[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Galera alguém usa um repetidor para o roteador da NET tc7337? Como ficou a conexão?
To pensando em usar o pc pelo cabo no repetidor.
dessa forma tu não vai usar repetidor, vai usar como cliente qualquer na rede wireless =p

de qual quer forma, dependendo da tua velocidade(120+) não recomendo usar repetidores na rede e sim passar cabo entre os equipamentos pra usar como link principal ou partir para rede mesh.

São plantas bem diferentes, por isso essa diferença, essa estrutura compartilhada por node deixa tudo muito exposto, por exemplo, se der azar de ter 5 heavy user no node, ferrou, porque tem carinha 24x7 baixando torrent, e como os preços baixaram muito, não é difícil ter uma cacetada de usuários com 240 mega.

Claro que a pandemia fez aumentar o tempo de consumo da banda e quantidade também, então a razão de divisão de utilização foi para o espaço na maioria dos provedores, mas quem opera em FTTH tem uma vantagem sobre a fibra e o tipo de razão de splitter utilizada.

Editado: Dados Interessantes

Consumo no IX ( https://ix.br/agregado/ )

Fica claro o problema das operadoras olhando este gráfico, saímos de média 6Tbps para quase 10Tbps, acima de 65% de aumento no IX....

Ver anexo 133480

No site da Claro fala sobre algumas manutenções programadas, as vezes dá para ver ali quando vão atualizar a planta...

mas aí só mostra o trafego trocado no IX, certo? As CDNs das operadoras e os peers diretos nao entram no grafico pois estao dentro da rede operadora. Ou falei bobagem?

mas aí só mostra o trafego trocado no IX, certo? As CDNs das operadoras e os peers diretos nao entram no grafico pois estao dentro da rede operadora. Ou falei bobagem?
os gráficos no site do IX.BR são de trafego exclusivo que passou pela rede deles.
por exemplo, se a algum acordo de cdn entre operadoras e usam o ix como ponte seja por troca ATM ou via acordo de vlan privada, conta no gráfico.
se a operadora tem cdn dentro da rede dela ou usa algum peering privado em algum outro lugar não vai aparecer.

mas é interessante de ver esses gráficos do ix, ainda mais o de SP, o só da o pix da o equinix sp4 TORANDO 1.8Tb mandando dados pros outros pix e e o pix nic-jd 2.6Tb de trafego :nps:
é coisa bagarai. inclusive se entrar la agora já ta o equinix sp4 estourando o upstream dele, https://ix.br/trafego/pix/sp

e o ix.br sp é o local mais popular do pais pra trocar trafego entre as operadoras, não que passe tudo por la, mas da pra ter uma noção geral do quanto esta evoluindo o consumo de dados no pais.

Dá para saber se os DNS da claro estão com problema?

Meu itunes não tava conectando na loja, nem meu malwarebytes conseguia verificar a licença com o servidor. Depois de um tempo tentando resolver fui fazer o diagnóstico de rede do windows e apresentou problema com DNS.
Uso o modem em brigde e um roteador Archer C7. Não cheguei a resetar o modem mas coloquei o DNS da cloudflare no roteador e aparentemente o problema resolveu.

Dá para saber se os DNS da claro estão com problema?

Meu itunes não tava conectando na loja, nem meu malwarebytes conseguia verificar a licença com o servidor. Depois de um tempo tentando resolver fui fazer o diagnóstico de rede do windows e apresentou problema com DNS.
Uso o modem em brigde e um roteador Archer C7. Não cheguei a resetar o modem mas coloquei o DNS da cloudflare no roteador e aparentemente o problema resolveu.

Eu estava com problemas em produtos Google e servidores Azure, troquei pro dns do Google no modem, e parou.

Chega umas 8-9 da noite e o meu ping começa a subir, e é sempre no mesmo router da embratel
Todos os servers de CS da comunidade (DM FFA) que eu testei tavam assim, inclusive os da GC. Picos de 90-120ms as vezes, mas ficava oscilando entre 70 e 80ms na maior parte do tempo. E eu moro no RJ!

YR5VXSP.jpg

O interessante é que a velocidade ficava normal, só o ping que subiu
9838992660.png

Todo dia essa dor de cabeça

minha internet está intermitente, hora navega, hora não navega, não consigo nem solicitar suporte no app da claro

Quebre o contrato.

O duro é que aconteceu só ontem a noite isso, não é comum de acontecer. O que é mais comum é do nada a Internet ficar ruim, mas depois de reiniciar o modem, voltar ao normal.
Tô louco pra ter um argumento pra cancelar antes do prazo da fidelidade, mas acho que esse argumento não é suficiente ainda

O problema foi voce nao ter colocado o segundo roteador pra autentcar. Colocando em Bridge, nada está autenticando na rede da Net..
O Wifi vai conectar no Kaon, mas ele não vai ter o que enviar por estar em bridge..
Bom dia. deu certo, só apanhei um pouco pelo modelo do modem ser um pouco antigo mas deu certo, o probleminha é q parece que EU achei que ficou um pouco lento os downloads na internet no xbox one, e la ficou com duplo nat.
Ai eu liguei o cabo direto no game e voltou ao normal. Seria talvez alguma configuração no roteador???( tp link wr841 nd)

Bom dia. deu certo, só apanhei um pouco pelo modelo do modem ser um pouco antigo mas deu certo, o probleminha é q parece que EU achei que ficou um pouco lento os downloads na internet no xbox one, e la ficou com duplo nat.
Ai eu liguei o cabo direto no game e voltou ao normal. Seria talvez alguma configuração no roteador???( tp link wr841 nd)
Se o bridge foi feito corretamente, não deve haver duploNAT. Mas seu roteador nao é Gigabit, então é esperado velocidades não muito maiores que 90mbps. Num roteador antigo como o wr841, com processamento mais limitado, essa velocidade pode ser ainda menor.

Mas se voce nao colocou o Kaon em bridge e ligou o Tplink roteando, aí sim vc vai ter duploNAT, com duas redes distintas (do Kaon e do TpLink)..
Se quiser manter os dois Wifi num único NAT, vai precisar manter o roteamento do Kaon e colocar o TpLink em modo AccessPoint ligado por cabo LAN-LAN, tendo em mente que terá as limitações de hardware do TpLink.

Abre um chamado, seu RX está um pouco algo!
Pode ser o BUG desse modem tbm, tinha um desse e tinha q reiniciar 2x por semana pq ele perdia potencia do wifi e velocidade. E equipamentos Fast Ethernet nao passavam de 40 Mbps de velocidade tanto no cabo quanto wifi. Seu RX tá mais alto que o recomendado, liga no 10621 e explica questão de sinais e lentidão, pede pra abrir uma visita tecnica.

Obrigado pela ajuda @Luiz1409 e @ygorsoares. Trocaram o modem e colocaram um Humax HGA12R-02 usado, pra minha infelicidade o Wi-fi desse é pior que o antigo kkkk. Na noite de quarta-feira e ontem o dia todo o Upstream estava baixo o upload não passava de 9Mb, hoje já voltou ao normal.

9841704221.png

Aiw8w9R.png

Seguinte, pípol, tenho internet 120MB da Net/Claro aqui e tem uma oferta no site deles que por apenas mais R$10,00 na conta eu ficaria com 240MB.

Até aí, beleza. Mas, no decorrer do processo, eles agendam uma visita técnica. Bem, meu modem é um Sagemcom F@st3486. Será que precisará da visita de um técnico apenas para alterar a velocidade?

Seguinte, pípol, tenho internet 120MB da Net/Claro aqui e tem uma oferta no site deles que por apenas mais R$10,00 na conta eu ficaria com 240MB.

Até aí, beleza. Mas, no decorrer do processo, eles agendam uma visita técnica. Bem, meu modem é um Sagemcom F@st3486. Será que precisará da visita de um técnico apenas para alterar a velocidade?
Não sei se vai haver necessidade de troca do equipamento, pois em outro Post já teve gente que bateu 262mbps usando esse roteador..

Mas pode ser que o técnico precise de alguma informação local ou algum tipo de manobra interna para te colocar nos 240mbps.

Reinicia o seu modem e vê se já não está com a nova velocidade.

necessidade não tem, esse modem da pra ter ate os 240Mb e ele já é o padrão marketeiro """wifi plus"""(ter wireless dual band no caso)
mas a net anda trocando o modem da galera por modelos novos por conta do docsis 3.1, no caso esse sagemcom ae é docsis 3.0

tem que levar em conta tb, eles podem aleatoriamente tb marca visita só var que como esta a instalação por ae.
já ocorreu com migo no contrato do condomínio e de um amigo pra pedir saída do cgnat, processo totalmente remoto, no condomínio só ligaram e confirmaram em questão de 4 horas depois de ligar no 10621 e la no amigo eles foram presencialmente só pra ver qual é que era pra tirar o cgnat.

Última edição:
Então, eu não uso o Wifi deles. Tenho um Archer C7 e deixo o modem em bridge e uso o Wifi do meu roteador; no PC uso cabeado.

Há três meses minha internet era de 60MB e eu consegui um preção na troca por 120MB, agora pelo site eles estão fazendo essa promoção na velocidade de 240MB.

De 60MB pra 120MB trocaram o modem. Achei que esse modem era mais do que suficiente pra 240MB (como vi que é), mas também achei que essa visita técnica era só pro caso de dar algum problema.

Ainda tô aqui, vendo se faço ou não. Pior que logo essa promoção acaba e aí eu fico chupando o dedo.

Se o bridge foi feito corretamente, não deve haver duploNAT. Mas seu roteador nao é Gigabit, então é esperado velocidades não muito maiores que 90mbps. Num roteador antigo como o wr841, com processamento mais limitado, essa velocidade pode ser ainda menor.

Mas se voce nao colocou o Kaon em bridge e ligou o Tplink roteando, aí sim vc vai ter duploNAT, com duas redes distintas (do Kaon e do TpLink)..
Se quiser manter os dois Wifi num único NAT, vai precisar manter o roteamento do Kaon e colocar o TpLink em modo AccessPoint ligado por cabo LAN-LAN, tendo em mente que terá as limitações de hardware do TpLink.
então..... o kaon não ta em bridge, e as duas portas estavam lan-lan e o tp link está em accses point (eu acho pois na configuração do tp-link nao tem a opção e eu procurei no yt pra configurar) mas blz ajudou muito vou ver se realmente vou perder muito sinal com o roteador tp link e ver se no modo bridge não fica bagunçado, pois
eu achei estranho quando coloquei em bridge a primeira vez e deu uma bugada (meu notebook tava na rede da kaon, ai quando coloquei em bridge ele ficou na rede nas sem net e tentei logar outro celular na rede e deu erro)por isso tirei do modo bridge eu tudo voltou ao normal

Então, eu não uso o Wifi deles. Tenho um Archer C7 e deixo o modem em bridge e uso o Wifi do meu roteador; no PC uso cabeado.

Há três meses minha internet era de 60MB e eu consegui um preção na troca por 120MB, agora pelo site eles estão fazendo essa promoção na velocidade de 240MB.

De 60MB pra 120MB trocaram o modem. Achei que esse modem era mais do que suficiente pra 240MB (como vi que é), mas também achei que essa visita técnica era só pro caso de dar algum problema.

Ainda tô aqui, vendo se faço ou não. Pior que logo essa promoção acaba e aí eu fico chupando o dedo.
Eu acho que vale a pena pedir e ver se atualizam a velocidade, às vezes eles agendam essas visitas de maneira automatizada por -em tese- não saber se o equipamento do cliente é compatível.

Se rola com 240Mbps como falaram, caso o técnico apareça por aí basta trocar uma ideia para mantê-lo. Como você já tem um cenário funcionando 100% é bom evitar a troca de equipamentos.

então..... o kaon não ta em bridge, e as duas portas estavam lan-lan e o tp link está em accses point (eu acho pois na configuração do tp-link nao tem a opção e eu procurei no yt pra configurar) mas blz ajudou muito vou ver se realmente vou perder muito sinal com o roteador tp link e ver se no modo bridge não fica bagunçado, pois
eu achei estranho quando coloquei em bridge a primeira vez e deu uma bugada (meu notebook tava na rede da kaon, ai quando coloquei em bridge ele ficou na rede nas sem net e tentei logar outro celular na rede e deu erro)por isso tirei do modo bridge eu tudo voltou ao normal
Exato, como te expliquei, não bugou nada, você que não colocou algo para se autenticar na internet... Ele vira um Modem, mas não roteia nada.
Não há internet no Kaon se voce coloca-lo em bridge. Ele vai fazer a "ponte" do coaxial para alguma porta ethernet conectada que faça a autenticação.

Acho que o melhor pra você é esquecer a Bridge e colocar seu TPLink como Access Point mesmo.. Tem uma instrução direto no site da TPLink: https://www.tp-link.com/pt/support/faq/417/

Eu pago R$ 144,99 por 240MB. No site tem a mesma velocidade e valor de R$ 99,99
Liguei pra central, setor de cancelamento, informei que queria alterar o preço porque eu estava pagando mais caro.
A pessoa que me atendeu pediu um momento e 30s depois me disse que já estava alterado e que na próxima fatura viria proporcional.

Sério? Fácil assim?
Sequer pediu CPF, telefone, endereço, número de contrato... nada
Protocolo anotado porque, né...

Será que sou o escolhido?!
:melior4:

Liguei pra central, setor de cancelamento, informei que queria alterar o preço porque eu estava pagando mais caro.
A pessoa que me atendeu pediu um momento e 30s depois me disse que já estava alterado e que na próxima fatura viria proporcional.

Sério? Fácil assim?

Todo mundo deveria ser atendido dessa forma, mas geralmente nos surpreendemos quando somos a exceção.

Sério? Fácil assim?

É pq esse preço é o normal da fibra e não o promocional do coaxial hehehe.

Users who are viewing this thread

Voltar