava junto. Tinha uns puxa sacos com ele e eu esbarrava de vez em quando nele em alguns momentos. Tomara que saia um vídeo falando desse update (que por enquanto está só no experimental)

Bom, fui ver o canal do cara e ele acabou de postar um vídeo, mas não era dessa partida e sim de um server modificado com o DarkGru. Também dá uma boa impressão de como está o jogo:

 
Mãe, to no Youtube!

A partida que descrevi no post acima, o gringo que estava comigo gravou tudo e editou algumas partes, postou agora.
Apesar de ele jogar com um FOV maior, que dá a impressão de ser mais rápido o jogo, dá pra ter uma noção de como a jogabilidade está bem mais fluida e responsiva. Gostoso de jogar.
Também dá pra ver um pouco de gameplay com a lanterna e como a iluminação ficou belíssima no jogo;
Infelizmente ele saiu (parando pra se despedir de mim 😍) e não participou dos combates noturnos com flares, que também foram muito interessantes.



Em outra partida o Operator Drewski estava junto. Tinha uns puxa sacos com ele e eu esbarrava de vez em quando nele em alguns momentos. Tomara que saia um vídeo falando desse update (que por enquanto está só no experimental)

Bom, fui ver o canal do cara e ele acabou de postar um vídeo, mas não era dessa partida e sim de um server modificado com o DarkGru. Também dá uma boa impressão de como está o jogo:


cara vou acabar pegando esse game.. parece que melhora cada vez mais a cada update

tira duas duvidas aqui , com o pc da assinatura consigo rodar bem??

sobre o rádio e comunicação... ele tem o sistema de comunicação ambiente né que todos ouvem até o inimigo... se você falar no rádio e tiver um inimigo perto ele te ouve mesmo assim por vc estar falando (mesmo que no radio??) ?? pergunto isso pq vi esse cara do vídeo aí do server com mod, sussurrando no rádio e tinha inimigo prox...
 
Última edição:
tá em promoção .. 71 mulas.
 
cara vou acabar pegando esse game.. parece que melhora cada vez mais a cada update

tira duas duvidas aqui , com o pc da assinatura consigo rodar bem??

sobre o rádio e comunicação... ele tem o sistema de comunicação ambiente né que todos ouvem até o inimigo... se você falar no rádio e tiver um inimigo perto ele te ouve mesmo assim por vc estar falando (mesmo que no radio??) ?? pergunto isso pq vi esse cara do vídeo aí do server com mod, sussurrando no rádio e tinha inimigo prox...
Ow cara, foi mal, passei batido pela mensagem.
Então, o jogo continua pesado, é mirado já em hardware do futuro já que o lifespan do game (A4) deve ser de uma década pelo menos, assim como o ARMA 3.
Eu sei que no R5 3600 + 2060S o jogo não estava rodando tão bem (mas também não quis baixar os gráficos), depois que upei pro 3700X + 4070 tá tranquilo. Troquei de CPU e GPU em tempos separados, então não sei em qual pesa mais.

Eu diria pra aproveitar essa mini promo aí pra testar, nas 2h de refund você vai ter uma boa ideia de como o jogo vai rodar:


Quanto aos rádios, eu não tenho certeza se o pessoal ao redor ouve quando você fala no rádio, pode ser que sim. O que acontece é que você pode roubar o rádio inimigo e ouvir as transmissões.
No local voice é certeza, todo mundo te ouve, sussurrar faz parte em alguns momentos mesmo.

Nem consegui jogar fds e isso me deixa triste =(
 
É por coisas assim que eu amo esse jogo/série:



Eu espero que mantenham a simplicidade e a quantidade de HUDs nos mods futuros também, deixando o máximo de coisas para o mundo do jogo.

Para os novatos: o jogo não mostra onde você está no mapa. Ele até te tá uma descrição aproximada de onde você está ("norte do lago x"),.mas você é que tem que se orientar através da identificação de marcos como estardas, construções e linhas elétricas*, junto com o uso da bussola.
Isso não é só uma chateação, mas te faz conectar com o jogo e dar valor a uma bom estudo. Fora que é uma hardskill, algo que pode ser usado no mundo real e desenvolve partes do cérebro que normalmente não usamos quando jogamos.

* Falando de linhas elétricas, está no roadmap que o sistema elétrico será modelado: poderemos destruir e reparar postes e tal. De que forma isso vai afetar o gameplay além da falta de luz? Não sei.
 
Última edição:
É por coisas assim que eu amo esse jogo/série:



Eu espero que mantenham a simplicidade e a quantidade de HUDs nos mods futuros também, deixando o máximo de coisas para o mundo do jogo.

Para os novatos: o jogo não mostra onde você está no mapa. Ele até te tá uma descrição aproximada de onde você está ("norte do lago x"),.mas você é que tem que se orientar através da identificação de marcos como estardas, construções e linhas elétricas*, junto com o uso da bussola.
Isso não é só uma chateação, mas te faz conectar com o jogo e dar valor a uma bom estudo. Fora que é uma hardskill, algo que pode ser usado no mundo real e desenvolve partes do cérebro que normalmente não usamos quando jogamos.

* Falando de linhas elétricas, está no roadmap que o sistema elétrico será modelado: poderemos destruir e reparar postes e tal. De que forma isso vai afetar o gameplay além da falta de luz? Não sei.


rapaz, comprei o jogo, fiz o treinamento basico só para pegar a manha da jogabilidade.... etc.. mas po, realmente n mostra nada no mapa ..,. entrei numa partida do conflict.. não fazia a minima ideia de onde estava todo mundo rsrs Não indica nada no mapa. como que vou saber? nasci numa base que n tinha ninguem só NPC... tenso.

Aqui num video no YT o cara abriu o mapa e estava mostrando a localização de outros players... como que faz para aparecer??
 
Última edição:
rapaz, comprei o jogo, fiz o treinamento basico só para pegar a manha da jogabilidade.... etc.. mas po, realmente n mostra nada no mapa ..,. entrei numa partida do conflict.. não fazia a minima ideia de onde estava todo mundo rsrs Não indica nada no mapa. como que vou saber? nasci numa base que n tinha ninguem só NPC... tenso.

Aqui num video no YT o cara abriu o mapa e estava mostrando a localização de outros players... como que faz para aparecer??

Isso aí é server modificado com conteúdo moderno. Aí pode ser tanto modificação do próprio server quanto uso de um equipamento GPS/Bluetracker no jogo mesmo.

No jogo original, você até consegue ver o líder d grupo no mapa (uma marcação de caixa com um X em cima) mas os demais jogadores não mesmo.
O negócio ali é, tentar andar com esses grupos, ou formar um grupo ou tentar identificar onde estão se formando as linhas de frente. No início da partida o pessoal fica mais espalhado capturando as cidades por perto, mas logo fica bem claro onde o pau está pegando mesmo.
 
Ontem saiu uma atualização para o Experimental:

Meus destaques:

Audio​

  • Added: Glove sound variations for different hand-related actions

Playable Content​

  • Changed: Light vehicles like jeeps and UAZs are no longer available from the Heavy maintenance point

General​

  • Changed: Activation animation for the M34 detonator
  • Tweaked: Sway - Minimum sway set back to 33%, allowing for slight misalignment while the player is rotating in place; increased maximum sway speed up to 3.6
  • Tweaked: Sway - Increased steepness for more meaningful speed regulation; reduced vertical angular bob
_______

Eu entrei especificamente para ver a animação do detonador (é tipo uma caixinha de música):

 
78d4ee6c-1ccb-465a-b84f-1ad2cb3f9705-NEWS%201280x720.jpg


Saiu o update! Finalmente vai dar pra jogar em servidor normal, fora do Experimental!

Trailer bem legal:



Resumo das features:
 
Conforme o esperado, o update trouxe muita gente para o jogo (mais pelo menos uns 15 servers oficiais de 48 que não aparecem):



Mas os servidores não estavam dando conta, chegando a rodar a 5fps o servidor (O SERVER, aqui estava em 60+. A partir de 10-15fps do server, já fica ótimo), o que causava uns bug estranhos e era quase impossível dirigir/pilotar.











 
Conforme o esperado, o update trouxe muita gente para o jogo (mais pelo menos uns 15 servers oficiais de 48 que não aparecem):



Mas os servidores não estavam dando conta, chegando a rodar a 5fps o servidor (O SERVER, aqui estava em 60+. A partir de 10-15fps do server, já fica ótimo), o que causava uns bug estranhos e era quase impossível dirigir/pilotar.












Esse jogo é leve?
 
Vou responder aqui pra não desvirtuar o tópico de screens:
Sempre tive vontade de jogar ARMA. É tranquilo jogar online "alone" ou é necessário ter sempre um time fechado?
Sempre é melhor jogar com parceiros, mas eu só jogo sozinho mesmo, especialmente esse Reforger. (anos que não jogo o ARMA 3)
Eu entro no jogo e saio perguntando pra quem está por perto o que vão fazer e se precisam de ajuda, se não, olho no mapa e vejo onde está precisando algum tipo de construção ou suprimentos.

Diferente de um SQUAD/HLL em que você TEM QUE jogar com um esquadrão, tem os objetivos bem definidos e você trabalha exclusivamente pra isso, aqui eu fico fazendo aventuras, maioria das vezes sozinho e quando dá, com quem tá na área.
Essa tem sido a graça do jogo pra mim, fazer um gameplay meio emergente de acordo com o que está rolando, ficar falando com os aliados, se unindo em grupos de gente que saio catando pelo caminho ou fazendo emboscadas.

Só gente que catei na rua


Sei lá, pra mim é uma sensação meio orgânica que passa o jogo.... Não sei explicar direito. Última grande novidade pra mim foi colocar os veículos com marcha manual, fica ainda mais interessante dirigir. Aprendi a dar valor a opção de olhar para os lados sem mexer o corpo, já que isso faz barulho nos arbustos e é o suficiente para entregar a posição. Mesma coisa para o ajuste de velocidade do personagem (scroll do mouse) e o ajuste de postura (CTRL+scroll do mouse), coisas tão pequenas que podem fazer toda a diferença em um combate;

Parar bem antes e fora de estrada de "áreas chave" para observar de binóculos e então avançar;


criar o costume de sempre carregar veículos com suprimentos e tentar conscientemente esses suprimentos

(muita gente não se liga que as coisas que você pega custam para o time, aí o cara pega 2 armas, um lança granadas, se enche de munição, pega uma sniper, se carrega de suprimentos médicos em uma mochila....... e morre com um tiro, além de entregar isso para o adversário).

Em que outro jogo você para um carro meio assim, só pra poder apoiar as armas e ter uma plataforma de tiro mais estável e um pouco mais de proteção?


Só jogo em servidor oficial sem mods (limitado a 48 pessoas e rodando o modo Conflict, com armamento antigo) mas a maioria dos servers é modado com 128 jogadores com Conflict, KoTH ou até mesmo ARMA Life.



Não dá pra sair recomendando o Reforger pois o escopo oficial do jogo é bem pequeno; o último patch melhorou muito o jogo, mas a performance dos servidores caiu por algum motivo (chega hora que o packet loss bate em 33%, é quase impossível dirigir ou pilotar); o jogo no geral é complicado (tem um manual ingame ilsutrado que explica muita coisa, mas quem lê?); o jogo é lindo, mas é pesado pra qualquer coisa que não seja hardware atual; não existem servidores Br ou latinos, inglês é mandatório; o jogo não impõe modos de jogar, depende dos jogadores se organizarem para fazer a coisa rodar e por aí vai.

Dito isso, eu gosto muito por ser algo muito diferente e requerer uma visão muito diferente de um shooter tradicional, seja nos moldes de um BF, um Warzone ou algo que envolva crafting.
 
Última edição:
Ontem saiu um patch para a versão experimental. O resumo é esse:
  • Supressores
  • Fila para entrar no servidor
  • Balística terminal refatorada
  • Cores da lanterna
  • Luzes de veículos destrutíveis
  • Tipos comuns de projéteis (munições modernas para mods)
  • Aumento da distância de renderização da grama (TOP)
  • Áudio aprimorado
  • Melhorias no Game Master
  • Correções de estabilidade e desempenho
  • Novos esquemas de controle
  • Desmontagem da base inimiga
A versão completa do changelog é essa, e é comprida pra caramba. Eu gosto de ler: https://reforger.armaplatform.com/news/experimental-september-5-2024


__________

Enquanto isso eu no EuroTruck :


Legal que você pode segurar a arma e o binóculos ao mesmo tempo. Mesma coisa dentro do carro.

 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo