O simples fato de ultrapassar o valor estimado como "franquia" não deflagra restrição, eu tenho 2.5TB como "franquia" prevista (plano de 600MB Empresa), se eu puxar 3TB não significa que serei incluso em perfil restrito. O que se sabe é que provavelmente exista um limite em determinadas regiões, esse limite não está ligado ao que consta no site como franquia, dos casos que acompanhamos, os clientes foram capados a partir de 4TB.
Não adianta um cliente da base residencial mostrar consumo de 3TB, 3.5TB ou nos mostrar que baixou 2TB em um link de torrent, se o consumo final dele estiver dentro do que está previsto como "limite" em um determinado node de certa região não ocorrerá nada! Se há aqui no fórum um cliente da base residencial que ainda não passou pelo problema da restrição, que esteja na rede HFC e que possa exibir demanda superior a 4TB é válido! Essas pessoas existem, são minoria porque é a minoria absoluta que vai atingir essa demanda pesada de trafego.
Fora da rede HFC ainda não vimos ninguém sendo "capado", não adianta cliente da Claro Fibra postar 10TB de demanda, tem grandes consumidores de trafego no modal PME, mas pouca gente para aferir algo na base residencial, não adianta baixar o link de 1TB de teste e postar aqui uma tela com 2TB-3TB consumidos no mês, baixe 5TB e no mês seguinte mostre-nos a tela do consumo acumulado do mês anterior e um teste de velocidade, sendo você usuário da rede HFC, plano residencial.
OBS:
- Quem já caiu na malha fina passando por vistoria não conta, essas pessoas podem estar fora da "regra";
- Claro fibra não conta;
- Não serve de nada a prova que baixou um link de 1TB-2TB, baixe 5TB com plano residencial HFC em 1 mês e venha nos contar o que aconteceu, reproduza o que ocorreu com outros colegas! Aí sim o teste terá algum valor, mas Isso ninguém quer fazer!