Estou dizendo que com o cenário atual, o aquecimento da economia poderia não ser o resultado final. Com produtos mais caros, menos pessoas comprariam (efeito similar à curva de Laiffer)...e tem também a possibilidade de empresas fecharem por não entregarem um produto competitivo.
O primeiro passo deveria ser a reforma tributária, seria o alicerce pro restante das mudanças.
Sim, reforma tributária seria o pilar de tudo, mas nossa incompetência em realizá-la não deve impedir que travemos o resto. E ela não vai acontecer, pois a elite econômica se beneficia enormemente do jeito que está, pagando IR baixíssimo, isenções fiscais e sonegações legais e ilegais, e prefere muito mais que os impostos continuem na produção e consumo, pois assim ela simplesmente repassa (recolhe) o imposto nos preços para o mané do consumidor e continua sem pagar quase nada.
Quanto à inflação, no nosso caso atual ocorre mais por tudo ser precificado ou custeado em dólar: Desde tudo que importamos até itens básicos como gasolina, leite, óleo de soja, carne, frango e etc. Não é por maior consumo. Somos um dos maiores produtores mundiais de carne e soja e estes itens são caros aqui, pois são commodities. E mesmo que preços aumentem por um consumo maior, para a população é preferível ter um emprego com inflação mais alta do que ficar desempregado. E existem recursos como taxa de juros para frear o consumo se necessário.
E estamos falando de comércio, que apenas vende e distribui, não fabrica produtos, então nisso não muda nada. Quanto à competição, nossas empresas já não são competitivas desde sempre, não é o maior consumo que vai mudar isso.
Essa redução de jornada poderia ser compensada por uma redução proporcional dos impostos sobre o próprio trabalhador, aí para a empresa o custo seria o mesmo. Mas sabemos que isso não vai acontecer... porém, o inverso tb é verdade: Quando o governo deu pencas de isenções fiscais para montadoras de automóveis e fábricas de eletrodomésticos em troca de contratar mais gente ou não aumentar os preços, as empresas simplesmente não fizeram nada disso, só embolsaram os lucros.
Enfim, quem ganha sempre são o governo ou grandes empresas, o trabalhador sempre se ferra.