Como consigo saber se estou com CGNAT? Me mudei recentemente (abril 2019) e contratei a NET maio 2019... será que estou?
se estiver com modem operando em modo router entra nele e verifica o endereço ipv4 recebido na porta wan, se o modem estiver em modo bridge vc tem que verificar o ipv4 na porta do pro próximo dispositivo conectado.
o ip em si, se começar com 100.x.x.x é pq esta com cgnat ativo no contrato, se começar com qual quer outra numeração é pq não esta em cgnat.
Acabei de ligar lá pra Claro pra reclamar que não consigo receber os 120 Mbps contratados fora de teste de velocidade e de torrent, embora eu não tenha mencionado torrent. Como esperado, a atendente só seguiu o protocolo, de que estão entregando a velocidade contratada se nos testes de velocidade eu recebo pelo menos 120 Mbps bla bla bla. Ainda tive a paciência de argumentar que teste de velocidade não serve pra poha nenhuma na prática, e que só da a velocidade contratada porque o servidor é local e pertence à própria provedora. Falei que fazendo downloads mesmo com gerenciadores de download, a velocidade começa em 15 MB/s mas depois vai caindo até chegar um momento que a transferência é interrompida. Argumentei que isso era indício de traffic shaping ou de limitação deliberada por parte da provedora para mascarar saturação na rede, mas só ouvi respostas de acordo com o script que eles têm lá. Cheguei até a argumentar que nem a meta de 40%/80% de velocidade instantânea/média imposta pela Anacartel estava sendo cumprida, mas ela me disse que essa exigência vale apenas, adivinhem, para os testes de velocidade inúteis.
Ela até ofereceu pra enviar um técnico, mas mesmo falou que ia ser cobrada se a visita fosse improdutiva. Obviamente recusei, pois sei que o técnico só vai chegar aqui, ver o nível de sinal OK, fazer teste de velocidade no Brasil Banda Larga, ter a pachorra de dizer que está tudo bem e depois vir 90 reais pro trouxa pagar. Até peguei o protocolo de atendimento, mas por experiência de quem já passou pelo mesmo aborrecimento, vocês acham que vale a pena prosseguir com a queixa na ouvidoria e Anatel, Consumidor, ou é perda de tempo?
Pior que eu fui ver o site da Oi e diz que tem fibra disponível (200/15) pro meu endereço, na época que eu contratei a NET (abril desse ano) eu achei que a Oi só tivesse xDSL sofrível, e como a reputação dos serviços da empresa não é das melhores, nem fui atrás de pesquisar. Eu devia ter ao menos testado antes de fechar com a NET, agora já fiz a burrada e vou ter que esperar até ano que vem pra poder mudar, caso haja real disponibilidaded de fibra da Oi pro meu endereço.
entra com reclamação direto na anatel que o setor da ouvidoria da net move os pauzinhos internos pra resolver o seu problema.