Como eu falei ontem, o Consumidor.gov.br é apenas um esforço pra aproximar Consumidor e empresas credenciadas pra chegarem em acordo sem precisar levar a processo judicial. Absolutamente nada é feito qd as empresas respondem peidando pra gente. A única utilidade, como eu disse, é ter comprovação material sem depender da empresa fornecer gravações e dados: data de qd vc reclamou pra provar há qt tempo tá com problema, texto descrevendo o problema já na época, resposta da empresa demonstrando o qt ela esforçou pra resolver, etc.Amanhã confirmo com um colega ouvidor (ramo da educação) para ver se esses canais (consumidor, anatel) penalizam as empresas de alguma forma.
Sei que até meados de 2006 a Anatel sim, penalizava. Idem reclamações no Banco Central com as instituições financeiras.
A Anatel obviamente tem base legal pra multar e/ou pressionar as empresas. Lembro há muitos anos q a Tim ficou famosa por ficar sempre caindo as ligações e a Anatel obrigou ela a investir 1 bilhão na infra, daí eles fizeram comercial anunciando o investimento como se fosse iniciativa e benevolência deles e insinuando q são a empresa q mais investe e tem a melhor infra.
Porém, nas centenas de reclamações q já abri na Anatel, especialmente nas dezenas contra a MERD por ter feito propaganda enganosa vendendo FTTH, qd eu fui umas 5 vezes na Anatel tentar falar com alguém lá, eles sempre peidaram pra mim.
alguém teria uma lista de IPs de jogos para testar?
Eu to desenvolvendo alguns monitoramentos, oq eu tô fazendo pra medir Availability é fazer httping. Peguei uma lista de portais mais acessados no mundo e em alguns países pelo mundo, excluindo os maiores q podem ter datacenter no Brasil dentro dos ISP. Faço random na lista, resolvo o domain e mando uma request HEAD pro host. Se responder, calculo a latência. Daí executo traceroute e pego qts hops deu.
O problema dessa abordagem é exatamente num conseguir fazer measure sobre hosts q num tem web server, como os games. Talvez no futuro eu incluia um field pra indicar se é pra fazer ping por HTTP ou ICMP e descubro como fazer ICMP ping no python, aí vai dar pra testar eles tb.
Mais por experiência própria de 2018 em diante o atendimento vem piorando muito.
Lembro de 2016 ainda existir técnico (próprio) da NET, hoje em dia técnico próprio so na equipe de rede externa.
Bom, tenho q ser justo. Na época q contratei era muito pior. Atendentes do SAC num serviam pra absolutamente nada e atendentes da Ouvid eram bem rudes, alguns chegavam a me provocar pra brigar com eles. Agora pelo menos são educados e no início do ano qd a vendedora me ligou oferecendo baixar R$50 na fatura pra eu contratar TV, a atendente da Ouvid ajustou a fatura sem criar encrenca.
E qd veio tecnico semana passada, ele é funcionário da empresa e disse q trabalha nela há 11 anos. Pelo menos alguns tecnicos eles tem sim.
O problema é q é tudo escasso, desde tecnico pra ir na casa dos Consumidores a engenheiros de rede. Certamente estão todos sobrecarregados - o tecnico q veio chegou quase 6h já e disse q trabalha só até 5 e num ia receber HE - e é bem difícil ter acesso a eles. Na empresa num deve ter 4 funcionários q entendem de IPv6 mais do q a gente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Qt a diferenças nos addresses informados por eles, eu cheguei a considerar q pra alguns domains eles informassem addresses diferenciados de algum(ns) datacenter(s) dentro da rede deles, baseado nos problemas q tenho tido. Mas as measures q tenho feito demonstram q até addresses informados pelo DNS server deles dão unreachable.Pessoal, vocês usam DNS de terceiros? Tipo Google???
Que a net claro da esse aviso no site do níveis:
“
A NET informa que para as conexões Vírtua devem utilizar os servidores DNS do próprio Vírtua.
Além de suportarem diversas facilidades como por exemplo a priorizaçåo na entrega de conteúdos, o uso do DNS Dinâmico NET garante uma estabilidade na conexão e durante as possíveis manutenções na rede o sistema de redundância será ativado.
Não garantimos a qualidade de DNS em terceiro, como o Google.”
alguém sabe se procede?
Qt a latência, hoje é insignificante até DNS server no USA. Em todo caso, um DNS server na sua LAN vai ter latência infinitamente menor q o deles. Pelo texto, minha interpretação é q falam q num garantem boa latência pra DNS server fora da rede deles, oq é óbvio q num vão garantir.
Os motivos pra num usar DNS server de ISP num é latência, é outros:
1) tem menos segurança e por isso maior risco de serem hackeados
2) server próprio ou de empresa especializada tem features de bloqueio de domains
3) há casos raros (exemplo, Provedor UAI, a Vergonha de todo Mineiro) de ISP bloquear domains por causa de treta pessoal, pra boicotar seus desafetos, e com isso impedir q seus Consumidores q num tem nada a ver com o caso os acessem
Há alguns anos eu analisei CDN e percebi q de alguma forma a OpenDNS identifica nosso ISP e informa pra gente os hosts deles. Antigamente há muitos anos eles passavam sim hosts genéricos em outro continente.
Estranho esse caso de tecnologias mais antigas e velocidades menores terem menos quedas. Aqui quando eu tinha 35 mega com modem thompson não caia nunca. Mudei pra 240 as quedas apareceram.
Num é q tecnologia antiga tem menos queda, é q foram instaladas por empresas independentes, q investiram na qualificação dos tecnicos pra instalar, pois eram menores q essas e precisavam de diferencial.
Agora elas foram vendidas e as grandes botam terceirizada pra instalar a infra, elas contratam qqr maconheiro pra fazer e recebem e saem correndo, daí fica pra outra terceirizada dar manutenção, q tb contrata maconheiro q num sabe fazer nada.
As empresas grandes ficam com poucos funcionários pra gerenciar os contratos das terceirizadas, q ficam sobrecarregados e desmotivados e ligam o foda-se.
Última edição: