Se eu não me engano o serviço de streaming da NET existia a anos, só foi vender em um plano separado agora. Acho que Oi Play veio bem depois e só foi vender pro cliente final bem depois tbm hein.
15/04/2011: NOW somente nos decodificadores
05/08/2014: NOW ONLINE para assinantes
05/08/2015: OI PLAY TV para assinantes
26/06/2021: NOW ONLINE por assinatura
10/06/2022: OI PLAY TV por assinatura
É a Claro que copia os serviços, só que ela volta no passado e faz exatamente 1 ano antes heehehe.
O NOW é mais antigo sim, o Oi Play veio depois, mas o NOW era um serviço no decoder e não um app que veio muito depois. Oi Play app veio muito antes do app NOW.
Até o Vivo Play app chegou antes do NOW.
Oi Play TV é uma evolução do já consagrado Oi Play.
E o Claro TV Mais é a evolução do NOW.
A Oi é o que é por que é herdeira do sistema Telebrás. A Claro é o que é porque é herdeira da Embratel e a Vivo é o que é porque é herdeira da Telesp.
Oi e Claro se deram bem, mas a Vivo não. Nem sei como a Oi conseguiu quebrar tendo o sistema Telebras por trás.
A Claro ficou com os mais modernos, a Embratel, além do que atendem muitos clientes corporativos, tem satélites e sobre a NET Serviços, era o que tinha de mais moderno em questão de TV antes de chegar às TVs por fibra. Porque DTH nunca foi melhor do que TV a cabo.
A rede da Telesp era boa para aquela época, mas atender apenas 1 estado acho que nunca foi bom pra Vivo. Nem 5 anos depois da Telefônica ficar com concessão o pessoal já queria saber só de Internet e não de telefonia fixa. Acho que até por isso o Speedy era caro, pra poder cobrir o que a Telefônica gastou pra ser concessionária.
Hoje a rede da Telesp só vale como backup de emergência. Acho que vão usar pra isso depois do fim da concessão.
Já a Claro se da muito bem com a Embratel e a Oi com a Telebras por ter todos os estados, exceto SP no cast. Mesmo que a rede seja velha, a Oi ganha com muita cobertura.
No caso do grupo Claro, tem algumas operadoras que ela herdou, como a BCP, além da NET no DOCSIS e Embratel na fixa e tv por satélite.
Em São Paulo, a Claro ficou com a BCP da capital e com a Tess do interior.
No RJ, ela ficou com a ATL, que por curiosidade, pertencia a Algar.
Antes da Claro TV ser Claro TV, existiu a Via Embratel, TV DTH da Embratel. E o Embratel Fixo, chamado de Livre, virou Claro Fixo.
Até hoje se vê as mini parabólicas da Via Embratel por aí.