[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O modem estava em bridge ou em modo "roteador" quando ligado diretamente ao computador ? Talvez o seu roteador esteja com defeito. Verifique no site da tp-link INTERNACIONAL, se tem firmware mais recente.
Modem sempre em modo bridge. Estou com o firmware mais atual, mas vou fazer um downgrade de firmware e ver se melhora, se não melhorar, vou instalar o atual novamente.

Grande problema: Todos os cabos devem ser CAT6, então primeiro teste é comprar outro cabo cat6

Se não resolver:

Não sei se já falaram isso, mas tenta outra versão do firmware do c9. Se for o caso busque na internet e faça um downgrade (ou upgrade) de firmware

O melhor nesse caso é testar o roteador em outro modem com uma conexão de 120mb ou velocidade acima dos 100mb de outra operadora.

Pode ser defeito na porta wan do router.

Mas não podemos descartar o modem. Mas acho mais difícil

Vc já usava esse Router c9 antes? Comprou novo ou usado, há quanto tempo?
Vou trocar de porta no roteador, pode ser que a porta 1 esteja com defeito (apesar de achar difícil) e se não der certo, faço downgrade de firmware e se for o caso, reinstalo o atual. Amanhã vou providenciar outro cabo cat6, só não sei aonde vou achar, pq perto do trampo, não tem nenhum loja de informática....

Porta 2 do roteador:

Porta 3:

Porta 4:

POOOORRAAA!!! FINALMENTE!
Depois de ter feito downgrade de firmware do roteador, olhem o resultado:

Última edição:
Modem sempre em modo bridge. Estou com o firmware mais atual, mas vou fazer um downgrade de firmware e ver se melhora, se não melhorar, vou instalar o atual novamente.

Vou trocar de porta no roteador, pode ser que a porta 1 esteja com defeito (apesar de achar difícil) e se não der certo, faço downgrade de firmware e se for o caso, reinstalo o atual. Amanhã vou providenciar outro cabo cat6, só não sei aonde vou achar, pq perto do trampo, não tem nenhum loja de informática....

Porta 2 do roteador:

Porta 3:

Porta 4:

Caramba, essa eu nunca tinha visto!

Porta 2 do roteador:

Porta 3:

Porta 4:

Pode ser alguma configuração que estava errada e quando fez o downgrade o router mudou pro default e resolveu.
Ou o firmware era bichado mesmo :haha:, nunca saberemos :fanboys:
O importante é que agora você usa o que está pagando ! :joia:

Porta 2 do roteador:

Porta 3:

Porta 4:

AhhhehhoooO! Finalmente.. rsrsrs

VOlta pro firmware mais atual e testa.

:bua::bua: voltaram as velocidades baixas... Putz, não sei mais o que fazer. Acho que vou entrar em contato com a Tp-Link e pedir ajuda, não é possível...

EDIT:
Bom, refiz os testes aqui e acho que o problema era alguma coisa com o firmware, pois depois do downgrade e de ter voltado para o firmware mais atual, os resultados foram:
5185306764.png

Esses resultados me levam à crer que seja a falta de um segundo cabo CAT6, pois no momento, a ligação está: modem - CAT5e - roteador - CAT6 - PC.
Vou cancelar o técnico da NET que estava agendado pra hoje e providenciar outro cabo. Se continuar não entregando o máximo de velocidade através do roteador, vou abrir um ticket na TP-Link e pedir ajuda.

O que acho engraçado, como já havia mencionado antes, é que não importa o tipo de cabo que eu ligue o modem direto no PC, seja CAT5e ou CAT6, pego a velocidade máxima, mas quando o roteador entra na jogada, tenho esses problemas.

Última edição:
:bua::bua: voltaram as velocidades baixas... Putz, não sei mais o que fazer. Acho que vou entrar em contato com a Tp-Link e pedir ajuda, não é possível...

Não descarte a questão do cabo.

Mas aparentemente esse roteador está com defeito. Como eu disse o ideal é testar em um local com conexão acima dos 100Mb para confirmar.

Agora eu repito a pergunta:

Já usava esse router antes? Comprou novo ou usado? Ainda está na garantia?

120/6 somada a um Live Tim em load balancing (na época 50/30).
e eu me achando co minha NET de 120mb

mas confesso q tenho uma queda por mudar para VIVO 200mb. o problema é o valor q está.

Inveja forte dessa velocidade tb, pqp hauhauhaua
heheeh da hora. meu brother tem VIVO 200mb, eu choro qdo vejo o teste dele. fora o upload q é um tapa na cara da sociedade coxinha.

qual sua velocidade real ai?

