Assista o documentário "O Século do Ego". Vai lhe surpreender.
Em resumo, bem resumido, empresas e políticos utilizam de conhecimentos de neurociências para atuar no inconsciente das pessoas e manipulá-las.
Este documentário é muito bom, assisti na TV há muito tempo, acho que uns 15 ou 20 anos atrás ou mais, vou até ver de novo.
Resumindo bastante: Informações direcionam o comportamento, manipule as informações e controlará as pessoas, manipule o ego das pessoas para ganhar poder e dinheiro. Resumindo mais ainda, um manual de como controlar as massas a seu favor. Isso se tornou uma ciência no século XX, a essência do consumismo e apelo ao irracional (pois as pessoas são mais irracionais que racionais, essa é a realidade)
Nem precisa dizer que esta regra se tornou um vírus ainda mais explosivo com a internet e redes sociais no século XXI. Nunca foi tão fácil manipular de forma massiva e em doses cavalares.
Por isso eu sempre cito a infantilidade dos que acreditam, por exemplo, "nas leis do livre mercado e liberdade econômica e livre informação e blablabla". Não, não existe de fato livre informação ou mercado livre (NUNCA existiu), há toneladas de manipulação feita pelas empresas no "mercado livre" ou mesmo governos que intercedem com taxas ou guerras para favorecer suas empresas (ou seja, o governo é um instrumento das empresas para manipulação do mercado) e na mídia cujos donos quase sempre são grandes investidores ou políticos, tanto quanto na na política e economia centralizada de governos totalitários de esquerda.
A única diferença é COMO essa manipulação é feita, e a do "mercado" pode ser ainda mais perigosa justamente por ser muito mais sutil e muito mais imperceptível pelas pessoas, que justamente por se acharem "livres" jamais sequer percebem como estão sendo manipuladas.
Inclusive, vc pode usar o próprio conceito de liberdade justamente para convencer as pessoas a fazer o que VOCÊ quer que elas façam, ou seja: escravizá-las sem que percebam.
Última edição: