[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Galera como ta a claro fibra? To passando uma raiva na Oi fibra (sou de fortaleza) por conta de perda de pacote, chega em horário de pico fica impossível pra jogar, ano passado me mudei e sai da Claro por conta de um problema que eu tinha no upload (não batia nem 1mb) e meu ping era bem alto (geralmente tenho entre 50-65 com a oi mas tinha 85-90 com a claro), isso era no coaxial, melhorou alguma coisa?
 
Depois de quatro anos de bons serviços prestados, meu TG1692 abriu o bico essa semana. Tenho 250 mega, mas nos testes não passava de 30, apesar do upload, ping e níveis estarem normais. Abri um chamado e o técnico foi em pleno feriado quase às 22 horas para ver o problema 👏. Revisou as conexões e trocou o modem para um CBN CH8568 3.1. Níveis OK e velocidade batendo 260/26.

Alguém tem alguma observação acerca desse modem? Nunca vi essa marca.
esse roteador que te colocaram CBN CH8568 ... eu tbm tenho o mesmo e anda dando uns problemas ... te sendo uma experiência bem xexelenta kkkk
 
Exatamente.. Os próprios protocolos usados para fazer Mesh (802.11 k/v/r) também foram necessários pois a atenuação do sinal 5Ghz somado a altas velocidades irá exigir diversos APs espalhados para conseguir tamanha velocidade.

Vai exigir também que os clientes sejam capazes de fazer tal conexão.. placas de rede antigas precisarão ser trocadas.. Hoje já vemos muitas Mobo saindo com 2.5gbps, mas não são baratas..

Eu tb imagino que com o passar dos anos, com o aumento dos clientes com 1+gbps o volume poderá baratear o hardware, assim como rolou na mudança de Fast pra Gigabit alguns anos atrás.

Mas é como costumo dizer no tópico de Roteadores: Pra espalhar altas velocidades, será preciso altos investimentos.
Meu antigo Unifi não conseguia mandar mais que 500mb. Acredito que por alguma limitação dele.
Agora, com o U6 LR pego os 600mb fácil e com latência de cabo de rede tranquilamente dentro de casa.
 
  • Haha
Reações: gkz
Há algumas páginas eu comentei sobre um problema de micro-travadas em vídeo conferências (reuniões e aulas). Acabei não fazendo praticamente nada (exceto umas reinicializações no modem e no roteador) e elas simplesmente pararam. Dou minhas aulas (não importa para qual país ou cidade) e não tenho mais as tais micro-travadas. Sei lá o que fizeram, mas tá bala.

Uma outra coisa, meu roteador é - como comentado há alguns posts - um TP-Link Archer C7 v2. Na rede 2.4 GHz ele entrega 450 Mbps e na 5 GHz ele entrega 1300 Mbps. No cabo ele chega a 530/35 MB, mas no wifi não passa dos 300 MB no 5GHz (no 2.4 GHz é bem menos, claro). É esse o limite máximo do C7? Ele chega a mais?

O meu está com o último FW disponibilizado pela TP-Link e rodando super estável. Já tentei instalar o Gargoyle, mas perdi desempenho; acabei voltando pro FW original.

Valeu, people!
O C7 foi por muito tempo uma referencia para quem gosta de firmwares alternativos como o OpenWRT mas existe (ou existia, estou meio por fora dos updates) um detalhe que fazia pouca diferença até pouco tempo mas agora passa a ser relevante:

A falta de suporte a aceleração por hw para NAT.

Pelos testes dos usuários, a CPU dá conta de NAT'ear até uns 400mbps, acima disso só com o firmware original.

Como eu disse, eu ando meio por fora das ultimas versões, talvez já tenham corrigido isso.
 
O C7 foi por muito tempo uma referencia para quem gosta de firmwares alternativos como o OpenWRT mas existe (ou existia, estou meio por fora dos updates) um detalhe que fazia pouca diferença até pouco tempo mas agora passa a ser relevante:

A falta de suporte a aceleração por hw para NAT.

Pelos testes dos usuários, a CPU dá conta de NAT'ear até uns 400mbps, acima disso só com o firmware original.

Como eu disse, eu ando meio por fora das ultimas versões, talvez já tenham corrigido isso.
É, o FW original funciona que é uma beleza, aqui.

O Gargoyle fica lento. Funciona bem, mas não é tão rápido quanto o original. Uma pena.

Sem contar que, pra configurar IPV6 no alternativo é, às vezes, um pouco trabalhoso.

Nessas, tenho que me contentar com o que tenho à mão.
 
O C7 foi por muito tempo uma referencia para quem gosta de firmwares alternativos como o OpenWRT mas existe (ou existia, estou meio por fora dos updates) um detalhe que fazia pouca diferença até pouco tempo mas agora passa a ser relevante:

A falta de suporte a aceleração por hw para NAT.

Pelos testes dos usuários, a CPU dá conta de NAT'ear até uns 400mbps, acima disso só com o firmware original.

Como eu disse, eu ando meio por fora das ultimas versões, talvez já tenham corrigido isso.
Lembro que antes de conhecer Mikrotik, meu sonho era ter um C7 na rede lá de casa.
Mas depois que conheci o MK, não saio dele mais...
 
Galera como ta a claro fibra? To passando uma raiva na Oi fibra (sou de fortaleza) por conta de perda de pacote, chega em horário de pico fica impossível pra jogar, ano passado me mudei e sai da Claro por conta de um problema que eu tinha no upload (não batia nem 1mb) e meu ping era bem alto (geralmente tenho entre 50-65 com a oi mas tinha 85-90 com a claro), isso era no coaxial, melhorou alguma coisa?
Você tem disponibilidade da fibra no seu endereço? Se sim vc vai ter um ping pouca coisa menor do que na época do coaxial, algo em torno de 8ms a menos (se o seu coaxial estivesse em perfeito estado).

Fiz um speedtest daqui para Fortaleza, minha conexao passa por SP, deu 66ms, tirando meus 8ms para SP, provavelmente seu ping ficará na faixa dos 58ms para SP.
 
Você tem disponibilidade da fibra no seu endereço? Se sim vc vai ter um ping pouca coisa menor do que na época do coaxial, algo em torno de 8ms a menos (se o seu coaxial estivesse em perfeito estado).

Fiz um speedtest daqui para Fortaleza, minha conexao passa por SP, deu 66ms, tirando meus 8ms para SP, provavelmente seu ping ficará na faixa dos 58ms para SP.
Valeu, tenho sim, inclusive ligaram pra oferecer a fibra a um tempo atrás, mas a Oi ainda tava de boas e o valor que eles me deram era maior do que os R$140 que ta hoje dos 500mb na fibra, se ficar nesses de 58 ta perfeito! Só achei muito baixo esses 35mb de upload, a claro fibra é CGNAT ou IP dinamico?
 
Tô tentando habilitar o ICMP naquele modem da Claro, acho que é um Humax, com interface toda vermelha. Alguém sabe como fazer?
 
Valeu, tenho sim, inclusive ligaram pra oferecer a fibra a um tempo atrás, mas a Oi ainda tava de boas e o valor que eles me deram era maior do que os R$140 que ta hoje dos 500mb na fibra, se ficar nesses de 58 ta perfeito! Só achei muito baixo esses 35mb de upload, a claro fibra é CGNAT ou IP dinamico?
35 mega de up é no coaxial, na fibra é 50% do download.
 
Tô tentando habilitar o ICMP naquele modem da Claro, acho que é um Humax, com interface toda vermelha. Alguém sabe como fazer?
ICMP basta liberar o firewall do modem não sei se há como alterar neste modelo ou desativando o firewall do modem.
 
Não é fibra.. É HFC. Os vendedores costumam falar que é fibra, mas é COM fibra até o poste..
É liguei pra claro pra confirmar e parece que é coxial mesmo, fibra eles tem só na minha rua não no condomínio, valeu galera
 
Upload estava 25? Pois se estava 30/3 tenho más notícias pra vc.
Estava 30/25, testado em dispositivos diferentes. E conforme a idade chega, a vontade de torar vai diminuindo kkk. Então acho que não fui sorteado pela Net. Aqui em um uso "familiar" tem meses que nem atinjo a cota de 1 TB/mês.

Teste de agora:
2hVA722.png
 
É liguei pra claro pra confirmar e parece que é coxial mesmo, fibra eles tem só na minha rua não no condomínio, valeu galera

Se puder tirar fotos dos postes aí para vermos como estão as instalações da Claro aí, Fortaleza parece ser a primeira cidade a fazer a conversão séria para fibra. Até o momento só temos registro dessas caixas aqui que estão utilizando:

c2Rqh0p.jpg





7b84Xv0.png
 
Estava 30/25, testado em dispositivos diferentes. E conforme a idade chega, a vontade de torar vai diminuindo kkk. Então acho que não fui sorteado pela Net. Aqui em um uso "familiar" tem meses que nem atinjo a cota de 1 TB/mês.

Teste de agora:
2hVA722.png
Meu consumo de franquia travou nos 200 megas em agosto e nunca mais saiu disso lá.
 
E ai galera especulações de planos e valores para essa Black Friday?? Sera que irá ter 1Gb por 199 reais onde é 399,00?
 
Se ficasse 199,00 1Gbps no HFC na black friday nem que seja por 1 ano, puts mudava sem dó....
Tentei mudar aqui mas pediram para aguardar 15 dias, "equipamento não cadastrado para o plano" (?).
 
Oxe... Tem isso? kkkkkkk
Acho que a atendente estava um pouco "estranha", vou ligar de novo e solicitar.

Como sou PME, alterações só por telefone mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo