[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Estranho, internet não caiu hoje. :que:

Sábado e domingo caiu pontualmente às 08:00.

Durante a semana, acordo sempre entre 7h e 7h30 e daí já checo os sinais. Notei que o RX estava um um pouco mais alto, nos 9,5, nessa faixa de horário. Chequei agora e está em 8.8.

Durante os dias de semana, outros horários que eu sofria quedas era por volta das 09:30, 12:30 e eventualmente 14:30. Vou acompanhar os níveis nessas faixas.

Na minha experiência de uma semana com o Arris e fiação nova, durante a semana cai um dia sim, um dia não.

Cara, já tenho toda a programação da ruindade da Claro. :limo:
 
Isso não era regulamentação.
Esse canal ainda existe.
E o Resolva Aqui. Mas hoje é por chat.
As operadoras tem esse canal pra evitar que se abra uma reclamação na Anatel, conhecidos como Atendimento Pré Anatel.

@paulorve1986 você sabe se para as operadoras, as queixas na Anatel ainda tem relevância? A impressão que temos, é que virou apenas um depósito de reclamações. Não estou me referindo a Claro, me refiro a todas!
 
Gostei dessa dica sobre o "rollback". O que seria em resumo???
Se eu assinar vou seguir a sua call.
Me explica por favor o que seria o CGNAT e o rollback.
Explicação em detalhes, cortesia do amigo @Mosqueteirors
Thread 'IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6' https://forum.adrenaline.com.br/threads/ip-cgnat-carrier-grade-nat-transicao-para-o-ipv6.607376/

Eu, infelizmente, não consegui o rollback somente ligando. Tive que solicitar uma visita técnica sob a alegação de perdas de pacotes e jitter alto. Quando o técnico chegou, deixei ele mexer e fui trocando ideia com ele, dizendo que não estava conseguindo acesso remoto ao PC do trabalho, câmeras de segurança e que algúns jogos simplesmente não conectavam ou tinham muito lag. Ele prontamente já disse que era problema de CGNAT e do possível IPv6 mal implementado da Claro/Net em algumas localidades. Ele então ligou na central solicitou o rollback e ainda me sugeriu desativar o IPv6 no modem da Claro/Net ou na placa de rede do PC. E ainda me isentou da taxa da visita técnica de R$ 90 que poderia ser cobrada em caso da chamada "visita improdutiva" ocorrer, conforme previsto no site e no app.
 
Explicação em detalhes, cortesia do amigo @Mosqueteirors
Thread 'IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6' https://forum.adrenaline.com.br/threads/ip-cgnat-carrier-grade-nat-transicao-para-o-ipv6.607376/

Eu, infelizmente, não consegui o rollback somente ligando. Tive que solicitar uma visita técnica sob a alegação de perdas de pacotes e jitter alto. Quando o técnico chegou, deixei ele mexer e fui trocando ideia com ele, dizendo que não estava conseguindo acesso remoto ao PC do trabalho, câmeras de segurança e que algúns jogos simplesmente não conectavam ou tinham muito lag. Ele prontamente já disse que era problema de CGNAT e do possível IPv6 mal implementado da Claro/Net em algumas localidades. Ele então ligou na central solicitou o rollback e ainda me sugeriu desativar o IPv6 no modem da Claro/Net ou na placa de rede do PC. E ainda me isentou da taxa da visita técnica de R$ 90 que poderia ser cobrada em caso da chamada "visita improdutiva" ocorrer, conforme previsto no site e no app.
Minha dúvida maior de mudar pra uma operadora grande como a CLARO é exatamente esse tipo de coisa.
Eu hoje tenho internet de 200MB de uma operadora pequena aqui da minha cidade mesmo (feira de santana-BA).
Então quando eu ligo no suporte, falo com um escritório local...que resolve rapidamente um suporte sem eu ter que ficar escutando musiquinha e numero de protocolo de operadora grande.
To na maior dúvida se mudo ou nao...rsrsrs
Se esses 500MB bater redondo na jogatina (PC e PS4/PS5)...trocaria na hora!
 
Qual o problema de vizinho ter 3.1?

Nenhum.

Na verdade estávamos falando sobre uma hipótese do Docsis 3.1 apresentar mais falhas do que o 3.0.

Aqui em Campinas, moro num bairro que é próximo ao grande centro, mas é um bairro popular, por assim dizer. Casas pequenas, boa parte da população é idosa e por aí vai.

Pelo menos na minha quadra, tenho quase certeza que sou um dos poucos, se não o único, com 500 MB e Docsis 3.1. Minha vizinha é cliente mais nova da Claro do que eu, mas ela é uma pessoa de seus prováveis 50 anos, com uma filha de 30 e um marido de uns 60. Provavelmente deve ter um plano de 120 MB ou menor. Quase certeza, então, de usar modems mais antigos e, logo, tecnologias mais antigas.

Quando aqui cai, a conexão dela está lá ativa. Me conecto ao Claro WiFi normalmente. O cabo que vai pra casa dela sai do mesmo poste de onde sai o meu, mas só eu caio.
 
Se esses 500MB bater redondo na jogatina (PC e PS4/PS5)...trocaria na hora!

Na maioria das vezes bate a velocidade contratada e vai um pouco além, o atendimento de um provedor de pequeno porte pode ser melhor que uma prestadora grande, os processos não são tão burocratizados, não há empresas terceirizadas prestando suporte ou atendimento. Nada melhor que você testar na prática! O limitante dos planos HFC via cabo coaxial da Claro é a taxa de upload, para a maioria das pessoas não importa!
 
Nenhum.

Na verdade estávamos falando sobre uma hipótese do Docsis 3.1 apresentar mais falhas do que o 3.0.

Aqui em Campinas, moro num bairro que é próximo ao grande centro, mas é um bairro popular, por assim dizer. Casas pequenas, boa parte da população é idosa e por aí vai.

Pelo menos na minha quadra, tenho quase certeza que sou um dos poucos, se não o único, com 500 MB e Docsis 3.1. Minha vizinha é cliente mais nova da Claro do que eu, mas ela é uma pessoa de seus prováveis 50 anos, com uma filha de 30 e um marido de uns 60. Provavelmente deve ter um plano de 120 MB ou menor. Quase certeza, então, de usar modems mais antigos e, logo, tecnologias mais antigas.

Quando aqui cai, a conexão dela está lá ativa. Me conecto ao Claro WiFi normalmente. O cabo que vai pra casa dela sai do mesmo poste de onde sai o meu, mas só eu caio.
Estranho esse caso de tecnologias mais antigas e velocidades menores terem menos quedas. Aqui quando eu tinha 35 mega com modem thompson não caia nunca. Mudei pra 240 as quedas apareceram.

Sim é verdade.. sempre usei o do Virtua quando tinha pois, tinha latência bem baixa, porém aí depende, tem pessoas que usam dns de terceiros ou até próprio mesmo... Eu atualmente uso o nextdns e o do cloudflare, por terem alguns recursos de segurança.
Eu estava usando do cloudflare, mas aí li isso e resolvi tirar... Fiquei meio em dúvida se é melhor usar ou não. A conexão ficava com velocidade boa, mas não sei se isso interfere nas quedas.

eu usava o dns do google, mas isso fazia com que a cdn mudasse lá pra SP (consequentemente maior latência), talvez seja vantajoso se vc morar lá.
Eu sou do interior, mas vou fazer uns testes pra comparar.
 
@paulorve1986 você sabe se para as operadoras, as queixas na Anatel ainda tem relevância? A impressão que temos, é que virou apenas um depósito de reclamações. Não estou me referindo a Claro, me refiro a todas!
Rapaz, só vi reclamação retornar solução no consumidor.gov.br... hahaha
Nenhum.

Na verdade estávamos falando sobre uma hipótese do Docsis 3.1 apresentar mais falhas do que o 3.0.

Aqui em Campinas, moro num bairro que é próximo ao grande centro, mas é um bairro popular, por assim dizer. Casas pequenas, boa parte da população é idosa e por aí vai.

Pelo menos na minha quadra, tenho quase certeza que sou um dos poucos, se não o único, com 500 MB e Docsis 3.1. Minha vizinha é cliente mais nova da Claro do que eu, mas ela é uma pessoa de seus prováveis 50 anos, com uma filha de 30 e um marido de uns 60. Provavelmente deve ter um plano de 120 MB ou menor. Quase certeza, então, de usar modems mais antigos e, logo, tecnologias mais antigas.

Quando aqui cai, a conexão dela está lá ativa. Me conecto ao Claro WiFi normalmente. O cabo que vai pra casa dela sai do mesmo poste de onde sai o meu, mas só eu caio.
Rapaz, qual o bairro? Próx do Jd Campos Elíseos/Paulicéia tinha uma infra externa bem ruinzinha entre 2010~2014, lembro que chovia e já caía tv e internet... parece que gerou tanta reclamação que a NET deu uma focada no bairro e nunca mais deu pau... mas era um trem bem generalizado, esse lance de cair em um e no vizinho ficar funcionando é nova pra mim hahaha, pode ser do poste pra sua casa.
 
Rapaz, só vi reclamação retornar solução no consumidor.gov.br... hahaha

Rapaz, qual o bairro? Próx do Jd Campos Elíseos/Paulicéia tinha uma infra externa bem ruinzinha entre 2010~2014, lembro que chovia e já caía tv e internet... parece que gerou tanta reclamação que a NET deu uma focada no bairro e nunca mais deu pau... mas era um trem bem generalizado, esse lance de cair em um e no vizinho ficar funcionando é nova pra mim hahaha, pode ser do poste pra sua casa.

HAHAHA

Castelo Branco, no lado do Paulicéia.

E era isso mesmo... era chover mais forte e perder sinal.

Mas agora, pra mim, é a rede não preparada ou não adequada para velocidades mais altas ou essas techs novas. Na real, acho que é a única explicação. Ou algo no sistema da operadora, sei lá.

Tanto que, dos dias que fiquei mais de 1h sem sinal, foi ligar no 10621 que em seguida voltou. Até exaustei esse papo ontem no telefone com o objetivo de usar na reclamação. Até agora sem quedas.

Níveis geralmente sempre bons
 
Minha dúvida maior de mudar pra uma operadora grande como a CLARO é exatamente esse tipo de coisa.
Eu hoje tenho internet de 200MB de uma operadora pequena aqui da minha cidade mesmo (feira de santana-BA).
Então quando eu ligo no suporte, falo com um escritório local...que resolve rapidamente um suporte sem eu ter que ficar escutando musiquinha e numero de protocolo de operadora grande.
To na maior dúvida se mudo ou nao...rsrsrs
Se esses 500MB bater redondo na jogatina (PC e PS4/PS5)...trocaria na hora!
O que posso recomendar, nesse caso, é testar. Assine o plano desejado e, se não atender suas expectativas, cancelando dentro do prazo de 7 dias você não pagará nada
 
HAHAHA

Castelo Branco, no lado do Paulicéia.

E era isso mesmo... era chover mais forte e perder sinal.

Mas agora, pra mim, é a rede não preparada ou não adequada para velocidades mais altas ou essas techs novas. Na real, acho que é a única explicação. Ou algo no sistema da operadora, sei lá.

Tanto que, dos dias que fiquei mais de 1h sem sinal, foi ligar no 10621 que em seguida voltou. Até exaustei esse papo ontem no telefone com o objetivo de usar na reclamação. Até agora sem quedas.

Níveis geralmente sempre bons
Ah, vc é vizinho de frente do meu pai então... HAHAHA

Cara, em algum momento trocaram seu modem?
 
Ah, vc é vizinho de frente do meu pai então... HAHAHA

Cara, em algum momento trocaram seu modem?

Yep. Na mudança de plano, instalaram um CBN CH8568. Não gostei dele e pedi um Arris TG3442, que foi instalado. O comportamento é o mesmo.
 

Antes o problema fosse modem. Mas pelo menos a troca do CBN para o Arris foi proveitosa, já que esse segundo tem uma interface bem melhor e um gerenciamento idem. O CBN era bem porcão nesse sentido, apesar de caber de pé aqui no móvel.

De resto, o comportamento é o mesmo. Mas pra mim é algo lá no sistema deles.
 
Antes o problema fosse modem. Mas pelo menos a troca do CBN para o Arris foi proveitosa, já que esse segundo tem uma interface bem melhor e um gerenciamento idem. O CBN era bem porcão nesse sentido, apesar de caber de pé aqui no móvel.

De resto, o comportamento é o mesmo. Mas pra mim é algo lá no sistema deles.

Colega, esse CBN não veio com a interface da Claro (firmware personalizado)? Não é comum ver usuários com ele!
 
Estranho esse caso de tecnologias mais antigas e velocidades menores terem menos quedas. Aqui quando eu tinha 35 mega com modem thompson não caia nunca. Mudei pra 240 as quedas apareceram.


Eu estava usando do cloudflare, mas aí li isso e resolvi tirar... Fiquei meio em dúvida se é melhor usar ou não. A conexão ficava com velocidade boa, mas não sei se isso interfere nas quedas.


Eu sou do interior, mas vou fazer uns testes pra comparar.
Quando mudei para 240Mb estava tudo normal, as pequenas quedas de internet começaram depois que apareceu esse canal OFMA do DOCSIS 3.1 no upstream, se vão continuar com essa miséria de upload é melhor desativarem essa desgraça desse canal.

Captura-de-tela-2021-03-22-185012.png


Não é questão de DNS porque já mudei para vários diferentes e continuava exatamente igual, pode até acontecer de ficar sem internet porque o DNS parou de responder mas é difícil de acontecer e tem o DNS secundário.
 
Colega, esse CBN não veio com a interface da Claro (firmware personalizado)? Não é comum ver usuários com ele!

Veio sim. Bem simples, até confusa em alguns pontos. Quem veio trocar ele na época até comentou que realmente não se via ele muito nas instalações.
 
Sinais normais, todos em verde. Download e upload no máximo 240/20, ping baixo na casa dos 10/12ms e jitter zerado. Em resumo, pelo site niveis.virtua.com.br, TX 49 e RX 4.1

Começou com o mesmo problema que o amigo @minnowzin postou mais acima, ficou 1 semana desse modo e voltou ao normal. E agora está como postei anteriormente, ou seja, caindo a conexão 2x em horários idênticos e somente nos sábados. Coincidindo, guardadas as devidas proporções, com o que está ocorrendo com o amigo @jowmoura

Muito estranho.
Aqui hoje se repetiu mais uma vez.. sinal tx sobe e receive power também e conexão intermitente, e RELIGIOSAMENTE todo dia entre 12:00 e 14:00 horas, não sei nem se tem explicação pra isso!

 
Se o sinal RX subir muito, o que acontece?
 
Se o sinal RX subir muito, o que acontece?
TX e RX são níveis de potência.

Fora dos padrões, a tendência é perder sincronia.

TX 38 a 51
RX -10 a +10
 
TX e RX são níveis de potência.

Fora dos padrões, a tendência é perder sincronia.

TX 38 a 51
RX -10 a +10

Então é isso... ou pode ser isso.

Antes de mexerem nos postes, meu TX era de 51. Mexeram e caiu pra 49.

Mexeram na casa tirando um splitter e caiu para 41~44.

Mas meu RX, que era 0, subiu para 7 ou 8 na média. Acontece que tenho notado eventualmente ele subindo no final do dia, [provavelmente durante a madrugada] e pela manhã, quando começa a cair e namorar a casa dos 7,5.
 
Então é isso... ou pode ser isso.

Antes de mexerem nos postes, meu TX era de 51. Mexeram e caiu pra 49.

Mexeram na casa tirando um splitter e caiu para 41~44.

Mas meu RX, que era 0, subiu para 7 ou 8 na média. Acontece que tenho notado eventualmente ele subindo no final do dia, [provavelmente durante a madrugada] e pela manhã, quando começa a cair e namorar a casa dos 7,5.
Depende de muita coisa, é provável que suas quedas sejam mais refletidas na questão do ruído, do SNR.
Aqui nunca tive problemas na rede, mesmo com TX estourando. Passei vários meses com TX em 53 a 55 mas funcionando perfeito, mas acredito que ficou funcionando normal pois estou conectado quase que direto no node rsrsrsrs, devo estar uns 15 metros do node (sem amplificador no meio do caminho), uma coincidência conveniente.
 
Então é isso... ou pode ser isso.

Antes de mexerem nos postes, meu TX era de 51. Mexeram e caiu pra 49.

Mexeram na casa tirando um splitter e caiu para 41~44.

Mas meu RX, que era 0, subiu para 7 ou 8 na média. Acontece que tenho notado eventualmente ele subindo no final do dia, [provavelmente durante a madrugada] e pela manhã, quando começa a cair e namorar a casa dos 7,5.
51 ainda está dentro do ideal, o valor nominal vai até 56, de 56 para baixo não era para ter problema. O mesmo para o RX, -10 e 10 são os valores ideais mas ainda tem uma margem que funciona fora desses valores.
 
Aqui hoje se repetiu mais uma vez.. sinal tx sobe e receive power também e conexão intermitente, e RELIGIOSAMENTE todo dia entre 12:00 e 14:00 horas, não sei nem se tem explicação pra isso!


Provavelmente é a hora que os caras encostam no poste pra dormir, ai o ronco da uma interferida de leve no sinal... brinks.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo