[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Como consigo saber se estou com CGNAT? Me mudei recentemente (abril 2019) e contratei a NET maio 2019... será que estou?

se estiver com modem operando em modo router entra nele e verifica o endereço ipv4 recebido na porta wan, se o modem estiver em modo bridge vc tem que verificar o ipv4 na porta do pro próximo dispositivo conectado.

o ip em si, se começar com 100.x.x.x é pq esta com cgnat ativo no contrato, se começar com qual quer outra numeração é pq não esta em cgnat.
 
Acabei de ligar lá pra Claro pra reclamar que não consigo receber os 120 Mbps contratados fora de teste de velocidade e de torrent, embora eu não tenha mencionado torrent. Como esperado, a atendente só seguiu o protocolo, de que estão entregando a velocidade contratada se nos testes de velocidade eu recebo pelo menos 120 Mbps bla bla bla. Ainda tive a paciência de argumentar que teste de velocidade não serve pra poha nenhuma na prática, e que só da a velocidade contratada porque o servidor é local e pertence à própria provedora. Falei que fazendo downloads mesmo com gerenciadores de download, a velocidade começa em 15 MB/s mas depois vai caindo até chegar um momento que a transferência é interrompida. Argumentei que isso era indício de traffic shaping ou de limitação deliberada por parte da provedora para mascarar saturação na rede, mas só ouvi respostas de acordo com o script que eles têm lá. Cheguei até a argumentar que nem a meta de 40%/80% de velocidade instantânea/média imposta pela Anacartel estava sendo cumprida, mas ela me disse que essa exigência vale apenas, adivinhem, para os testes de velocidade inúteis.

Ela até ofereceu pra enviar um técnico, mas mesmo falou que ia ser cobrada se a visita fosse improdutiva. Obviamente recusei, pois sei que o técnico só vai chegar aqui, ver o nível de sinal OK, fazer teste de velocidade no Brasil Banda Larga, ter a pachorra de dizer que está tudo bem e depois vir 90 reais pro trouxa pagar. Até peguei o protocolo de atendimento, mas por experiência de quem já passou pelo mesmo aborrecimento, vocês acham que vale a pena prosseguir com a queixa na ouvidoria e Anatel, Consumidor, ou é perda de tempo?

Pior que eu fui ver o site da Oi e diz que tem fibra disponível (200/15) pro meu endereço, na época que eu contratei a NET (abril desse ano) eu achei que a Oi só tivesse xDSL sofrível, e como a reputação dos serviços da empresa não é das melhores, nem fui atrás de pesquisar. Eu devia ter ao menos testado antes de fechar com a NET, agora já fiz a burrada e vou ter que esperar até ano que vem pra poder mudar, caso haja real disponibilidaded de fibra da Oi pro meu endereço.

entra com reclamação direto na anatel que o setor da ouvidoria da net move os pauzinhos internos pra resolver o seu problema.
 
E esse Humax e Arris são "menos travados" que o sagemcom?? dá para acessar os menus e configurar os parâmetros da rede neles?? porque o que eu vi do sagemcom não dá para configurar absolutamente nada dentro dele...

o humax pelo que postaram ae a net tirou a opção de desligar wireless 2.4Ghz dele, e o arris ate hj não vi ele rodando FW custom da net, no caso ele ta com o original da arris.
de qual quer forma, ti garanto que mais opções de configuração do que o tc7337 eles tem :haha:

no pior dos casos, o melhor é sempre colocar usar esses modens da net em bridge com um roteador próprio, pq eles nunca vão ter todas as opções pra administrar uma rede de forma satisfatória, pelo simples fato que nem um dos modens que a net disponibiliza tem o bendito QOS pra ser configurado entre o trafego da rede wan e rede lan.
 
E esse Humax e Arris são "menos travados" que o sagemcom?? dá para acessar os menus e configurar os parâmetros da rede neles?? porque o que eu vi do sagemcom não dá para configurar absolutamente nada dentro dele...
Cara Ja tive exatamente esses 3 modens descritos, e apesar de F@st 3486 ser toda aquela bios da Net, Eu n tive mt problemas com ele, de encaminhamento de porta a dmz e upnp , tranquilo ate entao quando usei
 
Olá pessoal, boa noite!
Possuía até semana passada um plano antigo da vivo Fibra de 50 Mega, por uma conta atrasada de Janeiro (valor R$2.63 que esqueceram de mandar o boleto) meu plano foi cancelado, liguei na vivo e me ofereceram 100 mega e degustação de 200 mega por 119,90 12 meses, após isso sobe para 165 e volta 100 mega, perguntei sobre o plano de 300 mega e a atendente disse que na minha região não chega a esse valor, o máximo é 210, na net foi me oferecido plano de 240 Mega por 149 após 3 meses 169, velocidade continua a mesma, gostaria da opinião do pessoal que possui esses 240mega, o que teem a me dizer, já fui cliente da net a 10 anos atrás, gostaria de saber como está hoje, obrigado!
 
Olá pessoal, boa noite!
Possuía até semana passada um plano antigo da vivo Fibra de 50 Mega, por uma conta atrasada de Janeiro (valor R$2.63 que esqueceram de mandar o boleto) meu plano foi cancelado, liguei na vivo e me ofereceram 100 mega e degustação de 200 mega por 119,90 12 meses, após isso sobe para 165 e volta 100 mega, perguntei sobre o plano de 300 mega e a atendente disse que na minha região não chega a esse valor, o máximo é 210, na net foi me oferecido plano de 240 Mega por 149 após 3 meses 169, velocidade continua a mesma, gostaria da opinião do pessoal que possui esses 240mega, o que teem a me dizer, já fui cliente da net a 10 anos atrás, gostaria de saber como está hoje, obrigado!

tanto net quanto vivo variam de região pra região. uma pode esta saturada e a outra não, ae não tem como a gente ti reportar este aspecto, só vizinhos seus.
de conexões nacionais, a vivo é ok a net depende do ego da embratel com suas politicas de peering com empresas menores, de conexão internacional aqui em BH disparado a net é melhor e a vivo deixa a desejar e muito na qualidade internacional.

no caso da net, se vc estiver na cobertura da rede HFC vc terá apenas 20Mb de upload, na vivo se entregarem mesmo na fibra vc vai ter 50% da velocidade do download como upload.

basicamente é isso, não tem muito mais a dizer sobre as duas.
mas aqui a vivo simplesmente cortou sua linha por 1 fatura em atraso? e ainda foi por erro deles de não mandar boleto? cara se eu foce vc entraria com reclamação na anatel e consumidor.gov.br pra vivo restabelecer o mesmo plano e valores. ou eles cancelaram a sua linha por ex. fatura do mês 1 em aberto mas a fatura do mês 2 pra frente pagas tu pode reclamar tb.
o que tu pode usar como amparo: http://www.anatel.gov.br/consumidor/banda-larga/direitos/suspensao-do-servico-por-falta-de-pagamento
 
Sim, cancelaram por uma fatura no valor de R$2.63, acredita? Todas outras foram pagas até esse mês, sem atraso, segundo eles eu tinha um crédito de 105 reais em janeiro, aí descontou esse valor e ficaram esse 2 reais e pouco pendentes, só que não chegou boleto, não me ligaram, no site da vivo não existia essa fatura, aí cancelaram agora dia 15 desse mês, vou procurar saber como é a net aqui na minja cidade (Sorocaba - SP) e abrir um reclamação da vivo no Anatel, quero mesmo uma velocidade maior de internet, pois aqui em casa utilizo bastante torrent, netflix, steam e vídeo games, downloads bem grandes
 
o humax pelo que postaram ae a net tirou a opção de desligar wireless 2.4Ghz dele, e o arris ate hj não vi ele rodando FW custom da net, no caso ele ta com o original da arris.
de qual quer forma, ti garanto que mais opções de configuração do que o tc7337 eles tem :haha:

no pior dos casos, o melhor é sempre colocar usar esses modens da net em bridge com um roteador próprio, pq eles nunca vão ter todas as opções pra administrar uma rede de forma satisfatória, pelo simples fato que nem um dos modens que a net disponibiliza tem o bendito QOS pra ser configurado entre o trafego da rede wan e rede lan.

verdade... chega bate uma tristeza...
 
Cara Ja tive exatamente esses 3 modens descritos, e apesar de F@st 3486 ser toda aquela bios da Net, Eu n tive mt problemas com ele, de encaminhamento de porta a dmz e upnp , tranquilo ate entao quando usei

o meu ainda não chegou... o cara já tentou instalar 2x mas sempre deu merda...
pelos videos e fotos que vi pela net não havia visto essas telas com acesso à liberação de encaminhamento de porta, dnz e upnp... se você tá afirmando que tem, já fico mais tranquilo...

