Pra quem gosta de posts com imagens e tb tem curiosidade sobre uma estrutura FTTH, seguem algumas fotos da rede que as equipes da Claro montaram aqui em Viçosa (MG):
Estas são as CEOs (caixas de emenda óptica) por onde passa a rede primária (e onde fica a maior parte da splittagem primária tb):
Das CEOs primárias, nascem os ramais que vão alimentar as CTOs (onde ficam os splitters secundários), que é onde são conectados os drops de atendimento. Estas CTOs abaixo servem pra conectar casas e comércios diretamente a elas, via drop óptico:
Existem ainda as CEOs que eles instalam nas proximidades de prédios. Clientes que estão em prédios não vão naquelas CTOs quadradas, que estão acima. Primeiro, eles lançam um cabo interligando um CEO, do tipo abaixo, à prumada do prédio. Dentro do prédio, este cabo de entrada leva o sinal pras CTOIs, que são caixinhas instaladas nos DGs e quadros de distribuição dos prédios (dentro delas ficam os splitters secundários). É nas CTOIs que são conectados os drops que vão atender os apartamentos ou salas comerciais.
Algumas CEOs para conectar cabos alimentadores de prédios:
Eu ainda não vi aqui nenhum prédio passando por instalação de rede FTTH por parte da Claro, até mesmo pq esta rede na rua acabou de ser entregue. Por isso ainda não tenho fotos. Os caras construíram esta rede no Centro da cidade em 1 semana, praticamente.
Ah, e já estão anunciando até em carrinhos de supermercado:
Hoje, eu ouvi até no rádio propaganda sobre a Claro Fibra aqui.
Mais algumas fotos:
Será que este provedor está feliz?
Qual a chance de isso dar m... quando levantarem esta tampa da CTO da Claro?
Antes que me perguntem, vira e mexe eu tenho que fotografar a situação de algumas redes pelos postes mesmo. Então, dia normal no trabalho.