[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

GPON tem um lambda ( frequência ) usada apenas para TV unidirecional, que disponibilizaria uma banda adicional bem grande
Isso é RF Overlay que usa 1550nm pra transportar vídeo, mas não é IPTV. A Verizon usava isso pra entregar o serviço de TV... Alguns ISPs aqui no Brasil também fazem uso desse meio transporte.

Isso é RF Overlay que usa 1550nm pra transportar vídeo, mas não é IPTV. A Verizon usava isso pra entregar o serviço de TV... Alguns ISPs aqui no Brasil também fazem uso desse meio transporte.
Sim, neste caso não é iptv. É apenas uma solução no mesmo meio, sem ocupar banda de downstream no GPON. E é tecnologia já testada.

E tu acha que eles não sabem que a rede é uma bosta em questão de rotas e latências? É lógico que eles sabem, mas não é prioridade resolver isso agora ou nunca será.
A rede da Oi é enorme mas bagunçada. Provavelmente foi crescendo de forma pouco planejada, e agora como estão exigindo muito dela pelos acessos de banda larga, os "esqueletos do armário" estão aparecendo ( gargalos, rotas absurdas etc ).

Não. O GPON é 2.5Gb/s compartilhados por alguns usuários. O plano de internet é 1Gb/s não deve ser teoricamente prejudicado pelo VOD/VOIP, salvo se ocorrer sobrecarga por vários usuários. Em úçtimo caso , o GPON tem um lambda ( frequência ) usada apenas para TV unidirecional, que disponibilizaria uma banda adicional bem grande, não disputada com os outros serviços. Esta solução possivelmente implicaria em troca de STBs.
No caso se 1Gb/s for implementado por XGPONm o problema fica muito minimizado.
No caso do DOCSIS3.1, temos mais de 5Gb/s de banda no espectro do cabo, bastando apenas não vender demais planos de alta velocidade, em nodes já bem ocupados.

O limite da porta OLT é 2.5 Gbps, mas o roteador que está em casa é 1 Gbps, o não ser que essas portas sejam independentes (acho dificil), ao meu ver uma conexão de 1 Gbps vai ser reduzida mesmo a TV trafegando por VLAN.

O limite da porta OLT é 2.5 Gbps, mas o roteador que está em casa é 1 Gbps, o não ser que essas portas sejam independentes (acho dificil), ao meu ver uma conexão de 1 Gbps vai ser reduzida mesmo a TV trafegando por VLAN.
As portas da HGU são independentes.
Se a HGU fizer a gestão dos serviços ( separação das VLANs ), não terá esta limitação, pois a conexão interna da HGU suporta os 2.5Gb/s . O problema é utilizar a HGU em modo bridge...
Alguém já testou a HGU em modo router e com a opção "pppoe passthrough" ativada ? pelo que li deve ser possível "discar" outro pppoe em dispositivo na LAN.

o ideal seria realmente ser assim, docsis 3.1 com prioridade de maior SNR do que o 3.0, mas aqui com migo msm nos 2 contratos em 2 nodes r-phy distintos acontece o inverso, o snr do 3.0 é sempre maior na media 2db do que o do canal 3.1

questão do ofdma é exatamente isso que esta rolando.

já a tua ideia de futuro é a mesma da minha, eliminar os canais tv qam e deixar tudo para o docsis no coaxial e migrar a tv pra streaming, problema é base de decoders instalados na rede HFC, dependendo do numero de aparelhos que a net terá que trocar praticamente inviabiliza essa ideia.

a ideia de migrar para streaming não é streaming estilo vod, mas sim transmitir o conteúdo linear da tv qam num canal iptv no caso.
mesma coisa que rola na TV no ftth, transmitir o conteúdo linear via streaming ip.
Uma parcela dos decoders QAM também consegue receber canais IPTV. Lembra dos canais especiais do BBB e, se não me engano, das Olimpíadas, que foram disponibilizados somente para quem tinha decoder compatível com o IPTV.

Então acredito que os decoders SD e os HD led verde tenham sim que ser substituídos. Já os HD led azul e HD led branco podem permanecer.

Agora... Qual o share de cada modelo dentre a base da NET TV, vai saber...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seria mais ou menos assim a TV sobre o RF Overlay.

Já há ONU que faz esse trabalho de splitar os serviços.

Que solução estranha. Aqui no BR a Vivo usa uma HGU com a carcaça idêntica a essa, mas o coaxial sai da própria HGU. Ultimamente a Vivo tem utilizado os decoders conectados por cabo de rede ou até mesmo por wi-fi, dispensando o uso do coax até na rede interna. Assim como a Oi Fibra, que conecta dos decoders por meio de cabo de rede.

