[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

ou tava consultando aqui os endereços da região que mandei a foto do ftth aqui em BH, e via api(cagada pra variar da claro) consta que não tem gpon na região ainda; devem ter construído essa rede por agora.

agora é aguardar se aqui na minha região que tem 1 trilhão de node a cada esquina, e uma porrada de prédio, se vão colocar ftth por agora ou não, já que não existe saturação aqui por conta da porrada de node :limo:

Última edição:
Obrigado pessoal. Depois de algumas horas voltou o acesso normal aqui.

O estranho é que quando tava dando aquele erro de Gateway 504, eu tentei trocar o DNS para o 8.8.8.8 e não acessava de jeito nenhum.

Alguém sabe o que seria esse erro de Gateway 504?
Pode ter sido algum problema temporário de roteamento ai na sua região.
:hmm2:

Após mais de mês em 500-580Mb/s ...

Latência menor e a velocidade de download aumentou.
Opa, isso me interessa... também sou de PoA, mas estou em Santa Maria à serviço faz uns 2 anos já e tenho o plano de 500Mb também, com OFDM e OFDMA ativos, tive por umas 3 semanas à tempos atrás 720Mb/s, mas foi pouco tempo, logo voltou pra 528Mb/s de download e o upload que varia bastante agora que ativaram o OFDMA: durante o dia, dos 35Mb/s passou pra 55-60Mb/s. Já de madrugada pega 80-90Mb/s (não pude testar muito de madrugada pois trabalho todo o dia e testar conexão depois das 2h da manhã é brabo).

Espero que o datacenter aqui de SM também volte com os 720Mb/s... embora eu ache difícil pois aqui, pelo menos no meu bairro que tá 10km do centro só tem a Claro com HFC até 1Gb, e Vivo DSL até 50Mb/s. A Oi acho que nem usa mais os cabos FE pretos do antigo Velox, e nem sinal de Oi Fibra aqui na minha rua.

Mas no geral a internet da Claro (não só o Virtua mas a TV, celular, etc) estão compensando muito. O serviço é bom e não decepciona. Os 720Mb/s nem podemos exigir, pois estão entregando pra mim ~530Mb/s, pago 500Mb/s então tá OK, oq vier à mais é lucro.

OBS.: É a primeira vez que te sobem pra 720Mb/s ou já tinham setado esse perfil antes?

Última edição:
Bh ftth confirmado

20220708-143801.jpg

Screenshot-20220708-143834-Maps.jpg

20220708-143755.jpg

@Aline Ogawa @gabriel_luiz @Kakarottoo123

ou tava consultando aqui os endereços da região que mandei a foto do ftth aqui em BH, e via api(cagada pra variar da claro) consta que não tem gpon na região ainda; devem ter construído essa rede por agora.

agora é aguardar se aqui na minha região que tem 1 trilhão de node a cada esquina, e uma porrada de prédio, se vão colocar ftth por agora ou não, já que não existe saturação aqui por conta da porrada de node :limo:
Parece que esse poste aí não tem Oi Fibra, Vivo Fibra e Live Tim. Talvez a estratégia da Claro seja essa: cobrir no primeiro momento onde as outras ainda não chegaram.

Parece que esse poste aí não tem Oi Fibra, Vivo Fibra e Live Tim. Talvez a estratégia da Claro seja essa: cobrir no primeiro momento onde as outras ainda não chegaram.
Esse não tem, o bairro tem sim vivo e oi fibra.

inclusive tem a blink(usando o mesmo tipo de cto que a claro colocou nesse poste) e outra empresa menor.
fora a algar telecom na av. atendendo exclusivamente empresas.

todas com rede pon.

Última edição:
Opa, isso me interessa... também sou de PoA, mas estou em Santa Maria à serviço faz uns 2 anos já e tenho o plano de 500Mb também, com OFDM e OFDMA ativos, tive por umas 3 semanas à tempos atrás 720Mb/s, mas foi pouco tempo, logo voltou pra 528Mb/s de download e o upload que varia bastante agora que ativaram o OFDMA: durante o dia, dos 35Mb/s passou pra 55-60Mb/s. Já de madrugada pega 80-90Mb/s (não pude testar muito de madrugada pois trabalho todo o dia e testar conexão depois das 2h da manhã é brabo).

Espero que o datacenter aqui de SM também volte com os 720Mb/s... embora eu ache difícil pois aqui, pelo menos no meu bairro que tá 10km do centro só tem a Claro com HFC até 1Gb, e Vivo DSL até 50Mb/s. A Oi acho que nem usa mais os cabos FE pretos do antigo Velox, e nem sinal de Oi Fibra aqui na minha rua.

Mas no geral a internet da Claro (não só o Virtua mas a TV, celular, etc) estão compensando muito. O serviço é bom e não decepciona. Os 720Mb/s nem podemos exigir, pois estão entregando pra mim ~530Mb/s, pago 500Mb/s então tá OK, oq vier à mais é lucro.

OBS.: É a primeira vez que te sobem pra 720Mb/s ou já tinham setado esse perfil antes?
Antes o perfil dava 700/50 quase sempre. Uns 50 dias para cá ficou 580/50 .
O upload nunca varia. A queda na latência me faz pensar em mudança de rota ou algum ajuste na infraestrutura.

O upload nunca varia. A queda na latência me faz pensar em mudança de rota ou algum ajuste na infraestrutura.
Aqui percebi uma melhora de estabilidade também. O IP do primeiro salto mudou de 189. X para 10.11.x e as perdas de pacotes zeraram. Mas a velocidade agora não passa de 680/50.

