[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Amigos, os valores de Output Power (0.1 dBm) significam o que?

É a potência necessária para sincronizar com o DSLAM.

Quanto maior for a distância entre o modem e o DSLAM, maior será a potência necessária para estabelecer comunicação entre ambos.

É como se fossem duas pessoas conversando. Quanto mais essas pessoas se afastam, mais alto elas precisam falar pra que ambos se entendam.
 
Olá amigos, se puderem dar um help aqui serei muito grato a vcs que nos salvam

Estou com um problema com minha Vivo 50mb (não é fibra)
A internet alcança a velocidade contratada com facilidade (up/down), porém o problema é que ela é muito instável e em alguns momentos a latência fica extremamente alta (900ms) quando jogo algum game online que possui servidores no br (sou de SP e o server tbm é de sp).
Sei que o problema é comigo e não com o servidor do jogo, pois normalmente jogo em conferencia com outros amigos e os mesmos dizem que nos momentos em que minha latencia começa a aumentar no jogo até mesmo minha voz começa a picotar e ficar inaudível no programa de voz, indicando perda de pacotes nesses momentos... e a latencia deles no jogo fica normal e voz tbm, ou seja é so comigo
na epoca da gvt eu tinha 35mb e não havia esse tipo de problema, recentemente aumentei pra 50mb e percebi que só vem piorando nos ultimos meses....
Já refiz a fiação interna da casa e tbm já chamei os tecnicos mais de 7 vezes nos ultimos meses e até agora nada continua caindo

dei uma olhada no que vcs dizem sobre a margem de ruido e acho que o meu está baixo para 50mb... veja q a margem de ruido para downstream está em 8.1 mas a de upstream esta quase 25, sera que o problema é esse?

se alguem puder me dar uma luz com base nesses dados agradeço imensamente, minha internet não passa um dia sequer sem cair. cai cerca de 5 a 8 vezes por dia, geralmente a noite...
obrigado


3Z8dezu.png
 
3S6LY.jpg

Tudo tranquilo com esses dados?
Vivo VDSL2 15 mega. Não posso fazer upgrade pra 25 mega. 50 então, nem pensar.
Segundo o último técnico que veio aqui em casa, está chegando no máximo 32 mega no armário.

7411579611.png
 
Olá amigos, se puderem dar um help aqui serei muito grato a vcs que nos salvam

Estou com um problema com minha Vivo 50mb (não é fibra)
A internet alcança a velocidade contratada com facilidade (up/down), porém o problema é que ela é muito instável e em alguns momentos a latência fica extremamente alta (900ms) quando jogo algum game online que possui servidores no br (sou de SP e o server tbm é de sp).
Sei que o problema é comigo e não com o servidor do jogo, pois normalmente jogo em conferencia com outros amigos e os mesmos dizem que nos momentos em que minha latencia começa a aumentar no jogo até mesmo minha voz começa a picotar e ficar inaudível no programa de voz, indicando perda de pacotes nesses momentos... e a latencia deles no jogo fica normal e voz tbm, ou seja é so comigo
na epoca da gvt eu tinha 35mb e não havia esse tipo de problema, recentemente aumentei pra 50mb e percebi que só vem piorando nos ultimos meses....
Já refiz a fiação interna da casa e tbm já chamei os tecnicos mais de 7 vezes nos ultimos meses e até agora nada continua caindo

dei uma olhada no que vcs dizem sobre a margem de ruido e acho que o meu está baixo para 50mb... veja q a margem de ruido para downstream está em 8.1 mas a de upstream esta quase 25, sera que o problema é esse?

se alguem puder me dar uma luz com base nesses dados agradeço imensamente, minha internet não passa um dia sequer sem cair. cai cerca de 5 a 8 vezes por dia, geralmente a noite...
obrigado


3Z8dezu.png

Os sinais estão normais.

Quanto ao alto SNRM no upstream, isso ocorre porque a rede da GVT utiliza muito pouco do potencial de upload que o VDSL oferece. Uma vergonha.

