[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

As portas da HGU são independentes.
Se a HGU fizer a gestão dos serviços ( separação das VLANs ), não terá esta limitação, pois a conexão interna da HGU suporta os 2.5Gb/s . O problema é utilizar a HGU em modo bridge...
Alguém já testou a HGU em modo router e com a opção "pppoe passthrough" ativada ? pelo que li deve ser possível "discar" outro pppoe em dispositivo na LAN.

Então o fato de lidar com VLAN quer dizer que a banda não é compartilhada entre as portas? Aqui em casa o único device que não compartilha banda é um switch da ubiquiti que deixa isso descrito em suas specs como "Throughput Total Non-Blocking 5 Gbps", já na minha HGU "HG8245Q2" não tem nada descrito que suporta isso.

Não entrega pra todo mundo. Ele é CAPAZ de entregar..
É preciso saber se o cliente Wifi (celular ou notebook) tem capacidade de se conectar com essas velocidades..
Veja no Windows com qual velocidade o seu Wifi está conectado..

Isso significa que a placa de rede do meu laptop negociou com o roteador e disse que é capaz de rodar com Wifi 5 usando QAM256, 5/6 de coding e 400ns de intervalo, largura de 80Mhz com dois streams simultâneos.

Com esses dados, levando em conta a intensidade do sinal (estou do lado do roteador, com RSSI de -37dBm) fixou-se a conexão em VHT9 com duas streams.

No caso do C7, é sabido que ele é MiMo 3x3, o que permite 3 streams simultaneos de 80Mhz de largura, o que resultaria em 1300mbps de conexão.
Se você tiver algum laptop ou celular capaz de se conectar a 3 streams a 80MHz, aí sim poderia se conectar a 1300mbps.. Mas sao poucos dispositivos capazes dessa conexão.

Se seu cliente só for capaz de se conectar numa única stream, a velocidade de conexão máxima teórica seria de 433mbps, mas ruídos podem baixar a conexão de VHT9 pra VHT7, que vai te deixar com velocidade próxima dos 300mbps.
Saquei. Ela tem um A31 que eu achei que suportava mais do que 300 Mbps.

O laptop do trabalho dela conecta na rede 5 GHz e eu achava que também suportava mais, mas.....
Então devem estar testando um perfil novo no teu contrato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vejamos...
2.4GHz é uma frequência poluida por excesso de usuários. Muitos dispositivos que suportam 2.4GHz usam apenas 1 stream em 20/40 MHz de largura, o que limita em 65/72/130/150Mb/s nas melhore condições. 450Mb/s usa 3 streams, o que só é normalmente suportado por placas pcie com 3 antenas. Celulares suportam normalmente 1 stream.
5.8GHz é uma frequência com bem menos usuários, o que facilita alcançar velocidades maiores juntamente com o 802.11ac e sua banda de 80 MHz. Normalmente o máximo que se obtem de um link é 72% da velocidade "sincronizada" na placa de rede. No 802.11ac cada stream é 433Mb/s, logo se o dispositivo é 802.11ac com 1 stream, ficaria limitado a cerca de 300Mb/s.
Já testei o link de 600Mb/s da VIVO com 802.11ac no meu Galaxy S10e, e funciona no máximo ( sincroniza em 866Mb/s ) ficando próximo do modem ( uns 3m ),.
Creio que no teu caso, o limitador são os dispositivos conectados ao router.
Ah, sim.... do 2.4 GHz eu nem espero muito, mas como eu disse acima, pensei que os equipamentos conectados na 5 GHz talvez (e só talvez) fossem mais rápidos.

Acho meio difícil a claro já mudar o plano de 500mb, acabaram de lançar
Essas velocidades aleatórias provavelmente não passam de "aleatórias" mesmo, ou algum teste interno.
Ela acabou de firmar o trio 250/500/1000, vai simplesmente remapear os planos novamente? (isso porque pouco tempo atrás era 120/240/500)...

Claro, tem doido pra tudo rsrs vai lá saber o que se passa na cabeça de quem desenha os planos...

Essas velocidades aleatórias provavelmente não passam de "aleatórias" mesmo, ou algum teste interno.
Ela acabou de firmar o trio 250/500/1000, vai simplesmente remapear os planos novamente? (isso porque pouco tempo atrás era 120/240/500)...

Claro, tem doido pra tudo rsrs vai lá saber o que se passa na cabeça de quem desenha os planos...
rs. Mas acho que falta mesmo um plano de 350.
Devia atualizar o 250 para 350. Fica no meio do caminho do plano de 125 e do de 500.

Atualização do Sagemcom KC363 se aproximando do Claro Box, agora o Bluetooth é útil e suporta controle de voz.

PXL-20211103-202013814-MP-2.jpg

PXL-20211103-201806851-MP.jpg

PXL-20211103-201818968-MP.jpg

PXL-20211103-201853472-MP.jpg

rs. Mas acho que falta mesmo um plano de 350.
Devia atualizar o 250 para 350. Fica no meio do caminho do plano de 125 e do de 500.
Não compensa complicação, a diferença de preço seria nula, seria 125/250/350/500/700/1000? Kkkkkkkkkkk

Última edição:
Atualização do Sagemcom KC363 se aproximando do Claro Box, agora o Bluetooth é útil e suporta controle de voz.

PXL-20211103-202013814-MP-2.jpg

PXL-20211103-201806851-MP.jpg

PXL-20211103-201818968-MP.jpg

PXL-20211103-201853472-MP.jpg

Não compensa complicação, a diferença de preço seria nula, seria 125/250/350/500/700/1000? Kkkkkkkkkkk
Fica mais personalizável 🤣🤣🤣

Que venha 350mb 700mb e 2gb logo na fibra hehehehehe, estourar logo tudo, explodir callcenter de gente reclamando que placa de rede não aguenta, que disco não aguenta
Vocês acham que plano tem que ser lançado todo dia é?

:limo:

Fica para o ano que vem mesmo kkkkkk

Que venha 350mb 700mb e 2gb logo na fibra hehehehehe, estourar logo tudo, explodir callcenter de gente reclamando que placa de rede não aguenta, que disco não aguenta
entendo de informatica, mas foi alguem aqui do foum que me alertou pra placa de wifi 1x1 nao pegar os 500mb do meu plano, ai comprei uma 2x2 e ta bombando agora... kkkkk

Bom que tento um up no meu plano de 250 para 350 de graça já que não querem me dar 500. :coolface:
Se fosse pequeno provedor, até dava pra inventar isso, mas grande é difícil kkkk melhor simplificar portfólio

Que top que ficou o menu e velocidade no aparelho 4k. Tá um aviao pra mudar os canais.
Ficou legal né? Aqui os 4 receptores 4K atualizaram por volta de 2 da manhã.

Depois de quatro anos de bons serviços prestados, meu TG1692 abriu o bico essa semana. Tenho 250 mega, mas nos testes não passava de 30, apesar do upload, ping e níveis estarem normais. Abri um chamado e o técnico foi em pleno feriado quase às 22 horas para ver o problema 👏. Revisou as conexões e trocou o modem para um CBN CH8568 3.1. Níveis OK e velocidade batendo 260/26.

Alguém tem alguma observação acerca desse modem? Nunca vi essa marca.

Depois de quatro anos de bons serviços prestados, meu TG1692 abriu o bico essa semana. Tenho 250 mega, mas nos testes não passava de 30, apesar do upload, ping e níveis estarem normais. Abri um chamado e o técnico foi em pleno feriado quase às 22 horas para ver o problema 👏. Revisou as conexões e trocou o modem para um CBN CH8568 3.1. Níveis OK e velocidade batendo 260/26.

A única observação pelo que tenho visto é você fazer o teste novamente após as 6 da manhã e verificar se não voltou aos 30 Mbps.

Upload estava 25? Pois se estava 30/3 tenho más notícias pra vc.

Aqui nenhum dos dois atualizaram. É possível forçar o update?
É possível. Desligue da energia, segure o botão Power no receptor e ainda segurando, ligue ele na energia.
Espere aparecer "dld" e aí, a atualização vai começar.

entendo de informatica, mas foi alguem aqui do foum que me alertou pra placa de wifi 1x1 nao pegar os 500mb do meu plano, ai comprei uma 2x2 e ta bombando agora... kkkkk
Como o colega @INFOFRG falou, realmente essa informação ainda é desconhecida por muitos.. e é excelente que essas discussões venham à tona.
Quando comecei a brincar com Wifi, também assumi que Wifi a 5GHz não havia limitação para velocidade, já que na época um link de internet de 100mbps ainda era algo distante, a gente nem sentia.

Com a popularização das velocidades mais altas, acima dos 500mbps, a gente começa a sentir as limitações da tecnologia do Wifi5, mas ainda vejo muita gente condenando a operadora (que é mais fácil) do que enxergando as limitações nos seu hardware.

Eu comentei mais detalhes sobre esses links de velocidades Wifi no tópico da pagina anterior

Quando começarem a popularizar velocidades como 1gbps acho que teremos um novo divisor de tecnologia, já que ethernet gigabit vai começar a causar gargalo nas conexões, e ainda vai ter gente reclamando que o seu TP-Link WDR4300 de 10 anos atrás não consegue mandar 1gbps no Wifi pro canto da casa..

Como o colega @INFOFRG falou, realmente essa informação ainda é desconhecida por muitos.. e é excelente que essas discussões venham à tona.
Quando comecei a brincar com Wifi, também assumi que Wifi a 5GHz não havia limitação para velocidade, já que na época um link de internet de 100mbps ainda era algo distante, a gente nem sentia.

Com a popularização das velocidades mais altas, acima dos 500mbps, a gente começa a sentir as limitações da tecnologia do Wifi5, mas ainda vejo muita gente condenando a operadora (que é mais fácil) do que enxergando as limitações nos seu hardware.

Eu comentei mais detalhes sobre esses links de velocidades Wifi no tópico da pagina anterior

Quando começarem a popularizar velocidades como 1gbps acho que teremos um novo divisor de tecnologia, já que ethernet gigabit vai começar a causar gargalo nas conexões, e ainda vai ter gente reclamando que o seu TP-Link WDR4300 de 10 anos atrás não consegue mandar 1gbps no Wifi pro canto da casa..
Por isso agora o padrão AX (WIFI6) está vindo com tudo.
Justamente para acabar com esse gargalo... Uma pena os equipamentos ainda serem muito caros, mas acredito que em breve os preços começarão a ficar melhores.

Por isso agora o padrão AX (WIFI6) está vindo com tudo.
Justamente para acabar com esse gargalo... Uma pena os equipamentos ainda serem muito caros, mas acredito que em breve os preços começarão a ficar melhores.
Exatamente.. Os próprios protocolos usados para fazer Mesh (802.11 k/v/r) também foram necessários pois a atenuação do sinal 5Ghz somado a altas velocidades irá exigir diversos APs espalhados para conseguir tamanha velocidade.

Vai exigir também que os clientes sejam capazes de fazer tal conexão.. placas de rede antigas precisarão ser trocadas.. Hoje já vemos muitas Mobo saindo com 2.5gbps, mas não são baratas..

Eu tb imagino que com o passar dos anos, com o aumento dos clientes com 1+gbps o volume poderá baratear o hardware, assim como rolou na mudança de Fast pra Gigabit alguns anos atrás.

Mas é como costumo dizer no tópico de Roteadores: Pra espalhar altas velocidades, será preciso altos investimentos.

Users who are viewing this thread

Voltar