[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

JjCIMTr.png

Galera passando raiva no HFC enquanto tem CTO de 16 portas da Claro sobrando, sem nenhum assinante. Ao fundo Ilhabela-SP hehehe.
Tem uma cto dessa perto de casa, na rua de cima, vazia sem nem um cliente. Da uns 600 metros uns 10 poste da outra rua até aqui. Mas nem a claro não quer instalar para me. Fiz o pedido no site e o sistema fechou o meu pedido alegando inviabilidade técnica isso era umas 2 da manhã quando recebi essa resposta.

Tem uma cto dessa perto de casa, na rua de cima, vazia sem nem um cliente. Da uns 600 metros uns 10 poste da outra rua até aqui. Mas nem a claro não quer instalar para me. Fiz o pedido no site e o sistema fechou o meu pedido alegando inviabilidade técnica isso era umas 2 da manhã quando recebi essa resposta.
600 metros só se fosse provedor local desesperado por cliente, aqui tbm tem em 700 metros mas fica do outro lado da pista principal, para Tim e Vivo tbm é o mesmo que estar a 100km.

Sai Humax HP610 e entra ODI DFP-34X-2C2 :fire:

Como só tenho internet e não uso telefone ou TV a configuração foi bem mais fácil, tudo funciona perfeitamente assim como era com a ONT da Claro.

Algumas fotos...

k2KrvCs.jpg

EdPLd9A.jpg

s8Whawb.jpg

Y21AxXZ.jpg

m3JLNdN.jpg

tj7Rnkc.jpg

mZF0DM7.png

Como só tenho internet e não uso telefone ou TV a configuração foi bem mais fácil, tudo funciona perfeitamente assim como era com a ONT da Claro.

Algumas fotos...

k2KrvCs.jpg

EdPLd9A.jpg

s8Whawb.jpg

Y21AxXZ.jpg

m3JLNdN.jpg

tj7Rnkc.jpg

mZF0DM7.png

A minha tá para chegar, vamos ver se vai rolar tbm.

Resolvi testar a claro fibra aqui em Montes Claros MG,foi instalado ontem,plano 500 Mb por 49,90 por 6 meses,fui premiado por já ser instalado fora do cgnat.

Algumas fotos...

k2KrvCs.jpg
tj7Rnkc.jpg
Poxa @Vattar parabéns man. 👏
Essa parada muito me interessou, fui um dos primeiros a receber o UDM-PRO SE e o mini rack, assim que chegaram na loja Ubiquiti, mas por conta de obras de readequação da infra e cabeamento, estarei finalmente colocando o bicho pra rodar na próxima semana.
Como uso 2 links fibrados ( Claro | vivo ) e pelo que entendi, vc conseguiu a opção de eliminar a GPON Claro, compartilhe por gentileza o método que vc usou.
Pesquisando, encontrei debates no grupo da Ubiquiti no facebook, mas não há essa possibilidade com o serviço da vivo, o que é uma pena por enquanto.

Essa parada muito me interessou, fui um dos primeiros a receber o UDM-PRO SE e o mini rack, assim que chegaram na loja Ubiquiti, mas por conta de obras de readequação da infra e cabeamento, estarei finalmente colocando o bicho pra rodar na próxima semana.
Como uso 2 links fibrados ( Claro | vivo ) e pelo que entendi, vc conseguiu a opção de eliminar a GPON Claro, compartilhe por gentileza o método que vc usou.
Pesquisando, encontrei debates no grupo da Ubiquiti no facebook, mas não há essa possibilidade com o serviço da vivo, o que é uma pena por enquanto.
Autenticação da Claro e Vivo Fibra são feitas apenas por serial number, logo, funciona nas duas operadoras. Por padrão essas empresas usam OLT Huawei, mas dependendo da região podem usar outro vendor que não seja tão compatível com com o sticker sfp que você comprar, podendo exigir mudanças em outros parâmetros.

Além da compatibilidade existem vários outras informações que a OLT pode solicitar para a ONU/ONT para alcançar o status: O5, e esse é o desafio na maioria das vezes.

Eu também não tinha certeza se funcionaria, entretanto parti do pressuposto de que grandes operadoras tendem a não querer complicar muito para tornar a operação da rede mais fácil, entretanto, com provedores regionais, onde nem sempre há uma padronização, as coisas podem ser bem mais complicadas.

Tem como sim na Vivo, em OLT da Huawei é tranquilo, na OLT da Alcatel pega fake O5, mas algum espertinho botou para funcionar junto com o anime4000 a um tempo e nunca compartilhou com mais ninguém, o anime4000 descreveu o fix.

Usou uma EdgeCore GG-11000 de base

Desconheço o uso de outra marca de OLT na Vivo sem me alongar para não prejudicar o tópico ainda mais...

Autenticação da Claro e Vivo Fibra são feitas apenas por serial number, logo, funciona nas duas operadoras. Por padrão essas empresas usam OLT Huawei, mas dependendo da região podem usar outro vendor que não seja tão compatível com com o sticker sfp que você comprar, podendo exigir mudanças em outros parâmetros.

Além da compatibilidade existem vários outras informações que a OLT pode solicitar para a ONU/ONT para alcançar o status: O5, e esse é o desafio na maioria das vezes.

Eu também não tinha certeza se funcionaria, entretanto parti do pressuposto de que grandes operadoras tendem a não querer complicar muito para tornar a operação da rede mais fácil, entretanto, com provedores regionais, onde nem sempre há uma padronização, as coisas podem ser bem mais complicadas.

Você notou alguma melhoria de latência ao trocar pelo SFP?

Bom dia pessoal,

tinha aqui um modem da Sagemcom que começou a dar problema, minha Internet caia várias vezes ao dia, usava ele em bridge e acessava as configurações pelo 192.168.100.1, agora pela manhã o técnico substitui ele pelo Arris TG3442, coloquei ele em Bridge, porém não estou conseguindo acessar pelo 192.168.100.1. O IP para acessar ele em Bridge seria esse msm, ou é diferente do sagemcom? Obrigado.

Mas ele ligou diretamente no switch SFP
uma coisa chamada LAB, melhor testar num equipamento a parte do que meter logo de cara no core da tua rede e ferrar com deus e o mundo de uma forma monumental.

faço o mesmo na rede la do escritório, só entra na rede principal depois de testar numa a parte.

Bom dia pessoal,

tinha aqui um modem da Sagemcom que começou a dar problema, minha Internet caia várias vezes ao dia, usava ele em bridge e acessava as configurações pelo 192.168.100.1, agora pela manhã o técnico substitui ele pelo Arris TG3442, coloquei ele em Bridge, porém não estou conseguindo acessar pelo 192.168.100.1. O IP para acessar ele em Bridge seria esse msm, ou é diferente do sagemcom? Obrigado.
limpa cache do navegador ou desliga e religa modem ou usa outro navegador, depois nos fale se deu certo

limpa cache do navegador ou desliga e religa modem ou usa outro navegador, depois nos fale se deu certo
Opa Alexandre,

agora tá td ok, tva faltando a Claro liberar o sinal de Internet no modem, pq a ordem de serviço estava como limpar ruído na rede, falei com o técnico q veio aqui em casa antes de ontem e ele explicou que tva faltando dar um comando lá pra liberar o sinal, então o modem tva esperando esse tal comando, eles liberaram, aí esperei um tempo, resetei o modem, configurei td d nvo e agora tá bala, meu roteador reconheceu a conexão assim q pluguei nele e tô acessando normal pelo 192.168.100.1. Vlww

@Vattar acho que já existem muitas pessoas com Dream Machines com porta SFP... No caso, basta comprar a ODI DFP-34X-2C2? Sei que no google eu acharia, mas onde você comprou? Um tutorialzinho cairia muito bem :D

Só falando uma coisa, se eu não entendi errado, o normal é vir com chip da Realtek mas existe uma chance de vir com chip da ZTE, não sei como proceder nesse caso, talvez falar com o vendedor...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem tem 1GB de internet, UDM-Pro ou SE só funciona 1G, já na belezinha do RB5009 tem 2.5G

Última edição:

Muito interessante. Como já tenho fibra da VIVO e aguardo a migração da Claro de HFC para GPON, estou acompanhando este assunto.
Já tenho um switch Mikrotik CRS326-24S+4Q ( 24 portas SFP+ e 4 QSFP ), e já uso módulos SFP de 2.5Gb/s .

Users who are viewing this thread

Voltar