[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Gente será q a tatica do microondas funciona com decoder de TV? tenho duas carroças aqui (TOP HD) já mais antigo que desanima mexer de tão lento que é a navegação no guia/now, troca de canais, ligar, desligar, etc
Não sei quanto custa o Top HD aí na sua cidade, Luiz.
Mas aqui em Fortaleza ele sai praticamente o mesmo preço do Top 4K.
Os receptores do plano Top 4K são bem melhores que esses mais antigos, de led verde.

Não sei quanto custa o Top HD aí na sua cidade, Luiz.
Mas aqui em Fortaleza ele sai praticamente o mesmo preço do Top 4K.
Os receptores do plano Top 4K são bem melhores que esses mais antigos, de led verde.
Então, migrei do MIX HD recentemente, o atendente já me ofertou o TOP HD de cara. Dai perguntei do TOP 4k e ele me falou que seria 20 reais mais caro, como nao tenho tv 4k e quase nao deve ter programação 4k direito, optei por fechar pelo TOP HD msm, já q meu objetivo eram ter os canais espn, tnt series, etc. Vi relatos de um tempo atrás q estavam cancelando visitas pra trocar pro 4k devido a falta de equipamentos 4K.

Gente será q a tatica do microondas funciona com decoder de TV? tenho duas carroças aqui (TOP HD) já mais antigo que desanima mexer de tão lento que é a navegação no guia/now, troca de canais, ligar, desligar, etc
Acho que ninguém nunca comentou no fórum sobre decoders, pelo menos nunca vi, mais acho que se for de plástico de certo se for de metal não sei te dizer...

Me liga o cara da ouvidoria perguntando se tava tudo ok na minha internet, porque o supervisor passou pra ele a informação que havia normalizado.
Sendo que eu mandei até uma print pro whatsapp do cara do canal bugado e do tracert perdendo pacote, e liguei pra ele de noite pra perguntar sobre o andamento do processo.

Eu sinceramente não sei se é falta de vontade ou falta de conhecimento mesmo. Tô vendo que é melhor assinar até a internet da Oi, pq não querem passar o meu caso pra engenharia de jeito nenhum, e vai demorar umas semanas pra arrumar esse problema.

Pelo menos o 4G+ da Claro tá funcionando bem, consegui ligar e pedi pra ativarem o 4G. Obrigado @Vanísio pela dica :joia:
Tô pegando 42ms cravado no net_graph jogando DM no CS, e <5ms de jittering em server gringo. Tá melhor que HFC KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pior que esses problemas de rota eu sempre tive, independente da velocidade. Sempre foi meio inconsistente com a NET, até a Oi do meio dos anos 2000 era mais consistente que isso.
IPv6 aqui, pelo menos, nunca parou de funcionar.

Onde você viu essa informação de 100 nodes no RJ? Pelo jeito escolheram logo Bangu pra realizar um desses testes :haha:
tem uma lista a´que prefiro não divulgar, mas são poucosos nodes que tem, issoe a lista estiver sendo atualizada...

Tiuca, cara... aff... obrigada por avisar. Será vão arrumar? Não consigo nem acessar as configurações do modem, eu ia ver se o modem tava pegando mas não consigo acessar ele não sei pq.
Pois é... moro na Tijuca aqui no Rio e tô sem ipv6 tb...abri chamado reclamando faz 2 semanas e 4 dias, tô sem ipv6 faz exatamente 3 semanas... Hoje veio um supervisor com um outro cara aqui, ligaram para os caras da central lá, trouxeram aqui um modem deles pra testar... e manteve sem ipv6... espero que não demore muito mais para resolverem
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é... moro na Tijuca aqui no Rio e tô sem ipv6 tb...abri chamado reclamando faz 2 semanas e 4 dias, tô sem ipv6 faz exatamente 3 semanas... Hoje veio um supervisor com um outro cara aqui, ligaram para os caras da central lá, trouxeram aqui um modem deles pra testar... e manteve sem ipv6... espero que não demore muito mais para resolverem
Detalhe, uso no modem 3.1 HGJ310 sem usar em modo bridge, pois o wifi dele é muito bom! O cara na primeira visita veio, trocou por outro HGJ310 e nada do ipv6 voltar, ae hoje veio trazendo um modem deles pra testes e nada do ipv6 voltar tb! Tá encaminhando a situação para os superiores... mas todos os meus amigos que moram na Tijuca e usam net tão sem ipv6... já pelo 4g da laro consigo acesso ao ipv6 pois mudei as config da operadora

vc tem a lista daqui de CG? Queria dar umas estudadas ...... rs
olha, o que seria CG? Campina Grande?

Pelo visto vai demorar pq parece q nem sabem o q é. Se mandaram alguém pra sua área não tão sacando q não é pontual.

Detalhe, uso no modem 3.1 HGJ310 sem usar em modo bridge, pois o wifi dele é muito bom! O cara na primeira visita veio, trocou por outro HGJ310 e nada do ipv6 voltar, ae hoje veio trazendo um modem deles pra testes e nada do ipv6 voltar tb! Tá encaminhando a situação para os superiores... mas todos os meus amigos que moram na Tijuca e usam net tão sem ipv6... já pelo 4g da laro consigo acesso ao ipv6 pois mudei as config da operadora

olha, o que seria CG? Campina Grande?
Campo Grande po

Pelo visto vai demorar pq parece q nem sabem o q é. Se mandaram alguém pra sua área não tão sacando q não é pontual.

Eu ando percebendo um descaso do suporte da Claro ultimamente, pelo menos aqui no RJ. Todos os meus problemas anteriores sempre foram resolvidos de forma rápida, escalava o nível muito rápido quando era problema na rede externa. Isso é claro, tirando os problemas de rota/peering.
Esse caso do IPv6 sem funcionar na Tijuca é algo óbvio até pra gente, não adianta mandar ninguém no local. Eles conseguem ver no sistema deles que os modems não estão recebendo IPv6, mas parece que os caras não fazem questão mesmo de investigar. Igual foi aqui com o meu canal OFDM zoado, tive que abrir reclamação na Anatel, spammar todos os emails relacionados a Claro/NET e da engenharia, viver ligando pro supervisor do local e até cheguei a discutir com o cara. Tudo isso seria resolvido de forma rápida se quisessem, de fato, resolver o problema e fazer um trabalho bem feito.

Foi por esse mesmo motivo que eu saí da TIM Live e em breve sairei da Claro também.

Eu ando percebendo um descaso do suporte da Claro ultimamente, pelo menos aqui no RJ. Todos os meus problemas anteriores sempre foram resolvidos de forma rápida, escalava o nível muito rápido quando era problema na rede externa. Isso é claro, tirando os problemas de rota/peering.
Esse caso do IPv6 sem funcionar na Tijuca é algo óbvio até pra gente, não adianta mandar ninguém no local. Eles conseguem ver no sistema deles que os modems não estão recebendo IPv6, mas parece que os caras não fazem questão mesmo de investigar. Igual foi aqui com o meu canal OFDM zoado, tive que abrir reclamação na Anatel, spammar todos os emails relacionados a Claro/NET e da engenharia, viver ligando pro supervisor do local e até cheguei a discutir com o cara. Tudo isso seria resolvido de forma rápida se quisessem, de fato, resolver o problema e fazer um trabalho bem feito.

Foi por esse mesmo motivo que eu saí da TIM Live e em breve sairei da Claro também.
Teve uma ocasião que a conexão aqui ficou instável semanas, ficamos quase uma semana inteira sem conexão, a TV caia alguns canais, teve uma ocasião que caiu tudo. Ficou muito tempo desse jeito e eles não pareciam saber o que era, queriam mandar técnico pra cá sendo que todos os usuários que conheço tavam assim. Aí parece q descobriram o q era, mas não sabiam resolver.

Bom dia, eu troquei somente a velocidade numa boa, não alteraram nada no meu plano.
Vc fez a troca pela central via telefone ou na internet?

Tenta reclamar no site do consumidor.gov.br, essas praticas ai parece ser de vendedores para ganhar num combo novo.
da pra mudar so a velocidade sim.
Valeu, muito obrigado pela ajuda. Vou tentar.

Usuária NET Rio aqui, há alguns meses colocamos a de 120, coloquei um roteador TP Link Archer C6, configurei o IPV6, tudo funcionando de boa. Tem alguns dias o IPV6 parou, não pega o IP, parou do nada, nenhuma modificação foi feita aqui. Alguém mais com esse problema?
Sou do Rio tb. Ipv6 está pegando, mas lento e ruim. Mudando dns pra google melhorou.

Como faço pra trocar o MAC do meu modem? Acho que se eu conseguir trocar a rota, meu ping cai pela metade, mas pra isso preciso ter a certeza... E se mudar o MAC não da b.o dps no aplicativo da Claro ?
Que eu saiba só dá pra mudar do roteador, não?

Cara, eu tenho o TOP HD MAX com gravador externo, e tinha 35 mega. O papo era sempre esse, se mudar a velocidade, perde o plano HD MAX.. Reclamei na Anatel, me pediram mil desculpas, que pode sim mudar só a internet, consegui 240 mega por R$ 89,00 (preço fixo).
Valeu mesmo pelo relato, me encorajou aqui! A minha situação é exatamente essa sua. Tenho combo com top hd max, 35mb e o telefone que nem uso... A ideia é manter o valor e subir essa internet, pois 120mb está o mesmo preço que pago em 35mb.

Tenho exatamente essa mesma impressão. São 20 anos de NET, e antes de ser Claro eles me pareciam bem mais solícitos e resolutivos.

Última edição:
Tava mexendo no MAC ADDRESS e acabei pegando uma faixa de IP diferente (de 189.* para 187.*), meu ping diminuiu muito, para alguns IPs diminuiu pela metade, acho que estou em um gateway diferente que não divide conexões com RJ mais.

TRACERT para DNS do google antes, um deles vai pelo RJ e outro para SP:

Código:
C:\Users>tracert 8.8.8.8

Tracing route to dns.google [8.8.8.8]
over a maximum of 30 hops:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     5 ms     4 ms     6 ms  100.71.128.1
  3     5 ms     5 ms     5 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    10 ms     9 ms    10 ms  embratel-t0-1-1-0-4004-uacc04.rjoen.embratel.net.br [189.87.140.37]
  5    17 ms    14 ms    14 ms  ebt-h0-3-0-0-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.244.211.211]
  6    10 ms    10 ms    10 ms  ebt-h0-3-1-1-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.18.62]
  7    10 ms    10 ms    10 ms  peer-b54-agg03.rjo.embratel.net.br [201.39.52.58]
  8    10 ms    10 ms    11 ms  108.170.251.81
  9    10 ms    10 ms    10 ms  108.170.229.87
10    10 ms    10 ms    10 ms  dns.google [8.8.8.8]

Trace complete.

C:\Users>tracert 8.8.4.4

Tracing route to dns.google [8.8.4.4]

2     7 ms     6 ms     5 ms  100.71.128.1
  3     6 ms     4 ms     4 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    12 ms    12 ms    12 ms  embratel-t0-4-0-0-4003-uacc01.spoph.embratel.net.br [200.245.154.21]
  5    15 ms    14 ms    14 ms  ebt-t0-5-0-6-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.158.162]
  6    12 ms    14 ms    14 ms  ebt-b1101-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.33]
  7    12 ms    11 ms    11 ms  ebt-h0-5-1-1-agg04.spomb.embratel.net.br [200.230.243.94]
  8    11 ms    11 ms    11 ms  peer-b51-agg04.spomb.embratel.net.br [189.23.243.2]
  9    14 ms    13 ms    13 ms  108.170.227.29
10    12 ms    12 ms    11 ms  108.170.225.157
11    12 ms    12 ms    12 ms  dns.google [8.8.4.4]

Trace complete.

Agora o novo tracert nem passa mais pelo RJ:
Código:
C:\Users>tracert 8.8.8.8

Tracing route to dns.google [8.8.8.8]

2     4 ms     5 ms     4 ms  100.71.128.1
  3     5 ms     5 ms     4 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4     5 ms     4 ms     4 ms  embratel-h0-5-0-0-4004-agg02.sts.embratel.net.br [189.22.45.29]
  5    11 ms    14 ms     5 ms  ebt-h1-8-0-0-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.213]
  6     7 ms     6 ms     6 ms  ebt-h0-4-1-0-agg04.spomb.embratel.net.br [200.230.243.86]
  7     7 ms     7 ms     7 ms  peer-b51-agg04.spomb.embratel.net.br [189.23.243.2]
  8     7 ms     7 ms     7 ms  216.239.41.67
  9     7 ms     7 ms     7 ms  209.85.242.199
10     7 ms     8 ms     8 ms  dns.google [8.8.8.8]

Trace complete.

