[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Olá Mosqueteirors, primeiramente muito obrigado pela atenção e resposta. Eu liguei hoje pra lá e eles disseram que não ha viabilidade tecnica para os 10mb. Porém, um tecnico da oi mesmo disse que minha linha qualifica pra 10mb sim tranquilamente. Você sabe como é feita essa verificação no sistema do atendente de telemarketing? Existe algo a ser feito para que me disponibilizem os 10mb? Atualmente meu plano da OI me da direito a internet de até 10mb sem alteração no valor, mas quando eu assinei a um tempo atrás os parametros realmente tavam bem piores que hoje em dia, segundo o tecnico eles atualizaram o meu Dslan e mecheram na fiação pra eu ter esses parametros atuais ai.

Pois é, as vezes simplesmente a gerência da região não autoriza upgrade por conta de saturamento do armário. O que tu pode fazer é ligar 3..4x e tentar com atendentes diferentes, muitas vezes funciona, ou ainda tentar via chat pelo site.
 
Neste caso a coisa começa a complicar, pois ou tu não está em Porta adsl2+ ou eles não ativaram a modulação na central. Caso a tua porta não seja adsl2+ não há como solicitar o upgrade pois a Oi seta 5 mega para cima somente em porta adsl2+.

O amigo me permita discordar um pouco, hoje eu uso 5Mb em G.DMT por causa do SNR instável da rede externa da Oi e que eles estão se negando a resolver. Ao que parece eu estou em uma "central mãe" de acordo com os técnicos e consigo utilizar todas as modulações.
 
O amigo me permita discordar um pouco, hoje eu uso 5Mb em G.DMT por causa do SNR instável da rede externa da Oi e que eles estão se negando a resolver. Ao que parece eu estou em uma "central mãe" de acordo com os técnicos e consigo utilizar todas as modulações.

Sim, isso é normal na Oi, eles deixam em multimodo, mas só te colocam 5 mega em porta adsl2+, não necessariamente te obrigando a modular nela.
 
Olá amigos! Recentemente um técnico da Vivo veio em casa para reparar a linha de voz que estava com problemas e, após testes, disse que deveria ser feito um downgrade no Speedy, que era de 8 Mb/s (não entendi se existia relação com o problema na linha de voz). Ele mesmo fez a solicitação. Agora o perfil é de 4 Mb/s.


Não estou satisfeito com esta velocidade. O plano que eu usava era o 8 Mb/s e parecia funcionar bem: velocidade estável e sem quedas de conexão. Mas este plano de 8 Mb/s não é mais comercializado pela Vivo. Agora, oferta maior que a de 4 Mb/s só existe a de 10 Mb/s. Qual velocidade minha linha suporta de acordo com os parâmetros abaixo? Será que um upgrade seria possível?
 
Olá amigos! Recentemente um técnico da Vivo veio em casa para reparar a linha de voz que estava com problemas e, após testes, disse que deveria ser feito um downgrade no Speedy, que era de 8 Mb/s (não entendi se existia relação com o problema na linha de voz). Ele mesmo fez a solicitação. Agora o perfil é de 4 Mb/s.
[url]http://www.speedtest.net/result/2686589599.png[/URL]

Não estou satisfeito com esta velocidade. O plano que eu usava era o 8 Mb/s e parecia funcionar bem: velocidade estável e sem quedas de conexão. Mas este plano de 8 Mb/s não é mais comercializado pela Vivo. Agora, oferta maior que a de 4 Mb/s só existe a de 10 Mb/s. Qual velocidade minha linha suporta de acordo com os parâmetros abaixo? Será que um upgrade seria possível?
[url]http://img818.imageshack.us/img818/1634/parametrosadsl4mbps.jpg[/URL]

A tua porta até mesmo para 4 mega está setada errada. O correto seria:

***4 Mega - VIVO SPEEDY

Velocidade de sincronismo no modem:

Download: 4608
Upload: 704

Modulação: Adsl (G.dmt)/Adsl2

Velocidade contratada:

Download: 4 Mega
Upload: 600 KBPS

Teu download deveria estar sincronizado em 4608 é por isso que chega só 3.5 mega. Aparentemente tu poderia ter ficado com 8 mega, já no perfil de 10 mega eu não sei se teu SNR ficaria no mínimo para qualificação que é 12.
 
Olá amigos! Recentemente um técnico da Vivo veio em casa para reparar a linha de voz que estava com problemas e, após testes, disse que deveria ser feito um downgrade no Speedy, que era de 8 Mb/s (não entendi se existia relação com o problema na linha de voz). Ele mesmo fez a solicitação. Agora o perfil é de 4 Mb/s.
[url]http://www.speedtest.net/result/2686589599.png[/URL]

Não estou satisfeito com esta velocidade. O plano que eu usava era o 8 Mb/s e parecia funcionar bem: velocidade estável e sem quedas de conexão. Mas este plano de 8 Mb/s não é mais comercializado pela Vivo. Agora, oferta maior que a de 4 Mb/s só existe a de 10 Mb/s. Qual velocidade minha linha suporta de acordo com os parâmetros abaixo? Será que um upgrade seria possível?
[url]http://img818.imageshack.us/img818/1634/parametrosadsl4mbps.jpg[/URL]

A Atenuação está alta e o SNR baixo, mas provavelmente funciona sim. O problema é que não deve passar no critério deles. Deve ter sido por isso que o técnico reduziu sua velocidade. O SNR devia ser muito baixo e não passava nos critérios deles.
 
Mosqueteiros e AT7, obrigado pelas respostas.
Reclamei com a Vivo para corrigirem a velocidade. A atendente disse que a velocidade máxima para minha linha seria 4 Mega mesmo. Vou ter que me contentar com isso.
 
Oi Velox 15MB duvida quanto ao sinal da internet, não sei se esta bom gostaria de uma opinião de vocês.

statisticasadsl.jpg


 
Será que posso chegar a 10 megas pessoal?

Obs: Ele não sincroniza na adsl+2
ADSL Firmware Version
:​
FwVer:3.20.17.0_TC3087 HwVer:T14.F7_11.2
Line State
:​
Showtime
Modulation
:​
G.DMT
Annex Mode
:​
ANNEX_A



DownstreamUpstream
SNR Margin
:​
34.520.0db
Line Attenuation
:​
21.520.0db
Data Rate
:​
1600576kbps
Max Rate​
:​
92481216kbps
CRC​
:​
00

 
Será que posso chegar a 10 megas pessoal?

Obs: Ele não sincroniza na adsl+2
ADSL Firmware Version
:​
FwVer:3.20.17.0_TC3087 HwVer:T14.F7_11.2
Line State
:​
Showtime
Modulation
:​
G.DMT
Annex Mode
:​
ANNEX_A



DownstreamUpstream
SNR Margin
:​
34.520.0db
Line Attenuation
:​
21.520.0db
Data Rate
:​
1600576kbps
Max Rate​
:​
92481216kbps
CRC​
:​
00


Com 21.5 de atenuação tu consegue sim 10 mega, desde tenha porta adsl2+ disponível, e aparentemente tu está em uma porta adsl, eles teriam que manobrar ela o que nem sempre é fácil pois muitas vezes não há dslam com essa porta (modulação).
 
O que ocorre é que aqui é o Oi conta total, ai aumentando o pacote a velocidade aumenta, mas será que chego mais que 5 megas pelo menos se eu assinar ? Ou é melhor eu lutar por essa porta?
 
O que ocorre é que aqui é o Oi conta total, ai aumentando o pacote a velocidade aumenta, mas será que chego mais que 5 megas pelo menos se eu assinar ? Ou é melhor eu lutar por essa porta?

Em g.dmt era para chegar 5 mega, mas a Oi exige porta adsl2+ para isso. Eu brigaria pela porta.
 
Amigo Mosquereirors, conforme recentemente eu tinha te dito por MP, estou em meio a uma luta com a Oi e até agora as conclusões não são nada plausíveis. Primeiramente desde o mês de Fevereiro que minha conexão perdeu a estabilidade, anteriormente eu tinha este sinal de forma estável com chuva e sol:

adslstats.png


A partir do mês de Fevereiro eu a perdi, ao ocorrer uma chuva muito forte ou até mesmo um vento muito forte os CRC's vão as alturas e o modem acaba resincronizando, aliás eu acho até que é uma falha desde modem especificamente, ao atingir os 1000 de CRC ele resincroniza. Abri o chamado técnico e o primeiro que esteve aqui, na maior má vontade, alegou problema de porta e repassou o chamado para o técnico da área de Velox.

Dias depois o técnico de Velox me aparece aqui e felizmente o problema se desencadeou quando ele estava aqui, testou com 3 modems diferentes e inclusive com o SS4200 e o sinal estava uma porcaria. Repassou o problema de acordo com a nota, para a parte de cabo novamente, que era para o primeiro técnico vir e resolver o problema. Não resolveu, eles alegam que é minha instalação interna que é nova.

Minha linha está instalada em uma TAR que está escancarada há aproximadamente um ano, falei com os dois técnicos para repassar para que a mesma fosse trocada ou colocassem uma proteção nela, até hoje nada. O problema na linha persiste porém com uma intensidade bem menor já que utilizo agora a modulação G.DMT e ainda assim tenho quedas as vezes. O sinal está parecido com o da imagem acima porém com ATT de 31 e SNR de 16, as vezes atinjo 18.

Abordei o assunto ao técnico de Velox sobre a mudança de central, me ofereci até a pagar por isso, o mesmo alegou que a central não cobre a minha região. Oras, como uma central que está a 680M de mim não cobre minha rua??? Abordei o mesmo assunto com o técnico de cabo e o mesmo falou que cobre, porém ele não poderia fazer nada, somente se eu cancelasse. Conversei com outro técnico que veio resolver um problema em um vizinho, o mesmo foi mais longe, seria mais trabalhoso pois pelo fato de eu estar em uma "central mãe", eu teria que molhar a mão de alguém dentro do DG e mais alguém fora.

Conversei com um colega meu que hoje está na GVT e ele me disse que qualquer um poderia fazer isso com a alegação na nota de que seria para melhorias e que ele acha que esta central próxima a mim pode até estar parcialmente vazia.

Infelizmente a área não tem concorrência e o cabeamento está quase todo degradado e aqui estou na minha odisseia para aumentar a velocidade e ainda não consegui. Se eu tivesse como provar sobre o DSLAN que fica aqui perto, abriria uma queixa na Anatel.

Peço desculpas pelo wall of text.
 
Amigo Mosquereirors, conforme recentemente eu tinha te dito por MP, estou em meio a uma luta com a Oi e até agora as conclusões não são nada plausíveis. Primeiramente desde o mês de Fevereiro que minha conexão perdeu a estabilidade, anteriormente eu tinha este sinal de forma estável com chuva e sol:

http://i267.photobucket.com/albums/ii290/ciro-mota/adslstats.png

A partir do mês de Fevereiro eu a perdi, ao ocorrer uma chuva muito forte ou até mesmo um vento muito forte os CRC's vão as alturas e o modem acaba resincronizando, aliás eu acho até que é uma falha desde modem especificamente, ao atingir os 1000 de CRC ele resincroniza. Abri o chamado técnico e o primeiro que esteve aqui, na maior má vontade, alegou problema de porta e repassou o chamado para o técnico da área de Velox.

Dias depois o técnico de Velox me aparece aqui e felizmente o problema se desencadeou quando ele estava aqui, testou com 3 modems diferentes e inclusive com o SS4200 e o sinal estava uma porcaria. Repassou o problema de acordo com a nota, para a parte de cabo novamente, que era para o primeiro técnico vir e resolver o problema. Não resolveu, eles alegam que é minha instalação interna que é nova.

Minha linha está instalada em uma TAR que está escancarada há aproximadamente um ano, falei com os dois técnicos para repassar para que a mesma fosse trocada ou colocassem uma proteção nela, até hoje nada. O problema na linha persiste porém com uma intensidade bem menor já que utilizo agora a modulação G.DMT e ainda assim tenho quedas as vezes. O sinal está parecido com o da imagem acima porém com ATT de 31 e SNR de 16, as vezes atinjo 18.

Abordei o assunto ao técnico de Velox sobre a mudança de central, me ofereci até a pagar por isso, o mesmo alegou que a central não cobre a minha região. Oras, como uma central que está a 680M de mim não cobre minha rua??? Abordei o mesmo assunto com o técnico de cabo e o mesmo falou que cobre, porém ele não poderia fazer nada, somente se eu cancelasse. Conversei com outro técnico que veio resolver um problema em um vizinho, o mesmo foi mais longe, seria mais trabalhoso pois pelo fato de eu estar em uma "central mãe", eu teria que molhar a mão de alguém dentro do DG e mais alguém fora.

Conversei com um colega meu que hoje está na GVT e ele me disse que qualquer um poderia fazer isso com a alegação na nota de que seria para melhorias e que ele acha que esta central próxima a mim pode até estar parcialmente vazia.

Infelizmente a área não tem concorrência e o cabeamento está quase todo degradado e aqui estou na minha odisseia para aumentar a velocidade e ainda não consegui. Se eu tivesse como provar sobre o DSLAN que fica aqui perto, abriria uma queixa na Anatel.

Peço desculpas pelo wall of text.

Mais complicado que eu esperava.

Poderia fazer uma tentativa extrema, pedir uma "linha nova" com velox e aguardar instalarem. Veja como será a qualidade, no momento da instalação fale com o técnico e veja se ele consegue portar a sua linha para essa central nova. Caso não dê certo você cancela, pois tem 7 dias para isso pagando apenas pró rata.
 
[/SPOILER]

Mais complicado que eu esperava.

Poderia fazer uma tentativa extrema, pedir uma "linha nova" com velox e aguardar instalarem. Veja como será a qualidade, no momento da instalação fale com o técnico e veja se ele consegue portar a sua linha para essa central nova. Caso não dê certo você cancela, pois tem 7 dias para isso pagando apenas pró rata.

E como é complicado.

Para instalar esta linha nova só se eu conseguisse "interceptar" a ordem de serviço antes do técnico vir até aqui, acompanhei recentemente a instalação de uma linha nova aqui na rua e o técnico já veio com tudo pronto, puxou o FE e entregou a linha já ativa.

Aqui onde moro tem dois secundários, o primeiro montado por volta nos anos 96/97 na época em que as teles ainda eram companhias estatais e um segundo secundário que entra na rua montado por volta dos anos 2001/2002, quando já era Telemar. Na mesma época desse segundo secundário foi montado o DSLAN aqui no centro da localidade, um da NEC (supõe-se que sejam ATM), meses depois montaram um segundo, ficou um do lado do outro. Ambos já receberam o upgrade com DSLANs da Delta e ligados por fibra ótica.

Minha linha é conectada neste secundário mais antigo, porém como tenho acesso aos PCs da vizinhança para ensinar alguma coisa ou resolver problemas então eu acabo avaliando sempre a conexão, independente do secundário que a linha esteja a ATT é basicamente a mesma variando de acordo com a velocidade (28~35) e para o SNR idem e este por influência das instalações internas (12~20). Ou seja, toda a nossa conexão aqui é provida pela tal 'central-mãe' que fica localizada a 1,3Km dentro de um prédio da OI, aliás Salvador tem vários deles, abrigam as centrais telefônicas de bairro e no terreno também ergueram grandes torres onde comportam as 4 operadoras celular. Suponho que estes DSLAN mais próximos estejam cascateados e a não possibilidade de migrarem as linhas para mais próximo só pode ser mais uma das patacoadas da Oi, onde assim que chegar a concorrência certamente deverão fazer isso.

Meu vizinho tem 10Mb, como ele conseguiu, não sei, já pedi explicações e ele não disse/não quis dizer. Não sei também se a conexão é instável ou estável, não tenho muito contato com esta pessoa mas certamente ele deve ter conseguido migrar para este DSLAN mais próximo para ser o único na rua com esta velocidade.

Minha linha continua com problemas, vou gastar um dinheiro que não tenho como reservas no momento para refazer inteiramente esta rede interna e se continuar com os problemas, quero ver qual será a nova desculpas dadas pelos técnicos. Aliás como sei que certamente alguns leem por aqui, uma dica, nem todo mundo que vocês atendem é leigo.
 
Pessoal, tenho Vivo Speedy de 10Mb. Mudei há 1 mês e a velocidade anterior era 4Mb. A conexão está ótima, sem quedas e sempre aponta para 10,5Mb nos "velocímetros" de internet. No entanto, notei uma piora no SNR. Quando era 4Mb, o valor do SNR margeava os 28dB e quando mudou para os 10Mb, fica lá pelos 10dB. Aqui em casa não mudei cabos, modem, nada, continua tudo como era quando eu tinha 4Mb. Por que isso aconteceu? Vcs tem uma ideia? Abaixo as imagens do antes e depois. Obrigada.

Antes:

clipboard02mu.jpg



Depois:

clipbffoard02.jpg
 
Última edição:
Pessoal, tenho Vivo Speedy de 10Mb. Mudei há 1 mês e a velocidade anterior era 4Mb. A conexão está ótima, sem quedas e sempre aponta para 10,5Mb nos "velocímetros" de internet. No entanto, notei uma piora no SNR. Quando era 4Mb, o valor do SNR margeava os 28dB e quando mudou para os 10Mb, fica lá pelos 10dB. Aqui em casa não mudei cabos, modem, nada, continua tudo como era quando eu tinha 4Mb. Por que isso aconteceu? Vcs tem uma ideia? Abaixo as imagens do antes e depois. Obrigada.

Antes:

http://imageshack.us/a/img706/9479/clipboard02mu.jpg


Depois:

http://imageshack.us/a/img826/5515/clipbffoard02.jpg

De forma simplificada:
1 - tua linha suporta uma taxa máxima ( estimado pela negociação entre o modem e o DSLAM ) no upstream e no downstream.
2 - quanto mais próximo do limite, menor será o snr ( margem de ruído ). Logo se aumentou a velocidade do downstream, menor será a margem de ruído restante.
 
Com 22 de atenuação você deve estar por volta de 1400 metros do armário, o que impossibilita qualquer upgrade. Inclusive o teu SNR em 15 mega está baixo e a tua sincronização não está em 17664.

Você pode conferir a fiação e ver se não há algum problema que esteja atenuando ou diminuindo o sinal.

Abraços.

Desculpe a demora para responder!
Então, verifiquei a minha fiação interna e está tudo OK.
Liguei para a GVT, e decidi mudar para 35MB... Eles disseram que um técnico irá na próxima semana até a minha rua verificar se existe um armário mais próximo da minha casa para poder utilizar os 35MB... Agora só resta torcer!
Se tudo der certo, postarei meus novos sinais aqui nesse tópico!!

Obrigado! :thumbs_up
 
Desculpe a demora para responder!
Então, verifiquei a minha fiação interna e está tudo OK.
Liguei para a GVT, e decidi mudar para 35MB... Eles disseram que um técnico irá na próxima semana até a minha rua verificar se existe um armário mais próximo da minha casa para poder utilizar os 35MB... Agora só resta torcer!
Se tudo der certo, postarei meus novos sinais aqui nesse tópico!!

Obrigado! :thumbs_up

Tranquilo, tomara que consigam um novo armário, depois posta ai teus sinais novos.
 
Olá Mosqueteiro, estou de volta..migrei minha velox pra 5MB tem alguns meses, porém hoje nos testes que estou realizando não está dando 5MB, no modem consta que estou recebendo os 5MB..ja liguei pra lá.. ja resetaram meu sinal e nada ainda.. oque pode ser?

immiL1zAudlOa.jpg

__________________________________________________________________________________________________________

ibe6HJIF5mqR39.jpg

__________________________________________________________________________________________________________

2702454186.png

__________________________________________________________________________________________________________

ibuuQG8umB6Nmo.jpg
 
Última edição:
Olá Mosqueteiro, estou de volta..migrei minha velox pra 5MB tem alguns meses, porém hoje nos testes que estou realizando não está dando 5MB, no modem consta que estou recebendo os 5MB..ja liguei pra lá.. ja resetaram meu sinal e nada ainda.. oque pode ser?

http://i4.minus.com/immiL1zAudlOa.jpg
__________________________________________________________________________________________________________

http://i.minus.com/ibe6HJIF5mqR39.jpg
__________________________________________________________________________________________________________

http://www.speedtest.net/result/2702454186.png
__________________________________________________________________________________________________________

http://i.minus.com/ibuuQG8umB6Nmo.jpg

Teus sinais estão ótimos para 5 mega.

Infelizmente teu problema deve ser aparentemente falta de banda no dslam.

Faça testes no seguinte download:

http://arquivos.oi.com.br/

Estes arquivos são dentro da rede da Oi, devem te entregar a velocidade total, do contrário abra denúncia na anatel.
 
Teus sinais estão ótimos para 5 mega.

Infelizmente teu problema deve ser aparentemente falta de banda no dslam.

Faça testes no seguinte download:

http://arquivos.oi.com.br/

Estes arquivos são dentro da rede da Oi, devem te entregar a velocidade total, do contrário abra denúncia na anatel.

Infelizmente, fica oscilando entre 300-400 kbps.. anteriormente atingia 550-600..

Estou para mudar de casa esse final de mes, portanto não é uma boa, abrir uma denúncia na anatel, né? pois a OI, no novo endereço pode alegar que não há viabilidade..

O que eu posso fazer para continuar com o mesmo plano/linha no novo endereço? ligo para eles e faço qual solicitação?

obrigado
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo