pq canais canais de up no 3.0 nada mais são do que vários canais 2.0 sendo utilizados ao mesmo tempo =pPor que a Claro ainda usa DOCSIS 2.0 nos canais de upload?
pq canais canais de up no 3.0 nada mais são do que vários canais 2.0 sendo utilizados ao mesmo tempo =pPor que a Claro ainda usa DOCSIS 2.0 nos canais de upload?
politica comercial.Mas a questão do ponto adicional é politica da empresa? ou não tem capacidade para isso?
Por ora é política da empresa... segundo o Ricardo Falcao (Diretor da Claro) o Claro Box tem como finalidade chegar nos usuários que ela não consegue chegar com a TV QAM (tradicional)... Tanto que as novas assinaturas são majoritariamente de clientes que não tem o serviço de TV, poucas são migração.Mas a questão do ponto adicional é politica da empresa?
Ah sim, entendi... aí sim ficaria show mesmo.a ideia de migrar para streaming não é streaming estilo vod, mas sim transmitir o conteúdo linear da tv qam num canal iptv no caso.
mesma coisa que rola na TV no ftth, transmitir o conteúdo linear via streaming ip.
Quando e se ocorrer uma migração de TV, deve ser (?) no estilo da Claro Fibra e Vivo Fibra. Até aí ok, não sendo o serviço Claro Box TV, tudo bem heheO @Hemerson Silva vai ficar feliz quando tiver que migrar para o Claro Box![]()
Teoricamente daria para migrar toda a grade de progamação para o NOW. Assin não necessitaria trocar os STBs, e economizaria uma enorme banda no upstream da operadora para os nodes. Imagine um node com 100 STBs assisteindo 35 canais. Você ocuparia apenas a banda dos 35 canais sendo assistidos, enquanto que hoje estão sendo transmitidos todos os canais simultaneamente , não importando se alguém esta assistindo ou não.o ideal seria realmente ser assim, docsis 3.1 com prioridade de maior SNR do que o 3.0, mas aqui com migo msm nos 2 contratos em 2 nodes r-phy distintos acontece o inverso, o snr do 3.0 é sempre maior na media 2db do que o do canal 3.1
questão do ofdma é exatamente isso que esta rolando.
já a tua ideia de futuro é a mesma da minha, eliminar os canais tv qam e deixar tudo para o docsis no coaxial e migrar a tv pra streaming, problema é base de decoders instalados na rede HFC, dependendo do numero de aparelhos que a net terá que trocar praticamente inviabiliza essa ideia.
Mas no caso teria algum delay na troca de canais? Pois meus 5 decoders aqui trocam de canal em cerca de 2s, é muito mais rápido que a Sky que usei de 2010 até 2015. E essa banda dos canais de TV "on demand" não "rouba" banda do Virtua, correto? Se minha filha está fazendo um download usando 100% da banda penso que poderia atrapalhar eu e minha esposa de vermos TV linear (sem ser aluguel de títulos/NOW) enquanto minha filha está usando quase toda a banda do Virtua.Teoricamente daria para migrar toda a grade de progamação para o NOW. Assin não necessitaria trocar os STBs, e economizaria uma enorme banda no upstream da operadora para os nodes. Imagine um node com 100 STBs assisteindo 35 canais. Você ocuparia apenas a banda dos 35 canais sendo assistidos, enquanto que hoje estão sendo transmitidos todos os canais simultaneamente , não importando se alguém esta assistindo ou não.
Há atraso na recepção da transmissão, na troca de canais (algo inerente ao streaming), troca de canais é praticamente instantâneo... Sim, consome banda.Mas no caso teria algum delay na troca de canais? Pois meus 5 decoders aqui trocam de canal em cerca de 2s, é muito mais rápido que a Sky que usei de 2010 até 2015. E essa banda dos canais de TV "on demand" não "rouba" banda do Virtua, correto? Se minha filha está fazendo um download usando 100% da banda penso que poderia atrapalhar eu e minha esposa de vermos TV linear (sem ser aluguel de títulos/NOW) enquanto minha filha está usando quase toda a banda do Virtua.
Já vi algo sobre isso na Oi, mas acredito mais em problemas de priorização nos serviços.FTTH poderia ocorrer algum problema de banda em uso de 100% do download, já que ambos utilizam a banda (principal ou via VLAN)
(...)
o canal docsis 3.1 é independente do 3.0, mas o MODEM 3.1 utiliza simultaneamente os canais 3.0 e 3.1 pra ter mais velocidade disponível pra trabalhar.
e detalhe os modens 3.1 que a net esta utilizando atualmente podem utilizar ate 32 canais downstream 3.0, 2 canais 3.1 downstream, 8 canais upstream 3.0 e 2 canais upstream 3.1 simultaneamente des de que tenha a quantidade de canais ativos e o cmts determine o uso deles.
(...)
Bom depois de tomar conhecimento principalmente pelo @xShARkx e @FelipeSS que as rotas da Oi são ruins, resolvi montar uma monitoração com Grafana + Influxdb + telegraf comparando meus dois links (Claro HFC e Oi Fibra, ambos de 500mb)...
Quem quiser dar uma espiada e tirar suas conclusões:
É isso mesmo, Claro Coaxial com latência média menor e rotas estáveis com pouca ou nenhuma perda comparada a Oi Fibra, ou seria o novo Velox Fibra? É vergonho FTTH que tem uma vantagem inicial no ping comparado a Coaxial, tomar pau no ping médio... Sendo que estou no Rio, onde o ping da Oi melhora muito (imagina no pior logar)... Fica aqui minha recomenção se você tem alguma opção a Oi Fibra, fique com a outra opção mesmo se for HFC!
Se alguem conhecer algum engenheiro de telecom da Oi, pode mandar esse link do meu grafana pra mostrar a vergonha "documentada"...
Do que? Do dockerfile? Do dashboard do grafana?
O código está no seu Github?![]()
Eu tenho várias tomadas wi-fi em casa. Já havia pensado em ter que fazer isso de colocar pré reiniciar toda madrugada, mas e tenso né. Antes do upgrade dos 500mb não tinha esses problemas aquiEu comprei um temporizador de tomada digital aqui em casa (custa uns 40,00) e programei pra desligar o modem de madrugada por 1 horinha e ligar novamente depois disso. As vezes te ajuda, que você nem precisa se preocupar em reiniciar o modem, o temporizador já faz automaticamente. E é bom reiniciar, da uma esfriada nele nessa hora...
O ruim de tomada inteligente é que vc consegue desligar o wifi, mas depois não consegue ligar pois vai estar sem internet… pelo menos os que tenho aqui da positivo não funcionariam pra esse objetivo. Eles precisam estar conectados a uma rede 2.4 pra ligar e desligar os aparelhos. Por isso uso temporizador digital que funciona independente de wifi.Eu tenho várias tomadas wi-fi em casa. Já havia pensado em ter que fazer isso de colocar pré reiniciar toda madrugada, mas e tenso né. Antes do upgrade dos 500mb não tinha esses problemas aqui
Quem assinou o 1Gb ai: instalam um eMTA específico com mais recursos ou é a mesma m*** que colocam pra 500 e 600mb?
É a mesma situação atual dos serviços em GPON/FTTH. Os serviços de internet vem no mesmo meio mas separados em VLANs, sendo que a internet é a de menor prioridade. VOIP e VOD tem prioriddade.Nossa, agora que vocês falaram sobre consumo de banda na TV, numa situação hipotética no plano de 1 Gbps somente a TV do HFC seria algo garantido. Tanto na Claro Box quanto na TV linear do FTTH poderia ocorrer algum problema de banda em uso de 100% do download, já que ambos utilizam a banda (principal ou via VLAN).
Sim, mas até o surgimento da velocidade de 1 Gbps no GPON isso não era um problema, então provavelmente alguém com 1 Gbps e tiver 3 pontos de TV não vai conseguir receber mais de 900 Mbps (considerando que cada ponto "gastasse" 20 Mbps).É a mesma situação atual dos serviços em GPON/FTTH. Os serviços de internet vem no mesmo meio mas separados em VLANs, sendo que a internet é a de menor prioridade. VOIP e VOD tem prioriddade.
Não. O GPON é 2.5Gb/s compartilhados por alguns usuários. O plano de internet é 1Gb/s não deve ser teoricamente prejudicado pelo VOD/VOIP, salvo se ocorrer sobrecarga por vários usuários. Em último caso , o GPON tem um lambda ( frequência ) usada apenas para TV unidirecional, que disponibilizaria uma banda adicional bem grande, não disputada com os outros serviços. Esta solução possivelmente implicaria em troca de STBs.Sim, mas até o surgimento da velocidade de 1 Gbps no GPON isso não era um problema, então provavelmente alguém com 1 Gbps e tiver 3 pontos de TV não vai conseguir receber mais de 900 Mbps (considerando que cada ponto "gastasse" 20 Mbps).
de tudoDo que? Do dockerfile? Do dashboard do grafana?