é justamente do DMZ que preciso... preciso liberar o DMZ para um equipamento, desligo o wifi padrão do modem da net e jogo o sinal via cabo para meu tplink archer c7 distribuir o sinal wireless. Se tiver acesso a isso já tá muito tranquilo pra mim.

Obrigado!
 
verdade... chega bate uma tristeza...
 


o meu ainda não chegou... o cara já tentou instalar 2x mas sempre deu merda...
pelos videos e fotos que vi pela net não havia visto essas telas com acesso à liberação de encaminhamento de porta, dnz e upnp... se você tá afirmando que tem, já fico mais tranquilo...

é justamente do DMZ que preciso... preciso liberar o DMZ para um equipamento, desligo o wifi padrão do modem da net e jogo o sinal via cabo para meu tplink archer c7 distribuir o sinal wireless. Se tiver acesso a isso já tá muito tranquilo pra mim.

Obrigado!

Só por curiosidade, por que você não coloca o modem em bridge e deixa o C7 rotear a sua rede, não criando assim um duplo NAT?
 
Só por curiosidade, por que você não coloca o modem em bridge e deixa o C7 rotear a sua rede, não criando assim um duplo NAT?

Pensei em fazer dessa forma tb... mas eu atualmente uso 2 das portas do roteador da NET para plugar meu notebook e minha impressora... colocando o modem da net como bridge terei que comprar um switch gigabit para ampliar as 4 portas que tenho no meu archer C7... 4 portas não são suficientes para ligar tudo o que eu tenho em casa...

quando reformei minha casa cabeei vários cômodos para ficar usando a rede via cabo mesmo... wireless só uso no celular e para visitas... o resto é tudo no cabo... mais estável e não dá tanto problema
 
Pensei em fazer dessa forma tb... mas eu atualmente uso 2 das portas do roteador da NET para plugar meu notebook e minha impressora... colocando o modem da net como bridge terei que comprar um switch gigabit para ampliar as 4 portas que tenho no meu archer C7... 4 portas não são suficientes para ligar tudo o que eu tenho em casa...

quando reformei minha casa cabeei vários cômodos para ficar usando a rede via cabo mesmo... wireless só uso no celular e para visitas... o resto é tudo no cabo... mais estável e não dá tanto problema

Ainda acho mais coerente comprar um switch baratinho e colocar no C7 do que manter o roteamento no modem da NET...
 
Pensei em fazer dessa forma tb... mas eu atualmente uso 2 das portas do roteador da NET para plugar meu notebook e minha impressora... colocando o modem da net como bridge terei que comprar um switch gigabit para ampliar as 4 portas que tenho no meu archer C7... 4 portas não são suficientes para ligar tudo o que eu tenho em casa...

quando reformei minha casa cabeei vários cômodos para ficar usando a rede via cabo mesmo... wireless só uso no celular e para visitas... o resto é tudo no cabo... mais estável e não dá tanto problema

ajuda ae broder, tira o escorpião do bolso, switch residencial gigabit hj é extremamente barato: https://www.kabum.com.br/produto/34...10-100-1000mbps-gigabit-ethernet-com-8-portas
e se vc quiser ainda pegar mais barato ve no mercado livre.

ti garanto que sua conexão com o modem da net em modo bridge e deixando toda a carga de trabalho pro c7 vai ficar melhor, esses modens da net tem umas limitações bem bizonhas de processamento por já cerem utilizados em 100% por conta da conversão docsis - ethernet, ti falo isso pq com o tc7337 com 240Mb e o antigo arris tg862 que tinha com 120Mb sempre davam algum gargalo por conta do processamento.
fora os problemas de bufferload que só da pra corrigir com qos, coisa que nos modens da net não tem em nem um modelo pra ser configurado.
 
Pessoal,

Me trouxeram um technicolor, mas isso é o menor dos problemas, terminamos a instalação e ta batendo isso de sinais, qual recomendação de abordagem ao falar com a NET? O técnico ja saiu mas deixou o whats e disse que voltava se precisasse.

iXpfYCL.png
 
se estiver com modem operando em modo router entra nele e verifica o endereço ipv4 recebido na porta wan, se o modem estiver em modo bridge vc tem que verificar o ipv4 na porta do pro próximo dispositivo conectado.

o ip em si, se começar com 100.x.x.x é pq esta com cgnat ativo no contrato, se começar com qual quer outra numeração é pq não esta em cgnat.
 


entra com reclamação direto na anatel que o setor da ouvidoria da net move os pauzinhos internos pra resolver o seu problema.

Não utilizo em modo bridge... meu IP começa com 187.x.x.x, acho que não está então...
 
Pessoal,

Me trouxeram um technicolor, mas isso é o menor dos problemas, terminamos a instalação e ta batendo isso de sinais, qual recomendação de abordagem ao falar com a NET? O técnico ja saiu mas deixou o whats e disse que voltava se precisasse.

iXpfYCL.png

o teu sinal downstream power ta passando do limite de +15dbm, o ideal é ter o mais próximo possível a 0, na boa o cara tem que voltar ae e passar pro pessoal que da manutenção na rede externa pra reconfigurarem os amplificadores.

no caso, tu pode estar com a velocidade ok agora, mas se ocorrer qualquer variação pra cima nesse sinal vc vai perder o sincronismo e ficar sem internet e telefone.
 
A NET tem fibra AVULSA? Sem linha telefônica embutida
Até onde sei, FIBRA não necessita de linha para funcionar.

Seguinte...
Liguei pra um representante da NET e o cara me veio com papo de que não precisa do aparelho telefônico, mas a linha telefônica estará disponível caso eu queira usar é só plugar o aparelho.
R$ 120,00 por 120mb sem taxa de instalação mas com fidelidade de 12 meses.

O preço é esse mesmo?
 
A NET tem fibra AVULSA? Sem linha telefônica embutida
Até onde sei, FIBRA não necessita de linha para funcionar.

Seguinte...
Liguei pra um representante da NET e o cara me veio com papo de que não precisa do aparelho telefônico, mas a linha telefônica estará disponível caso eu queira usar é só plugar o aparelho.
R$ 120,00 por 120mb sem taxa de instalação mas com fidelidade de 12 meses.

O preço é esse mesmo?

primeiro essa de chamar de fibra tem que ver bem pq só nas nova localidades que é usado 100% fibra, nas outras a rede utilizada é hfc(misto de fibra com cabo coaxial).

de todo modo da sim pra contratar só internet ou só telefone a parte, são serviços independentes. essa do vendedor ae é padrão tentando empurrar mais produtos pra ganhar mais comissão de venda.
se vc entrar no https://planos.claro.com.br/?origem=net vera que pode contratar individualmente cada um dos serviços.

no mais os preços tu ve no site que passei ae em cima, e ainda detalha quanto tu vai pagar nos meses com desconte e apos esses meses, e tb mostra se vai ter taxa de adesão/instalação.
 
primeiro essa de chamar de fibra tem que ver bem pq só nas nova localidades que é usado 100% fibra, nas outras a rede utilizada é hfc(misto de fibra com cabo coaxial).

de todo modo da sim pra contratar só internet ou só telefone a parte, são serviços independentes. essa do vendedor ae é padrão tentando empurrar mais produtos pra ganhar mais comissão de venda.
se vc entrar no https://planos.claro.com.br/?origem=net vera que pode contratar individualmente cada um dos serviços.
É fibra mesmo, cidade está recendo FTTH
Obrigado
 
eu tenho


É! Era 99,00 até semana passada, mas eu pago 79,90 não sei pq.
Então o cara está vendendo o telefone embutido mesmo...
Obrigado
 
Po, tenho 120Mb da Net e vi que o mesmo preço que eu pago agora é o de 240Mb. Está por R$169,00 definitivo ou é promoção? Se migrar pelo Minha Net direto dá bom? Uso só internet, sem mais nada no plano.
 
Então o cara está vendendo o telefone embutido mesmo...
Obrigado

Os preços aumentaram este mês, compensa fazer o combo internet + fixo (exceto para a velocidade de 240 megas). Os vendedores são incentivados a vender o combo sempre, mas você pode adquirir somente a internet tranquilamente.
 
Po, tenho 120Mb da Net e vi que o mesmo preço que eu pago agora é o de 240Mb. Está por R$169,00 definitivo ou é promoção? Se migrar pelo Minha Net direto dá bom? Uso só internet, sem mais nada no plano.
Melhor lugar pra negociar preço é telefone, anota protocolo, Anatel, consumidor.gov
 
Minha internet estava trancando um pouco, aí resolvi olhar a página do modem e me surpreendi. 74 dias ligado direto, sem cair a conexão. Pode ser isso que causa lentidão, às vezes?

LjJ2NWj.png
LjJ2NWj.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo