[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Amanhã confirmo com um colega ouvidor (ramo da educação) para ver se esses canais (consumidor, anatel) penalizam as empresas de alguma forma.

Sei que até meados de 2006 a Anatel sim, penalizava. Idem reclamações no Banco Central com as instituições financeiras.
Como eu falei ontem, o Consumidor.gov.br é apenas um esforço pra aproximar Consumidor e empresas credenciadas pra chegarem em acordo sem precisar levar a processo judicial. Absolutamente nada é feito qd as empresas respondem peidando pra gente. A única utilidade, como eu disse, é ter comprovação material sem depender da empresa fornecer gravações e dados: data de qd vc reclamou pra provar há qt tempo tá com problema, texto descrevendo o problema já na época, resposta da empresa demonstrando o qt ela esforçou pra resolver, etc.

A Anatel obviamente tem base legal pra multar e/ou pressionar as empresas. Lembro há muitos anos q a Tim ficou famosa por ficar sempre caindo as ligações e a Anatel obrigou ela a investir 1 bilhão na infra, daí eles fizeram comercial anunciando o investimento como se fosse iniciativa e benevolência deles e insinuando q são a empresa q mais investe e tem a melhor infra.

Porém, nas centenas de reclamações q já abri na Anatel, especialmente nas dezenas contra a MERD por ter feito propaganda enganosa vendendo FTTH, qd eu fui umas 5 vezes na Anatel tentar falar com alguém lá, eles sempre peidaram pra mim.

alguém teria uma lista de IPs de jogos para testar?

Eu to desenvolvendo alguns monitoramentos, oq eu tô fazendo pra medir Availability é fazer httping. Peguei uma lista de portais mais acessados no mundo e em alguns países pelo mundo, excluindo os maiores q podem ter datacenter no Brasil dentro dos ISP. Faço random na lista, resolvo o domain e mando uma request HEAD pro host. Se responder, calculo a latência. Daí executo traceroute e pego qts hops deu.

O problema dessa abordagem é exatamente num conseguir fazer measure sobre hosts q num tem web server, como os games. Talvez no futuro eu incluia um field pra indicar se é pra fazer ping por HTTP ou ICMP e descubro como fazer ICMP ping no python, aí vai dar pra testar eles tb.

Mais por experiência própria de 2018 em diante o atendimento vem piorando muito.
Lembro de 2016 ainda existir técnico (próprio) da NET, hoje em dia técnico próprio so na equipe de rede externa.

Bom, tenho q ser justo. Na época q contratei era muito pior. Atendentes do SAC num serviam pra absolutamente nada e atendentes da Ouvid eram bem rudes, alguns chegavam a me provocar pra brigar com eles. Agora pelo menos são educados e no início do ano qd a vendedora me ligou oferecendo baixar R$50 na fatura pra eu contratar TV, a atendente da Ouvid ajustou a fatura sem criar encrenca.

E qd veio tecnico semana passada, ele é funcionário da empresa e disse q trabalha nela há 11 anos. Pelo menos alguns tecnicos eles tem sim.

O problema é q é tudo escasso, desde tecnico pra ir na casa dos Consumidores a engenheiros de rede. Certamente estão todos sobrecarregados - o tecnico q veio chegou quase 6h já e disse q trabalha só até 5 e num ia receber HE - e é bem difícil ter acesso a eles. Na empresa num deve ter 4 funcionários q entendem de IPv6 mais do q a gente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, vocês usam DNS de terceiros? Tipo Google???
Que a net claro da esse aviso no site do níveis:


A NET informa que para as conexões Vírtua devem utilizar os servidores DNS do próprio Vírtua.

Além de suportarem diversas facilidades como por exemplo a priorizaçåo na entrega de conteúdos, o uso do DNS Dinâmico NET garante uma estabilidade na conexão e durante as possíveis manutenções na rede o sistema de redundância será ativado.

Não garantimos a qualidade de DNS em terceiro, como o Google.”

alguém sabe se procede?
Qt a diferenças nos addresses informados por eles, eu cheguei a considerar q pra alguns domains eles informassem addresses diferenciados de algum(ns) datacenter(s) dentro da rede deles, baseado nos problemas q tenho tido. Mas as measures q tenho feito demonstram q até addresses informados pelo DNS server deles dão unreachable.

Qt a latência, hoje é insignificante até DNS server no USA. Em todo caso, um DNS server na sua LAN vai ter latência infinitamente menor q o deles. Pelo texto, minha interpretação é q falam q num garantem boa latência pra DNS server fora da rede deles, oq é óbvio q num vão garantir.

Os motivos pra num usar DNS server de ISP num é latência, é outros:

1) tem menos segurança e por isso maior risco de serem hackeados
2) server próprio ou de empresa especializada tem features de bloqueio de domains
3) há casos raros (exemplo, Provedor UAI, a Vergonha de todo Mineiro) de ISP bloquear domains por causa de treta pessoal, pra boicotar seus desafetos, e com isso impedir q seus Consumidores q num tem nada a ver com o caso os acessem

Há alguns anos eu analisei CDN e percebi q de alguma forma a OpenDNS identifica nosso ISP e informa pra gente os hosts deles. Antigamente há muitos anos eles passavam sim hosts genéricos em outro continente.

Estranho esse caso de tecnologias mais antigas e velocidades menores terem menos quedas. Aqui quando eu tinha 35 mega com modem thompson não caia nunca. Mudei pra 240 as quedas apareceram.

Num é q tecnologia antiga tem menos queda, é q foram instaladas por empresas independentes, q investiram na qualificação dos tecnicos pra instalar, pois eram menores q essas e precisavam de diferencial.

Agora elas foram vendidas e as grandes botam terceirizada pra instalar a infra, elas contratam qqr maconheiro pra fazer e recebem e saem correndo, daí fica pra outra terceirizada dar manutenção, q tb contrata maconheiro q num sabe fazer nada.

As empresas grandes ficam com poucos funcionários pra gerenciar os contratos das terceirizadas, q ficam sobrecarregados e desmotivados e ligam o foda-se.
 
Última edição:
Difícil dizer pois não conheço a sua demanda de dispositivos conectados.
Aqui eu tenho o ARRIS TG3442A-NT, que causou lentidão quando fiz uso intenso. Por isso deixei em bridge e uso um mirouter3g quadcore fazendo a gerência da rede.
Fiz um teste aqui com um computador baixando windows 11, outro ubuntu, outro torrent, uma tv com video 4k, echo da amazon tocando, celular vendo vídeo e ficou tranquilo. Acho que mais do que isso em uso normal não alcanço não. rs

Num é q tecnologia antiga tem menos queda, é q foram instaladas por empresas independentes, q investiram na qualificação dos tecnicos pra instalar, pois eram menores q essas e precisavam de diferencial.

Agora elas foram vendidas e as grandes botam terceirizada pra instalar a infra, elas contratam qqr maconheiro pra fazer e recebem e saem correndo, daí fica pra outra terceirizada dar manutenção, q tb contrata maconheiro q num sabe fazer nada.

As empresas grandes ficam com poucos funcionários pra gerenciar os contratos das terceirizadas, q ficam sobrecarregados e desmotivados e ligam o foda-se.

Parece que ser maconheiro é requisito de algumas mesmo... Vi pelos que vieram aqui em casa.
 
estou montando um esquema pra monitorar, entre outras coisas, alguns ips da rede
v2fu9XK.jpg


daí pergunto aos entendidos, como seria possivel fazer aparecer o traceroute da mesma forma que aparece aqui: http://lim.smokeping.ovh.net/smokeping?target=ANYCAST.AS15169

iria ficar top

Eu to desenvolvendo alguns monitoramentos, oq eu tô fazendo pra medir Availability é fazer httping. Peguei uma lista de portais mais acessados no mundo e em alguns países pelo mundo, excluindo os maiores q podem ter datacenter no Brasil dentro dos ISP. Faço random na lista, resolvo o domain e mando uma request HEAD pro host. Se responder, calculo a latência. Daí executo traceroute e pego qts hops deu.

O problema dessa abordagem é exatamente num conseguir fazer measure sobre hosts q num tem web server, como os games. Talvez no futuro eu incluia um field pra indicar se é pra fazer ping por HTTP ou ICMP e descubro como fazer ICMP ping no python, aí vai dar pra testar eles tb.
se puder, compartilhe o código via git pra gente

eu estou a procura de algo parecido com isso: http://lim.smokeping.ovh.net/smokeping?target=ANYCAST.AS15169

eu achei essa lista na internet, mas nao sei está atualizada
Código:
#
## Games
# Cortesia Patrick Brandao
# http://www.patrickbrandao.com/
 
+ GAMES
menu = GAMES-IPv4
title = GAMES - Game servers - IPv4
 

++ FREE-FIRE-1
menu = FREE-FIRE-1
title = FREE-FIRE-1 - 143.92.126.71
host = 143.92.126.71
 
++ FREE-FIRE-2
menu = FREE-FIRE-2
title = FREE-FIRE-2 - 143.92.126.133
host = 143.92.126.133
 
++ FREE-FIRE-3
menu = FREE-FIRE-3
title = FREE-FIRE-3 - 128.14.221.18
host = 128.14.221.18
 
++ FREE-FIRE-4
menu = FREE-FIRE-4
title = FREE-FIRE-4 - 143.92.125.169
host = 143.92.125.169
 
++ FREE-FIRE-5
menu = FREE-FIRE-5
title = FREE-FIRE-5 - 143.92.126.164
host = 143.92.126.164
 
++ FREE-FIRE-7
menu = FREE-FIRE-7
title = FREE-FIRE-7 - 143.92.126.145
host = 143.92.126.145
 
++ FREEFIRE-11
menu = FREEFIRE-11
title = FREEFIRE-11  - 104.124.97.8
host = 104.124.97.8
 
++ FREEFIRE-12
menu = FREEFIRE-12
title = FREEFIRE-12  - 104.124.97.33
host = 104.124.97.33
 
++ PUBG-1
menu = PUBG-1
title = PUBG-1 - 49.51.136.156
host = 49.51.136.156
 
++ PUBG-3
menu = PUBG-3
title = PUBG-3 - 52.94.7.70
host = 52.94.7.70
 
++ CALLOFDUTY-1
menu = CALLOFDUTY-1
title = CALLOFDUTY-1  - 209.197.3.24
host = 209.197.3.24
 
++ CALLOFDUTY-2
menu = CALLOFDUTY-2
title = CALLOFDUTY-2  - 23.42.246.119
host = 23.42.246.119
 
++ CALLOFDUTY-3
menu = CALLOFDUTY-3
title = CALLOFDUTY-3  - 157.240.216.14
host = 157.240.216.14
 
++ CALLOFDUTY-4
menu = CALLOFDUTY-4
title = CALLOFDUTY-4  - 92.122.173.141
host = 92.122.173.141
 
++ GAMERSCLUB
menu = GAMERSCLUB
title = GAMERSCLUB  - gamersclub.com.br
host = gamersclub.com.br
 
++ STEAM
menu = STEAM
title = STEAM  - 205.185.194.51
host = 205.185.194.51


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz um teste aqui com um computador baixando windows 11, outro ubuntu, outro torrent, uma tv com video 4k, echo da amazon tocando, celular vendo vídeo e ficou tranquilo. Acho que mais do que isso em uso normal não alcanço não. rs



Parece que ser maconheiro é requisito de algumas mesmo... Vi pelos que vieram aqui em casa.
entao, no seu cenário, o router está lidando satisfatoriamente com a situação.
 
Última edição:
Aqui eu uso o modem da operadora em Bridge por causa da conveniência que o a TP Link me dá com o app Tether, e pela cobertura um pouco maior do WiFi que o C7 me proporciona.

Em termos de configurações, o Arris TG 3442 é bem bom. Tem rede de convidados, tal como o meu C7 e uns negócios equivalentes/iguais lá.

Mas nunca estressei o Arris.
 
Se na sua cidade for esse preço, será fácil a adequação do preço.
Tentei sem sucesso (no resolvaaqui), o atendente diz que esse valor é sem as tralhas do SVA e que não é possível assinar sem o SVA, daí o valor vai pra R$179 (um roubo)... Abri uma reclamação no consumidor pra ve se muda algo...
 
Aqui eu uso o modem da operadora em Bridge por causa da conveniência que o a TP Link me dá com o app Tether, e pela cobertura um pouco maior do WiFi que o C7 me proporciona.

Em termos de configurações, o Arris TG 3442 é bem bom. Tem rede de convidados, tal como o meu C7 e uns negócios equivalentes/iguais lá.