C:\Users>tracert 8.8.4.4

Tracing route to dns.google [8.8.4.4]

2     7 ms     4 ms     3 ms  100.71.128.1
  3     5 ms     4 ms     4 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4     6 ms     6 ms     6 ms  embratel-T0-0-0-1-4004-uacc02.spo.embratel.net.br [200.231.241.85]
  5     7 ms    13 ms    14 ms  ebt-h1-9-0-0-tcore01.spo.embratel.net.br [200.244.211.43]
  6    10 ms    14 ms    14 ms  ebt-b1101-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.33]
  7     7 ms     7 ms     7 ms  ebt-h0-5-0-1-agg04.spomb.embratel.net.br [200.230.243.90]
  8     7 ms     7 ms     7 ms  peer-b51-agg04.spomb.embratel.net.br [189.23.243.2]
  9     9 ms     8 ms     8 ms  108.170.227.29
10     8 ms     8 ms     8 ms  108.170.225.157
11     8 ms     8 ms     8 ms  dns.google [8.8.4.4]

Trace complete.

O meu ping era "alto" para SP, o minimo que pegava era 10ms, agora é fácil pegar menos de 10ms.

Teste do Speedtest no servidor da VIVO antes e depois:

9472354449.png

9806950281.png

Tem algum truque na mudança do MAC pra isso? Tava testando e mudando algumas letras e consegui mudar o IP varias vezes, mas apenas os dois numeros finais. No tracert notei que mudando ele muda a rota tambem, tem horas que passa por brasilia e depois RJ e tem horas que vai direto RJ. Isso influencia um pouco no ping. Mudei varias vezes mas sempre ficou no inicio 186.

queria pegar uma faixa de IP que nao passasse pelo RJ... fosse direto pra SP.... vejo que meu problema de ping é justamente quando passa pelo RJ... tem algum truque nessa combinacao de MAC ou é só ir mudando mesmo até dar sorte?

Última edição:
Tem algum truque na mudança do MAC pra isso? Tava testando e mudando algumas letras e consegui mudar o IP varias vezes, mas apenas os dois numeros finais. No tracert notei que mudando ele muda a rota tambem, tem horas que passa por brasilia e depois RJ e tem horas que vai direto RJ. Isso influencia um pouco no ping. Mudei varias vezes mas sempre ficou no inicio 186.

queria pegar uma faixa de IP que nao passasse pelo RJ... fosse direto pra SP.... vejo que meu problema de ping é justamente quando passa pelo RJ... tem algum truque nessa combinacao de MAC ou é só ir mudando mesmo até dar sorte?

Então, aqui era assim tbm só que com IP 189.*, cada mac diferente só ia mudando o final, cheguei a ter uns 20 IP's nessa mesma faixa. Só que da última vez que fiz ele trocou para outra faixa de IP e "boom", mudou a rota, ping. Foi uma mudança considerável até.

O que você quer dizer com isso???

:bwahaha:

hahahha

Pois é, eles vieram para provar pro nivel acima que não era meu aparelho, e muito menos pontual, pois eles passaram contratos diferentes da regiao com esse mesmo problema para os caras

a
Campo Grande po
[/QUOTE
]ahh ta po, hahah, infelizmente não mostra nenhum de la ainda, assim como não mostra nenhum na tijuca, mas acho que a lista ta desatualizada

após 2 dias de terem trocado o modem reiniciei na tentativa de pegar o ipv6 de volta, mas nada até agr... Ele até aparece na pagina do modem, mas na prática nao funfa.
Percebi que essa interface da Claro nesse modem CBN CH8568 tem alguns erros, ortografia, bugs na interface.. Aqui não mostra Bloco IPV6, nao mostra corretables/uncorretables, erros de escrita, e notei um jitter um pouco mais alto tanto no wifi/cabo, mas nada que me atrapalhe... esse modelo é bem melhor q o antigo HGB10R-02, só de nao ter q ficar reiniciando e tendo bug na velocidade já é uma vitória.

Teste após 2 dias ligados no wifi 5ghz

6320611021.png

após 2 dias de terem trocado o modem reiniciei na tentativa de pegar o ipv6 de volta, mas nada até agr... Ele até aparece na pagina do modem, mas na prática nao funfa.
Percebi que essa interface da Claro nesse modem CBN CH8568 tem alguns erros, ortografia, bugs na interface.. Aqui não mostra Bloco IPV6, nao mostra corretables/uncorretables, erros de escrita, e notei um jitter um pouco mais alto tanto no wifi/cabo, mas nada que me atrapalhe... esse modelo é bem melhor q o antigo HGB10R-02, só de nao ter q ficar reiniciando e tendo bug na velocidade já é uma vitória.

Teste após 2 dias ligados no wifi 5ghz

6320611021.png
Poderia refazer o teste de forma cabeada? Para ver se o upload voltou pra 20 ou foi bug do teste

Aqui também, mas foi instalação de hfc em março de 2019.
Às vezes me pergunto se tenho sorte vendo a galera reclamando de sinal, cabeamento, tap, amplificador... Nunca precisei mexer em nada.

