[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Obrigado. Seguindo o muro da Supervia eles estão passando essa infra para fibra subterrânea e o mais engraçado é que enquanto eles fazem isso a Oi da instalando a rede de fibra dela. Muito trabalhando e vc consegue ver as "caixas" que na verdade são meio cilíndricas e ficam fora dos postes, mais parecido com o posicionamento das da Net do que das outras como Tim, gvt, e oi que ficam presas no poste. Toda obra dessa é obrigada a ter uma identificação de quem tá prestando o serviço e para quem, só que eles já tiraram essa plaquinha minuscula e só sobraram os tapumes com esse "OMega". Curioso pra saber se é da net ou até mesmo a Vivo com a fibra dela seguindo a OI
20190410-142055.jpg

20190410-142102.jpg


Fizeram uma galeria nova na calcada.
ANtes tinha so um bueiro/galeria

https://goo.gl/maps/V2fbyppzmTr

Untitled.png
 
alguém conseguiu dobrar a internet da NET com algum combo por um ano?
tenho 120 megas e para ficar 240 por um ano, tenho que assinar plano pós pago da claro, mas estava querendo o plano controle mais barato possível

Não entendi porque ter que levar plano móvel pós-pago da Claro. Ao menos aqui quando monto o combo, aparece a opção de 240MB normalmente, mas não cheguei a avançar porque só assinei Virtua 120MB + Ilimitado Fixo Brasil 21.
 
Pessoal, eu tinha vivo 15/1 a uns 10 anos e mudei pra net 120/10 a uma semana

O problema é quando tem alguém vendo netflix e eu estou jogando

Com a vivo, meu ping ia de 30 para 50, e dava umas mini travadinhas bem rápido e voltava ping 30 e o jogo liso

Com a net, meu ping tá ficando em 150~200 e o jogo "congelando" por vários segundos, não consigo jogar se tem alguém vendo netflix

Por exemplo a latência no jogo é 30, ela sobe pra 1200 e fica uma linha reta sem variar com o jogo travado, por uns 20 segundos

O modem é um technicolor tc7337 pesquisei nas configuerações por QoS e limitar banda de um dispositivo mas não tem

Alguém poderia me dar uma ajuda? Tá impossível de jogar :(
 
Boa noite amigos, estou notando que hoje e ontem a velocidade de download está oscilando bastante.

Mas alguém com esse problema???? Será que tem haver com essa chuva no Rio de Janeiro???

Grato


Sim, um saco isso. Toda semana ocorre.

Tenho 120/10Mb em Sorocaba/SP, e toda semana essa situação desgraçada ocorre, nos testes o upload vai cerca de 0 a 1mb, com perda de no mínimo 10%
Jogando pubg na boa, o ping não muda o loss o no upload q variava de 0 a 5%, vai pra 20 a 80%

Assinei tem 1 mês, e toda semana tenho q ligar, já foi trocado o modem, envio de reforço de sinal, mas só resolve msm depois das 1 da manhã que geral foi dormir.

Meu IP é faixa 177 com rollback.

Tem algo mto errado, alguma dica?
 
TIM? :sefu:


Inveja morar em partes do Rio com fiação subterrânea.
A Tim comprou a intelig.
Cara nao tem muito do que invejar nao.
Ipanema Leblon Copa so tem duas opcoes de internet
Virtua e OiVelox.
Se vc for um multi milionario vc pode contratar uma empresa pra cabear uma fibra exclusiva e dedicada pra sua casa. Mas ai vc tem q pagar a empresa telecom a prefeitura e subornar as pessoas para vc conseguir a licenca.
Tem algumas casas no leblon q tem fibra dedicada (1gbps).
O dono da antiga Ágora e atual Órama (se nao conhece poe no google) tem uma linha de fibra optica dedicada na casa dle.
Sim existem outras opcoes porem sao para a minoria minoria minoria do bairro.
 
Última edição:
O modem é um technicolor tc7337 pesquisei nas configuerações por QoS e limitar banda de um dispositivo mas não tem

Alguém poderia me dar uma ajuda? Tá impossível de jogar :(

Esse modem é muito ruim de gerenciamento, não deve estar aguentando o fluxo, se conseguir um roteador com alguém faz um este, coloca um bom roteador com Lan/1000 e o modem em bridge, na teoria deve melhorar.
 
Conversando com um contato da NET aqui da minha região, ele disse que a mudança para o FTTH foi por questões de custo mesmo. Sai muito mais barato fazer a rede somente em fibra do que HFC. Ele tbm disse que não vão migrar as cidades com HFC tão cedo, inclusive estão expandindo bairros de algumas cidades utilizando a tecnologia.
 
Última edição:
A Tim comprou a intelig.
Cara nao tem muito do que invejar nao.
Ipanema Leblon Copa so tem duas opcoes de internet
Virtua e OiVelox.
Se vc for um multi milionario vc pode contratar uma empresa pra cabear uma fibra exclusiva e dedicada pra sua casa. Mas ai vc tem q pagar a empresa telecom a prefeitura e subornar as pessoas para vc conseguir a licenca.
Tem algumas casas no leblon q tem fibra dedicada (1gbps).
O dono da antiga Ágora e atual Órama (se nao conhece poe no google) tem uma linha de fibra optica dedicada na casa dle.
Sim existem outras opcoes porem sao para a minoria minoria minoria do bairro.
Na verdade o cliente diretamente não precisa subornar ninguém, ele só irá pagar a mensalidade acordada e da taxa de instalação do serviço diretamente para a operadora que precisa se virar para chegar ao contratante, seja pessoa física ou jurídica.

Geralmente a parte cara é a taxa de instalação (e aí a operadora pode incluir algum 'custo extra' para dar seus pulos internamente :D), isso sem falar na demora, no RJ é comum pedirem 3~4 meses -ou mais- para instalar um serviço enquanto que em outros estados não costuma passar de 45~60 dias.

Mas ao contrário do que se imagina, um contrato dedicado com bom SLA e uma velocidade razoável não fica tão caro em um contrato de 36/48 meses. Se o cara quer/precisa e tem condições de arcar, vale a pena.
 
Pode-se se dizer que é "normal" por ser um problema comum, mas não quer dizer nem de longe que não impacte a performance da sua internet.
A grosso modo, é como se fossem as perdas de pacote na rede Docsis, e os sintomas são parececidos, lentidão por ter que reenviar os pacotes corrompidos (latência).
Para quem tem o telefone da NET, o sintoma é ainda mais perceptível, a ligação irá picotar tanto para você ouvir, quanto para quem está te ouvindo.

Inclusive, passei recentemente por um problema desses, todo mundo que eu falava reclamava da minha ligação picotando, e eu também percebia uma lentidão na minha internet para começar a abrir as páginas (No teste de velocidade estava tudo normal, no entanto). Até que pesquisando percebi que estava com milhares de erros incorrigíveis (muito piores do que os seus), e consegui resolver o meu problema.

Agora os meus parâmetros estão assim (depois de 2 semanas de Uptime)
xqJpJKO.png

Acabaram-se os picotes nas ligações, e a internet está mais responsiva.
Se quiser uma explicação mais técnico do que significam esses erros, aí está (em inglês sem legendas)
 
Pode-se se dizer que é "normal" por ser um problema comum, mas não quer dizer nem de longe que não impacte a performance da sua internet.
A grosso modo, é como se fossem as perdas de pacote na rede Docsis, e os sintomas são parececidos, lentidão por ter que reenviar os pacotes corrompidos (latência).
Para quem tem o telefone da NET, o sintoma é ainda mais perceptível, a ligação irá picotar tanto para você ouvir, quanto para quem está te ouvindo.

Inclusive, passei recentemente por um problema desses, todo mundo que eu falava reclamava da minha ligação picotando, e eu também percebia uma lentidão na minha internet para começar a abrir as páginas (No teste de velocidade estava tudo normal, no entanto). Até que pesquisando percebi que estava com milhares de erros incorrigíveis (muito piores do que os seus), e consegui resolver o meu problema.

Agora os meus parâmetros estão assim (depois de 2 semanas de Uptime)
xqJpJKO.png

Acabaram-se os picotes nas ligações, e a internet está mais responsiva.
Se quiser uma explicação mais técnico do que significam esses erros, aí está (em inglês sem legendas)

Na verdade sim e não, a diferença entre a minha resposta e a tua é a frequencia de erros.
Se ele tem uma recorrencia de erros incorrigiveis menores do que 1% é negligivel. Aqui eu tenho erros mas internet e telefone funcionam normais pois eu tenho milhoes de pacotes transmitidos vs erros nas dezenas.
Agora se ele ja possui rate de 1% ou mais, ai ja pode ser sentido dependendo do uso (E caso seja, deve ser reclamado)
Eu ja fiz um post com essa mesma explicação anteriormente, mas no caso ali do amigo ele não tem como ver o total de pacotes transmitidos, e como ele não reclamou do serviço, logo os erros são normais.
Vale lembrar que a própria internet é contruida com base nisso, é por isso que muitos protocolos possuem redundancia de pacotes embutido

Além de existirem outras variaveis, como limpar os erros semanalmente para verificar a recorrencia, afinal uma propria manutenção na regiao pode causar um spike de erros (principalmente ajuste de amplificador de rua e troca de tap)
 
Na verdade sim e não, a diferença entre a minha resposta e a tua é a frequencia de erros.
Se ele tem uma recorrencia de erros incorrigiveis menores do que 1% é negligivel. Aqui eu tenho erros mas internet e telefone funcionam normais pois eu tenho milhoes de pacotes transmitidos vs erros nas dezenas.
Agora se ele ja possui rate de 1% ou mais, ai ja pode ser sentido dependendo do uso (E caso seja, deve ser reclamado)
Eu ja fiz um post com essa mesma explicação anteriormente, mas no caso ali do amigo ele não tem como ver o total de pacotes transmitidos, e como ele não reclamou do serviço, logo os erros são normais.
Vale lembrar que a própria internet é contruida com base nisso, é por isso que muitos protocolos possuem redundancia de pacotes embutido

Além de existirem outras variaveis, como limpar os erros semanalmente para verificar a recorrencia, afinal uma propria manutenção na regiao pode causar um spike de erros (principalmente ajuste de amplificador de rua e troca de tap)
Exatamente, mas não é nada desejável ter esses erros. Tanto é que uma das vantagens do DOCSIS 3.1 (além de mais capacidade) é o uso de um algorítimo muito mais poderoso para evitar erros incorrigíveis.


O mesmo algorítimo que é usado no padrão 10Gb (sobre par trançado), usado em servidores.
https://en.wikipedia.org/wiki/Low-density_parity-check_code
 
Na verdade o cliente diretamente não precisa subornar ninguém, ele só irá pagar a mensalidade acordada e da taxa de instalação do serviço diretamente para a operadora que precisa se virar para chegar ao contratante, seja pessoa física ou jurídica.

Geralmente a parte cara é a taxa de instalação (e aí a operadora pode incluir algum 'custo extra' para dar seus pulos internamente :D), isso sem falar na demora, no RJ é comum pedirem 3~4 meses -ou mais- para instalar um serviço enquanto que em outros estados não costuma passar de 45~60 dias.

Mas ao contrário do que se imagina, um contrato dedicado com bom SLA e uma velocidade razoável não fica tão caro em um contrato de 36/48 meses. Se o cara quer/precisa e tem condições de arcar, vale a pena.
Acho que vc não entendeu.
O cliente tem q ter licença para instalar fibra no poste. Tô falando de uma fibra totalmente dedicada na sua casa
E pra isso é necessário subornar muita gente pro negócio andar
 
Pode-se se dizer que é "normal" por ser um problema comum, mas não quer dizer nem de longe que não impacte a performance da sua internet.
A grosso modo, é como se fossem as perdas de pacote na rede Docsis, e os sintomas são parececidos, lentidão por ter que reenviar os pacotes corrompidos (latência).
Para quem tem o telefone da NET, o sintoma é ainda mais perceptível, a ligação irá picotar tanto para você ouvir, quanto para quem está te ouvindo.

Inclusive, passei recentemente por um problema desses, todo mundo que eu falava reclamava da minha ligação picotando, e eu também percebia uma lentidão na minha internet para começar a abrir as páginas (No teste de velocidade estava tudo normal, no entanto). Até que pesquisando percebi que estava com milhares de erros incorrigíveis (muito piores do que os seus), e consegui resolver o meu problema.

Agora os meus parâmetros estão assim (depois de 2 semanas de Uptime)
xqJpJKO.png

Acabaram-se os picotes nas ligações, e a internet está mais responsiva.
Se quiser uma explicação mais técnico do que significam esses erros, aí está (em inglês sem legendas)


Como vc conseguiu resolver esse problema? Pela foto meu modem é igual o seu. E tá horrível isso. O canal 3 começa a da erros e minha internet despenca a velocidade. O SNR tá em menos de 30dB. Tenho que ficar desligando ele da tomada pra normalizar.
Eu já falei com o suporte uma vez e expliquei o problema no sinal. Disseram que era pra trocar o modem, que o problema deve ser nele. Faz sentido isso? Sou cliente a 1 mês e o modem veio na caixa.
Tenho medo de trazerem outro pior que esse. Esse pelo menos a WiFi é boa.
 
Acho que vc não entendeu.
O cliente tem q ter licença para instalar fibra no poste. Tô falando de uma fibra totalmente dedicada na sua casa
E pra isso é necessário subornar muita gente pro negócio andar
Desculpe mas fibra apagada e link dedicado são coisas diferentes. O menor custo em uma fibra apagada é a tal liberação do uso do poste, mas segue o baile :joia:
 
Galera mais entendida aqui podia me ajudar numa dúvida: o sinal RX em 13 (laranja nos níveis de sinal) pode causar algum problema? acham necessário solicitar correção?
Tenho um chamado aberto na ANATEL e surgiu a dúvida... antes ficava bem próximo de 0, agora tá bem próximo ao limite (12~13).
Pessoal da NET fica ligando três vezes na semana perguntando se está funcionando normal... aparentemente está normal, TV as vezes dá uma travada o que antes não ocorria mas não sei se tem ligação com o problema...
Pior que eles não sabem informar se o problema de ruído que tinha foi resolvido (relatei em páginas anteriores).
No sistema consta apenas que iriam entrar em contato comigo em até 5 dias úteis para relatar se foi solucionado e já passou mais de 7 e nada...
 
Como vc conseguiu resolver esse problema? Pela foto meu modem é igual o seu. E tá horrível isso. O canal 3 começa a da erros e minha internet despenca a velocidade. O SNR tá em menos de 30dB. Tenho que ficar desligando ele da tomada pra normalizar.
Eu já falei com o suporte uma vez e expliquei o problema no sinal. Disseram que era pra trocar o modem, que o problema deve ser nele. Faz sentido isso? Sou cliente a 1 mês e o modem veio na caixa.
Tenho medo de trazerem outro pior que esse. Esse pelo menos a WiFi é boa.
Consegui tirando um divisor de 2 saídas que tinha no meio do caminho até o modem (provavelmente estava ruim). Mas os meus níveis de sinais estavam todos bons.
No seu caso SNR menos de 30 está totalmente fora do aceitável, só o técnico para resolver isso. Qualquer modem que colocarem aí, vai ser melhor do que ficar com o sinal desse jeito.

Para mexer na instalação da NET, tem que saber o que está fazendo, não é igual a instalação de uma antena UHF, que qualquer um faz. Por exemplo, se você deixar qualquer conexão frouxa, será catastrófico para o sinal da NET, se dobrar o cabo mais do que 90º também, etc.
 
Galera mais entendida aqui podia me ajudar numa dúvida: o sinal RX em 13 (laranja nos níveis de sinal) pode causar algum problema? acham necessário solicitar correção?
Tenho um chamado aberto na ANATEL e surgiu a dúvida... antes ficava bem próximo de 0, agora tá bem próximo ao limite (12~13).
Pessoal da NET fica ligando três vezes na semana perguntando se está funcionando normal... aparentemente está normal, TV as vezes dá uma travada o que antes não ocorria mas não sei se tem ligação com o problema...
Pior que eles não sabem informar se o problema de ruído que tinha foi resolvido (relatei em páginas anteriores).
No sistema consta apenas que iriam entrar em contato comigo em até 5 dias úteis para relatar se foi solucionado e já passou mais de 7 e nada...
Está um pouco fora (tanto é que está laranja), o recomendado para docsis 3 é ficar entre -10 e +10, e o ideal é zero. O técnico resolve isso aí em com o pé nas costas. ;)
 
Consegui tirando um divisor de 2 saídas que tinha no meio do caminho até o modem (provavelmente estava ruim). Mas os meus níveis de sinais estavam todos bons.
No seu caso SNR menos de 30 está totalmente fora do aceitável, só o técnico para resolver isso. Qualquer modem que colocarem aí, vai ser melhor do que ficar com o sinal desse jeito.

Para mexer na instalação da NET, tem que saber o que está fazendo, não é igual a instalação de uma antena UHF, que qualquer um faz. Por exemplo, se você deixar qualquer conexão frouxa, será catastrófico para o sinal da NET, se dobrar o cabo mais do que 90º também, etc.
 

Está um pouco fora (tanto é que está laranja), o recomendado para docsis 3 é ficar entre -10 e +10, e o ideal é zero. O técnico resolve isso aí em com o pé nas costas. ;)

Eu só queria saber isso. Essa parte do sinal é realmente do modem? Pq todos os outros 15 canais estão entre 38~40db. Quase sem nenhum erro. Agora o canal 3 sempre começa com 35~30 e tava em 27 agora a pouco. Era tanto erro que não dava nem pra contar. E minha velocidade batendo 8mb dos 240.
E aqui não tem nenhum divisor. Pelo menos não dentro do apto. Ele já fez a instalação direta do coaxial até meu quarto (modem).
 
Está um pouco fora (tanto é que está laranja), o recomendado para docsis 3 é ficar entre -10 e +10, e o ideal é zero. O técnico resolve isso aí em com o pé nas costas. ;)
Valeu! Nem vou perder tempo ligando não... Seguindo sua dica relatei isso na reclamação da Anatel que já estava fechada (não sei pq, sendo que não finalizaram o serviço) e com ctz deve vim um técnico realizar a correção.
 
Eu só queria saber isso. Essa parte do sinal é realmente do modem? Pq todos os outros 15 canais estão entre 38~40db. Quase sem nenhum erro. Agora o canal 3 sempre começa com 35~30 e tava em 27 agora a pouco. Era tanto erro que não dava nem pra contar. E minha velocidade batendo 8mb dos 240.
E aqui não tem nenhum divisor. Pelo menos não dentro do apto. Ele já fez a instalação direta do coaxial até meu quarto (modem).
Nesse caso, pode ser algum canal de TV ou outro serviço (4G? ) usando a mesma frequência desse canal em específico com sinal bem forte ai na sua região.
Se for o caso, o pessoal do Headend vai ter que fazer a substituição desse canal, ou detectar porque essa interferência está conseguindo penetrar a rede deles.

Olha um exemplo do 4G interferindo na TV a Cabo.



Por curiosidade, qual é a frequência desse canal?
 
Nesse caso, pode ser algum canal de TV ou outro serviço (4G? ) usando a mesma frequência desse canal em específico com sinal bem forte ai na sua região.
Se for o caso, o pessoal do Headend vai ter que fazer a substituição desse canal, ou detectar porque essa interferência está conseguindo penetrar a rede deles.

Olha um exemplo do 4G interferindo na TV a Cabo.



Por curiosidade, qual é a frequência desse canal?


Downstream 3 / 18 / 669.00 MHz / -3.50 dBmV / 34.93 dB
 

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