[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Tem um sistema de acesso interno que mostra as futuras cidades que irão receber GPON. Antes mesmo das cidades serem mencionadas no site da Claro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesmo que a Claro não lance logo estas ONTs com porta de 2,5Gb, se der para comprar e fazer funcionar na rede GPON da Claro já ser muito bom.
:lindo:

Mas seria mais interessante a Claro implementar XGSPON de 10Gbx10Gb e vender planos simétricos acima de 1Gb acessíveis...
:bem:
Por curiosidade, ao pessoal que tem a Claro na fibra, há alguma forma de usar um aparelho alternativo como ocorre na Vivo? Por lá eles fazem algumas coisas como conseguir clonar os dados da ONT em outro aparelho pra passar e funcionam, conseguindo se livrar dos ONTs deles (que dizem ser bem meia-boca).

Sumiu do meu app a medição de consumo de franquia.
No meu app Claro Residencial tá o consumo de setembro e não foi atualizado até agora, acho que nem estão contabilizando mais.
quem não está sendo mais medido podem ficar tranquilos que a região de vcs está sobrando e não correm risco de ser capados por franq..... ops, quer dizer "limitação extra-oficial de determinados clientes que baixam muito acima da """""franquia"""""" estabelecida."

tem que chamar assim que é mais bonitinho

Última edição:
DOCSIS 4.0:ohgod:

Sei lá, eu dou graças por ter opção e não estar preso ao HFC da Claro, se eles dessem conta de manter a manutenção em dia ele até é bem razoável principalmente com esse upgrade no upload (que eu nunca vi diga-se de passagem).

E velocidades mínimas de 75 MB... Não sei se isso é em área rural ou se é em toda a área de cobertura deles, mas partindo do princípio que é em país de primeiro mundo parece piada. Pior que por aqui quem mora em sítio/fazenda também tava tendo dificuldade em assinar banda larga ou mesmo telefone fixo, a maioria das operadoras matou/está matando as linhas de cobre. Tenho um tio que quando deu problema no fixo, acho que da Vivo, ligou pra reclamar e simplesmente ouviu deles que não iam fazer o reparo e que era pra eles procurarem outra operadora. Meu primo caçou onde estava rompido e ele mesmo remendou o cabo... :haha:

Ff-M5-Bf-KWAAAdf-Nn.jpg

Gosto mais desta foto:

Gosto mais desta foto:

Sempre que eu vejo essas fotos me dá uma vontade ver isso pegando fogo. Pra quando tiverem de reinstalar só aparecer quem tá realmente conectando alguma coisa a algum lugar.

No mundo real, não é assim que funciona hehe, uma atualização ou overbuild de uma rede é bem prolongada, até porque o custo e o retorno devem ser fechados em tempo hábil para o bom funcionamento do cashflow da companhia.

DOCSIS 4.0:ohgod:

Sei lá, eu dou graças por ter opção e não estar preso ao HFC da Claro, se eles dessem conta de manter a manutenção em dia ele até é bem razoável principalmente com esse upgrade no upload (que eu nunca vi diga-se de passagem).

E velocidades mínimas de 75 MB... Não sei se isso é em área rural ou se é em toda a área de cobertura deles, mas partindo do princípio que é em país de primeiro mundo parece piada. Pior que por aqui quem mora em sítio/fazenda também tava tendo dificuldade em assinar banda larga ou mesmo telefone fixo, a maioria das operadoras matou/está matando as linhas de cobre. Tenho um tio que quando deu problema no fixo, acho que da Vivo, ligou pra reclamar e simplesmente ouviu deles que não iam fazer o reparo e que era pra eles procurarem outra operadora. Meu primo caçou onde estava rompido e ele mesmo remendou o cabo... :haha:
Mas acho que nivel BR, deve ser muito caro atualizar as coisas, no predio em Londrina por exemplo na epoca, so tinha sercomtel via cobre 128,256,512 e 1mb. Na epoca 2007 so tinha eles, e apos isso GVT com mesmo planos. 2009 a NET Virtua apareceu em Londrina, tiveram que adequar o predio, colocou um Inversor/Potenciador no G1 do predio, onde chegava da rua, Detalhe, eu morava do lado da Central Embratel de Londrina, vide foto
"
bHy91ME.jpg
"] e "
ZZdXCgB.jpg
"], e o edificio Acapulco so tinha 4 APTs por andar com 15 andares, e na epoca a net so tinha planos basicos tipo 250, 500,1mb maximo. onde morava nunca caia, mas num bairro perto da faculdade Unopar, nossa que lixo que era, coisa de 5km a 10km dentro da cidade, teoricamente a rede era mais nova
Sempre que eu vejo essas fotos me dá uma vontade ver isso pegando fogo. Pra quando tiverem de reinstalar só aparecer quem tá realmente conectando alguma coisa a algum lugar.
Dever ser igual no BR as entradas de IX, level3, equinix "
TnvmyXc.jpg
"], pensa isso foi so em 1 agregador de link, de sao paulo, pensa se fosse so 1 no BR kkk, seria uma "z0n@"

Por curiosidade, ao pessoal que tem a Claro na fibra, há alguma forma de usar um aparelho alternativo como ocorre na Vivo? Por lá eles fazem algumas coisas como conseguir clonar os dados da ONT em outro aparelho pra passar e funcionam, conseguindo se livrar dos ONTs deles (que dizem ser bem meia-boca).

Eu acredito que na Claro tá liberado usar uma mesma fabricante de uma ONT que já tem no sistema. Precisa confirmar para ter certeza. Hoje na Claro tem ONT Huawei, Sagemcom, ZTE e Kaon.

Vantagem da Claro é que os modens dela são mais robustos e melhores ao contrário da vivo que tem somente 2 modelos e bem meia boca em hardware.

Eu acredito que na Claro tá liberado usar uma mesma fabricante de uma ONT que já tem no sistema. Precisa confirmar para ter certeza. Hoje na Claro tem ONT Huawei, Sagemcom, ZTE e Kaon.
Aqui eu só vi da Huawei, bem bonitinha até.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vantagem da Claro é que os modens dela são mais robustos e melhores ao contrário da vivo que tem somente 2 modelos e bem meia boca em hardware.
Esperamos que isso com o tempo venha mudar

Mas acho que nivel BR, deve ser muito caro atualizar as coisas, no predio em Londrina por exemplo na epoca, so tinha sercomtel via cobre 128,256,512 e 1mb. Na epoca 2007 so tinha eles, e apos isso GVT com mesmo planos. 2009 a NET Virtua apareceu em Londrina, tiveram que adequar o predio, colocou um Inversor/Potenciador no G1 do predio, onde chegava da rua, Detalhe, eu morava do lado da Central Embratel de Londrina, vide foto
"
bHy91ME.jpg
"] e "
ZZdXCgB.jpg
"], e o edificio Acapulco so tinha 4 APTs por andar com 15 andares, e na epoca a net so tinha planos basicos tipo 250, 500,1mb maximo. onde morava nunca caia, mas num bairro perto da faculdade Unopar, nossa que lixo que era, coisa de 5km a 10km dentro da cidade, teoricamente a rede era mais nova

Dever ser igual no BR as entradas de IX, level3, equinix "
TnvmyXc.jpg
"], pensa isso foi so em 1 agregador de link, de sao paulo, pensa se fosse so 1 no BR kkk, seria uma "z0n@"

Então, mas também imagino que pra um Docsis 4.0 tenham que readequar muita coisa também pra "usufruir" das vantagens. Pelo menos por hora que a fibra ainda sai mais em conta que o cabo de parabólica HFC, a tendência seria onde começar a dar muito problema, substituir pelo FTTH. Mas pelo jeito que a coisa anda, é empurrar com a barriga enquanto der, a menos que comecem a perder muito cliente em algum lugar que eles dominem ou caso queiram brigar com alguma outra operadora.

Mas pelo que vi aqui na minha cidade, eles compraram uma operadora local de TV e internet a cabo lá por 2015, antiga Adelphia, depois Blue? Ou algo parecido, e "herdaram" a rede HFC. Não sei dizer se trocaram o cabeamento em si ou só os equipamentos, mas tinha uma parte grande da cidade que não tinha cobertura. Essa parte sem cobertura pelo que vi é a que está recebendo FTTH, o resto é... Resto. Continua com HFC. Não cheguei a andar pelo resto da cidade e infelizmente atualizaram o Street View só em Julho em algumas ruas, e só depois disso que começaram a passar fibra, então só andando mesmo pra ver se teve alguma alteração (joguei uns ceps e números mas ainda segue "com fibra" e upload de HFC).

Então, mas também imagino que pra um Docsis 4.0 tenham que readequar muita coisa também pra "usufruir" das vantagens. Pelo menos por hora que a fibra ainda sai mais em conta que o cabo de parabólica HFC, a tendência seria onde começar a dar muito problema, substituir pelo FTTH. Mas pelo jeito que a coisa anda, é empurrar com a barriga enquanto der, a menos que comecem a perder muito cliente em algum lugar que eles dominem ou caso queiram brigar com alguma outra operadora.

Mas pelo que vi aqui na minha cidade, eles compraram uma operadora local de TV e internet a cabo lá por 2015, antiga Adelphia, depois Blue? Ou algo parecido, e "herdaram" a rede HFC. Não sei dizer se trocaram o cabeamento em si ou só os equipamentos, mas tinha uma parte grande da cidade que não tinha cobertura. Essa parte sem cobertura pelo que vi é a que está recebendo FTTH, o resto é... Resto. Continua com HFC. Não cheguei a andar pelo resto da cidade e infelizmente atualizaram o Street View só em Julho em algumas ruas, e só depois disso que começaram a passar fibra, então só andando mesmo pra ver se teve alguma alteração (joguei uns ceps e números mas ainda segue "com fibra" e upload de HFC).
entao eu lembro que direto via em Londrina, carros das NET fazendo manutencao na rua, isso que ali foi NET mesmo que comeou, li em algum lugar, sei la e verdade ou nao, desde 1996 com tal de NET Londrina algo assim, porque era muito velho e rede kk, e no predio os fios eram muito velhos, tanto e que demorou uns meses apos eles ativarem em 2006 NET Virtua na cidade, entao teve que adequar a rua, mesmo a REDE de fibra "ramal" geral passando em frente de casa kkkk, as caixas de emendas aqueleas pretas, perto de casa tinha umas 20 kk isso em 2007, achava bem doido, hoje e pior, N operadoras por m2 kkkk

Depois de década, a VIVO chegou na rua
Muda, drop de fibra óptica é conectado da CTO até sua casa, e desligado o coaxial.
No caso, sai direto dessa caixa pra minha casa, correto ? 🤔
CTO-Claro.jpg

Depois de década, eis que a VIVO chegou na rua.🙏🏾
Conforme o técnico, usando a porta 42, a 41 ficou com o vizinho que fez a primeira instalação da rua.
Praticamente serão usadas apenas essas 2, o restante da rua é turma de mais idade, talvez só na próxima geração que serão ocupadas.
CTO-42.jpg

Dual link funcionando estável e o ASUS fazendo bem a vez com a função de load balance.
Claro = 700/50
VIVO = 300/150
modems.jpg
sinal-de-entrada-fibra.jpg

dual-link-ativo2.jpg
teste-vivo-claro.jpg

claro-vivo-SPEEDtest.png

Início do mês ( 06/10 ) apareceu via app Claro Residencial, a opção de fibra na rua, embora a estrutura tivesse recentemente adequada, só hoje informaram a disponibilidade.
Programado para a próxima sexta a instalação.

Os conduítes de entrada estão no jeito, havia deixado um para cada link, mas como a fibra é pequeninha, vou usar apenas um e deixar o outro vago para expansão futura.
conduite-para-links.jpg

E Humax.
@KILLME , não quer ser nossa cobaia e testar alguma ONU (que você vai comprar) na rede FTTH da Claro? Uma que tenha porta de 2,5Gb de preferência.
:bem:

Users who are viewing this thread

Voltar