Uma parcela dos decoders QAM também consegue receber canais IPTV. Lembra dos canais especiais do BBB e, se não me engano, das Olimpíadas, que foram disponibilizados somente para quem tinha decoder compatível com o IPTV.

Então acredito que os decoders SD e os HD led verde tenham sim que ser substituídos. Já os HD led azul e HD led branco podem permanecer

Cheguei a assistir alguns canais do SPORTV nas Olimpíadas assim no decoder led azul da NET e a experiência não é das melhores.
Enquanto os canais lineares a mudança é instantânea, nesses canais IPTV precisava aguardar alguns segundos para sintonizar, a imagem iniciava com qualidade ruim, e depois de mais alguns segundos que ficava em HD. Além disso, não parecia ficar tão fluido e o bitrate parecia bem mais comprimido que os canais libeares também.

Cheguei a assistir alguns canais do SPORTV nas Olimpíadas assim no decoder led azul da NET e a experiência não é das melhores.
Enquanto os canais lineares a mudança é instantânea, nesses canais IPTV precisava aguardar alguns segundos para sintonizar, a imagem iniciava com qualidade ruim, e depois de mais alguns segundos que ficava em HD. Além disso, não parecia ficar tão fluido e o bitrate parecia bem mais comprimido que os canais libeares também.
Mas será que isso não é uma questão de ajuste? Como a transmissão era só o sinal secundário de um evento temporário talvez não tenham feito com muito esmero.

Breaking News da madruga:

Pra quem tem o Sagemcom KC363 receptor 4K, pintou atualização nele que "Boxeou". Sistema atualizado, mais leve e agora o Bluetooth é útil com suporte ao controle de voz do Claro Box TV.

o galera do mal, só pra terem uma ideia, nossa conspiração da net migrar a tv qam pra iptv não são completamente nulas.

tava batendo numero de homologação da anatel aqui de uns decoders 4k que eles usam no HFC, tem 3 modelos que estão la no fuking manual que ninguem le, homologado junto a anatel que possuem modens docsis 3.0 16 canais down e 4 canais up internos :fire::fire::fire::fire::fire:
se esses decoders ae receberem atualização de FW, literalmente viram um decoders de iptv.

os modelos: sag4kc362(hardware v1 e v2) e o sag4kc363

quiserem ver por si proprios, só entrar: https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml
numero pra consultar: 01178-18-05950 e 05890-19-05950

se conhecerem mais algum outro modelo de decoder 4k que a net anda usando na rede HFC e conseguirem o numero de homologação deles, manda ae pra consultar na anatel pra ver se tem essa perola guardada nesses aparelhos tb.

Última edição:
Breaking News da madruga:

Pra quem tem o Sagemcom KC363 receptor 4K, pintou atualização nele que "Boxeou". Sistema atualizado, mais leve e agora o Bluetooth é útil com suporte ao controle de voz do Claro Box TV.
SAG4KC362 também mudou... ficou bem legal, pena ter que formatar o HD e perder oq eu tinha gravado. Segurei o botão liga/desliga e liguei a energia e forcei a atualização.

Eu optei por pegar a assinatura anual do Directv Go e ganhei 2 anos de HBO Max + aparelho box da Roku. Achei mais vantajoso que assinar Claro box TV pelo fator custo.

Última edição:
Meu plano é o de 250 e agora está assim

12276352840.png

Meu plano é o de 250 e agora está assim

12276352840.png
No "Minha Claro Fixo" aparece qual o plano de internet ? só para ver se não te deram upgrade free, ou surgiu um novo plano .

Cara falou que é 250mbps...
Sim.. to ligado..
Mas vai que naqueles upgrades que rolaram no meio de setembro, ele acabou sendo premiado..

Comentei sobre o plano de 500 pois aqui, no plano de 500mbps , o laptop que é MiMo 1x1 (só uma stream no Wifi 5 a 80Mhz) mostra resultado do speedtest praticamente igual..

No "Minha Claro Fixo" aparece qual o plano de internet ? só para ver se não te deram upgrade free, ou surgiu um novo plano .
Ia sugerir isso mesmo.. E mais.. fazer um teste cabeado numa placa Gigabit.

Há algumas páginas eu comentei sobre um problema de micro-travadas em vídeo conferências (reuniões e aulas). Acabei não fazendo praticamente nada (exceto umas reinicializações no modem e no roteador) e elas simplesmente pararam. Dou minhas aulas (não importa para qual país ou cidade) e não tenho mais as tais micro-travadas. Sei lá o que fizeram, mas tá bala.

Uma outra coisa, meu roteador é - como comentado há alguns posts - um TP-Link Archer C7 v2. Na rede 2.4 GHz ele entrega 450 Mbps e na 5 GHz ele entrega 1300 Mbps. No cabo ele chega a 530/35 MB, mas no wifi não passa dos 300 MB no 5GHz (no 2.4 GHz é bem menos, claro). É esse o limite máximo do C7? Ele chega a mais?

O meu está com o último FW disponibilizado pela TP-Link e rodando super estável. Já tentei instalar o Gargoyle, mas perdi desempenho; acabei voltando pro FW original.

Valeu, people!

Na rede 2.4 GHz ele entrega 450 Mbps e na 5 GHz ele entrega 1300 Mbps. No cabo ele chega a 530/35 MB, mas no wifi não passa dos 300 MB no 5GHz (no 2.4 GHz é bem menos, claro). É esse o limite máximo do C7? Ele chega a mais?
Não entrega pra todo mundo. Ele é CAPAZ de entregar..
É preciso saber se o cliente Wifi (celular ou notebook) tem capacidade de se conectar com essas velocidades..
Veja no Windows com qual velocidade o seu Wifi está conectado..

Aqui na minha conexão aparece 866MHz
269257d1583365186t-wifi-6-questions-img1.jpg

Isso significa que a placa de rede do meu laptop negociou com o roteador e disse que é capaz de rodar com Wifi 5 usando QAM256, 5/6 de coding e 400ns de intervalo, largura de 80Mhz com dois streams simultâneos.

MCS-Blog-Table-980x757.jpg

Com esses dados, levando em conta a intensidade do sinal (estou do lado do roteador, com RSSI de -37dBm) fixou-se a conexão em VHT9 com duas streams.

No caso do C7, é sabido que ele é MiMo 3x3, o que permite 3 streams simultaneos de 80Mhz de largura, o que resultaria em 1300mbps de conexão.
Se você tiver algum laptop ou celular capaz de se conectar a 3 streams a 80MHz, aí sim poderia se conectar a 1300mbps.. Mas sao poucos dispositivos capazes dessa conexão.

Se seu cliente só for capaz de se conectar numa única stream, a velocidade de conexão máxima teórica seria de 433mbps, mas ruídos podem baixar a conexão de VHT9 pra VHT7, que vai te deixar com velocidade próxima dos 300mbps.

Quem tiver um pouco de facilidade no ingles, esse video pode ajudar..

Última edição:
No minha claro fixo está como o plano de 250
Então devem estar testando um perfil novo no teu contrato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Há algumas páginas eu comentei sobre um problema de micro-travadas em vídeo conferências (reuniões e aulas). Acabei não fazendo praticamente nada (exceto umas reinicializações no modem e no roteador) e elas simplesmente pararam. Dou minhas aulas (não importa para qual país ou cidade) e não tenho mais as tais micro-travadas. Sei lá o que fizeram, mas tá bala.

Uma outra coisa, meu roteador é - como comentado há alguns posts - um TP-Link Archer C7 v2. Na rede 2.4 GHz ele entrega 450 Mbps e na 5 GHz ele entrega 1300 Mbps. No cabo ele chega a 530/35 MB, mas no wifi não passa dos 300 MB no 5GHz (no 2.4 GHz é bem menos, claro). É esse o limite máximo do C7? Ele chega a mais?

O meu está com o último FW disponibilizado pela TP-Link e rodando super estável. Já tentei instalar o Gargoyle, mas perdi desempenho; acabei voltando pro FW original.

Valeu, people!
Vejamos...
2.4GHz é uma frequência poluida por excesso de usuários. Muitos dispositivos que suportam 2.4GHz usam apenas 1 stream em 20/40 MHz de largura, o que limita em 65/72/130/150Mb/s nas melhore condições. 450Mb/s usa 3 streams, o que só é normalmente suportado por placas pcie com 3 antenas. Celulares suportam normalmente 1 stream.
5.8GHz é uma frequência com bem menos usuários, o que facilita alcançar velocidades maiores juntamente com o 802.11ac e sua banda de 80 MHz. Normalmente o máximo que se obtem de um link é 72% da velocidade "sincronizada" na placa de rede. No 802.11ac cada stream é 433Mb/s, logo se o dispositivo é 802.11ac com 1 stream, ficaria limitado a cerca de 300Mb/s.
Já testei o link de 600Mb/s da VIVO com 802.11ac no meu Galaxy S10e, e funciona no máximo ( sincroniza em 866Mb/s ) ficando próximo do modem ( uns 3m ),.
Creio que no teu caso, o limitador são os dispositivos conectados ao router.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar