Eu
NAO tenho uma boa impressao desse Proteste, os metodos deles sao
extremamente questionaveis... Para mim parece um grupo que trabalha sob um fundo politico e/ou fortemente ideologico, e que usam metodos/ideias de carater duvidoso, contra toda logica de negocios, que mais prejudicam os consumidores do que ajudam... Ao inves de realmente ajudar o Consumidor com ideias que diminuam os custos das telecomunicacoes, por exemplo, so inventam ideias anacronicas, ultrapassadas, que aumentam custos. Eles parecem mais querer destruir as operadoras (numa logica anti-capitalista), e nao realmente ajudar o consumidor.
Sao daquele tipo de pessoa que acha que a privatizacao das telecomunicacoes foi um erro, e que as teles publicas eram melhores.
Eles costumam fazer umas demandas que eu acho absurdas e sem sentido (ou mirando o alvo errado), a maioria delas so servindo para AUMENTAR os custos dos serviços. Os exemplos sao inumeros, mas uma que me vem à cabeça é a briga deles para que os precos dos produtos sejam os mesmos na loja, independente de se forem pagos aa vista ou com Cartao do Credito. Um discurso sem qualquer logica matematica.
Ora, o comerciante tem custos altissimos ao aceitar trabalhar com cartão de credito, inclusive as operadoras de Cartão cobram dele uma taxa em cima do valor total de cada venda realizada (em torno dos 5%, dependendo do estabelecimento).
Com isso, ao ser obrigado a cobrar o mesmo preco aa vista ou no cartao -- e para nao sair perdendo --, o resultado é que todo comerciante embute nos seus precos aa vista os custos financeiros que ele tem com o Cartao de Credito,
MESMO QUE A PESSOA PAGUE A VISTA. Ou seja: Quem paga com cartao continua pagando 5% mais caro (o que é justo), mas quem paga aa vista (ou no cheque/debito) é prejudicado com essa exigencia de "precos iguais", e acaba pagando muito mais caro (ha excecoes, claro, algumas lojas negociam com um cliente um "desconto" para o pagamento aa vista, se a pessoa pedir).
Ha muitos outros exemplos, como a briga deles contra as teles, fazendo pesadas exigencias em relacao aa telefonia fixa ou exigindo mais orelhoes (de carissima manutencao) nas ruas, numa epoca em que todo mundo tem celular, as pessoas usam cada vez menos a telefonia fixa tradicional e as receitas das operadoras so caem. Ou ainda atrapalhando o cenario, batendo sempre na tecla dos "bens retornaveis" (cuja existencia, na pratica, so desestimula qualquer investimento mais pesado das teles nas antigas redes de telefonia), ao inves de tentar acabar com essa figura dos "bens retornaveis" (algo que o g*verno vem tentando fazer, inclusive).
A Proteste, para mim, é o proprio
simbolo do atraso. Eu costumo dizer que se a Proteste atuasse na area de televisao, seria para "exigir" a continuacao da fabricacao de televisores de tubo CRT, e ainda fazendo exigencias que encareceriam ainda mais esses aparelhos. Os caras vivem no seculo passado.
Fora que são pilantas mesmo... Eles enviam *muito* SPAM, diariamente (eu disse
DIARIAMENTE) tentando convencer as pessoas a contribuir com $$$ e fazer uma assinatura anual da revista deles. Inclusive oferecem "premios" a quem faz uma assinatura, geralmente uma camera digital fuleira sem marca. A pilantragem vem contra quem assina. Amigos que cometeram esse erro dizem a assinatura, que so dá para fazer com debito bancario, nao tem nada falando sobre renovacao, mas apos um ano a pessoa é surpreendida com um debito automatico em sua conta bancaria no valor TOTAL da assinatura, sem qualquer aviso. E com um detalhe: o valor é o triplo do valor pago da primeira vez. Pilantragem pura, tipica dos casos que eles se posicionam contra no discurso bonitinho. Ou seja: "façam o que eu digo, mas nao façam o que eu faço". Sao que nem o PT: "Como o meu discurso é 'do bem', entao
eu posso fazer pilantragens, mas 'eles' nao!".
Enfim, so usam metodos no minimo questionaveis... Nao confio nesse Proteste e nunca daria um centavo para eles...
.