A Estratégia da Claro na Banda Larga Fixa

A Claro (NET) foi a pioneira na oferta de banda larga fixa de alta velocidade no Brasil, utilizando a tecnologia das operadoras de TV a Cabo (Cable Modem), a exemplo do que ocorreu nos Estado Unidos e outros países.
Em 2019 a Claro iniciou a implantação de redes FTTH nas cidades onde não tinha redes de cabo e em jul/21 a fibra respondia por 5,3% dos seus acessos banda larga fixa.
Este comentário analisa o desempenho da Claro nos 280 municípios onde ela tem mais de mil acessos banda larga fixa de alta velocidade, sejam eles com cabo (197 municípios) ou com fibra (83 municípios). Estes municípios concentram 99,4% do total de acessos banda larga fixa da Claro, 100% dos acessos a cabo e 94,6% dos acessos com fibra.
A estratégia da Claro na banda larga fixa tem sido concentrar a sua atuação nos municípios de maior população. Ela concentra 69% dos seus acessos banda larga fixa nos municípios com mais de 500 mil habitantes, prestando serviços em todos os 17 municípios do Brasil que têm mais de 1 milhão de habitantes e em 31 dos 32 municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Ela é a líder no conjunto de municípios destas duas faixas de população com um market share de 42,2% (17 municípios) e 33,3% (31 municípios) respectivamente.
Em 2019 a Claro iniciou a implantação de redes FTTH nas cidades onde não tinha redes de cabo e em jul/21 a fibra respondia por 5,3% dos seus acessos banda larga fixa.
Este comentário analisa o desempenho da Claro nos 280 municípios onde ela tem mais de mil acessos banda larga fixa de alta velocidade, sejam eles com cabo (197 municípios) ou com fibra (83 municípios). Estes municípios concentram 99,4% do total de acessos banda larga fixa da Claro, 100% dos acessos a cabo e 94,6% dos acessos com fibra.
A estratégia da Claro na banda larga fixa tem sido concentrar a sua atuação nos municípios de maior população. Ela concentra 69% dos seus acessos banda larga fixa nos municípios com mais de 500 mil habitantes, prestando serviços em todos os 17 municípios do Brasil que têm mais de 1 milhão de habitantes e em 31 dos 32 municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Ela é a líder no conjunto de municípios destas duas faixas de população com um market share de 42,2% (17 municípios) e 33,3% (31 municípios) respectivamente.
�280 municípios | Qtd. Municípios | Acessos Claro | Cresc. acessos BL da Claro | M Share da Claro nos municípios atendidos | Participação nos acessos da Claro | ||
População | Total | Cabo | Fibra | milhares | jul21/jul20 | jul/21 | (jul/21) |
> 1 milhão | 17 | 17 | - | 5.011 | (0,6%) | 42,2% | 51,6% |
500 mil a 1 milhão | 31 | 30 | 1 | 1.711 | (1,7%) | 33,3% | 17,6% |
100 mil a 500 mil | 156 | 122 | 34 | 2.684 | (0,8%) | 29,0% | 27,7% |
35 mil a 100 mil | 71 | 25 | 46 | 288 | 17,8% | 23,3% | 3,0% |
15 mil e 35 mil | 5 | 3 | 2 | 11 | 6,4% | 40,5% | 0,1% |
Total | 280 | 197 | 83 | 9.705 | (0,4%) | 35,2% | 100% |
Ela tem uma presença menor nos municípios das demais faixas de população onde as Competitivas são líderes. Ela tem redes em 156 dos 277 municípios brasileiros com população entre 100 e 500 mil habitantes.
O market share da Claro no conjunto destes 280 municípios caiu de 39,6% em jan/19 para 35,2% em jul/21, pressionada pelas Competitivas que neste período aumentaram seu market share de 19,8% para 29,7% neste conjunto de municípios.

Nota: Competitivas são todas as prestadoras de SCM, exceto Claro, Vivo e Oi.
As Competitivas conquistaram inicialmente os municípios de menor população, mas agora estão avançando em municípios atendidos pela Claro. Para fazer face a competição a Claro está disponibilizando nos seus planos de serviço a velocidade de 1 Gigabit/s em toda a sua rede e incluindo na oferta uma solução de malha WiFi com dois hotspots. Continua também expandindo sua rede de fibra que conta com cerca de 3 milhões de casas passadas e pode terminar o ano com 5 milhões.
Apesar da perda de market share, a receita de banda larga fixa da Claro cresceu 4,7% na comparação do 3T21 com o 3T20.
Diante deste cenário pergunta-se:
- A Claro irá continuar focando sua oferta de banda larga fixa nos municípios maiores?
- O market share total de banda larga fixa da Claro vai voltar a crescer? Com que estratégia?
- Quem são os principais competidores da Claro? Oi, Vivo ou Regionais?
- A Claro vai precisar migrar sua rede de cabo para fibra no futuro?
Última edição: