Sou de Santos, litoral de SP. A ONT é uma Huawei OptiXstar Hg8245W5-6T-V2
Então, pra ser bem sincero, até então nunca tinha acontecido isso, de técnico ruim, nem na NET nem na Vivo. Em geral, quando tive problema, os técnicos sempre resolveram os problemas - mesmo quando o problema era mais complicado - como há 2 anos atrás, que minha internet só vinha 300mb no horário de pico (quando o contratado era 500mb) devido ao node saturado - lembro que o técnico abriu um chamado e na época o problema foi resolvido em 10 ou 15 dias.
Mas pelo menos aqui onde moro, a rede coaxial da net era meio ruim mesmo - ainda que chegasse a velocidade certa, por vezes era instável, caia 1-2 vezes por mês. Mas ai a culpa não é só dos técnicos, mas também da claro/net - pelo menos aqui em santos as redes coaxiais da NET são antigas (aqui na maioria dos bairros as redes foram construídas entre 1993 e 1995 - na época pela antiga Multicanal - e as ultimas entre 1998-2000 - por uma operadora que a net posteriormente comprou, que era a Canbras/Vivax ) e além disto elas não tem manutenção adequada. Inclusive a rede da net é tão antiga aqui em Santos, que tem bairro que ainda tem o sinal analógico de TV da antiga Vivax, que foi comprada pela net em 2008, tão antigo que nem precisa de decoder para sintonizar os canais.
Enfim, obviamente que a fibra é bem melhor que o coaxial, mas creio que se a net tivesse feito uma manutenção mais adequada na rede ao longo do tempo, creio que talvez o coaxial tivesse uma sobrevida maior.
Mas de toda forma achei muito positiva a atitude da NET de enviar o supervisor para verificar o que havia acontecido.
De fato o menu dessa ONT é meio ruim mesmo.
A única coisa meio "curiosa" que observei após migrar pra fibra foi a velocidade do download: antes (no coaxial) costumava ficar acima dos 700mb, próximo dos 720mb. Após passar para fibra passou a chegar no máximo 660mb, 680mb. Mas ainda assim está ótimo, haja vista que meu plano é de 500mb
Em tempo: Havia esquecido de mencionar que após a migração para a fibra, o técnico informou que minha linha fixa poderia ficar até 3 dias sem funcionar devido a migração.