Acho que o grande problema está na terceirizada. Eles são mto fracos em conhecimento técnico, em sua grande maioria. E a culpa não é deles, e sim de quem não dá treinamento especializado. Estamos carecas de ver relatos no forum de pessoas quem sabem mais que os técnicos em mtas ocasiões. Fora as re-visitas, que na net tem aos montes, como foi no meu caso. Na Vivo/GVT, isso não existe. O técnico faz questão de deixar o celular dele, pra que se tiver algum problema, vc não ligue no 10315, e sim pra ele, pra não gerar avaliação negativa do mesmo.

Poderia refazer o teste de forma cabeada? Para ver se o upload voltou pra 20 ou foi bug do teste

Doce ilusão KKKKKK, foi um bug msm. Vou ser sincero, acho que o over do upload nem vai voltar mais, independente de pandemia, creio que podem colocar quando houver alguma mudança de upload no futuro, no mais, acho q vai ficar nisso ai msm.

9811951226.png

Sobre o ipv6 bugado, tentei 2x fazer um tracert no cabo pro google.com e só fica nisso:

C:\Users\luizg>tracert google.com.br

Rastreando a rota para google.com.br [2800:3f0:4004:805::2003]
com no máximo 30 saltos:

1 Rede de destino inacessível.

Rastreamento concluído.

:mil: :vish:

depois tentei pro youtube e foi pelo ipv4:

C:\Users\luizg>tracert youtube.com.br

Rastreando a rota para youtube.com.br [172.217.30.14]
com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms cable.box [192.168.0.1]
2 12 ms 15 ms 11 ms 10.14.128.1
3 13 ms 14 ms 11 ms bb24c0e1.virtua.com.br [187.36.192.225]
4 17 ms 18 ms 18 ms embratel-T0-0-0-2-uacc03.rjo.embratel.net.br [201.73.3.49]
5 24 ms 21 ms 31 ms ebt-H0-0-0-0-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.244.216.85]
6 18 ms 18 ms 19 ms ebt-H0-17-1-0-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.165.46]
7 18 ms 20 ms 17 ms peer-B54-agg03.rjo.embratel.net.br [201.39.52.58]
8 21 ms 18 ms 16 ms 108.170.251.81
9 19 ms 18 ms 17 ms 108.170.230.77
10 21 ms 18 ms 16 ms rio01s23-in-f14.1e100.net [172.217.30.14]

Rastreamento concluído.

Doce ilusão KKKKKK, foi um bug msm. Vou ser sincero, acho que o over do upload nem vai voltar mais, independente de pandemia, creio que podem colocar quando houver alguma mudança de upload no futuro, no mais, acho q vai ficar nisso ai msm.

9811951226.png

Sobre o ipv6 bugado, tentei 2x fazer um tracert no cabo pro google.com e só fica nisso:

C:\Users\luizg>tracert google.com.br

Rastreando a rota para google.com.br [2800:3f0:4004:805::2003]
com no máximo 30 saltos:

1 Rede de destino inacessível.

Rastreamento concluído.

:mil: :vish:

depois tentei pro youtube e foi pelo ipv4:

C:\Users\luizg>tracert youtube.com.br

Rastreando a rota para youtube.com.br [172.217.30.14]
com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms cable.box [192.168.0.1]
2 12 ms 15 ms 11 ms 10.14.128.1
3 13 ms 14 ms 11 ms bb24c0e1.virtua.com.br [187.36.192.225]
4 17 ms 18 ms 18 ms embratel-T0-0-0-2-uacc03.rjo.embratel.net.br [201.73.3.49]
5 24 ms 21 ms 31 ms ebt-H0-0-0-0-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.244.216.85]
6 18 ms 18 ms 19 ms ebt-H0-17-1-0-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.165.46]
7 18 ms 20 ms 17 ms peer-B54-agg03.rjo.embratel.net.br [201.39.52.58]
8 21 ms 18 ms 16 ms 108.170.251.81
9 19 ms 18 ms 17 ms 108.170.230.77
10 21 ms 18 ms 16 ms rio01s23-in-f14.1e100.net [172.217.30.14]

Rastreamento concluído.

Eu desliguei esse ipv6 zoado, fazia meu whatsapp cair e demorava para carregar imagens das redes sociais.

Users who are viewing this thread

Voltar