[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Subiram automaticamente no meu plano PF aqui 700/50 (era 500/35), porém atingi no máximo uns 650/45 devido a rede estar em 3.0 (o modem é 3.1), sincroniza só 32 canais DOWN 256qam e 4 canais UP 64qam. Tem um problema de capacidade aqui no qual já relatei anteriormente e estou brigando com a Claro.

Cidade Estância Velha - RS.
 
Existe uma chance da Claro estar testando a fibra em uma área determinada da cidade de São Paulo não apenas em prédios como vimos anteriormente, mas tbm em casas. Mesma região onde nascia em 2007~2008 a Vivo Fibra e perto da Avenida Paulista onde a NET testou a sua conexão por fibra que não foi pra frente (2014). Conversando com o @Hemerson Silva ele me falou que além dos testes nos prédios existia um "passivo azul" nas ruas. Fui no Street View, procurei ruas com imagens atualizadas (2021) e confirmei 4 coisas:

1. Achei o modelo de CEO que utilizam na minha cidade FTTH, ele é mais compacto que os do HFC e tem uma etiqueta amarela com dados da fibra:

2wEXYak.png


2. O tal passivo que o Hemerson mencionou parece uma CTO, as fotos do Street View não pega muitos detalhes, mas da para ver que tem a etiqueta amarela no mesmo padrão do CTO da fibra:

ebvKwc6.png


3. Apesar de inicialmente só ser um teste em condomínios, esse passivo existe em várias ruas de Cerqueira Cesar, Jardim Paulista e Paraíso.

wY6XxCq.png


4. Colocando cep e o número de uma casa em algumas das ruas aparece disponibilidade de GPON (04002002 - 482):

GILqYlx.png


k3bejdG.png


Bonus: Nesse vídeo onde o cara sai andando pelo bairro da para ver os "CTO's" a direita nos minutos: 12:32, 12:49 e 13:03




Será que vai pra frente ou será somente um blefe igual ao teste de 2014 na paulista?

Aqui no meu bairro no Rio de Janeiro também está tendo sobreposição da rede HFC. Ainda não tive tempo para tirar fotos, mas a CTO é exatamente essa dai (da sengunda foto).

Começaram a instalar esses CTOs no final de dezembro e agora no começo de Janeiro.
Por enquanto só estou vendo esses CTOs em uma ou duas ruas (que já tinham HFC), mas como está no começo, não sei se vão colocar no bairro inteiro.

Em breve postarei fotos.
 
 
Aqui no meu bairro no Rio de Janeiro também está tendo sobreposição da rede HFC. Ainda não tive tempo para tirar fotos, mas a CTO é exatamente essa dai (da sengunda foto).

Começaram a instalar esses CTOs no final de dezembro e agora no começo de Janeiro.
Por enquanto só estou vendo esses CTOs em uma ou duas ruas (que já tinham HFC), mas como está no começo, não sei se vão colocar no bairro inteiro.

Em breve postarei fotos.

Vai ajudar demais se conseguir essas fotos, se puder passar alguma rua que vc viu tbm ajuda hehehe.
 
É rsrsrs a corrida do DOCSIS 4.0 ainda está em estágios iniciais, visto que DOCSIS 3.1 compartilha de banda e especificações semelhantes (4.0 envolve algumas coisas a nível de software mas é complexo demais pra explicar hahaha).

Vamos ver a Claro provavelmente expandir I uso do 3.1 já que mal começou, tem tanta coisa pra implementar em uma rede 3.1 que a Claro ainda não incorporou...
 
Cada uma seguindo um caminho... Charter indo pelo ESD, algo mais dentro da realidade das redes HFC... E a Comcast se isolando na ilha FDX apostando em conseguir resolver os problemas de compartilhar espectro... essa fragmentação era algo impensável no universo Cable até pouco tempo atras... isso sem contar nas possibilidades de torna essas redes em PON.
 
Última edição:
Aqui no meu bairro no Rio de Janeiro também está tendo sobreposição da rede HFC. Ainda não tive tempo para tirar fotos, mas a CTO é exatamente essa dai (da sengunda foto).

Começaram a instalar esses CTOs no final de dezembro e agora no começo de Janeiro.
Por enquanto só estou vendo esses CTOs em uma ou duas ruas (que já tinham HFC), mas como está no começo, não sei se vão colocar no bairro inteiro.

Em breve postarei fotos.
@Rcarvas
 
Vai ajudar demais se conseguir essas fotos, se puder passar alguma rua que vc viu tbm ajuda hehehe.
Fica na Rua Vitor Guisard no bairro Jabour, que até 2019 era um subbairro.
Tem até um verbete do wikipedia sobre o bairro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jabour

Na verdade, eu acho que a Claro está correndo para competir com a OI que está chegando forte com fibra aqui também.
Nas ruas Coroados e Raul Azevedo, existem vários prédios de 10 andares, que provavelmente é o foco das duas empresas. Não moro em nenhuma dessas ruas.

Vou ver se consigo tirar fotos amanhã dos CTOs da Claro e da OI.
 
Fica na Rua Vitor Guisard no bairro Jabour, que até 2019 era um subbairro.
Tem até um verbete do wikipedia sobre o bairro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jabour

Na verdade, eu acho que a Claro está correndo para competir com a OI que está chegando forte com fibra aqui também.
Nas ruas Coroados e Raul Azevedo, existem vários prédios de 10 andares, que provavelmente é o foco das duas empresas. Não moro em nenhuma dessas ruas.

Vou ver se consigo tirar fotos amanhã dos CTOs da Claro e da OI.
A oi também esta chegando forte aqui em SP.
Vou prestar atenção aqui nos endereços próximos av paulista e aqui de casa se acho as CTOS.
Seria muito bom se vc conseguir tirar as fotos ai da sobreposição do HFC ai no rio @machbef ai acaba os burburinhos
e a falta de informação que dizem que é uma lenda urbana.
 
Última edição:
A oi também esta chegando forte aqui em SP.
Vou prestar atenção aqui nos endereços próximos av paulista e aqui de casa se acho as CTOS.
Seria muito bom se vc conseguir tirar as fotos ai da sobreposição do HFC ai no rio @machbef ai acaba os burburinhos
e a falta de informação que dizem que é uma lenda urbana.
Na verdade, eu só ia trazer essa informação para o tópico quando eu já tivesse tirado as fotos, mas a ansiedade foi tão grande que acabei soltando antes. :facepalm:
Só percebi essas CTOs ontem quando estava passando de carro e não quis parar para tirar fotos, pois estava chovendo. Eu não ia ficar igual um maluco tirando foto de poste no meio da chuva. :bwahaha:

Mas nas imagens do StreetView (julho de 2021) da rua que eu informei, da para ver que ela é atendida pelo o HFC.
Por isso, vou tentar tirar fotos mais panorâmicas, pegando os CTOs para vcs compararem com as imagens do Streetview.
 
Última edição:
Na verdade, eu só ia trazer essa informação para o tópico quando eu já tivesse tirado as fotos, mas a ansiedade foi tão grande que acabei soltando antes. :facepalm:
Só percebi essas CTOs ontem quando estava passando de carro e não quis parar para tirar fotos, pois estava chovendo. Eu não ia ficar igual um maluco tirando foto de poste no meio da chuva. :bwahaha:

Mas nas imagens do StreetView (junho de 2021) da rua que eu informei, da para ver que ela é atendida pelo o HFC.
Por isso, vou tentar tirar fotos mais panorâmicas, pegando os CTOs para vcs compararem com as imagens do Streetview.

Oloco, tem que tirar foto que nem maluco SIM. hahaha. Ainda mais algo tão incomum.
 
Bom aqui no momento a velocidade está batendo incriveis 4 mega, antigamente 4 mega eu conseguia navegar tranquilamente hoje não mais srsr
 
Na verdade, eu só ia trazer essa informação para o tópico quando eu já tivesse tirado as fotos, mas a ansiedade foi tão grande que acabei soltando antes. :facepalm:
Só percebi essas CTOs ontem quando estava passando de carro e não quis parar para tirar fotos, pois estava chovendo. Eu não ia ficar igual um maluco tirando foto de poste no meio da chuva. :bwahaha:

Mas nas imagens do StreetView (julho de 2021) da rua que eu informei, da para ver que ela é atendida pelo o HFC.
Por isso, vou tentar tirar fotos mais panorâmicas, pegando os CTOs para vcs compararem com as imagens do Streetview.
Vamos aguardar ansiosos
 
Eu mesmo, teve um tempo que eu andava olhando tudo que era poste pra ver as operadoras que tinha, onde tinha fibra etc e se estavam passando alguma fibra pela região do meu bairro. :haha:

Ainda bem que fiquei curado dessa mania. :bwahaha:
 
Bom aqui no momento a velocidade está batendo incriveis 4 mega, antigamente 4 mega eu conseguia navegar tranquilamente hoje não mais srsr
Eu navegava tranquilamente com 800kb, nunca notei diferença desconsiderando a discada, mas naquela época não existia Facebook pra saber e vai ver que os sites eram mais lights, mas até uns 3 anos atrás com 35 mega era já era super rápido como 240 em navegação, nunca vi diferença notável, única mudança brusca da minha época foi a chegada da GVT na minha cidade, só tinha a Brasil telecom me cobrando 80 por estes 800kb, o máximo era 1mb eu acho por 120 reais, e que tinha problema de quedas (fiação antiga embaixo do chão) e do nada aparece a GVT oferecendo 10mb por 59, foi tipo uma revolução kkk imagina a felicidade.
 
Última edição:
Eu navegava tranquilamente com 800kb, nunca notei diferença desconsiderando a discada, mas naquela época não existia Facebook pra saber e vai ver que os sites eram mais lights, mas até uns 3 anos atrás com 35 mega era já era super rápido como 240 em navegação, nunca vi diferença notável, única mudança brusca da minha época foi a chegada da GVT na minha cidade, só tinha a Brasil telecom me cobrando 80 por estes 800kb, o máximo era 1mb eu acho por 120 reais, e que tinha problema de quedas (fiação antiga embaixo do chão) e do nada aparece a GVT oferecendo 10mb por 59, foi tipo uma revolução kkk imagina a felicidade.
Os sites eram mais leves. E você só utilizava a internet em 1 PC. Hoje em dia os conteúdos são pesados e qualquer equipamento da casa tá conectado à internet.
 
Mapa FTTH atualizado com informações @Leonardo_poa @FabianoSR e @NetoCA


ImbéRS
JarinuSP
BebedouroSP
Monte AltoSP
PirassunungaSP
JalesSP
Porto FerreiraSP

Tem Claro Fibra em Parnaíba - Piauí também.
Implantada no final do ano.
Única prova que tem é um usuário que postou no YouTube um vídeo com teste de velocidade e mostrou o modem, cabo da fibra, e uma foto da CTO.
 
Novas cidades adicionadas ao mapa FTTH:


Adamantina​
SP​
Ariquemes​
RO​
Arroio do Meio​
RS​
Avaré​
SP​
Barreiras​
BA​
Cacoal​
RO​
Cataguases​
MG​
Charqueadas​
RS​
Dois Irmãos​
RS​
Encantado​
RS​
Estrela​
RS​
Gaspar​
SC​
Herval D'Oeste​
SC​
Jaboticabal​
SP​
Ji-Paraná​
RO​
Joaçaba​
SC​
Juazeiro do Norte​
CE​
Manhuaçu​
MG​
Panambi​
RS​
Promissão​
SP​
Teutônia​
RS​
Timbó​
SC​
Tubarão​
SC​
Veranópolis​
RS​
Vilhena​
RO​
Votuporanga​
SP​
Santa LuziaMG

 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo