Penso que havia espaço pra isso, hoje em dia não. Ainda levando em conta que a competitividade aumentou, globalização e pressão por produtividade são fatores que dificultam ainda mais. E não sei ao certo se isso influencia mas o Brasil tinha uma população de aprox. 40 mi em 1940, hoje somos 216 mi - a demanda por serviços e produtos aumentou consideravelmente daquela época pra cá, já emprego que é bom nem tanto assim.
Que fique claro aqui, detesto a escala 6x1 e adoraria ver 5x2 como padrão nacional. Só acho que do jeito que o país está simplesmente não rola.
Penso que daria certo se:
- O governo desonerasse alguns impostos sobre os empregados de forma a compensar as 8 horas a menos por semana, que na prática são 20% ao menos de horas trabalhadas, fazendo o custo para o empregador no fim ser o mesmo.
- A adoção de mais 1 turno por muitas empresas criaria mais empregos, o que certamente iria ajudar a aquecer a economia, aumentar o lucro das empresas e estimulá-las a produzir mais e contratar mais.
- 1 dia a mais de folga também significa mais consumo em entretenimento, idem acima.
( lembrando que muitas empresas e empregos já adotam o 5x2 há muito tempo aqui no Brasil, e na verdade o 6x1 em geral ocorre quase sempre justamente em empregos de baixo salário )
Por isso, penso que o simples fato das empresas venderem mais com o aquecimento da economia já provocaria o auto-ajuste, e isso nem é mera opinião minha, mas é o que vimos acontecer ao longo dos últimsos 150 anos.
Na realidade, e agora respondendo a minha própria pergunta: Pq a economia sempre melhorou (em vez de piorar) e porque no fim as empresas saíram lucrando mais, sempre que abaixavam os turnos de trabalho e aumentavam os salários ao longo da história?
Claro que também teve o grande aumento da produtividade ao longo de todo o século 20: Melhores máquinas, melhores técnicas, melhores processos, computadores e etc.
Mas o fundamental foi: Se vc tem uma massa de gente ganhando muito pouco ou trabalhando demais, toda essa massa consome muito pouco, por falta de dinheiro ou tempo. Com os turnos de 12 a 16 horas do século 19, o trabalhador só tinha tempo para dormir, mais nada, e saúde do mesmo em geral era ruim e mesmo que tivesse algum tempo, os salários eram tão miseráveis que só dava pra comida e moradia. Ou seja: A maioria das pessoas não consumia e com isso o mercado e a economia como um todo estagnava.
O que eu disse acima foi a conclusão de várias comissões feitas na Inglaterra ainda no século 19. Elas foram investigar a grande qtde de doenças e mortes que os trabalhadores urbanos sofriam, a grande qtde de faltas ao trabalho, a baixa produtividade e etc, e concluíram várias coisas, incluindo que baixar os turnos seriam benéfico não só para a saúde física e mental das pessoas, mas para a produtividade da empresa e economia do país. Estavam totalmente certos, como a história provou.
Lembra-se da doutrina Ford, que era "
pagar bons salários para que meus próprios empregados possam comprar meus carros"? Na verdade a ideia era que TODAS as empresas pagassem bem, ou seja, criar o CONSUMO DE MASSA, para estimular o consumo e produção como um todo (por isso que os países ricos tem bons salários para quase todo mundo). Mas até princípio do século 20, consumo de massa era coisa que não existia, apenas as classes altas consumiam produtos além do básico essencial. No Brasil, até os idos de 1960 a classe média praticamente nem existia, a grande maioria das famílias não tinha carro e nem mesmo coisas como máquinas de lavar, televisões ou mesmo geladeiras (minha avó disse que só foram ter geladeira foi nos anos 60 mesmo, o único luxo era um rádio grande que ficava na sala)
Esse conceito aí é unanimidade entre os economistas, de direita ou esquerda (uma das poucas vezes que eles concordam em alguma coisa).
Enfim, só sei que se continuarmos nesse modelo econômico do século 19, onde somos um fazendão de exportação de soja, carne e minério e o resto são só serviços pagando baixos salários, vamos continuar sendo uma bananalândia para sempre, um paisinho de merda. Na verdade, a coisa só vai piorar, a classe média pode de novo deixar de existir por aqui no longo prazo.
A China entendeu há décadas o que precisava fazer para voltar a ser um gigante, o Brasil não entende isso nunca pois nossa elite econômica e política (que são A MESMA COISA, uma alimenta a outra, quem acha que são coisas distintas nunca entendeu absolutamente nada) representada pelos Véio da Havan, mega-agricultores, mega-empresas de mineração (Vale e etc) e políticos de TODOS os partidos + centrão fisiológico, está lucrando horrores com esse sistema e não quer mudar nada.