Não faz diferença pras nossas velocidades e curtas distâncias, usar cabo Cat5e ou Cat6.

"A categoria Cat5e é uma versão melhorada da Cat5. Ela foi feita para suportar velocidades de 1.000 Mbps (ou 1 Gigabit) e, por conta disso, em teoria é também mais rápida que a sua antecessora. Outra vantagem é a redução de interferência nas transmissões. Na prática, o padrão se mostra mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis."

Não descarte a questão do cabo.

Mas aparentemente esse roteador está com defeito. Como eu disse o ideal é testar em um local com conexão acima dos 100Mb para confirmar.

Agora eu repito a pergunta:

Já usava esse router antes? Comprou novo ou usado? Ainda está na garantia?
Não tenho como testar em outro lugar com conexão acima de 100Mb, sou a única pessoa dos meus amigos que tem uma internet com essa velocidade.
Esse roteador é novo, tem 6 meses no máximo. Vou ver se consigo trocar, mas acho que vai ser meio complicado.

Não tenho como testar em outro lugar com conexão acima de 100Mb, sou a única pessoa dos meus amigos que tem uma internet com essa velocidade.
Esse roteador é novo, tem 6 meses no máximo. Vou ver se consigo trocar, mas acho que vai ser meio complicado.

você disse que testou o modem em modo bridge, se não me engano, correto? se você setar o modem como modo roteador e desabilitar o DHCP do roteador mesmo (fazendo ele virar um "switch"), como ficam os testes? se der a velocidade completa nesse caso, realmente seu roteador está com problemas.

você disse que testou o modem em modo bridge, se não me engano, correto? se você setar o modem como modo roteador e desabilitar o DHCP do roteador mesmo (fazendo ele virar um "switch"), como ficam os testes? se der a velocidade completa nesse caso, realmente seu roteador está com problemas.
Sim, o modem está em modo bridge. Vou fazer esse teste ao chegar em casa. Só uma dúvida: vc diz para desabilitar o DHCP do roteador, no caso do TP-Link, certo? Ao fazer isso, o roteador já fica automaticamente como um switch?

Não faz diferença pras nossas velocidades e curtas distâncias, usar cabo Cat5e ou Cat6.

"A categoria Cat5e é uma versão melhorada da Cat5. Ela foi feita para suportar velocidades de 1.000 Mbps (ou 1 Gigabit) e, por conta disso, em teoria é também mais rápida que a sua antecessora. Outra vantagem é a redução de interferência nas transmissões. Na prática, o padrão se mostra mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis."

Pois é. Eu fiz a rede daqui de casa toda em Cat5e. Usei uns 80 metros de cabo no total e consigo praticamente toda a velocidade gigabit (113~114MB/s).

Sim, o modem está em modo bridge. Vou fazer esse teste ao chegar em casa. Só uma dúvida: vc diz para desabilitar o DHCP do roteador, no caso do TP-Link, certo? Ao fazer isso, o roteador já fica automaticamente como um switch?

isso, o TP-LINK com DHCP desabilitado (acredito que só com isso ele já passe a funcionar como um switch, tanto cabeado como wifi. o IP dele já está diferente do IP do modem, pra funcionar, né?) e o seu modem (não sei/lembro qual é) em modo roteador, para controlar a rede como um todo.

isso, o TP-LINK com DHCP desabilitado (acredito que só com isso ele já passe a funcionar como um switch, tanto cabeado como wifi. o IP dele já está diferente do IP do modem, pra funcionar, né?) e o seu modem (não sei/lembro qual é) em modo roteador, para controlar a rede como um todo.
Sim, modem e roteador com IPs diferentes.
Já mandei um email pro suporte da TP-Link explicando toda a situação, agora só vou esperar eles responderem. Foda é que a nota fiscal do roteador está em casa, então nem tenho como ligar pra loja pra ver a posição deles.

Sim, modem e roteador com IPs diferentes.
Já mandei um email pro suporte da TP-Link explicando toda a situação, agora só vou esperar eles responderem. Foda é que a nota fiscal do roteador está em casa, então nem tenho como ligar pra loja pra ver a posição deles.

Shiko, um detalhe que uma vez me fez perder um dia todo com problemas desse tipo:

Todos os cabos estão no mesmo padrão de crimpagem???

JDbaptwd-cabo-rj45-s-.png

Shiko, um detalhe que uma vez me fez perder um dia todo com problemas desse tipo:

Todos os cabos estão no mesmo padrão de crimpagem???

JDbaptwd-cabo-rj45-s-.png
Vixe, cara, não faço ideia, mas vou verificar quando chegar em casa. Mas meio que estou aceitando a possibilidade do roteador estar com problema.

Grande problema: Todos os cabos devem ser CAT6, então primeiro teste é comprar outro cabo cat6

Não.

Cat5e suporta até 1Gbps, com o cabo de 100 metros.

Cat6 é pra 10Gbps...

O problema é seu roteador, aqui no escritório tenho a infra toda em Cat5e, rede toda Gigabit de ponta a ponta.

Galera, boa noite.

Tenho NetVirtua de 10Mb aqui em casa. Uso um roteador TP-Link WR740N (ficam na sala) e meu computador tem uma placa USB wireless TP-Link WN821N. Muitas vezes tenho problemas de conexão, mesmo o apartamento sendo pequeno, às vezes o sinal fica fraco, às vezes fico sem internet (como se a conexão fosse interrompida). Acabo tendo que reinicar o roteador, às vezes tiro a placa USB e conecto de novo. Não sei exatamente o que causa o problema. Enfim, gostaria de saber se trocando o roteador e a placa USB melhoraria alguma coisa. Alguém poderia me ajudar?

Estive pensando NESSA PLACA e não sei qual roteador. Acham que vale a pena realizar essas trocas? Caso a resposta seja positiva, poderiam me indicar boas opções?

Outra coisa (aí já não sei se é problema do modem da Net ou se nesse caso também é do roteador). Acontece de vez em quando da internet cair quando fica alguns minutos usando o telefone.. Isso é alguma configuração do modem, alguma limitação do roteador ou os dois? Me desculpem pelas muitas dúvidas, mas não entendo muito de rede e gostaria de algumas dicas para melhorar o uso da internet aqui em casa.

OBS: o apartamento é pequeno.

Agradeço quem puder ajudar.

Galera, boa noite.

Tenho NetVirtua de 10Mb aqui em casa. Uso um roteador TP-Link WR740N (ficam na sala) e meu computador tem uma placa USB wireless TP-Link WN821N. Muitas vezes tenho problemas de conexão, mesmo o apartamento sendo pequeno, às vezes o sinal fica fraco, às vezes fico sem internet (como se a conexão fosse interrompida). Acabo tendo que reinicar o roteador, às vezes tiro a placa USB e conecto de novo. Não sei exatamente o que causa o problema. Enfim, gostaria de saber se trocando o roteador e a placa USB melhoraria alguma coisa. Alguém poderia me ajudar?

Estive pensando NESSA PLACA e não sei qual roteador. Acham que vale a pena realizar essas trocas? Caso a resposta seja positiva, poderiam me indicar boas opções?

Outra coisa (aí já não sei se é problema do modem da Net ou se nesse caso também é do roteador). Acontece de vez em quando da internet cair quando fica alguns minutos usando o telefone.. Isso é alguma configuração do modem, alguma limitação do roteador ou os dois? Me desculpem pelas muitas dúvidas, mas não entendo muito de rede e gostaria de algumas dicas para melhorar o uso da internet aqui em casa.

OBS: o apartamento é pequeno.

Agradeço quem puder ajudar.
Esse seu adaptador USB é fraquinho, deve ser a razão das quedas.
Recomendo esse adaptador, devido a ser de alta potência: http://produto.mercadolivre.com.br/...less-usb-tp-link-tl-wn8200nd-300mbps-5dbi-_JM

O roteador primeiramente atualizaria a firmware do mesmo, colocaria em algum canal menos congestionado também.
Caso não melhorar aí mesmo com o Adaptador, então recomendaria a troca.

O telefone aí é sem fio?

Esse seu adaptador USB é fraquinho, deve ser a razão das quedas.
Recomendo esse adaptador, devido a ser de alta potência: http://produto.mercadolivre.com.br/...less-usb-tp-link-tl-wn8200nd-300mbps-5dbi-_JM

O roteador primeiramente atualizaria a firmware do mesmo, colocaria em algum canal menos congestionado também.
Caso não melhorar aí mesmo com o Adaptador, então recomendaria a troca.

O telefone aí é sem fio?
Opa, muito obrigado. Esse adaptador USB que você indicou é consideravelmente melhor que o que eu uso atualmente? É melhor ou pior que a placa PCI que postei anteriormente?

Sobre a firmware do roteador, vou tentar atualizar. Existe algum "canal padrão" que seja melhor?

Sim, é telefone sem fio.

Abraços!

Opa, muito obrigado. Esse adaptador USB que você indicou é consideravelmente melhor que o que eu uso atualmente? É melhor ou pior que a placa PCI que postei anteriormente?

Sobre a firmware do roteador, vou tentar atualizar. Existe algum "canal padrão" que seja melhor?

Sim, é telefone sem fio.

Abraços!
Bem melhor, tanto na estabilidade como no sinal de recepção do mesmo. É melhor que o PCI que você postou.

Poderia verificar qual a versão do firmware e a versão do roteador?
Olha, não existe pois depende das redes ao redor, o que você faz é fazer uma busca com algum aplicativo e verifica quais canais já estão sendo usados, daí escolha algum com nenhum ou pouco uso.

Telefone sem fio na frequência de 2,4Ghz? Se for, recomendo:
Alterar para algum tel. com frequência diferente, afinal interfere no Wireless (mesma frequência) (+ BARATO).
Alterar a sua rede pra 5Ghz/2.4Ghz Dual Band, sofrendo pouquíssimas interferências (ou nenhuma) (+ CARO).

Vendo que você só tem 10Mbps, não recomendo comprar um roteador de 5Ghz, apenas se tivesse de 60Mbps pra cima, então verifique a frequência do telefone.

Bem melhor, tanto na estabilidade como no sinal de recepção do mesmo. É melhor que o PCI que você postou.

Poderia verificar qual a versão do firmware e a versão do roteador?
Olha, não existe pois depende das redes ao redor, o que você faz é fazer uma busca com algum aplicativo e verifica quais canais já estão sendo usados, daí escolha algum com nenhum ou pouco uso.

Telefone sem fio na frequência de 2,4Ghz? Se for, recomendo:
Alterar para algum tel. com frequência diferente, afinal interfere no Wireless (mesma frequência) (+ BARATO).
Alterar a sua rede pra 5Ghz/2.4Ghz Dual Band, sofrendo pouquíssimas interferências (ou nenhuma) (+ CARO).

Vendo que você só tem 10Mbps, não recomendo comprar um roteador de 5Ghz, apenas se tivesse de 60Mbps pra cima, então verifique a frequência do telefone.
Obrigado, vou comprar esse que você indicou.

Vou verificar a firmware daqui a pouco, tenho que ir na rua agora e vi que não lembro o login/senha do roteador. Faz tanto tempo que não mexo nas configurações dele que esqueci. Provavelmente vou ter que resetá-lo manualmente.

Vou pesquisar alguns modelos de telefone, mas a princípio vou comprar o adaptador, tentar atualizar a firmware e ver se consigo melhorar alguma coisa mudando os canais.

Mais alguma dica?

EDIT:
Meu telefone é esse aqui: http://www.p4c.philips.com/cgi-bin/dcbint/cpindex.pl?ctn=CD2951W/BR&slg=PT&scy=BR

Última edição:
Pessoal, troquei meu plano por um de 30MB e, no sábado, o técnico efetuou a troca. Como faço para saber se meu modem (e roteador junto) está no modo certo, com toda a velocidade? Pois estou muito perto dele, com uma porta fechada, e a velocidade alcançada fica em 11 MB... cai muito.

Outra coisa, meu PS4 não está conseguindo fazer nada online por causa de 'NAT'. O que é isso? O Modelo do modem é Humax HG100R-L4.

@xitzmejunior

Vamos por partes rs:

1- Vi aqui que meu roteador tem a versão de firmware 3.12.4 Build 100910 Rel.57694n e versão de hardware WR740N v1/v2 00000000. Vi no site do fabricante a última firmware dele (se não estou enganado) e é a mesma versão do arquivo que tem disponível para download. É uma atualização de 2010... Bem antiga. http://www.tp-link.com.br/download/TL-WR740N_V2.html#Firmware

2- A respeito do canal, antes o Channel estava em "Auto". Mudei para o 11... Não sei se vai melhorar, vamos ver.

3- Meu telefone é ESSE AQUI. Não consegui verificar a frequência dele.

4- Existe alguma configuração que eu possa verificar/alterar no modem da NetVirtua?

5- De qualquer forma, pretendo comprar o adaptador que você me indicou.

Valeu!

Última edição:
Cara, obrigado pela dica, fiz o que vc falou e ainda troquei a porta do roteador, ao invés de deixar na porta 1, coloquei na 4 e olha como ficou:

Isso quer dizer que meu roteador tá com problema? Deixando o modem com o wifi ativado, sem ser em modo bridge e com o roteador com o DHCP desativado, quem fica como responsável pelo wifi, o roteador ou o modem?

Users who are viewing this thread

Voltar