Achei a comparação sem sentido.
Não é sem sentido pois ele parece querer fazer na esfera pública o que faz na privada, e vou assumir isso até ele provar que estou errado.
Passando a camada de desgosto que vc nutre pelo homem (sem julgamentos) não vejo muito motivo pra esse parâmetro de comparação.
Nutro desgosto e desprezo por qualquer político ou ideologia política ou mega-empresário ou líder religioso ou quaisquer outras formas de grande concentração de poder/dinheiro e manipulação de massa, até prova em contrário.
As razões não são obviamente pessoais, mas puramente históricas e factuais: Dê muito poder a alguém ou algum grupo, e ele abusará. Seja Henrique VIII, Gengis Khan, Calígula, Hitler, Stalin, Mao, Napoleão, Papas, Getúlio Vargas, Roberto Marinho, Reagan, Rockfeller, Ford, Bill Gates, Musk, Sarney, Lula, Collor, Bolsonaro, Edir Macedo, Malafaia, a lista é extremamente longa.
E colocar mega-empresários com muitas agendas próprias em posições de alto poder político sempre me soa como péssima ideia por puro princípio: essas pessoas não representam os interesses nem 0,1% da população, e seus interesses quase sempre entram em rota de colisão com os interesses dos outros 99,9%, contudo eles tem muito mais poder de lobby político e influência. Nada bom.
Por isso precisamos ser sempre céticos, críticos e desconfiados ao máximo com todo tipo de poder e liderança. Musk já tem poder e dinheiro demais, e para mim vai precisar provar todos os dias que não está abusando disso.
E acho que se todas pessoas tivessem essa mesma postura contra todos os líderes e figuras de poder, estaríamos muito melhor. Mas o que ocorre é o contrário, todo mundo batendo palma, passando pano e lambendo o saco de políticos, pastores e bilionários de estimação, ou até de astros pop ou jogadores de futebol.
Ele não é cacique ali, até pode tentar mas a banda toca de outro jeito ali, ele não é o cacique daquela tribo.
Esperamos que sim. Mas nosso papel é o de sempre desconfiar, cobrar e criticar.
Espera que tenha percebido que eu estou torcendo para estar errado.