Se formos olhar para os países mais tradicionais que tem as marcas mais históricas que produzem os carros mais conhecidos acho que ficaria mais ou menos assim, se alguém quiser adicionar alguma (ou retirar) que eu possa ter esquecido fique a vontade:
EUA: Ford(licenciado), Chevrolet(licenciado), Shelby(licenciado), Chrysler, Dodge, Cadillac, Saleen.
Japão: Toyota(licenciado), Nissan(licenciado), Honda, Mazda, Mitsubishi, Suzuki, Subaru.
França: Peugeot, Renault, Citroen, Bugatti.
Inglaterra: McLaren(licenciado), Lotus(licenciado), Aston Martin(licenciado), Bentley, Jaguar, Mini(Cooper).
Itália: Ferrari(licenciado), Lamborghini(licenciado), Maserati(licenciado), Alfa Romeo(licenciado), Lancia, Pagani(licenciado), Fiat.
Alemanha: Audi(licenciado), BMW(licenciado), Mercedes(licenciado), Porsche, Volkswagen.
Suécia(não tem tradição mas tem uma marca com modelos que brigam com as tradicionais de igual pra igual): Koenigsegg.
Obs: - É claro que existem muito mais marcas mas o que eu coloquei na lista são as que são mais conhecidas e tem realmente relevância na história automobilística.
- Evitei colocar marcas que lançam os mesmos carros da matriz em outros países como Opel, Vauxhall, Acura, Holden etc....
- Evitei colocar marcas de preparadoras que lançam apenas carros de outras marcas com modificações como Hennesy, RUF, Nismo, Mugen etc...
Mas até onde sei do contrato e li sobre, a Porsche ainda podia fornecer a licença dos carros pras empresas. Mas ela sempre deixava a cargo da EA isso.
http://www.gamecoin.com.br/porsche-the-crew/
Acredito que no caso a exclusividade era da EA mesmo e só negociando com ela outra empresa poderia usar Porsches nos seus jogos, o fato de serem raros os carros da marca em outros jogos e o fato de ter até jogo da EA com o nome Porsche no título reforçam a tese.
Neste negócio acredito que a maior prejudicada foi a própria Porsche que ficou presa há um jogo durante décadas enquanto as outras como Ferrari, BMW e Mercedes por exemplo apareciam em tudo quanto é jogo e tinham um retorno de marketing melhor que consequentemente davam mais retorno as marcas do que a quantia que a EA deve ter pago para a Porsche lá na década de 90, espero que agora façam a mesma politica de mercado atual da Ferrari quem paga pode usar seja o jogo que for sem exclusividade.