Pois é, ativaram o OFDMA aqui e notei latências mais baixas também. No speedtest server aí de PoA dava antes 35-40ms agora dá 12-13ms só....

O upload vai lá nos 90Mb/s +ou- e depois começa a "voltar" até uns 55-60Mb/s.

Obrigado pelo esclarecimento, achei que era a primeira vez que te subiam o perfil. Aqui também estou no aguardo da "segunda onda" de upgrade...rsrs..

Pois é, ativaram o OFDMA aqui e notei latências mais baixas também. No speedtest server aí de PoA dava antes 35-40ms agora dá 12-13ms só....

O upload vai lá nos 90Mb/s +ou- e depois começa a "voltar" até uns 55-60Mb/s.

Obrigado pelo esclarecimento, achei que era a primeira vez que te subiam o perfil. Aqui também estou no aguardo da "segunda onda" de upgrade...rsrs..
Aqui ainda não apareceu o perfil de 100Mb/s de upload. Zona sul bairro Tristeza.

Não ativaram o OFDMA pra você? Aqui depois que colocaram OFDMA tá beirando os 100Mb/s.... e 4x5120ksym/s.
Já tenho o OFDMA ativado desde a contratação do plano de 350Mb/s.

Já tenho o OFDMA ativado desde a contratação do plano de 350Mb/s.
Curioso, aqui no que ativaram o OFDMA já começou a "beliscar" os 100Mb/s, mas o resultado final acaba ficando nos 50-65Mb/s mesmo. Isso faz semanas eu acho nem 1 mês completou ainda.

Boa noite.

Estou tentando configurar o acesso a um HD externo conectado no modem CH8568. Na página de configuração da claro não tem nada sobre a configuração da conexão USB.

Eu consegui acessar os arquivos através do PC, mas não tenho permissão para modificar ou adicionar arquivos.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

Boa noite.

Estou tentando configurar o acesso a um HD externo conectado no modem CH8568. Na página de configuração da claro não tem nada sobre a configuração da conexão USB.

Eu consegui acessar os arquivos através do PC, mas não tenho permissão para modificar ou adicionar arquivos.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado!
não vai rolar, nesses modens da claro, não a como utilizar a porta USB pra nada.
simplesmente cortaram qual quer funcionalidade delas via FW customizado.

se deseja compartilhar o hd externo na rede, utiliza o seu próprio pc ou compre um roteador próprio com tal possibilidade.

Vocês tem notícia de algum link da Claro com plano de Internet baratinho pra colocar na casa da mãe? Aquele de 50,00 eu nunca mais consegui acessar. O acesso dela é básico e eu que pago lá. Logo, algo bem básico já serve.

Vocês tem notícia de algum link da Claro com plano de Internet baratinho pra colocar na casa da mãe? Aquele de 50,00 eu nunca mais consegui acessar. O acesso dela é básico e eu que pago lá. Logo, algo bem básico já serve.
No segmento Empresa (PME) tem um plano de 50Mb/s por R$50.

Edit: Fiz uma simulação aqui e aparentemente não tem opção para PF (CPF), apenas PJ (CNPJ)... O menor valor pra CPF seria 150Mb/s por R$90... Poderia tentar pegar esses 150Mb/s e depois migrar pra 50Mb/s... é uma opçao.

Última edição:
Pessoal. Como faço pra saber se a claro tem previsão de trocar o coaxial aqui da região por ftth?
Pois se não tiver previsão irei cancelar a banda larga, manter somente TV e assinar Tim Fibra ou Oi Fibra

Na minha opinião essas operadoras deveriam investir mais na fibra em todas região. Aqui em Anapolis / GO, a OI estava fazendo isso antes do Covid, depois disso parou. Porem as provedoras locais estão fazendo que a grandes não faz. Em algumas locais estão fazendo promoçao de 800 mega ou 1 GIGA, por R$ 99,00. Porem tem pegadinhas nesse planos. Vc assina somente 250 mega e navega a 800 mega ou 1 GIGA. Porem não fala quando tempo vai durar essas velocidades. Porem a Internet são BOAS.

@KILLME hoje vi uma galera da Procisa (A serviço da Claro) mexendo com fibra na Rua Gaivota, na altura do número 1400 - Moema - SP/SP. E no 1428 tirei a foto abaixo.
A minha foto ficou péssima pois a claridade estava contra. Mas era uma caixinha azul dessas que vocês tem mostrado aqui.
No Google Maps, esse endereço apresenta imagens de fevereiro de 2022 e no mesmo ponto não tinha essa caixinha.
Não sei se naquele seu link mágico tu consegue ver qual a tecnologia nessa rua. No site, o CEP 04522-034 número 1428 aparece como 'Com Fibra' ainda.

Foto porca que tirei:
image.png

Street View:
image.png

@KILLME hoje vi uma galera da Procisa (A serviço da Claro) mexendo com fibra na Rua Gaivota, na altura do número 1400 - Moema - SP/SP. E no 1428 tirei a foto abaixo.
A minha foto ficou péssima pois a claridade estava contra. Mas era uma caixinha azul dessas que vocês tem mostrado aqui.
No Google Maps, esse endereço apresenta imagens de fevereiro de 2022 e no mesmo ponto não tinha essa caixinha.
Não sei se naquele seu link mágico tu consegue ver qual a tecnologia nessa rua. No site, o CEP 04522-034 número 1428 aparece como 'Com Fibra' ainda.

Foto porca que tirei:
image.png

Street View:
image.png

Muito bom, é a fibra da Claro sim, já já eu coloco no mapa. Valeu. Se já chegou na Moema então o barato tá andando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda consta como HFC mesmo, logo vão colocar no sistema hehehe

aiQlaGl.png

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar