Tenho a versão em quadrinhos da história delas.
Muito bom também.
Se você curte livros, aproveito para dar dicas de alguns livros mais recentes que adquiri sobre a segunda guerra, todos sobre a Alemanha:
- O Piloto de Hitler: É o mais fraquinho, conta a história do piloto do avião oficial do Hitler, que sobreviveu à guerra e só foi morrer com uns 80 anos de idade, e só falava bem do Hitler (era beeeeeem alienado o rapaz). Cito apenas como curiosidade, só vale a pena comprar se achar muito barato, não é grande coisa, mas por outro lado é leitura rápida, livro pequeno.
- O Primeiro e o Último, do piloto-general Adolf Galland, que abateu mais de 100 caças aliados. Galland começou a combater na Guerra Civil Espanhola em 1937 e só parou em 1945 quando a guerra acabou e ele já era general, e inclusive pilotou os jatos Me-262. Livro EXCELENTE, muito bem escrito, Galland explica muito bem práticas, doutrinas, táticas, eventos, batalhas e também todos os problemas e fraquezas da Luftwaffe, críticas a Göring e Hitler e etc. Achei em sebo, pois está fora de catálogo há muito tempo. Mas é uma JÓIA, imperdível.
- Ascenção e Queda do Terceiro Reich, William Shirer, 1939-45. É a edição mais recente de um super-clássico, que demandou uma monstruosa pesquisa e demorou uns 20 anos para ser escrito, traz uma bibliografia imensa. Este é o Volume 2, tem o Volume 1 que cobre 1933-1938, juntos são mais de 1400 páginas. Ambos são imperdíveis para entender o que foi a Alemanha nazista de 1933-45, uma das melhores obras de todos os tempos sobre o tema.
- Ecos de Uma Vida, do piloto alemão Nikolaus V Siergert que imigou para o Brasil depois da guerra. Também não é grande coisa, são apenas as memórias do piloto, mas é pequeno, barato e interessante.
Ainda sobre pilotos alemães, outros livros que tenho (na minha outra casa na minha cidade natal, por isso não postei fotos):
- I Flew For The Füher (original em inglês do piloto da Luftwaffe Heiz Knoke)
- A Grande Caça, adaptação/tradução para o português do livro acima. Parece que não quiseram traduzir para "Eu Voei pelo Füher (Hitler)"
- Piloto de Stuka, de Rüdel, outro piloto da Luftwaffe (este era nazista até o osso)
- A Última Rajada, Peter Henn, outro piloto da Luftwaffe (mas parece ficção, NUNCA achei o nome desse piloto em lugar nenhum!)
- Minha Vida, Meus Vôos, Ernst Udet, piloto alemão da primeira guerra e que foi do alto escalão da Luftwaffe na segunda guerra, só abaixo de Göring (se suicidou na segunda guerra)
Outros que recomendo:
- A Rosa de Stalingrado, sobre Lilyia Litviak, Ás piloto de caça feminina da URSS, que abateu 12 alemães.
- O livro de Ivan Kozhedub, o maior ás Russo e aliado da segunda guerra. Tem muita coisa interessante, mas é um livro meio chato, o sujeito era meio "caxias" demais pro meu gosto, parece um soldadinho de chumbo. Contudo, era um piloto excepcional, derrubou uns 80 alemães, inclusive 1 caça a jato Mer-262 e até 2 P-51 Mustang dos EUA, que o atacaram provavelmente confundindo seu caça La-7 com um FW-190, e olha que ele estava protegendo bombardeiros americanos nesta missão! Ou os americanos eram cegos ou eram muito afobadinhos, mas deram azar de se meter com um piloto muito acima da média.
- Outro que recomendo são os 2 livros do ás franco-brasileiro Pierre Clostermann, "Fogo no Céu" e "O Grande Circo", que morava no Brasil e foi lutar na RAF após a queda da França. Bem legais.
- Samurai, do ás japonês Saburo Sakai, que combateu no seu caça A6M Zero com apenas 1 olho por metade da guerra! Ele narra um incrível combate onde sozinho foi obrigado a enfrentar ao mesmo tempo 15 (QUINZE) caças Hellcats que o atacaram, e não conseguiram derrubá-lo.
Curiosamente, existem poucos livros sobre os pilotos dos EUA, na verdade só achei o livro do Chuck Yeager, que é muito bom (ele também foi o primeiuro piloto que quebrou a barreira do som em 1947) e um livro de compilações chamado "Principes do Céu", falando sobre Richard Bong e Thomas McGuire.
Fora isso, tenho vários livros históricos sobre a segunda guerra e uns 40 volumes daquela velha coleção da Renes, que fala sobre um monte de batalhas, campanhas, eventos armas e líderes. de 1933 até por volta de 1970, a maioria da segunda guerra. As fotos abaixo eu peguei na internet, mas tenho a maioria dos que estão nas fotos (exceto a última). A maldição dessa coleção é que TODAS as folhas soltam, a encadernação é horrível)