Mas nunca estressei o Arris.
Vc tbm tem um archer c7? Amo ele, estava usando o ddwrt nele mas desisti pq estava dando pau no wifi 2.4ghz e minhas lampadas paravam de funcionar HAHAHAHA. A Minutos Telecom me deu um onu gpon da Furukawa e ele já é bridge por padrão, amei.

Também curto as portas USB do c7: SMB por padrão, deixo um HD de 2tb sempre ligado la e um pen drive de 16gb pra caso precise passar algo pra ele de algum device e tirar dps, sempre à disposição.

Also, nunca usei esse Tether, serve pra q?
 
Tentei sem sucesso (no resolvaaqui), o atendente diz que esse valor é sem as tralhas do SVA e que não é possível assinar sem o SVA, daí o valor vai pra R$179 (um roubo)... Abri uma reclamação no consumidor pra ve se muda algo...
Mas não pode tirar mesmo. O preço é fechado.
O que eu falei é referente ao preço final da oferta, se sua cidade o preço final for esse, você consegue contratar.

Não podemos considerar um roubo 179 reais pois é o preço padrão do plano.
 
Assim, uma reflexão que eu estava fazendo. Queremos aumentar a velocidade pra 500, 1gb…mas até que ponto isso é realmente necessário?
Tenho uma conhecida que tem 5 mega na casa dela, pra 3 pessoas, só que eles tem um uso normal de rede social, e tv 4K, nunca vi a internet lá travar. Eu com 250 mega ligava pra ela e a conexão ficava cortando, eu achava que era ela a culpada, fui ver era a minha que estava com problema :vish: chamei a claro aqui, troquei cabos, modem, briguei… e parou de cortar.
Download a velocidade não sobe muito também, pois depende do servidor.
Acho que essas velocidades altas pode ser úteis pra empresas com muitos funcionários acessando ao mesmo tempo ou pra quem tem uma família de 20 pessoas que todos assistam séries diferente ao mesmo tempo em 4K. Eu assinava 35 megas, mudei pra 120 e não vi diferença na navegação, mudei pra 250 e também não notei diferenca. Sei que muitos vão querer me bater, mas é só uma reflexão :)
 
Assim, uma reflexão que eu estava fazendo. Queremos aumentar a velocidade pra 500, 1gb…mas até que ponto isso é realmente necessário?
Tenho uma conhecida que tem 5 mega na casa dela, pra 3 pessoas, só que eles tem um uso normal de rede social, e tv 4K, nunca vi a internet lá travar. Eu com 250 mega ligava pra ela e a conexão ficava cortando, eu achava que era ela a culpada, fui ver era a minha que estava com problema :vish: chamei a claro aqui, troquei cabos, modem, briguei… e parou de cortar.
Download a velocidade não sobe muito também, pois depende do servidor.
Acho que essas velocidades altas pode ser úteis pra empresas com muitos funcionários acessando ao mesmo tempo ou pra quem tem uma família de 20 pessoas que todos assistam séries diferente ao mesmo tempo em 4K. Eu assinava 35 megas, mudei pra 120 e não vi diferença na navegação, mudei pra 250 e também não notei diferenca. Sei que muitos vão querer me bater, mas é só uma reflexão :)
concordo com você, a não ser que alguém trabalhe com arquivos muito grandes pra download ou upload, mas pra usuário doméstico é diferente
 
Pessoal, boa tarde!
Mais alguém tendo "overhead" no plano de 500 Mbps conforme a imagem abaixo?
Sempre recebo acima de 600 Mbps tanto no cabo quanto no meu AX3000 com Wi-Fi 6...

Speedtest Claro NET 500 Mbps - Santos, SP
 
Assim, uma reflexão que eu estava fazendo. Queremos aumentar a velocidade pra 500, 1gb…mas até que ponto isso é realmente necessário?
Tenho uma conhecida que tem 5 mega na casa dela, pra 3 pessoas, só que eles tem um uso normal de rede social, e tv 4K, nunca vi a internet lá travar. Eu com 250 mega ligava pra ela e a conexão ficava cortando, eu achava que era ela a culpada, fui ver era a minha que estava com problema :vish: chamei a claro aqui, troquei cabos, modem, briguei… e parou de cortar.
Download a velocidade não sobe muito também, pois depende do servidor.
Acho que essas velocidades altas pode ser úteis pra empresas com muitos funcionários acessando ao mesmo tempo ou pra quem tem uma família de 20 pessoas que todos assistam séries diferente ao mesmo tempo em 4K. Eu assinava 35 megas, mudei pra 120 e não vi diferença na navegação, mudei pra 250 e também não notei diferença. Sei que muitos vão querer me bater, mas é só uma reflexão :)
Talvez você não sentiu a "diferença" porque a medida que seus equipamentos foram evoluindo e seu consumo de mídia, você foi acompanhando com upgrade de velocidade então você não notava.
Mas na questão navegação em si você não vai notar a diferença. Você vai notar a diferença quando abrir um filme em 4k no Netflix, ou Youtube um streaming de alta qualidade, na vídeo aula.
A intenção das velocidades mais altas não é questão de fluidez em navegação até porque isso depende de outros fatores também.
Mas por exemplo você fazer um upload de um arquivo de vídeo ou foto no Instagram com fluidez, assistir um vídeo nessa rede social com fluidez, você acessar um Netflix, Amazon Prime, Disnay Plus, Globo Play entre outros, subir um arquivo para o Google Drive ou Icloud, fazer backup do seu smartphone com celeridade causando menos gargalos na rede. Vamos imaginar seguinte cenário
Tenho um bairro que possui 10 domicílios e os 10 estão na rede da Claro ok? Chega "sabadão" povo que colocar musica dele la pra ouvir enquanto arruma a casa, outro vai vai ver o filme, outro vai fazer a jogatina e etc.
Se todos ali tiver velocidades baixar 100< Mbps eles vão passar mais tempo pendurado na rede até por exemplo o Youtube concluir o download em cache dos vídeos, netflix idem, Instagram vai levar mais tempo pra carregar a foto lá que pessoa que postar do bolo que fez no fim de semana. Agora quando tenho alta disponibilidade de trafego essas requisições são concluídas mais rápidas e garante uma experiência melhor. E como encher um balde de agua se eu usar um sistema de a vazão é baixa vai demorar muito. Se eu tiver um sistema com uma vazão maior vou encher esse balde com agua mais rápido e concluir a tarefa mais rápido.
 
Talvez você não sentiu a "diferença" porque a medida que seus equipamentos foram evoluindo e seu consumo de mídia, você foi acompanhando com upgrade de velocidade então você não notava.
Mas na questão navegação em si você não vai notar a diferença. Você vai notar a diferença quando abrir um filme em 4k no Netflix, ou Youtube um streaming de alta qualidade, na vídeo aula.
A intenção das velocidades mais altas não é questão de fluidez em navegação até porque isso depende de outros fatores também.
Mas por exemplo você fazer um upload de um arquivo de vídeo ou foto no Instagram com fluidez, assistir um vídeo nessa rede social com fluidez, você acessar um Netflix, Amazon Prime, Disnay Plus, Globo Play entre outros, subir um arquivo para o Google Drive ou Icloud, fazer backup do seu smartphone com celeridade causando menos gargalos na rede. Vamos imaginar seguinte cenário
Tenho um bairro que possui 10 domicílios e os 10 estão na rede da Claro ok? Chega "sabadão" povo que colocar musica dele la pra ouvir enquanto arruma a casa, outro vai vai ver o filme, outro vai fazer a jogatina e etc.
Se todos ali tiver velocidades baixar 100< Mbps eles vão passar mais tempo pendurado na rede até por exemplo o Youtube concluir o download em cache dos vídeos, netflix idem, Instagram vai levar mais tempo pra carregar a foto lá que pessoa que postar do bolo que fez no fim de semana. Agora quando tenho alta disponibilidade de trafego essas requisições são concluídas mais rápidas e garante uma experiência melhor. E como encher um balde de agua se eu usar um sistema de a vazão é baixa vai demorar muito. Se eu tiver um sistema com uma vazão maior vou encher esse balde com agua mais rápido e concluir a tarefa mais rápido.
O upload na claro acaba sendo sofrível em todos os planos. rs.
Eu não consigo notar a diferença, as vezes coloco o Wi-Fi no 5ghz, pegando os 250 aqui pertinho do roteador, vejo filmes, séries, posto fotos… as vezes uso a rede 2.4 (pega uns 70 mb nela), faço as mesmas coisas, com a mesma fluidez e qualidade. e na casa da minha amiga que tem 5 mega, não vejo travamentos. Mas lá eu acredito que os vídeos são exibidos com uma qualidade inferior pra não travar, realmente. Embora eu não consiga perceber também essa diferença de qualidade nas reproduções.
 
Vc poderia compartilhar coa gente um modelo do texto do processo? O máximo q eu consegui encontrar até hoje foi um modelo feito pelo Russomano pra processar a Telefk na época q ela tava fazendo lobby pra limitar o tráfego

O site dos Tribunais de Justiça de alguns estados possuem modelos para aqueles que se sentirem lesados ingressarem com ações no JEC sem advogado. Um das queixas mais recorrentes do fórum é falha na prestação de serviço da banda larga fixa, seja por velocidade muito abaixo da contratada (falha ou restrição de velocidade) ou intermitência no sinal. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e em outros tribunais o usuário que ingressa com ação não precisa fazer uma petição inicial, basta que ele descreva (Os Fatos), (O Pedido) e faça o anexo das provas que pretende apresentar.

Fatos-e-pedido.jpg

Descrição dos fatos e do pedido do autor (Juizado Especial Civil sem advogado ) TJRS


2.jpg

Adicionar documentos probatórios como Ordens de serviço, carta resposta consumidor.gov etc Pelo menos um documento de identificação do autor.

Acima duas das telas mais importantes, além delas, há apenas o preenchimento de dados pessoais do autor (você) e do réu (operadora), as informações como CNPJ da ré podem ser colhidas na própria fatura impressa ou digital que vem todos os meses, o mesmo vale para o endereço. Há também campo para testemunhas que não é obrigatório e nem deve ser preenchido em caso de ação contra má prestação de serviço (internet).

Os modelos abaixo servem apenas como norteador, dando ideia de como um consumidor sem assessoria advocatícia pode abordar a questão da relação de consumo, atenham-se apenas aos campos que terão que preencher sem advogado: Dos Fatos e Do Pedido. No JEC não há necessidade de pedir a gratuidade da justiça.

Art. 54 da lei 9.099/1995 que o "acesso ao Juizado Especial independerá, em primeiro grau de jurisdição, do pagamento de custas, taxas ou despesas"


Modelos para ajuizamento de ação por Falha na Prestação de Serviço e Danos Morais em internet Banda Larga (JEC)





Cabe ressaltar que nenhum juiz vai esperar de um consumidor sem advogado o mesmo nível de formalidade daquele que entra com advogado, não há problema! Basta que exista coerência, que o usuário não desrespeite a outra parte (ré). Em situações como os problemas com velocidade na banda larga por restrição deliberada ou falha técnica externa, é importante ter um documento que demonstre o que será alegado, pode ser uma ordem de serviço do técnico que fez a visita com a descrição do problema, pode ser a carta resposta da ouvidoria anexada ao site consumidor.gov ou o print da resposta na plataforma da Anatel. Em relação ao teor dos modelos apresentados acima, vocês não terão que escrever isso tudo até porque quando se entra sem advogado há limite de caracteres para preencher no site do tribunal.


A gente pode exigir q o tecnico preencha OS e nos entregue? Eu absolutamente nunca vi tecnico de empresa nenhuma entregar documento nenhum pra ninguém! Oq eu faço é descrever o problema na reclamação da Anatel e reabrir exigindo q o atendente responda descrevendo corretamente oq foi feito.

A OS na Claro em tempos de pandemia é digital, enviada para o email cadastrado pelo assinante podendo também ser resgatada durante um tempo através do aplicativo Minha Claro, acredito que pelo site também seja possível. Você não irá receber um documento físico e sim um PDF digital que pode ser impresso. No campo: "Observações do Atendimento", final da última página ao lado direito, estarão os achados do técnico de campo, geralmente descritos de forma confusa. Se você entrar com ação no JEC esteja ciente que poderá participar de audiência presencial ou virtual, sendo virtual como a imensa maioria está sendo poderá usar o seu smartphone sem problema!

OBS: em ações com pleito indenizatório coloquem ao final do pedido o valor da causa, se estiverem sem advogado o valor limite é de até 20 salários mínimos.
 
Última edição:
O upload na claro acaba sendo sofrível em todos os planos. rs.
Eu não consigo notar a diferença, as vezes coloco o Wi-Fi no 5ghz, pegando os 250 aqui pertinho do roteador, vejo filmes, séries, posto fotos… as vezes uso a rede 2.4 (pega uns 70 mb nela), faço as mesmas coisas, com a mesma fluidez e qualidade. e na casa da minha amiga que tem 5 mega, não vejo travamentos. Mas lá eu acredito que os vídeos são exibidos com uma qualidade inferior pra não travar, realmente. Embora eu não consiga perceber também essa diferença de qualidade nas reproduções.
Os apps conseguem detectar qualidade da internet é adequar aquela conexão.
Apesar que o celular também ele pra compensar aquela baixa qualidade/velocidade da conexão também ativa o dados moveis pra da uma "mãozinha"
 
Vc tbm tem um archer c7? Amo ele, estava usando o ddwrt nele mas desisti pq estava dando pau no wifi 2.4ghz e minhas lampadas paravam de funcionar HAHAHAHA. A Minutos Telecom me deu um onu gpon da Furukawa e ele já é bridge por padrão, amei.

Também curto as portas USB do c7: SMB por padrão, deixo um HD de 2tb sempre ligado la e um pen drive de 16gb pra caso precise passar algo pra ele de algum device e tirar dps, sempre à disposição.

Also, nunca usei esse Tether, serve pra q?

Maravilhoso esse roteador. Comprei na época que tinha 120 MB e sofria com o WiFi e gerenciamento do WR941ND, também da TP.

Estou há 3 ranges de velocidade com ele. Sempre firme e forte!

O Tether é um app que basicamente traz algumas funções de gerenciamento dele sem precisar de um computador para acessá-lo (ou navegador).

Se quiser me dar umas dicas, aceito. Só boto o modem da operadora em Bridge, coloco o C7 como roteador e o resto nem mexo muito por não conhecer hashaha

Dá pra fazer controle dos pais pelo cel, subir uma rede WiFi para convidados (ótima feature para quando vem visita), alerta de novos dispositivos e algumas coisinhas mais. Claro que a parte mais avançada fica via web, mas quebra um galhão.

Assim, uma reflexão que eu estava fazendo. Queremos aumentar a velocidade pra 500, 1gb…mas até que ponto isso é realmente necessário?
Tenho uma conhecida que tem 5 mega na casa dela, pra 3 pessoas, só que eles tem um uso normal de rede social, e tv 4K, nunca vi a internet lá travar. Eu com 250 mega ligava pra ela e a conexão ficava cortando, eu achava que era ela a culpada, fui ver era a minha que estava com problema :vish: chamei a claro aqui, troquei cabos, modem, briguei… e parou de cortar.
Download a velocidade não sobe muito também, pois depende do servidor.
Acho que essas velocidades altas pode ser úteis pra empresas com muitos funcionários acessando ao mesmo tempo ou pra quem tem uma família de 20 pessoas que todos assistam séries diferente ao mesmo tempo em 4K. Eu assinava 35 megas, mudei pra 120 e não vi diferença na navegação, mudei pra 250 e também não notei diferenca. Sei que muitos vão querer me bater, mas é só uma reflexão :)

Para meu uso, não senti muitas diferenças de 240 para 500.

Claro que é uma delicia baixar um jogo na Steam de 100 GB e poucos minutos, mas é aquilo... baixei uma vez.

Meu pai sentiu um efeito placebo, talvez. Ele usa bastante streaming e gostou, mas a TV é 1080p e... bem. Sei lá.

Mudei pois o que pago agora é o mesmo de antes basicamente. E queria sentir o gostinho de um download mais rápido haha.

Upload de cabo é porco, porém.
O site dos Tribunais de Justiça de alguns estados possuem modelos para aqueles que se sentirem lesados ingressarem com ações no JEC sem advogado. Um das queixas mais recorrentes do fórum é falha na prestação de serviço da banda larga fixa, seja por velocidade muito abaixo da contratada (falha ou restrição de velocidade) ou intermitência no sinal. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e em outros tribunais o usuário que ingressa com ação não precisa fazer uma petição inicial, basta que ele descreva (Os Fatos), (O Pedido) e faça o anexo das provas que pretende apresentar.

Fatos-e-pedido.jpg

Descrição dos fatos e do pedido do autor (Juizado Especial Civil sem advogado ) TJRS


2.jpg

Adicionar documentos probatórios como Ordens de serviço, carta resposta consumidor.gov etc Pelo menos um documento de identificação do autor.

Acima duas das telas mais importantes, além delas há apenas o preenchimento de dados pessoais do autor (você) e do réu (operadora), as informações como CNPJ da ré podem ser colhidas na própria fatura impressa ou digital que vem todos os meses, o mesmo vale para o endereço. Há também campo para testemunhas que não é obrigatório e nem deve ser preenchido em caso de ação contra má prestação de serviço (internet).

Os modelos abaixo servem apenas como norteador, dando ideia de como um consumidor sem acessoria advocatícia pode abordar a questão da relação de consumo, atenham-se apenas aos campos que terão que preencher sem advogado: Dos Fatos e Do Pedido. No JEC não há necessidade de pedir a gratuidade da justiça.

Art. 54 da lei 9.099/1995 que o "acesso ao Juizado Especial independerá, em primeiro grau de jurisdição, do pagamento de custas, taxas ou despesas"


Modelos para ajuizamento de ação por Falha na Prestação de Serviço e Danos Morais em internet Banda Larga (JEC)





Cabe ressaltar, que nenhum juiz vai esperar de um consumidor que represente ação tal como um advogado faria, basta que exista coerência, que o usuário não desrespeite a outra parte (ré). Em situações como os problemas com velocidade na banda larga por restrição deliberada ou falha técnica externa, é importante ter ao menos um documento que demonstre o que será alegado, pode ser uma ordem de serviço do técnico que fez a visita com a descrição clara do problema, pode ser também a carta resposta do consumidor.gov ou o print da resposta na plataforma da Anatel. Em relação ao teor dos modelos apresentados acima, vocês não terão que escrever isso tudo até porque quando se entra sem advogado há limite de caracteres no site do tribunal.




A OS na Claro em tempos de pandemia é digital, enviada para o email cadastrado pelo assinante podendo também ser resgatada durante um tempo através do aplicativo Minha Claro, acredito que pelo site também seja possível. Você não irá receber um documento físico e sim um PDF digital que pode ser impresso. No campo: "Observações do Atendimento", final da última página ao lado direito, estarão os achados do técnico de campo, geralmente descritos de forma confusa. Se você entrar com ação no JEC esteja ciente que poderá participar de audiência presencial ou virtual, sendo virtual como a imensa maioria está sendo poderá usar o seu smartphone sem problema!

OBS: em ações com pleito indenizatório coloquem ao final do pedido o valor da causa, se estiverem sem advogado o valor limite é de até 20 salários mínimos.

Post maravilhoso!

Quotei com spoiler para não ficar grande, mas uma postagem dessas deveria ter algum jeito de ser fixada.
 
Depois que está aparecendo valores de OFDMA no níveis.virtua
a internet sempre cai. Só volta quando desligo e ligo o equipamento.
Antes quando tinha 120 mega, com o arris led azul nunca tinha problemas.
Fui aumentar a velocidade para 240 mega e ganhei uma bela dor de cabeça.
O pior que o tecnico falou que não pode voltar a colocar equipamento antigo, somente modelos 3.1.
Olhando o fórum vi que não sou só eu com esse problema de OFDMA.
Afinal para que serve essa merda se não aumentaram upload?
 
Depois que está aparecendo valores de OFDMA no níveis.virtua
a internet sempre cai. Só volta quando desligo e ligo o equipamento.
Antes quando tinha 120 mega, com o arris led azul nunca tinha problemas.
Fui aumentar a velocidade para 240 mega e ganhei uma bela dor de cabeça.
O pior que o tecnico falou que não pode voltar a colocar equipamento antigo, somente modelos 3.1.
Olhando o fórum vi que não sou só eu com esse problema de OFDMA.
Afinal para que serve essa merda se não aumentaram upload?

Qual é o seu modelo de modem 3.1, por favor?
 
Será que algum colega na rede Claro HFC poderia, por favor, testar um ping para 1.1.1.2, que é o DNS Family primário da Cloudfare? Todos os outros DNS's da Cloudfare (1.1.1.1, 1.1.1.3, 1.0.0.1, 1.0.0.2 e 1.0.0.3) respondem na minha conexão Claro, menos esse.

Por outro lado, se eu me conectar via rede TIM celular, o ping para 1.1.1.2 funciona normalmente. Então parece ser algo relacionado apenas à Claro... :confused:

Obrigado desde já.
 
Em se tratando de matéria que verse sobre direito consumerista existe a prerrogativa da inversão do ônus da prova, a primeira vista parece algo interessante mas temos em alguns casos uma faca de 2 gumes. Eu sempre alerto o pessoal do fórum para exigir do técnico de campo clareza no preenchimento da OS (ordem de serviço), nela o cliente tem um documento oficial, de caráter probatório. As pessoas não dão bola pra isso até o dia em que precisarem recorrer ao JEC ou Procon e se depararem com o fato de que receberam uma enxurrada de visita técnica e não tem absolutamente nada que comprove a falha na prestação do serviço.

Os técnicos que prestam serviço para a Claro "não sabem preencher ordem de serviço", a maioria não sabe ou faz de propósito!
Mas aí como a gente faz? Pede pra ele preencher e nos entregar? E se ele se recusar?

Claro disse que no domingo houve "manutenção do equipamento de rede de sua região". Coincidentemente, estou sem quedas desde então. :vish:
Eu até entendo a situação deles, 90% dos chamados deve ser noob fazendo lambança e 9,9% deve ser resolvido com tecnico indo na casa. Com tanto chamado e coa sobrecarga, num dá pro pessoal existente tratar cada caso com cuidado. Eles - os terceirizados das centrais - devem ser pagos por atendimento e naum por tempo de trabalho, e num há nenhum sistema de avaliação pra premiar os q resolvem mais e punir os q resolvem menos.

Se for pegar como exemplo onde trabalho, 80% do q temos foi construído por mim, mas gerente sempre me culpa e vem me assediar por tudo q dá problema, mesmo q num tenha sido feito por mim, ou se eu fiz e funcionou por 6 anos sem precisar de manutenção, e qd abre vaga ele promove vagabundo puxa saco q nunca produziu nada. Eu fico com todo o trabalho e toda a culpa. Até há alguns anos eu era empenhado, hoje mandei tudo à merda.

Imagina vc trabalhando em suporte dessas empresas "maravilhosas", se empenhando pra resolver os problemas dos Consumidores q chegam até vc, aumentando a satisfação deles, recuperando a credibilidade da empresa, reduzindo custos com suporte e manutenção, evitando envio desnecessário e oneroso de tecnico... e só levando fumo, aturando gerente assediando pq vc demora muito em atendimentos - q são complexos pra diagnosticar e resolver - inqt atendente q desliga na cara do Consumidor e fecha chamado sem fazer nada marcando como resolvido é ainda por cima promovido por ter atendido maior quantidade de chamados.

Daí, Consumidor q fica abrindo chamado atrás de chamado sem nunca conseguir solução, ainda aparece nos "relatórios gerenciais" como cliente encrenqueiro, q tá toda semana com um problema novo - qd é o mesmo problema, sempre fechado como resolvido e aberto novo chamado como problema novo, sem dar contiuidade -, aparecendo como gerando despesa pra empresa. Qd, se tivesse o problema resolvido logo, além de gerar menos custo, ainda teria resolvido o problema q afeta outras dezenas de Consumidores q nem chegam a reclamar.

Mas aí é akilo, a infra deles tá saturada e os executivos num aprovam investimento em expansão, a lucratividade tá altíssima visto q cobram caro da gente pra velocidade q entregam e ainda abusam no corte de custo. Pra eles o melhor negócio é a gente cancelar, como tecnico da MERD já me falou em resposta à Ouvid.

se puder, compartilhe o código via git pra gente

eu estou a procura de algo parecido com isso: http://lim.smokeping.ovh.net/smokeping?target=ANYCAST.AS15169

git? tá louco? eu sou profissional hahaha só uso Subversion!

Eu posso até compartilhar, mas tô desenvolvendo ainda, tem muita coisa pra mudar, e tá feito especificamente pros ISPs q tenho. O httping+traceroute só deve funcionar no OpenWRT, 1 monitor só funciona no Archer C7, o outro precisa de 2 arrays de 4 displays específicos q comprei no ML q foi um inferno pra configurar.

Num entendi oq vc tá procurando, é como fazer o layout to traceroute ou a lista de hosts? O layout pelo q vi eles montam em txt normal usando lpad e botam no HTML provavelmente com <pre>.

Vc tbm tem um archer c7? Amo ele, estava usando o ddwrt nele mas desisti pq estava dando pau no wifi 2.4ghz e minhas lampadas paravam de funcionar HAHAHAHA. A Minutos Telecom me deu um onu gpon da Furukawa e ele já é bridge por padrão, amei.

Também curto as portas USB do c7: SMB por padrão, deixo um HD de 2tb sempre ligado la e um pen drive de 16gb pra caso precise passar algo pra ele de algum device e tirar dps, sempre à disposição.

Also, nunca usei esse Tether, serve pra q?

Ele é muito bom né, nem dá pra reclamar da falta de storage por causa do q se propõe. Aki tive q fazer custom image do OpenWRT e tirar todos os softwares de routing, e mesmo assim num deu storage pra instalar python. Tive q desenvolver o monitoramento dele em bash hahahaha! O programa faz query no web server pra pegar as infos, e com base nelas controla os LEDs. Tá bem defasado, tem meses q num mexo nele, melhorei muita coisa no app server e no Raspberry e o C7 continua o mesmo sem beneficiar dessas melhorias ainda. Ainda assim ele muda a cor de 1 LED qd algum ISP fica offline e fica piscando qd teve algum problema recentemente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Assim, uma reflexão que eu estava fazendo. Queremos aumentar a velocidade pra 500, 1gb…mas até que ponto isso é realmente necessário?
Tenho uma conhecida que tem 5 mega na casa dela, pra 3 pessoas, só que eles tem um uso normal de rede social, e tv 4K, nunca vi a internet lá travar. Eu com 250 mega ligava pra ela e a conexão ficava cortando, eu achava que era ela a culpada, fui ver era a minha que estava com problema :vish: chamei a claro aqui, troquei cabos, modem, briguei… e parou de cortar.
Download a velocidade não sobe muito também, pois depende do servidor.
Acho que essas velocidades altas pode ser úteis pra empresas com muitos funcionários acessando ao mesmo tempo ou pra quem tem uma família de 20 pessoas que todos assistam séries diferente ao mesmo tempo em 4K. Eu assinava 35 megas, mudei pra 120 e não vi diferença na navegação, mudei pra 250 e também não notei diferenca. Sei que muitos vão querer me bater, mas é só uma reflexão :)
Desdo ano passado tô trabalhando em home office e preciso ficar copiando arquivos grandes por SMB q antes era feito nessa rede corporativa q vc citou :p A porqueira do VPN client Cisco desconecta com qqr instabilidade mínima na conexão e aí num reconecta mais, preciso restartar o Windows.

Assino o CrashPlan há mais de 2 anos e só fiz upload de 9TB, ainda tenho 11TB em HD externo pra fazer backup, e aí tem tudo q tá nos NAS.

A questão nem é de necessidade, é q a tecnologia avança, e com isso o custo reduz. Eles precisam atualizar suas redes e fornecer pra gente tão somente a velocidade permitida por tecnologias desenvolvidas por engenheiros em países sérios, a preços compatíveis com essas tecnologias. Mesmo se a gente num precisar da velocidade, esses engenheiros desenvolveram tecnologia q a permite, a preços muito baixos. Pq num vamos usufruir dela e/ou pagar caro, se ela existe?

Se todos pensassem da forma como vc descreveu, ainda estaríamos usando DOS em CPU 486 conectando @ 33Kbps. Lembro qd minha mãe foi falar com o vendedor q vendeu meu 1º PC, e ele disse pra ela q ADSL é pra empresa e a gente num precisa dessas coisas, q dial up pra gente é suficiente, e ela veio repassar essas merdas pra mim. Pra deixar claro: ADSL é tecnologia desenvolvida pra uso em *residências*! Pra empresas existem tecnologias melhores e de custo maior, mesmo q no Brasil os ISP empurrem ADSL pra muita empresa e cobrem preços abusivos pras fornecer as tecnologias adequadas.
 
Última edição:
Mas aí como a gente faz? Pede pra ele preencher e nos entregar? E se ele se recusar?

A obrigação do técnico da terceirizada é preencher a Ordem de Serviço baseado no que ele constatou, se eu contratei 500MB HFC e estou recebendo apenas 320MB eu vou exigir que ele descreva o problema de forma Clara para cobrar da prestadora, exemplo:

"Cliente recebendo 320MB, o plano contratado é 500MB. Repassar para a equipe de suporte externo".

Em relação a sua pergunta: "E se ele não quiser?" Você pode avaliar o desempenho do técnico através do aplicativo Minha Claro, se ele não for correto é Nota 1/ Não resolvido e no campo observações: O técnico não agiu com profissionalismo, negando-se a descrever o achado de forma clara, será solicitado nova visita e exigido que o problema seja descrito corretamente.

Se você der uma nota baixa o score dele cai, é seu direito exigir que a falha seja descrita com clareza, inclusive de perguntar a ele como ele vai descrever o problema na OS e que o faça na sua frente.
 
Que beleza
 
Qual é o seu modelo de modem 3.1, por favor?
Acredito que não seja questão de modelo. Pois já vi diversos relatos com problemas com 3.1. E ficou pior quando ativaram OFDMA.
Acredito que a CLARO não sabe fazer a implementação e vai arrumando conforme o tempo, e vai pegando experiência assim o cliente que se ferre.
meu modelo é c300, porém já tive o da humax hgj31 que não conectava no Wi-Fi de jeito nenhum mesmo com reset de fábrica e com quedas.
Ambos modelos equipamentos sincronizados, os leds não se apagam.
Na empresa em que trabalho já cancelaram a CLARO por esses problemas e detalhe lá a configuração é em bridge. Já houvi de técnicos que os modelos 3.0 são melhores por não pegarem as frequências OFDM
 
Será que algum colega na rede Claro HFC poderia, por favor, testar um ping para 1.1.1.2, que é o DNS Family primário da Cloudfare? Todos os outros DNS's da Cloudfare (1.1.1.1, 1.1.1.3, 1.0.0.1, 1.0.0.2 e 1.0.0.3) respondem na minha conexão Claro, menos esse.

Por outro lado, se eu me conectar via rede TIM celular, o ping para 1.1.1.2 funciona normalmente. Então parece ser algo relacionado apenas à Claro... :confused:

Obrigado desde já.
Desculpa, eu usei o parâmetro errado e por causa dos problemas q ando tendo pensei q os erros fossem por causa da empresa e num percebi meu erro.


Código:
# ping -c 4 -I eth2 1.1.1.1
PING 1.1.1.1 (1.1.1.1) from 192.168.20.135 eth2: 56(84) bytes of data.
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=1 ttl=59 time=12.9 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=2 ttl=59 time=29.9 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=3 ttl=59 time=10.0 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=4 ttl=59 time=9.39 ms

--- 1.1.1.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3004ms
rtt min/avg/max/mdev = 9.390/15.548/29.851/8.364 ms



# ping -c 4 -I eth2 1.1.1.2
PING 1.1.1.2 (1.1.1.2) from 192.168.20.135 eth2: 56(84) bytes of data.

--- 1.1.1.2 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 3049ms
pipe 4


# ping -c 4 -I eth2 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) from 192.168.20.135 eth2: 56(84) bytes of data.

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 3056ms
pipe 4


# ping -c 4 -I eth2 ipv4.google.com
PING ipv4.l.google.com (142.250.218.110) from 192.168.20.135 eth2: 56(84) bytes of data.

--- ipv4.l.google.com ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 3073ms
pipe 4



# ping -c 4 -I pppoe-want ipv4.google.com
PING ipv4.l.google.com (142.250.218.110) from 177.96.234.135 pppoe-want: 56(84) bytes of data.
64 bytes from rio06s13-in-f14.1e100.net (142.250.218.110): icmp_seq=1 ttl=113 time=27.6 ms
64 bytes from rio06s13-in-f14.1e100.net (142.250.218.110): icmp_seq=2 ttl=113 time=27.5 ms
64 bytes from rio06s13-in-f14.1e100.net (142.250.218.110): icmp_seq=3 ttl=113 time=27.8 ms
64 bytes from rio06s13-in-f14.1e100.net (142.250.218.110): icmp_seq=4 ttl=113 time=27.8 ms

--- ipv4.l.google.com ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3003ms
rtt min/avg/max/mdev = 27.479/27.680/27.810/0.132 ms


# ping -c 4 -I pppoe-want 1.1.1.1
PING 1.1.1.1 (1.1.1.1) from 177.96.234.135 pppoe-want: 56(84) bytes of data.
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=1 ttl=60 time=23.0 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=2 ttl=60 time=23.1 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=3 ttl=60 time=23.1 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=4 ttl=60 time=23.1 ms

--- 1.1.1.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3003ms
rtt min/avg/max/mdev = 22.969/23.076/23.132/0.063 ms


# ping -c 4 -I pppoe-want 1.1.1.2
PING 1.1.1.2 (1.1.1.2) from 177.96.234.135 pppoe-want: 56(84) bytes of data.
64 bytes from 1.1.1.2: icmp_seq=1 ttl=60 time=24.6 ms
64 bytes from 1.1.1.2: icmp_seq=2 ttl=60 time=24.6 ms
64 bytes from 1.1.1.2: icmp_seq=3 ttl=60 time=24.7 ms
64 bytes from 1.1.1.2: icmp_seq=4 ttl=60 time=24.5 ms

--- 1.1.1.2 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3004ms
rtt min/avg/max/mdev = 24.468/24.603/24.749/0.099 ms
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A OS na Claro em tempos de pandemia é digital, enviada para o email cadastrado pelo assinante podendo também ser resgatada durante um tempo através do aplicativo Minha Claro, acredito que pelo site também seja possível. Você não irá receber um documento físico e sim um PDF digital que pode ser impresso. No campo: "Observações do Atendimento", final da última página ao lado direito, estarão os achados do técnico de campo, geralmente descritos de forma confusa. Se você entrar com ação no JEC esteja ciente que poderá participar de audiência presencial ou virtual, sendo virtual como a imensa maioria está sendo poderá usar o seu smartphone sem problema!

OBS: em ações com pleito indenizatório coloquem ao final do pedido o valor da causa, se estiverem sem advogado o valor limite é de até 20 salários mínimos.
Legal, obrigado pelo material! Encontrei a página do JEC do meu distrito, vou ler lá como faz.

Mas se o tecnico não entrega a OS pra gente na hora, fica inviável pedir pra ele preencher direito e a gente conferir se tá certo. Eu nunca recebi email com OS, nem os com protocolo q os atendentes dizem enviar pra se esquivar a dizer o código eles mandam.

Por isso acho mais seguro usar mesmo Anatel e BACEN, pq neles fica o registro disponível pra gente pegar sem precisar recorrer à empresa. De cara a gente pode colocar em texto nossa solicitação, enquanto q em SAC e Ouvid a gente fala e o atendente escreve oq quiser e ficamos dependendo da gravação da ligação. E aí qd respondem precisam responder por escrito tb.

Qd eu chego na resolução, eu peço pro atendente descrever os detalhes da solução. Se ele colar texto pronto até com nome aleatório no lugar do nosso, eu reabro descrevendo a resolução e reiterando pra ele responder descrevendo corretamente, seja pra confirmar minha descrição ou me corrigir.

Foi isso por exemplo q me salvou na redução do valor da fatura. A vendedora me ligou oferecendo baixar a fatura caso eu contratasse TV e eu aceitei, ela na maior falta de ética me fez então encenar 3 vezes q ela tinha acabado de me ligar pra q a gravação ficasse "certinha", ainda falei com a funcionária da "auditoria" e confirmei com ela os serviços e o preço menor. E aí nada de vir ativar a TV nem baixar o preço, e SAC e Ouvid só enrolando. Foi pela Anatel q a atendente aceitou cumprir o acordo - e naum me forneceu a gravação q a vendedora tanto prezou por fazer - e respondeu descrevendo tudo. A instalação foi feita e obivamente a fatura veio muito maior, os atendentes acharam estranho instalar TV e baixar o preço e fizeram de tudo pra se esquivar e me prejudicar - eu ia ficar com TV q nunca solicitei e ainda pagando mais caro! Foi coa resposta da atendente na Anatel descrevendo valores e serviços q consegui q arrumassem.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo