[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A Estratégia da Claro na Banda Larga Fixa

figura_comentario_964P.png

A Claro (NET) foi a pioneira na oferta de banda larga fixa de alta velocidade no Brasil, utilizando a tecnologia das operadoras de TV a Cabo (Cable Modem), a exemplo do que ocorreu nos Estado Unidos e outros países.

Em 2019 a Claro iniciou a implantação de redes FTTH nas cidades onde não tinha redes de cabo e em jul/21 a fibra respondia por 5,3% dos seus acessos banda larga fixa.

Este comentário analisa o desempenho da Claro nos 280 municípios onde ela tem mais de mil acessos banda larga fixa de alta velocidade, sejam eles com cabo (197 municípios) ou com fibra (83 municípios). Estes municípios concentram 99,4% do total de acessos banda larga fixa da Claro, 100% dos acessos a cabo e 94,6% dos acessos com fibra.

A estratégia da Claro na banda larga fixa tem sido concentrar a sua atuação nos municípios de maior população. Ela concentra 69% dos seus acessos banda larga fixa nos municípios com mais de 500 mil habitantes, prestando serviços em todos os 17 municípios do Brasil que têm mais de 1 milhão de habitantes e em 31 dos 32 municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Ela é a líder no conjunto de municípios destas duas faixas de população com um market share de 42,2% (17 municípios) e 33,3% (31 municípios) respectivamente.

280 municípios
Qtd. Municípios
Acessos Claro
Cresc. acessos BL da Claro
M Share da Claro nos municípios atendidos
Participação nos acessos
da Claro
População
Total
CaboFibra
milhares
jul21/jul20
jul/21
(jul/21)
> 1 milhão
17
17
-
5.011
(0,6%)
42,2%
51,6%
500 mil a 1 milhão
31
30
1
1.711
(1,7%)
33,3%
17,6%
100 mil a 500 mil
156
122
34
2.684
(0,8%)
29,0%
27,7%
35 mil a 100 mil
71
25

46
288
17,8%
23,3%
3,0%
15 mil e 35 mil
5
3
2
11
6,4%
40,5%
0,1%
Total
280
197
83
9.705
(0,4%)
35,2%
100%

Ela tem uma presença menor nos municípios das demais faixas de população onde as Competitivas são líderes. Ela tem redes em 156 dos 277 municípios brasileiros com população entre 100 e 500 mil habitantes.

O market share da Claro no conjunto destes 280 municípios caiu de 39,6% em jan/19 para 35,2% em jul/21, pressionada pelas Competitivas que neste período aumentaram seu market share de 19,8% para 29,7% neste conjunto de municípios.

figura_comentario_964a.png

Nota: Competitivas são todas as prestadoras de SCM, exceto Claro, Vivo e Oi.

As Competitivas conquistaram inicialmente os municípios de menor população, mas agora estão avançando em municípios atendidos pela Claro. Para fazer face a competição a Claro está disponibilizando nos seus planos de serviço a velocidade de 1 Gigabit/s em toda a sua rede e incluindo na oferta uma solução de malha WiFi com dois hotspots. Continua também expandindo sua rede de fibra que conta com cerca de 3 milhões de casas passadas e pode terminar o ano com 5 milhões.

Apesar da perda de market share, a receita de banda larga fixa da Claro cresceu 4,7% na comparação do 3T21 com o 3T20.

Diante deste cenário pergunta-se:

• A Claro irá continuar focando sua oferta de banda larga fixa nos municípios maiores?
  • O market share total de banda larga fixa da Claro vai voltar a crescer? Com que estratégia?
  • Quem são os principais competidores da Claro? Oi, Vivo ou Regionais?
  • A Claro vai precisar migrar sua rede de cabo para fibra no futuro?

Última edição:
A Estratégia da Claro na Banda Larga Fixa

figura_comentario_964P.png

A Claro (NET) foi a pioneira na oferta de banda larga fixa de alta velocidade no Brasil, utilizando a tecnologia das operadoras de TV a Cabo (Cable Modem), a exemplo do que ocorreu nos Estado Unidos e outros países.

Em 2019 a Claro iniciou a implantação de redes FTTH nas cidades onde não tinha redes de cabo e em jul/21 a fibra respondia por 5,3% dos seus acessos banda larga fixa.

Este comentário analisa o desempenho da Claro nos 280 municípios onde ela tem mais de mil acessos banda larga fixa de alta velocidade, sejam eles com cabo (197 municípios) ou com fibra (83 municípios). Estes municípios concentram 99,4% do total de acessos banda larga fixa da Claro, 100% dos acessos a cabo e 94,6% dos acessos com fibra.

A estratégia da Claro na banda larga fixa tem sido concentrar a sua atuação nos municípios de maior população. Ela concentra 69% dos seus acessos banda larga fixa nos municípios com mais de 500 mil habitantes, prestando serviços em todos os 17 municípios do Brasil que têm mais de 1 milhão de habitantes e em 31 dos 32 municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Ela é a líder no conjunto de municípios destas duas faixas de população com um market share de 42,2% (17 municípios) e 33,3% (31 municípios) respectivamente.

280 municípios
Qtd. Municípios
Acessos Claro
Cresc. acessos BL da Claro
M Share da Claro nos municípios atendidos
Participação nos acessos
da Claro
População
Total
CaboFibra
milhares
jul21/jul20
jul/21
(jul/21)
> 1 milhão
17
17
-
5.011
(0,6%)
42,2%
51,6%
500 mil a 1 milhão
31
30
1
1.711
(1,7%)
33,3%
17,6%
100 mil a 500 mil
156
122
34
2.684
(0,8%)
29,0%
27,7%
35 mil a 100 mil
71
25

46
288
17,8%
23,3%
3,0%
15 mil e 35 mil
5
3
2
11
6,4%
40,5%
0,1%
Total
280
197
83
9.705
(0,4%)
35,2%
100%

Ela tem uma presença menor nos municípios das demais faixas de população onde as Competitivas são líderes. Ela tem redes em 156 dos 277 municípios brasileiros com população entre 100 e 500 mil habitantes.

O market share da Claro no conjunto destes 280 municípios caiu de 39,6% em jan/19 para 35,2% em jul/21, pressionada pelas Competitivas que neste período aumentaram seu market share de 19,8% para 29,7% neste conjunto de municípios.

figura_comentario_964a.png

Nota: Competitivas são todas as prestadoras de SCM, exceto Claro, Vivo e Oi.

As Competitivas conquistaram inicialmente os municípios de menor população, mas agora estão avançando em municípios atendidos pela Claro. Para fazer face a competição a Claro está disponibilizando nos seus planos de serviço a velocidade de 1 Gigabit/s em toda a sua rede e incluindo na oferta uma solução de malha WiFi com dois hotspots. Continua também expandindo sua rede de fibra que conta com cerca de 3 milhões de casas passadas e pode terminar o ano com 5 milhões.

Apesar da perda de market share, a receita de banda larga fixa da Claro cresceu 4,7% na comparação do 3T21 com o 3T20.

Diante deste cenário pergunta-se:

• A Claro irá continuar focando sua oferta de banda larga fixa nos municípios maiores?
  • O market share total de banda larga fixa da Claro vai voltar a crescer? Com que estratégia?
  • Quem são os principais competidores da Claro? Oi, Vivo ou Regionais?
  • A Claro vai precisar migrar sua rede de cabo para fibra no futuro?

Tá invertido essa info de cabo e fibra, pelo menos em MT.
Roo, Cuiabá e VG são HFC.
Sinop FTTH.

Pessoal, boa tarde!
Liguei na claro ontem pra mudar meu plano de 250 (84.00) para 500 (124.00) pra testar. Já liberaram minha velocidade de 500.
Acontece que ao abrir o site da claro residencial e ir em mudar plano, mostra o seguinte:

plano.png

Antigamente estava 250 por 84, agora passou pra 94... Será que vou ter desconto nos 500Mb ou essa valor muda ainda?
Posso pedir para voltar no plano anterior se eu não gostar? Que meu celular bate 400Mb no wifi, mas meu computador que preciso mais da somente 230 por aí...

Pessoal, boa tarde!
Liguei na claro ontem pra mudar meu plano de 250 (84.00) para 500 (124.00) pra testar. Já liberaram minha velocidade de 500.
Acontece que ao abrir o site da claro residencial e ir em mudar plano, mostra o seguinte:

plano.png

Antigamente estava 250 por 84, agora passou pra 94... Será que vou ter desconto nos 500Mb ou essa valor muda ainda?
Posso pedir para voltar no plano anterior se eu não gostar? Que meu celular bate 400Mb no wifi, mas meu computador que preciso mais da somente 230 por aí...
sim acho que é 7 dias da para voltar para o plano anterior.

Fala pessoal... Aos que tem o Arris TG3442 perceberam esse menu novo? (ou tô viajando?) Wi-Fi MESH
TG3442.jpg

Fala pessoal... Aos que tem o Arris TG3442 perceberam esse menu novo? (ou tô viajando?) Wi-Fi MESH
TG3442.jpg
Essa interface usada no Arris deveria ser padrão, parece ser bem completa.

Deve ser pra ofertar planos mesh, aqui no 1 Giga, o plano está "Bl 1 Giga Up 35 S/mesh" mostrando que deve ter logo mais planos "c/mesh".

aqui nao tem esse menu
Versão do firmware:01.02.085.05.05.NCS
Aqui é Versão do firmware:01.04.041.05.NCS

Deve ser pra ofertar planos mesh, aqui no 1 Giga, o plano está "Bl 1 Giga Up 35 S/mesh" mostrando que deve ter logo mais planos "c/mesh".
Será? Vamos ver o que o destino nos reserva kkkkk

Me parece que essa solução Mesh é algo proprietária da Arris/Commscope do que da Claro... Teria de ver como fica as outras fabricantes em disponibilizar suas próprias soluções.

A Claro podia meter uma interface descente assim no CG3000 também.
Aquela porqueira da Claro ou o main.html que tem que logar a cada minuto são para testar nossa paciência.

• Curtir
Reações: HFS
A Claro podia meter uma interface descente assim no CG3000 também.
Aquela porqueira da Claro ou o main.html que tem que logar a cada minuto são para testar nossa paciência.
Te falar que basicamente não acesso a interface pra nada hahahaha mas realmente, aquela interface é fraquinha

Qual sua configuração atual de banda em 5ghz?
tava em viagem e não pode ver a config no modem nesse tempo, mas cheguei agora em BH.

a config é a seguinte que uso na 5GHz no modem cbn:

na parte de radio:
  • Potencia 100%
  • taxa transmissão: auto
  • modo transmissão: 801.11n/ac mixed
  • largura de banda: 80MHz
  • Banda lateral: auto
  • Canal de controle: auto
Na config de Rede principal:
  • Rede única( 2,4Ghz e 5GHz)
  • Nome da rede: o que eu coloquei
  • Rede Fechada: Aberto
  • AP isolado: desativado
  • WPA: desativado
  • WPA2-PSK: ativado
  • WPA/WPA2-PKS: desativado
  • Senha: minha senha
  • Botão WPS: Incapacitar

desse jeito passa os 500Mb na wireless 5GHz no cbn tranquilo aqui.
Screenshot-20211107-210716-Settings.jpg

Screenshot-20211107-210803-Speedtest.jpg

Acredito que não amigo... Já olhei essa interface de cabo a rabo e não tem nada sobre update de firmware
quem controla é a operadora, no momento certo, mandarão o update

Opa, ia postar a mesma coisa.
Esse R-PHY trocaram tem menos de um ano.
Já a CEO é recente, tive aqui mês passado e ainda não tava assim.

EDIT: Teófilo Otoni - MG.
No Brasil todo estão fazendo isso nas praças HFC. Isso só indica que o futuro mesmo é sair migrando tudo pra FTTH e por agora, dar mais capacidade de banda.

Users who are viewing this thread

Voltar