Problema no seu caso deve ser na rede externa, com par, porta ou cabo FE vindo do poste desgastado. Se por algum acaso isso tem ocorrido em dias de chuva, já dá uma pista que deve ser problema com o cabo no poste.

3S6LY.jpg

Tudo tranquilo com esses dados?
Vivo VDSL2 15 mega. Não posso fazer upgrade pra 25 mega. 50 então, nem pensar.
Segundo o último técnico que veio aqui em casa, está chegando no máximo 32 mega no armário.

7411579611.png

Estranho, essas linhas tem plenas condições físicas de operar com 25 Mb.
 
Os sinais estão normais.

Quanto ao alto SNRM no upstream, isso ocorre porque a rede da GVT utiliza muito pouco do potencial de upload que o VDSL oferece. Uma vergonha.

Problema no seu caso deve ser na rede externa, com par, porta ou cabo FE vindo do poste desgastado. Se por algum acaso isso tem ocorrido em dias de chuva, já dá uma pista que deve ser problema com o cabo no poste.



Estranho, essas linhas tem plenas condições físicas de operar com 25 Mb.


Já foi tudo trocado aqui em casa desde o poste até a tomada, inclusive usando cabo FEB
A atendente me disse que eu estou a 328 metros do armario, será que nao pode ser problema nos fios dos postes?
8 de snr é normal pra 300 metros?
 
Bom dia galera , como vai?
Moro em Fortaleza e sou usuário da GVT (vivo) desde 2013.
Eu venho enfrentando problemas com a minha internet há mais ou menos 1 ano, uso pra trabalhar (eu e meu pai temos um ''home office'') e a noite uso para jogar e assistir séries. O problema é que contratei 10mb ( Quando contratei eram 15mb , mas foi preciso fazer downgrade) e até que os 10mb chegam no teste da speedtest

Porém, na prática a internet é extremamente ruim. Sou leigo, mas noto que o sinal oscila muito , quando assisto streams as qualidades flutuam rapidamente entre muito bom e muito ruim , seja na twitch, youtube, PremierePlay .. Mas jogando é que eu noto mais...o ping que deveria ser entre 50 e 80 varia tão rapidamente que a experiencia de jogar é altamente prejudicada. As vezes a steam não me deixa nem entrar no jogo, arruma um jeito de ''me kikar'' pela conexão ruim..o pior é que o técnico vem aqui e diz que está tudo bem : troca um filtro de linha, vai lá no armário/estante ou sei lá como fala, fecha o atendimento e 2 semanas depois volta do msm jeito. Sem falar que se pingar qualquer gotinha do céu, é uns 20 minutos sem internet...parou e começou de novo? mais 20 minutos....O jeito que fiz pra melhorar um pouco (não muito) vou pegar um roteador da tp-link Archer C20 e deixar ele fazer o serviço que o power box da GVT consegue fazer pior. Eu peguei essa dica no próprio fórum logo quando os problemas começaram. Fiz inclusive um controle de banda aqui em casa pra que quando eu jogasse ficasse melhor , mas mesmo quando não tem ninguem em casa , acontece isso.Enfim , há algum problema na minha conexão? P.S: Ela cai, sem brincadeira nenhuma , umas 10 vezes por dia. Obrigado desde já



 
Última edição:
Bom dia galera , como vai?
Moro em Fortaleza e sou usuário da GVT (vivo) desde 2013.
Eu venho enfrentando problemas com a minha internet há mais ou menos 1 ano, uso pra trabalhar (eu e meu pai temos um ''home office'') e a noite uso para jogar e assistir séries. O problema é que contratei 10mb ( Quando contratei eram 15mb , mas foi preciso fazer downgrade) e até que os 10mb chegam no teste da speedtest

Você aceitou fazer downgrade por causa de instabilidade na internet? Se sim, saiba que cometeu um grande erro. Eles têm a obrigação de entregar o que você contratou, eles não podem sair enfiando downgrade de velocidade ao seu bel prazer por não darem manutenção adequada.


Porém, na prática a internet é extremamente ruim. Sou leigo, mas noto que o sinal oscila muito , quando assisto streams as qualidades flutuam rapidamente entre muito bom e muito ruim , seja na twitch, youtube, PremierePlay .. Mas jogando é que eu noto mais...o ping que deveria ser entre 50 e 80 varia tão rapidamente que a experiencia de jogar é altamente prejudicada. As vezes a steam não me deixa nem entrar no jogo, arruma um jeito de ''me kikar'' pela conexão ruim..o pior é que o técnico vem aqui e diz que está tudo bem : troca um filtro de linha, vai lá no armário/estante ou sei lá como fala, fecha o atendimento e 2 semanas depois volta do msm jeito. Sem falar que se pingar qualquer gotinha do céu, é uns 20 minutos sem internet...parou e começou de novo? mais 20 minutos....O jeito que fiz pra melhorar um pouco (não muito) vou pegar um roteador da tp-link Archer C20 e deixar ele fazer o serviço que o power box da GVT consegue fazer pior. Eu peguei essa dica no próprio fórum logo quando os problemas começaram. Fiz inclusive um controle de banda aqui em casa pra que quando eu jogasse ficasse melhor , mas mesmo quando não tem ninguem em casa , acontece isso.Enfim , há algum problema na minha conexão? P.S: Ela cai, sem brincadeira nenhuma , umas 10 vezes por dia. Obrigado desde já





Esses valores de FEC excessivamente altos mostram que tem muito ruído na linha. Essa história de dar chuva e a internet cair é típico de cabo FE desgastado ou caixa TAR no poste mal fechada ou com problemas de vedação. Manda chamar um técnico e pede para trocar essa parte externa por cabo FEB e ver se está tudo OK com a caixa. Aliás, se seu problema é tão recorrente, eu recomendaria inclusive abrir reclamação na Anatel.
 
Já foi tudo trocado aqui em casa desde o poste até a tomada, inclusive usando cabo FEB
A atendente me disse que eu estou a 328 metros do armario, será que nao pode ser problema nos fios dos postes?
8 de snr é normal pra 300 metros?

Não leve apenas a distância em consideração, linhas vizinhas também podem afetar o SNR por diafonia.

Provavelmente está havendo uma oscilação excessiva em função de algum isolamento ruim.

Dou a mesma recomendação que dei pro colega acima, pica esse caso na Anatel
 
Esses valores de FEC excessivamente altos mostram que tem muito ruído na linha. Essa história de dar chuva e a internet cair é típico de cabo FE desgastado ou caixa TAR no poste mal fechada ou com problemas de vedação. Manda chamar um técnico e pede para trocar essa parte externa por cabo FEB e ver se está tudo OK com a caixa. Aliás, se seu problema é tão recorrente, eu recomendaria inclusive abrir reclamação na Anatel.

Bom dia! Caro amigo , muito obrigado por essas explicações, sempre que eu abria uma reclamação, ficava a mercê apenas do teste de velocidade! Liguei pra lá solicitando a troca dos cabos e uma revisão na caixa, porque meus parâmetros estavam fora, minha internet estava realmente ruim (e há muito tempo), a atendente até passou pra outra pessoa pq não sabia sequer do que eu tava falando quando comentei sobre ruído. O outro atendente foi atencioso, mas falou que a Vivo não investe mais em ''metálica'', que infelizmente aqui no meu CEP não tinha vivo fibra e resumindo,pra solicitar uma troca de cabos dessa é uma de burocracia e demora danada bla bla bla bla. Comecei a ligar pra todas as operadoras da minha cidade , e tirando 2 pequenas empresas de bairro (preços dos planos com telefonia fixa ficou um absurdo, precisamos aqui porque trabalhamos em casa eu e meu pai), decidimos contratar a Algar Telecom , que está de chegada a Fortaleza. O mesmo preço que pago aqui por 10mb e 100minutos locais, irei pagar por 40mb fibra e fixo ilimitado para o Brasil. Quando for instalado posto o teste aqui..Obrigado a todos por me fazerem levantar da cadeira e mudar essa bagaça hhahah
 
assinei a live tim ontem 60mb mas \/ - falaram que tenho que esperar 48 horas pra velocidade ficar normal, só não sei se é migué, os sinais estão bons?

skvl2h.jpg
 
Última edição:
Bom dia! Caro amigo , muito obrigado por essas explicações, sempre que eu abria uma reclamação, ficava a mercê apenas do teste de velocidade! Liguei pra lá solicitando a troca dos cabos e uma revisão na caixa, porque meus parâmetros estavam fora, minha internet estava realmente ruim (e há muito tempo), a atendente até passou pra outra pessoa pq não sabia sequer do que eu tava falando quando comentei sobre ruído. O outro atendente foi atencioso, mas falou que a Vivo não investe mais em ''metálica'', que infelizmente aqui no meu CEP não tinha vivo fibra e resumindo,pra solicitar uma troca de cabos dessa é uma de burocracia e demora danada bla bla bla bla.

Atendente N1 geralmente não entende nada sobre troca de cabo. Tem que ligar e dizer que está com perda de sinal e queda no sincronismo, e que a luz de sincronismo do modem fica piscando. Daí deve vir um técnico na sua casa, é com ele que você tem que discutir isso.

Comecei a ligar pra todas as operadoras da minha cidade , e tirando 2 pequenas empresas de bairro (preços dos planos com telefonia fixa ficou um absurdo, precisamos aqui porque trabalhamos em casa eu e meu pai), decidimos contratar a Algar Telecom , que está de chegada a Fortaleza. O mesmo preço que pago aqui por 10mb e 100minutos locais, irei pagar por 40mb fibra e fixo ilimitado para o Brasil. Quando for instalado posto o teste aqui..Obrigado a todos por me fazerem levantar da cadeira e mudar essa bagaça hhahah

Desculpe o off, mas você contratou como PF ou como PJ? Porque até onde eu sei, a Algar não vende pra PF fora da área de concessão dela.

assinei a live tim ontem 60mb mas \/ - falaram que tenho que esperar 48 horas pra velocidade ficar normal, só não sei se é migué, os sinais estão bons?

skvl2h.jpg

Embromação do técnico que fez um mau trabalho e queria cair fora.
 
Que FDP kkk mas teve uma hora que estava muito bom, mas ai caiu pra 20mb
 
-

descobri o problema o cara meteu um conector vagabundo kkkkk ranquei e coloquei direto no fio agora tá top
 
Última edição:
Desculpe o off, mas você contratou como PF ou como PJ? Porque até onde eu sei, a Algar não vende pra PF fora da área de concessão dela.

Boa noite. Ví um anúncio deles daqueles patrocinados no fcbk, falei com o chat da empresa, eles pediram alguns dados e pouco tempo depois um atendente já me ligou pra combinar preços/condições/prazos. Eles disseram que realmente só trabalham com PJ, mas que quando eles chegam num novo mercado eles abrem alguns PF pra ''abrir fibra'', só não sei ainda se é GPON ou par metálico. Mas, de qualquer forma será muito melhor do que tudo que já me foi oferecido pro meu endereço e pela mesma faixa de preço.
 
pessoal, uso 50mb timlive, com esses parametros aqui é o maximo que chega aqui? esses numeros estao bons?
2s1ssxx.jpg
 
pessoal, uso 50mb timlive, com esses parametros aqui é o maximo que chega aqui? esses numeros estao bons?
2s1ssxx.jpg


Tua linha é boa, não me lembro se tem 70 mega...mas se tiver deve funcionar.
 
Pessoal, meu primeiro post no fórum... queria saber se meus sinais são bons. pq a internet está horrivel, assino 15mb mal chega 8, ping vai de 20 para 1000, cai,volta, esse tipo de coisa. antes não acontecia, começou a +- 2 semanas e acho que o problema é do sinal.

Print dos sinais:


Caso não apareça:
Downstream Upstream
SNR Margin: 2.1 dB 1.0 dB
Line Attenuation: 21.3 dB 11.2 dB
Data Rate: 12848 kbps 1116 kbps
ES: 5073 12900
SES: 1269 7094
UAS: 173 173

O plano é de 15mb da vivo, modem Dsl 2730r.
 
Pessoal, meu primeiro post no fórum... queria saber se meus sinais são bons. pq a internet está horrivel, assino 15mb mal chega 8, ping vai de 20 para 1000, cai,volta, esse tipo de coisa. antes não acontecia, começou a +- 2 semanas e acho que o problema é do sinal.

Print dos sinais:


Caso não apareça:
Downstream Upstream
SNR Margin: 2.1 dB 1.0 dB
Line Attenuation: 21.3 dB 11.2 dB
Data Rate: 12848 kbps 1116 kbps
ES: 5073 12900
SES: 1269 7094
UAS: 173 173

O plano é de 15mb da vivo, modem Dsl 2730r.


Colega, seu sinal está muito ruim.

O SNR margin no downstream deveria estar em pelo menos 9 dB, porém está em 2.1 dB.

Teu profile também desconfigurou, então você de fato não está recebendo 15 mega.

Tem que ligar pra Vivo e solicitar reparo.
 
Pessoal, meu primeiro post no fórum... queria saber se meus sinais são bons. pq a internet está horrivel, assino 15mb mal chega 8, ping vai de 20 para 1000, cai,volta, esse tipo de coisa. antes não acontecia, começou a +- 2 semanas e acho que o problema é do sinal.

Print dos sinais:


Caso não apareça:
Downstream Upstream
SNR Margin: 2.1 dB 1.0 dB
Line Attenuation: 21.3 dB 11.2 dB
Data Rate: 12848 kbps 1116 kbps
ES: 5073 12900
SES: 1269 7094
UAS: 173 173

O plano é de 15mb da vivo, modem Dsl 2730r.



Muito ruim a situação de tua linha.

Recomendo antes de ligar e pedir correção do sinal, revise a sua fiação. Dê um lida no tópico abaixo, vai te ajudar:

https://adrenaline.uol.com.br/forum...r-para-melhorar-redes-telefonicas-snr.405219/

Depois de revisar sua fiação veja se teu modem atinge resultados melhores. Pois hoje está sincronizado em 12 mega com SNR de 2,1 o que não sustenta a conexão.
 
Passei a manhã trocando os cabos, tomadas e o filtro adsl. Tudo aqui era da época que eu tinha telefone da OI ( uns 14-15 anos atrás), os cabos tavam todos enferrujados e descascados. troquei tudo e o problema parou aparentemente, tomara que tenha melhorado definitivamente kkk


Downstream Upstream
SNR Margin
:
6.1 dB 5.5 dB
Line Attenuation
:
18.6 dB 10.2 dB
Data Rate
:
17664 kbps 1142 kbps
ES
:
0 8
SES
:
0 0
UAS
:
72 72
 
Passei a manhã trocando os cabos, tomadas e o filtro adsl. Tudo aqui era da época que eu tinha telefone da OI ( uns 14-15 anos atrás), os cabos tavam todos enferrujados e descascados. troquei tudo e o problema parou aparentemente, tomara que tenha melhorado definitivamente kkk


Downstream Upstream
SNR Margin
:
6.1 dB 5.5 dB
Line Attenuation
:
18.6 dB 10.2 dB
Data Rate
:
17664 kbps 1142 kbps
ES
:
0 8
SES
:
0 0
UAS
:
72 72

Sim, realmente melhorou bastante. Embora o teu SNR ainda esteja em 6.1 o teu sincronismo está em 17.664, ou seja, está chegando 100% da velocidade, se testar agora deve chegar os 15 mega e deve parar as quedas.
 
upstream ------------downstream
Current Rate(kbps) 34495 -- 57481
Max Rate(kbps) 49584 -- 105172
SNR Margin(dB) 13.4 -- 21.1
Line Attenuation(dB) 15 -- 11
Errors(pkts) 27 -- 20.

. pessoal,instalei o Vr900 aqui em casa.. vcs poderiam me dizer se os sinais continuam bons?
Eu to usando uma extensão do cabo rj11 de 10 metros... antes com o cabo de 1 metro e meio o Snr margin estava quase em 15.0,vcs sabem se o tamanho da extensão influencia algo?
outra coisa,oq são esses errors(pkts) ??
OBS: uso live tim 50mb
 
upstream ------------downstream
Current Rate(kbps) 34495 -- 57481
Max Rate(kbps) 49584 -- 105172
SNR Margin(dB) 13.4 -- 21.1
Line Attenuation(dB) 15 -- 11
Errors(pkts) 27 -- 20.

. pessoal,instalei o Vr900 aqui em casa.. vcs poderiam me dizer se os sinais continuam bons?
Eu to usando uma extensão do cabo rj11 de 10 metros... antes com o cabo de 1 metro e meio o Snr margin estava quase em 15.0,vcs sabem se o tamanho da extensão influencia algo?
outra coisa,oq são esses errors(pkts) ??
OBS: uso live tim 50mb

Está tudo ótimo. Esses erros são poucos nada que vá influenciar desde que não aumentem muito.
 
Está tudo ótimo. Esses erros são poucos nada que vá influenciar desde que não aumentem muito.
Cara,muito obrigado pela resposta,eu sabia q essa extensao prejudicou um pouco a linha,mesmo sabendo q ja estava boa,rs. voltei ao cabo rj11 q veio com o vr900 (1m e meio) e olha só o SNR...rs. qual seria o ideal pra 90mb? ou 100? acho q essa minha linha nao chega ne? seria no maximo 70(eu acho)
1568lfn.jpg
 
Ola...70 mega vai funcionar muito bem. 90 mega vai depender da tua porta e do nível de ruido.
 
Sou meio leigo nessa questão de ADSL, VDSL, Fibra, etc. Gostaria de pedir a opinião dos amigos foristas quanto a qualidade da minha conexão. Tenho o plano ADSL de 8MB (Vivo / SP). Dado as informações do print abaixo, consigo pegar no mínimo o plano de 10MB? Pois sempre que ligo lá pra pedir o up, eles falam que a minha porta atual não suporta uma velocidade maior que 8MB. Isso procede? Minha casa é um sobrado e meu quarto (onde o roteador está) fica bem próximo a fiação da rede elétrica nos postes, será que isso influencia muito na qualidade do sinal? Estou pensando em trocar a fiação externa por um cabo CCE APL blindado, terei uma melhoria significativa? O modem/roteador influencia em algo também? O meu aparenta ser meio jurássico (Mitrastar DSL-100HN-T1-NV) cedido pela Vivo e tô querendo pegar um Pace V5471. Atualmente, a minha net está estável, quedas são raras, porém qualquer up é bem-vindo e como aqui na rua não tem fibra da Vivo e a Tim Live não possui mais portas disponíveis (passei mais de 3 anos verificando a disponibilidade pelo site, ao menos uma vez por mês e nunca tinha, quando finalmente ela chega na minha rua, eles não me avisam no e-mail. Resultado: Venderam todas as portas disponíveis em menos de 48 horas, segundo o técnico com quem conversei). Fiquei muito puto com isso, mas enfim. O jeito é me contentar com a porcaria da Vivo mesmo, com seus preços absurdos por velocidades medíocres e estrutura precária :(

Segue o print das specs da minha conexão:

e8RV2Wh.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo